[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-institucional\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-institucional\/","headline":"Comunica\u00e7\u00e3o institucional: saiba o que \u00e9 e qual o seu objetivo","name":"Comunica\u00e7\u00e3o institucional: saiba o que \u00e9 e qual o seu objetivo","description":"Hoje em dia, n\u00e3o basta uma empresa ser apenas competente e s\u00f3lida. \u00c9 preciso repensar novas formas de comunica\u00e7\u00e3o institucional.  Mais focada nas emo\u00e7\u00f5es, na criatividade, t\u00e3o esquecidos em meio a tantas mensagens, automatizadas,...","datePublished":"2020-12-08","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/#Person","name":"Elaine Leme","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/12\/comunicacao-institucional.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/12\/comunicacao-institucional.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-institucional\/","video":{"message":"Forbidden"},"about":["Comunica\u00e7\u00e3o institucional"],"wordCount":1917,"articleBody":"\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tHoje em dia, n\u00e3o basta uma empresa ser apenas competente e s\u00f3lida. \u00c9 preciso repensar novas formas de comunica\u00e7\u00e3o institucional. Mais focada nas emo\u00e7\u00f5es, na criatividade, t\u00e3o esquecidos em meio a tantas mensagens, automatizadas, que dificilmente alcan\u00e7a um n\u00edvel de profundidade para engajar e produzir afetos. Se comunicar com os diferentes p\u00fablicos, interno e externo, \u00e9 essencial para o sucesso de uma empresa atrav\u00e9s do relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros, imprensa e o mercado em geral.Essa comunica\u00e7\u00e3o, portanto, evolui na medida em que sua estrat\u00e9gia se volta \u00e0 valoriza\u00e7\u00e3o das rela\u00e7\u00f5es e de seus sentidos, ou seja, \u00e0 humaniza\u00e7\u00e3o dos indiv\u00edduos e suas hist\u00f3rias. O que \u00e9 comunica\u00e7\u00e3o institucional?A comunica\u00e7\u00e3o institucional direciona suas mensagens para constru\u00e7\u00e3o da identidade e imagem organizacional, de modo a estabelecer a\u00e7\u00f5es que promovam o di\u00e1logo e a aproxima\u00e7\u00e3o com os seus diversos p\u00fablicos, seja ele interno ou externo. Ela atua de forma integrada com outras \u00e1reas para elabora\u00e7\u00e3o de projetos de comunica\u00e7\u00e3o que envolvam campanhas de endomarketing, publicidade, revistas, m\u00eddia paga e gerenciamento de crise.O papel da comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 transmitir para os p\u00fablicos diversos e a sociedade em geral o que a organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 e faz.Uma pesquisa da Accenture Strategy, denominada \u201cGlobal Consumer Pulse\u201d, revelou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que se posicionam e s\u00e3o transparentes com seus valores. Em outras palavras, sim, a comunica\u00e7\u00e3o institucional \u00e9 importante pois contribui com o crescimento da uma organiza\u00e7\u00e3o. Qual \u00e9 o objetivo da comunica\u00e7\u00e3o institucional?Promover a satisfa\u00e7\u00e3o e engajamento do p\u00fablico interno e externo. Por\u00e9m, \u00e9 importante ressaltar que, antes de qualquer outro grupo a trabalhar o engajamento, os colaboradores precisam ser os primeiros a estarem alinhados \u00e0s diretrizes da empresa e atualizados quanto ao andamento do neg\u00f3cio. O p\u00fablico interno, al\u00e9m de ser respons\u00e1vel por buscar os resultados que foram direcionados para cada \u00e1rea, tamb\u00e9m \u00e9 o porta-voz oficial da sua marca.J\u00e1 o relacionamento com o p\u00fablico externo pode ser feito pelos diferentes perfis das redes sociais, como: blog, e-mail marketing, eventos de lan\u00e7amento e canais que possibilitam o relacionamento direto com esse p\u00fablico. Qual \u00e9 a import\u00e2ncia da comunica\u00e7\u00e3o institucional?Uma empresa tem prop\u00f3sito, personalidade e voz. E, dessa forma, \u00e9 extremamente necess\u00e1rio que exista unidade nas mensagens.O papel da comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 transmitir, atrav\u00e9s de informa\u00e7\u00f5es e a\u00e7\u00f5es, para os p\u00fablicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 e faz.Com isso, diversos benef\u00edcios podem ser notados, proximidade com os clientes, melhoria no clima organizacional, mais produtividade, cumprimento de metas e o alcance de resultados.Qual a diferen\u00e7a entre comunica\u00e7\u00e3o institucional, interna e mercadol\u00f3gica?A comunica\u00e7\u00e3o organizacional consiste em diferentes formas de comunica\u00e7\u00e3o, a institucional, interna e mercadol\u00f3gica. Ela reflete a filosofia organizacional de uma forma mais neutra.A comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 um conjunto de a\u00e7\u00f5es que a organiza\u00e7\u00e3o coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, engajar, educar e manter a coes\u00e3o interna em torno de miss\u00e3o e valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos. J\u00e1 a comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica, \u00e9 mais com o foco em vendas. O objetivo dela \u00e9 chamar a aten\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico externo na tentativa de influenci\u00e1-la. Ou seja, levar o especialmente o seu cliente a tomar uma a\u00e7\u00e3o.Quais s\u00e3o as ferramentas da comunica\u00e7\u00e3o institucional?As principais ferramentas para a comunica\u00e7\u00e3o institucional envolvem projetos, planejamentos e campanhas da institui\u00e7\u00e3o tanto para o p\u00fablico interno quanto para o externo. Para comunica\u00e7\u00e3o interna, por exemplo, s\u00e3o utilizados jornais, murais informativos, revistas, v\u00eddeos institucionais, banners, flyers, al\u00e9m das redes sociais e TVs corporativas.No caso da comunica\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico externo, a produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado, gest\u00e3o e gerenciamento das redes sociais, de blogs e sites institucionais, campanhas e a\u00e7\u00f5es de comunica\u00e7\u00e3o e marketing digitais dentre outras ferramentas. Como fazer um plano de comunica\u00e7\u00e3o institucional?A comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 feita de uma a\u00e7\u00e3o s\u00f3 ou de um comunicado apenas. Ela precisa ser consistente e cont\u00ednua. Por isso, recomendamos que voc\u00ea crie um planejamento com todas as iniciativas que ser\u00e3o adotadas ao longo de um ano.Com esse planejamento, \u00e9 poss\u00edvel definir um foco de comunica\u00e7\u00e3o para o per\u00edodo, de acordo com os objetivos de neg\u00f3cio atuais.Comunica\u00e7\u00e3o institucional: exemplos de a\u00e7\u00f5es e dicas para voc\u00ea se inspirarA realidade de hoje nos mostrou o quanto precisamos da comunica\u00e7\u00e3o.  Nesse cen\u00e1rio de pandemia muitas empresas buscaram novas maneiras de dialogar com os seus colaboradores. Por isso, a WiPlay criou o AppTalk.\u00c9 um aplicativo parecido com uma rede social que tem o objetivo conectar os colaboradores e ainda medir o alcance das estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o interna da sua empresa. Com ele, voc\u00ea compartilha informa\u00e7\u00f5es em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real. Olhem alguns insights abaixo postados por clientes em seus AppTalks.Publica\u00e7\u00e3o feita para a rede social corporativa do Grupo IndianaPublica\u00e7\u00e3o feita para a rede social corporativa da ABC CargasPor que a ABC Cargas procurou a WiPlay?\u201cNovos tempos exigem novos formatos de comunica\u00e7\u00e3o. Por isso, acabamos de lan\u00e7ar o App Caminhos Talk, um aplicativo que se integra aos atuais canais j\u00e1 existentes na plataforma de comunica\u00e7\u00e3o interna da empresa.Os principais diferenciais da nova ferramenta s\u00e3o a capilaridade e a interatividade. Com o aplicativo, conseguimos chegar \u00e0 ponta de nossas opera\u00e7\u00f5es, alcan\u00e7ando os motoristas com muito mais agilidade, ao mesmo tempo oferece uma maior possibilidade de intera\u00e7\u00e3o.A ABC Cargas sabe que a velocidade de resposta e o alinhamento de todo o time s\u00e3o fundamentais e mais ainda neste novo momento que estamos vivendo, para assegurar aos clientes uma experi\u00eancia de sucesso satisfat\u00f3ria.Por isso a empresa est\u00e1 se movendo com celeridade, para contar com as melhores tecnologias e recursos para melhorar sua comunica\u00e7\u00e3o, construir relacionamentos e fazer melhor a cada dia!\u201d – Danilo Guedes, Presidente da ABC Cargas.Conclus\u00e3oO desafio dos comunicadores institucionais sempre ser\u00e1 de alinhar as estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o tanto para os funcion\u00e1rios da empresa quanto para a sociedade em geral.Para isso, \u00e9 preciso desenvolver estrat\u00e9gias que alinhem a cultura organizacional ao discurso da empresa para que seus objetivos, metas, valores sejam conhecidos por todos, bem como os resultados alcan\u00e7ados.Curtiu? Que tal falar com a gente? Se preferir entre em contato com o departamento comercial. A WiPlay tamb\u00e9m oferece outras solu\u00e7\u00f5es em Comunica\u00e7\u00e3o Interna para a sua empresa, como a TV Corporativa e AppTalk. Clique para saber mais sobre esses servi\u00e7os.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Comunica\u00e7\u00e3o institucional: saiba o que \u00e9 e qual o seu objetivo","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-institucional\/#breadcrumbitem"}]}]