[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-interna\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-interna\/","headline":"Comunica\u00e7\u00e3o interna: o que \u00e9, import\u00e2ncia e como fazer","name":"Comunica\u00e7\u00e3o interna: o que \u00e9, import\u00e2ncia e como fazer","description":"A comunica\u00e7\u00e3o surgiu em meados do s\u00e9culo XIX com a Revolu\u00e7\u00e3o Industrial. Diante de tanta explora\u00e7\u00e3o, como grandes jornadas de trabalho, condi\u00e7\u00f5es prec\u00e1rias, os empregados come\u00e7aram a utilizar panfletos como forma de protesto.  Com...","datePublished":"2020-11-10","dateModified":"2021-01-15","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/#Person","name":"Elaine Leme","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/11\/comunicacao-interna.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/11\/comunicacao-interna.jpg","height":500,"width":900},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-interna\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o Interna"],"wordCount":2068,"articleBody":"\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tA comunica\u00e7\u00e3o surgiu em meados do s\u00e9culo XIX com a Revolu\u00e7\u00e3o Industrial. Diante de tanta explora\u00e7\u00e3o, como grandes jornadas de trabalho, condi\u00e7\u00f5es prec\u00e1rias, os empregados come\u00e7aram a utilizar panfletos como forma de protesto. Com isso, a empresa sentiu a necessidade de comunicar-se com o empregado. Nos anos 1950, o Brasil de Juscelino Kubitschek, a comunica\u00e7\u00e3o interna cresceu para promover um di\u00e1logo maior, que vai al\u00e9m do patr\u00e3o e empregados, chegando a todo o p\u00fablico da empresa. Neste artigo, destacamos a import\u00e2ncia de se investir na comunica\u00e7\u00e3o dentro das grandes organiza\u00e7\u00f5es, como fazer uma boa comunica\u00e7\u00e3o e engajar seus colaboradores e alguns exemplos de a\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas de comunica\u00e7\u00e3o interna. O que \u00e9 comunica\u00e7\u00e3o interna?\u00c9 um conjunto de a\u00e7\u00f5es que a organiza\u00e7\u00e3o coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, engajar, educar e manter a coes\u00e3o interna em torno de miss\u00e3o e valores que precisa ser reconhecido e compartilhado por todos. Uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna precisa ser coerente com o prop\u00f3sito da empresa, ter canais complementares, prever espa\u00e7os diferenciados para destacar os grupos de conte\u00fado que mais interessam \u00e0 empresa e aos colaboradores. A comunica\u00e7\u00e3o est\u00e1 em praticamente tudo: di\u00e1logos dentro do ambiente de trabalho, troca de informa\u00e7\u00f5es entre \u00e1reas, campanha de endomarketing, integra\u00e7\u00e3o e troca de conhecimentos, divulga\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00e3o, engajamento dos colaboradores e muito mais. Qual a import\u00e2ncia da comunica\u00e7\u00e3o interna nas empresas?A comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 importante para manter os colaboradores engajados, motivados a concretizar os objetivos almejados, al\u00e9m de evitar retrabalhos na execu\u00e7\u00e3o de projetos e tarefas.Diante dessa afirmativa, conclui-se que a falta de uma comunica\u00e7\u00e3o bem definida faz com que a empresa tenha uma baixa produtividade e, consequentemente, um impacto negativo nos resultados da opera\u00e7\u00e3o.Seguem algumas dicas que auxiliam no conte\u00fado interno das empresas: Dar voz aos seus colaboradores para otimizar a intercomunica\u00e7\u00e3oPermitir que os seus colaboradores participem da conversa faz com que eles se sintam envolvidos. Colaboradores que s\u00e3o ouvidos tendem a se comprometer mais ao alcance dos resultados da empresa. Dar feedbacks sempreIsso se aplica tanto \u00e0 esfera macro, como tamb\u00e9m a esfera micro, nas rela\u00e7\u00f5es entre l\u00edderes e liderados, e entre as equipes de trabalho. O feedback tamb\u00e9m \u00e9 uma ferramenta que ajuda resolver conflitos entre pessoas e identificar colaboradores insatisfeitos. Tornar a informa\u00e7\u00e3o acess\u00edvelTodos os colaboradores s\u00e3o fundamentais para que sua empresa alcance seus objetivos, independentemente do n\u00edvel hier\u00e1rquico. \u00c9 importante manter a informa\u00e7\u00e3o ao alcance de todos, \u00e9 permitir que todos tenham voz. Levar a intera\u00e7\u00e3o para fora do ambiente de trabalhoOutra forma eficaz de fortalecer as conex\u00f5es entre seus colaboradores \u00e9 promover eventos ou a\u00e7\u00f5es externas, ou fazer isso por meio de parcerias com outras institui\u00e7\u00f5es. Ajuda tecnol\u00f3gicaQuando se trata de otimizar o conte\u00fado interno, a tecnologia pode ser uma aliada na aplica\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias.Qual \u00e9 o principal objetivo da comunica\u00e7\u00e3o interna?Integrar os colaboradores \u00e9 um dos objetivos da Comunica\u00e7\u00e3o InternaSegundo o relat\u00f3rio State of the Sector 2019, realizado pela Gatehouse, 64% dos profissionais de comunica\u00e7\u00e3o que atuam nessa \u00e1rea t\u00eam como objetivo central \u201ccomunicar a estrat\u00e9gia, valores e prop\u00f3sitos da empresa\u201d aos colaboradores. Olhar para estes dados \u00e9 uma forma de considerar a utiliza\u00e7\u00e3o de diversos canais de comunica\u00e7\u00e3o e formato que v\u00e3o desde newsletters internas, TV Corporativa, aplicativos, reuni\u00f5es peri\u00f3dicas e at\u00e9 redes sociais corporativas.O importante \u00e9 analisar quais desses formatos chegam mais assertivamente aos colaboradores e o ideal \u00e9 manter a frequ\u00eancia, por quais n\u00edveis e para quais finalidades.Como fazer uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna?A comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 considerada uma das grandes facilitadoras de todos os processos empresariais, seja para consolidar a miss\u00e3o da empresa e envolver todos os colaboradores nesse processo, ou, para se relacionar com os clientes.No mundo corporativo a necessidade de comunicar em tempos de pandemia trouxe para todos os setores da sociedade uma enorme ruptura, e colocou todo mundo em uma situa\u00e7\u00e3o que n\u00e3o estava no planejamento: a comunica\u00e7\u00e3o online. Quais s\u00e3o os instrumentos e ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o interna?Primeiro o ideal \u00e9 identificar quais s\u00e3o os canais que sua empresa j\u00e1 utiliza no processo de comunica\u00e7\u00e3o e buscar novos formatos para se comunicar.Analise quais das ferramentas relacionadas abaixo s\u00e3o utilizadas com mais frequ\u00eancia, por quais n\u00edveis e para quais finalidades.IntranetRede social corporativaTV CorporativaE-mailNewsletterReuni\u00f5esVideoconfer\u00eanciaJornais e RevistasMuralTV CorporativaA TV Corporativa tem o intuito de revolucionar a entrega de seus comunicados internos, da mesma forma que transforma como seus colaboradores recebem as mensagens. Primeiramente alguns dos benef\u00edcios sentidos no in\u00edcio de um projeto \u00e9 a redu\u00e7\u00e3o de custo com a impress\u00e3o de papel. O velho mural impresso \u00e9 descartado para a chegada de um monitor din\u00e2mico capaz de transmitir os comunicados de forma interativa que chamem a aten\u00e7\u00e3o de quem passa pelo local.A TV Corporativa \u00e9 uma importante ferramenta para engajar os funcion\u00e1rios dentro de uma empresa que faz com que as empresas tenham processos comunicacionais mais eficientes, bem estruturados e integrados. Aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o internaO aplicativo da WiPlay tem o objetivo de conectar com os colaboradores e ainda medir o alcance das estrat\u00e9gicas da sua empresa. Com ele, voc\u00ea compartilha informa\u00e7\u00f5es em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real. Venha conhecer mais como funciona o AppTalk da WiPlay.Comunica\u00e7\u00e3o interna e cultura organizacionalConversamos com a Aline Fernandes, Coordenadora de Cultura e Clima Organizacional na Transpetro, que falou sobre a import\u00e2ncia da cultura organizacional dentro de uma empresa. Confira mais desse bate papo no Somos Play, o novo podcast da WiPlay.Como melhorar a comunica\u00e7\u00e3o interna da sua empresa?As pessoas querem uma comunica\u00e7\u00e3o que tenha o colaborador como protagonista. Hist\u00f3rias inspiradoras humanizam o dia a dia, as rela\u00e7\u00f5es. As pessoas se engajam, se envolvem quando encontram sentido, se sentem parte e representadas pelo que \u00e9 comunicado. Quando contribuem e constroem em conjunto. Quando toca o cora\u00e7\u00e3o. Portanto, \u00e9 fundamental que estes temas estejam no radar da comunica\u00e7\u00e3o: o que emociona, o que inspira, o que gera d\u00favida, o que tranquiliza. A WiPlay entende que conversando, pesquisando, se fazendo presente (ainda que no virtual), batendo papo com os colegas, correspondentes, l\u00edderes (os informais tamb\u00e9m), com os controversos, com os que vestem ou n\u00e3o a camisa. Exemplos de a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias Confira o case de sucesso da implanta\u00e7\u00e3o da TV Corporativa na Uberl\u00e2ndia Refrescos, franquia da Coca-Cola Brasil localizada em Uberl\u00e2ndia, Minas Gerais. Conclus\u00e3o Para finalizar, uma das \u00fanicas coisas que a Comunica\u00e7\u00e3o Interna mais exige do seu time \u00e9 criatividade e disposi\u00e7\u00e3o, porque d\u00e1 para criar muito conte\u00fado informativo e com potencial de engajamento.  Reforce a comunica\u00e7\u00e3o e alinhe com a\u00e7\u00f5es de Endomarketing (veja algumas dicas que separamos). O Turnaround deve ser comunicado e relembrado constantemente. Traga emo\u00e7\u00e3o para esse objetivo compartilhado. A comunica\u00e7\u00e3o favorece a integra\u00e7\u00e3o, aumenta a produtividade, reduz discuss\u00f5es e motiva equipes.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Comunica\u00e7\u00e3o interna: o que \u00e9, import\u00e2ncia e como fazer","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/comunicacao-interna\/#breadcrumbitem"}]}]