[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/employer-branding\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/employer-branding\/","headline":"Employer Branding: o que \u00e9, import\u00e2ncia e melhores pr\u00e1ticas","name":"Employer Branding: o que \u00e9, import\u00e2ncia e melhores pr\u00e1ticas","description":"Table of Contents Toggle O que \u00e9 o employer branding?Qual a import\u00e2ncia do employer branding?Como fazer employer branding? Confira as melhores pr\u00e1ticas1. Defina seu objetivo e trace uma estrat\u00e9gia2. Analise o quadro atual3. Identifique...","datePublished":"2020-12-17","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/#Person","name":"Elaine Leme","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/12\/blog-artigo-capa-20-12-14-3-1.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/12\/blog-artigo-capa-20-12-14-3-1.jpg","height":500,"width":900},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/employer-branding\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o Interna"],"wordCount":2195,"articleBody":"Table of ContentsToggleO que \u00e9 o employer branding?Qual a import\u00e2ncia do employer branding?Como fazer employer branding? Confira as melhores pr\u00e1ticas1. Defina seu objetivo e trace uma estrat\u00e9gia2. Analise o quadro atual3. Identifique o perfil desejado4. Estabele\u00e7a atrativos para atrair o p\u00fablico-alvo5. Implemente e mensure resultadosComo implantar o employer branding na sua empresaExemplos de employer branding na gest\u00e3o de pessoasConclus\u00e3o \t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tAchar o profissional completo, que se encaixe na vaga perfeita, \u00e9 sempre um desafio para os profissionais de RH, afinal esse colaborador apoia o crescimento do time e ajuda no crescimento da empresa, certo?Mas e depois da contrata\u00e7\u00e3o, como manter esse futuro promissor? Qual o papel da empresa em manter esse talento? \u00c9 sobre isso que iremos falar no nosso artigo.J\u00e1 compartilhamos com voc\u00ea dicas de como manter o engajamento do time, mesmo em momentos de crise e distanciamento social. Nesse texto n\u00e3o ser\u00e1 diferente, hoje iremos abordar a satisfa\u00e7\u00e3o do colaborador com a empresa, a ideia aqui \u00e9 falar do \u00edndice que mede a popularidade das empresas entre os colaboradores, o tal \u201cemployer branding\u201d. Voc\u00ea sabe como funciona e quais medidas adotar para tornar sua empresa admirada pelos funcion\u00e1rios? Destacamos tamb\u00e9m algumas vantagens de atentar para esse \u00edndice e como fazer para melhorar o \u201cemployer branding\u201d da sua empresa. Confira!O que \u00e9 o employer branding?O employer branding \u00e9 aquilo que faz um funcion\u00e1rio querer fazer parte do seu time, incentivando-o a recusar outras propostas de trabalho, e motivando-o a se dedicar e a engajar com afinco \u00e0s atividades e tarefas a serem cumpridas. Em tradu\u00e7\u00e3o literal, employer branding quer dizer a reputa\u00e7\u00e3o da organiza\u00e7\u00e3o como empregadora.Portanto, esse termo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para medir o bom funcionamento de um neg\u00f3cio, uma vez que \u00e9 um grande gerador de v\u00ednculo \u00e0 empresa. Ressalto que o resultado nunca ir\u00e1 aparecer de uma hora para outra, o employer branding \u00e9 feito sempre a longo prazo, onde a empresa trabalha continuamente para construir sua reputa\u00e7\u00e3o. E, para que a empresa tenha sucesso na implementa\u00e7\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio definir e entender os valores que sustentam a marca.Qual a import\u00e2ncia do employer branding?O employer branding \u00e9 importante porque uma empreendedora ineficiente pode prejudicar uma empresa no momento de recrutar ou at\u00e9 manter bons talentos. Assim, no momento de desenhar o employer branding de sua empresa, \u00e9 importante pesquisar o que a concorr\u00eancia est\u00e1 oferecendo como benef\u00edcios, afinal de contas, \u00e9 com elas que a sua organiza\u00e7\u00e3o competir\u00e1.Voc\u00ea sabe qual \u00e9 o impacto da gest\u00e3o de benef\u00edcios para a sua empresa?Por\u00e9m, tamb\u00e9m \u00e9 crucial ter em mente o que, de fato, a sua empresa pode oferecer aos colaboradores. Se o employer branding for apenas um discurso, pode gerar uma grande frustra\u00e7\u00e3o nos talentos, resultando no desengajamento das equipes, em altos \u00edndices de turnover e absente\u00edsmo, entre outros obst\u00e1culos. Nenhum colaborador gosta de sentir que a empresa oferece algo, mas n\u00e3o \u00e9 capaz de entregar.Tamb\u00e9m \u00e9 imprescind\u00edvel entender que quando falamos em benef\u00edcios, n\u00e3o estamos reduzindo apenas em vale-transporte, vale-refei\u00e7\u00e3o ou seguro-sa\u00fade, por exemplo. E nem apenas a quest\u00e3o dos sal\u00e1rios. Existem outras a\u00e7\u00f5es que podem ser de grande valor para os colaboradores, como a garantia de um ambiente de trabalho sem preconceitos, pol\u00edtica de sal\u00e1rios igualit\u00e1rios, entre outras propostas. Segundo o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar na Am\u00e9rica Latina 2019, realizado pela Great Place To Work, 89% das pessoas se sentem elas mesmas no local de trabalho. Isso acontece tamb\u00e9m porque as organiza\u00e7\u00f5es est\u00e3o valorizando e investindo mais no respeito e diversidade, criando condi\u00e7\u00f5es de equidade entre os membros da equipe. Quando o colaborador se sente bem recebido para poder expor suas opini\u00f5es e compet\u00eancias, o sal\u00e1rio e os benef\u00edcios passam a ganhar outro peso. Como fazer employer branding? Confira as melhores pr\u00e1ticas\u00c9 preciso um bom planejamento antes de aplicar a\u00e7\u00f5es. A seguir trouxemos um passo a passo de como fazer uma boa a\u00e7\u00e3o de employer branding. 1. Defina seu objetivo e trace uma estrat\u00e9giaAntes de tudo, \u00e9 preciso ter em mente o prop\u00f3sito da sua empresa, ou seja, seu objetivo e tra\u00e7ar uma estrat\u00e9gia. Esse passo \u00e9 fundamental para render resultados satisfat\u00f3rios.2. Analise o quadro atualImposs\u00edvel definir solu\u00e7\u00e3o sem antes identificar o diagn\u00f3stico. Com isso no papel, converse com os colaboradores, procure entender qual a percep\u00e7\u00e3o atual que eles t\u00eam sobre o ambiente de trabalho.3. Identifique o perfil desejadoDe acordo com as necessidades da empresa, aponte o perfil desejado para os cargos de forma que possam elevar a produtividade e a competitividade a outro n\u00edvel de perfei\u00e7\u00e3o.Identifique o perfil desejado para o recrutamento, sele\u00e7\u00e3o e reten\u00e7\u00e3o, os conhecimentos e aptid\u00f5es que elas devem ter, e outros, \u00e9 essencial para formar um time de peso.4. Estabele\u00e7a atrativos para atrair o p\u00fablico-alvoReflita sobre as expectativas e pretens\u00f5es do p\u00fablico-alvo, al\u00e9m de definir o p\u00fablico, fa\u00e7a alguns questionamentos: \u201cO que minha empresa pode oferecer para satisfazer as necessidades desse p\u00fablico?\u201d\u201cComo agregar valor ao p\u00fablico-alvo da empresa?\u201dPara responder a essas perguntas, comece analisando as listas das respostas dos colaboradores que j\u00e1 est\u00e3o na empresa e que se encaixam nesse perfil. 5. Implemente e mensure resultadosAgora \u00e9 hora de colocar o plano em pr\u00e1tica. Al\u00e9m disso, n\u00e3o se esque\u00e7a de mensurar os resultados periodicamente. Dessa forma, voc\u00ea \u00e9 capaz de diagnosticar o que est\u00e1 dando resultados significativos ou n\u00e3o. Como implantar o employer branding na sua empresaPara que seja poss\u00edvel instituir a estrat\u00e9gia de marca empregadora \u00e9 fundamental que haja uma cultura organizacional bem estruturada com miss\u00e3o, vis\u00e3o e valores definidos.Como essa estrat\u00e9gia tem como objetivo atingir seus colaboradores, \u00e9 importante que o planejamento seja feito pelo departamento de Recursos Humanos. Por outro lado, os profissionais de RH n\u00e3o podem agir sozinhos. Dessa forma, eles devem envolver gestores e l\u00edderes, afinal s\u00e3o eles que ir\u00e3o compartilhar esses valores para os colaboradores. Exemplos de employer branding na gest\u00e3o de pessoasMuitas empresas j\u00e1 entenderam que o mundo mudou e que depois da transforma\u00e7\u00e3o digital j\u00e1 n\u00e3o \u00e9 mais poss\u00edvel atuar somente conforme os padr\u00f5es do mundo corporativistas.Alguns segmentos ainda n\u00e3o permitem essas mudan\u00e7as, j\u00e1 outras, precisam urgentemente repaginar seus conceitos para sobreviver no mercado.Quem enxergou essa necessidade logo que o conceito chegou no mercado, saiu \u00e0 frente e se tornou exemplo seguido de perto por outras empresas que ambicionam alcan\u00e7ar o t\u00e3o sonhado t\u00edtulo de \u201cmelhor lugar para trabalhar\u201d.Sempre buscando levar a melhor experi\u00eancia ao cliente, a SulAm\u00e9rica, atualmente nosso cliente de TV Corporativa, foi reconhecida em 2019 pela consultoria Global Interbrand como uma das marcas mais valiosas do Brasil. Uma conquista de import\u00e2ncia internacional, lapidada atrav\u00e9s de muito trabalho, respeito e colabora\u00e7\u00e3o, sempre com a ajuda de parceiros.Na pandemia, empresas de todos os setores foram testadas como marca empregadora. O Nubank, refer\u00eancia de empregador desejado, foi um dos primeiros a enviar as cadeiras de trabalho para os funcion\u00e1rios n\u00e3o passarem a quarentena pelejando no assento desconfort\u00e1vel da cozinha. O Ebanx estabeleceu uma verba para cada um montar seu home office.Muitas startups pagaram aplicativos de sa\u00fade mental e servi\u00e7os de terapia online para ajudar a equipe a segurar a onda. Dos dez unic\u00f3rnios deste livro, 99, Arco, iFood, Loggi, Movile e Nubank passaram pela quarentena sem promover cortes; ao contr\u00e1rio, algumas delas contrataram dezenas de pessoas.Conclus\u00e3o Voc\u00ea j\u00e1 conhecia o conceito? Em sua empresa \u00e9 uma ferramenta utilizada para fidelizar os colaboradores \u00e0 empresa? Ficou com alguma d\u00favida? Compartilhe conosco nos coment\u00e1rios suas perguntas e sugest\u00f5es. Em nosso blog voc\u00ea encontra uma s\u00e9rie de artigos sobre o nosso aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o interna, o AppTalk e muito mais.N\u00e3o deixe de conferir!\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Employer Branding: o que \u00e9, import\u00e2ncia e melhores pr\u00e1ticas","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/employer-branding\/#breadcrumbitem"}]}]