[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/cross-merchandising\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/cross-merchandising\/","headline":"Cross merchandising: conceito e principais estrat\u00e9gias no PDV","name":"Cross merchandising: conceito e principais estrat\u00e9gias no PDV","description":"Table of Contents Toggle Cross merchandising: entenda o conceito e a sua import\u00e2ncia5 estrat\u00e9gias comprovadas para cross merchandising no varejoExiba produtos complementares na mesma \u00e1rea. Produtos complementares estimulam as vendas.Aumente a aten\u00e7\u00e3o a produtos com...","datePublished":"2021-06-18","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/#Person","name":"Andr\u00e9 Luiz Sabatini","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/06\/cross-merchandising-estrategias-varejo.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/06\/cross-merchandising-estrategias-varejo.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/cross-merchandising\/","about":["Sinaliza\u00e7\u00e3o Digital"],"wordCount":2094,"articleBody":"Table of ContentsToggleCross merchandising: entenda o conceito e a sua import\u00e2ncia5 estrat\u00e9gias comprovadas para cross merchandising no varejoExiba produtos complementares na mesma \u00e1rea. Produtos complementares estimulam as vendas.Aumente a aten\u00e7\u00e3o a produtos com baixo desempenhoAmostras e demonstra\u00e7\u00f5es gratuitasAloca\u00e7\u00e3o de substitutos pr\u00f3ximos a produtos tradicionaisComo a sinaliza\u00e7\u00e3o digital potencializa o cross sell no PDVConclus\u00e3o\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tHoje vamos falar sobre cross merchandising. N\u00e3o podemos abordar este tema sem nos recordarmos do que falamos em nosso texto sobre Experi\u00eancia de Compra, o prazer de comprar e suas recompensas. Seguindo por este caminho. Tomamos, por exemplo, quando vamos ao supermercado. De forma racional elaboramos uma lista de compras que deveria ser cumprida. O que na pr\u00e1tica n\u00e3o acontece, porque n\u00f3s j\u00e1 vimos que nossa tomada de decis\u00e3o de compra de racional tem muito pouco. Valendo-se disto bons vendedores preparam seu PDV para lhe trazer uma sensa\u00e7\u00e3o de racional aliados a aspectos emocionais de compra.Cross merchandising: entenda o conceito e a sua import\u00e2nciaVoc\u00ea deve estar se perguntando, mas o que \u00e9 Cross Merchadising? Traduzindo o termo, temos Cross, que significa cruzar, cruzado. J\u00e1 merchandising est\u00e1 relacionado com a publicidade para produtos ou servi\u00e7os. Ent\u00e3o temos uma express\u00e3o que nos traz o entendimento sobre a oferta de produtos e servi\u00e7os de forma cruzada, complementar ou at\u00e9 mesmo como substitui\u00e7\u00e3o. Os produtos n\u00e3o s\u00e3o dispostos no PDV de forma aleat\u00f3ria, existe uma l\u00f3gica por tr\u00e1s de toda organiza\u00e7\u00e3o e nem sempre produtos que de forma pr\u00e1tica n\u00e3o t\u00eam um mesmo objetivo, s\u00e3o apresentados juntos.5 estrat\u00e9gias comprovadas para cross merchandising no varejoDiante de um consumidor que navega entre o digital e o f\u00edsico. Aumentam as dificuldades do varejo de conseguir a aten\u00e7\u00e3o do shooper. Tempos atr\u00e1s as regras de consumo eram ditadas por pre\u00e7o.O cen\u00e1rio mudou, com mais informa\u00e7\u00e3o o shooper consegue avaliar pre\u00e7o e qualidade. Com isto \u00e9 preciso aplicar estrat\u00e9gias no PDV que atraiam o shooper, estabele\u00e7am v\u00ednculos, fidelidade e leve a mais vendas em sua loja.O Cross merchandising \u00e9 uma das estrat\u00e9gias que pode lhe ajudar neste processo. Por tonar o PDV mais acolhedor o cross merchandising se relaciona intimamente com a experi\u00eancia de compra. A seguir exploramos algumas estrat\u00e9gias.Exiba produtos complementares na mesma \u00e1rea. Uma das formas mais comuns de se aplicar o cross merchadising em um supermercado \u00e9 a oferta de produtos complementares em uma mesma se\u00e7\u00e3o, como por exemplo queijo ralado e molho de tomate junto da se\u00e7\u00e3o de massas, escova, creme e enxaguante bucal dispostos um ao lado do outro.Quantas vezes tivemos vontade de comprar algo ou lembramos de comprar porque encontramos este item a nossa frente do PDV?Se fizermos uma pesquisa com certeza 99% dos entrevistados diriam que sim. Esta estrat\u00e9gia pode ser complementada utilizando-se de algum tema, por exemplo Dia da Beleza, com ofertas de produtos destinados aos cuidados pessoais.Al\u00e9m de impulsionar as vendas de produtos regulares, criamos a oportunidade de expor produtos parados no estoque dentro de uma situa\u00e7\u00e3o de oportunidade.Produtos complementares estimulam as vendas.A exposi\u00e7\u00e3o de produtos complementares em uma se\u00e7\u00e3o incrementa as vendas atrav\u00e9s da compra por impulso e emocionalmente a conveni\u00eancia da compra pela oportunidade.Esta estrat\u00e9gia organiza a circula\u00e7\u00e3o do shooper dentro do PDV, evitando que este precise se deslocar por v\u00e1rios setores para encontrar um produto. E como mencionamos anteriormente est\u00e1 diretamente relacionado com a experi\u00eancia de compra \u2013 sensa\u00e7\u00e3o de ser bem atendido.Aumente a aten\u00e7\u00e3o a produtos com baixo desempenhoPrincipalmente em grandes varejistas s\u00e3o montados pontos extras de venda.Podemos utilizar como exemplo um ponto extra de venda, uma \u00e1rea montada que pode estar relacionada a um tema, sazonalidade ou uma experi\u00eancia que pode ser uma festa junina ou um caf\u00e9 da manh\u00e3.Neste ponto extra de venda, al\u00e9m dos produtos tradicionais, relacionados ao tema, milho para pipoca, farinha de milho, muitos outros produtos podem ser oferecidos, panela para o preparo de pipoca, copo t\u00e9rmico para servir quent\u00e3o.E se pensarmos em uma experi\u00eancia, podemos oferecer ao shopper a lou\u00e7a, guardanapos, toalha de mesa, …Muitos produtos ali oferecidos n\u00e3o t\u00eam o mesmo objetivo, mas para o consumidor eles est\u00e3o relacionados. Estimulando a compra por impulso. Segundo pesquisa da Nielsen, \u201cO momento certo de ativar o Shopper\u201d.Amostras e demonstra\u00e7\u00f5es gratuitasPontos extras de venda s\u00e3o \u00f3timos locais para a\u00e7\u00f5es de degusta\u00e7\u00e3o e demonstra\u00e7\u00e3o de produtos de \u00e9poca ou lan\u00e7amentos.Estimular o consumo de novos produtos incorporados ao mix de produtos e complementam a\u00e7\u00f5es de consumo de mercadoria que apresentam baixo desempenho ou est\u00e3o pr\u00f3ximo ao vencimento.Aloca\u00e7\u00e3o de substitutos pr\u00f3ximos a produtos tradicionaisO consumidor recebe um imenso n\u00famero de informa\u00e7\u00f5es e est\u00e1 sempre em busca de novos produtos, servi\u00e7os, experi\u00eancias.Bautzer (2009, p. 2) confirma que \u201cno cotidiano das organiza\u00e7\u00f5es \u00e9 que a velocidade da gera\u00e7\u00e3o de inova\u00e7\u00f5es em produtos e servi\u00e7os tem sido um dos principais elementos de competitividade (…), tornando-se um divisor de \u00e1guas entre perdedores e vencedores\u201d.Diante desta afirma\u00e7\u00e3o, oferecer produtos ou servi\u00e7os que s\u00e3o substitutos aos convencionais com melhor custo, e que atendam \u00e0s necessidades do consumidor \u00e9 um ponto a se observar com muita aten\u00e7\u00e3o.A necessidade de oferecer produtos substitutos pode estar relacionada a sazonalidade e ou custo, oferta\/demanda.Disponibilizar ao shopper um mix de produtos substitutos seja por sazonalidade ou melhor custo contribui de forma positiva para a manuten\u00e7\u00e3o do ticket m\u00e9dio e fideliza\u00e7\u00e3o do mesmo.Como a sinaliza\u00e7\u00e3o digital potencializa o cross sell no PDVSabemos que nem sempre \u00e9 poss\u00edvel aplicar o cross merchandising de forma f\u00edsica como foi exemplificado acima.Para estes casos a sinaliza\u00e7\u00e3o digital \u00e9 uma boa solu\u00e7\u00e3o. S\u00e3o muitas as formas e exemplos. Em uma vitrine al\u00e9m de ofertas, lan\u00e7amentos podemos oferecer cr\u00e9dito ao shooper. O cr\u00e9dito \u00e9 o meio para obten\u00e7\u00e3o do produto ou servi\u00e7o.Na fila do a\u00e7ougue ou do p\u00e3o a oferta de cerveja, carv\u00e3o, frios e margarina complementam a lista de compras e estimulam a compra por impulso.A Sinaliza\u00e7\u00e3o Digital pode estar combinada com algumas das estrat\u00e9gias que mencionamos anteriormente, como por exemplo, dicas de harmoniza\u00e7\u00e3o de vinhos em telas digitais junto da se\u00e7\u00e3o de queijos.Uma tela digital na se\u00e7\u00e3o de cervejas especiais, pode apresentar qualidades do produto, processo de fabrica\u00e7\u00e3o e formas de consumo, melhor tipo de copo, harmoniza\u00e7\u00e3o com prote\u00ednas, embutidos, dentre outros.Conclus\u00e3oFicou claro que o Cross Merchadising e a Experi\u00eancia de Compra est\u00e3o diretamente relacionados.A custo zero o Cross Merchadising se demonstra extremamente ben\u00e9fico para o ponto de venda.As t\u00e9cnicas na sua grande maioria s\u00e3o a\u00e7\u00f5es simples, onde provavelmente voc\u00ea j\u00e1 tem todos os elementos necess\u00e1rios para implementa\u00e7\u00e3o no seu PDV. Inicie com o estudo do seu p\u00fablico-alvo e seja criativo.Fique atento para n\u00e3o poluir a loja com excesso de produtos, comprometendo a circula\u00e7\u00e3o e criando um aspecto visual de desorganiza\u00e7\u00e3o.Seja comedido quanto ao n\u00famero de produtos em promo\u00e7\u00e3o. Estes s\u00e3o pontos importantes a serem observados para n\u00e3o criar o efeito inverso.Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe como o Cross Merchandising pode lhe ajudar a vender mais e fidelizar seus clientes, que tal come\u00e7ar a aplicar esta t\u00e9cnica no seu PDV.Afinal de contas s\u00e3o a\u00e7\u00f5es simples que trazem in\u00fameros benef\u00edcios expressos em n\u00famero reais.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Cross merchandising: conceito e principais estrat\u00e9gias no PDV","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/cross-merchandising\/#breadcrumbitem"}]}]