[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/endomarketing\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/endomarketing\/","headline":"O que \u00e9 Endomarketing e Como Usar na Estrat\u00e9gia de Gest\u00e3o?","name":"O que \u00e9 Endomarketing e Como Usar na Estrat\u00e9gia de Gest\u00e3o?","description":"O conjunto de a\u00e7\u00f5es que tem como objetivo desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores de uma organiza\u00e7\u00e3o s\u00e3o denominados como endomarketing.  Entre as a\u00e7\u00f5es mais comuns desse segmento do marketing est\u00e3o...","datePublished":"2021-02-24","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/#Person","name":"Elaine Leme","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/02\/o-que-e-endomarketing.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/02\/o-que-e-endomarketing.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/endomarketing\/","about":["Endomarketing"],"wordCount":3183,"articleBody":"\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tO conjunto de a\u00e7\u00f5es que tem como objetivo desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores de uma organiza\u00e7\u00e3o s\u00e3o denominados como endomarketing. Entre as a\u00e7\u00f5es mais comuns desse segmento do marketing est\u00e3o os programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa, campanhas de clima organizacional e pol\u00edticas de benef\u00edcios para os colaboradores e seus dependentes. Trabalhar endomarketing n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 trabalhar a\u00e7\u00f5es pontuais, \u00e9 atuar com inten\u00e7\u00e3o, ter um plano consistente e sustent\u00e1vel alinhado com as diretrizes da empresa. Al\u00e9m disto, compreender a estrat\u00e9gia e as t\u00e9cnicas para integrar, fortalecer relacionamentos, engajar e comprometer os profissionais \u00e9 essencial no endomarketing. E ent\u00e3o, a sua empresa tem um endomarketing estrat\u00e9gico? Preparamos um conjunto de estrat\u00e9gias e a\u00e7\u00f5es de marketing institucional para voc\u00ea ter sucesso com o seu p\u00fablico interno!O que \u00e9 Endomarketing ou Marketing Interno?O termo \u201cendo\u201d vem do grego \u201cendus\u201d e significa \u201cpara dentro\u201d, ou seja, marketing feito para dentro, para o p\u00fablico interno de uma empresa. A palavra endomarketing est\u00e1 relacionada a marketing interno e tem como objetivo a divulga\u00e7\u00e3o de suas pol\u00edticas, princ\u00edpios e objetivos para os seus colaboradores, o que resulta em uma equipe motivada, engajada e orientada a realiza\u00e7\u00e3o de resultados alinhados as necessidades e princ\u00edpios da empresa.Endomarketing \u00e9 conjunto de estrat\u00e9gias e a\u00e7\u00f5es de marketing institucional voltadas para o p\u00fablico interno de uma empresa, como colaboradores, acionistas, lideran\u00e7as, diretores, etc.Essas estrat\u00e9gias integram a\u00e7\u00f5es com foco em recursos humanos, e visam motivar o p\u00fablico interno, gerar engajamento com a empresa e promover a satisfa\u00e7\u00e3o entre eles.As empresas apostam em a\u00e7\u00f5es de endomarketing, e geralmente os materiais impressos est\u00e3o sempre presentes, em forma de folders motivacionais, orienta\u00e7\u00e3o de procedimentos internos e campanhas de incentivo. Aposte nisso para engajar seus funcion\u00e1rios. Lembrando que, manter o engajamento dos colaboradores \u00e9 fundamental para manter a produtividade. Confira o melhor aplicativo para comunica\u00e7\u00e3o interna: Apptalk da WiPlay!Para que serve e quais os benef\u00edcios do endomarketing?\u00c9 muito f\u00e1cil reconhecer quando uma empresa tem boas pr\u00e1ticas de endomarketing. Geralmente, os clientes s\u00e3o satisfeitos e a rotatividade dos profissionais \u00e9 baixa.De acordo com Lidiane Bert\u00ea, da Intelectus Consultoria, o endomarketing engloba todo o processo de comunica\u00e7\u00e3o de uma empresa, desde formatar a intera\u00e7\u00e3o da equipe gerencial com seus liderados at\u00e9 como se promove uma campanha motivacional. \u201cQuando criamos uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, desenvolvemos todo um trabalho envolvendo a equipe com o conceito deste levantamento, fazendo com que respondam da melhor maneira poss\u00edvel\u201d, explica.Engajamento e motiva\u00e7\u00e3o dos colaboradoresEm 2021 o destaque \u00e9 para o cuidado com a sa\u00fade mental do colaborador. A sugest\u00e3o \u00e9 criar programas espec\u00edficos, acompanhamentos, calend\u00e1rios emocionais, rodas de escuta, dentre outros. A humaniza\u00e7\u00e3o dos discursos tamb\u00e9m pode ser a chave para remover barreiras e criar mais conex\u00e3o com o p\u00fablico interno. A partir do compartilhamento de hist\u00f3rias e experi\u00eancias e de uma comunica\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima \u2013 tanto ao n\u00edvel institucional, quanto na rela\u00e7\u00e3o gestor – colaborador.Esses benef\u00edcios s\u00e3o os que mais rapidamente podem ser notados e medidos. Existem ainda os benef\u00edcios intr\u00ednsecos como a melhoria dos relacionamentos interpessoais e da cultura colaborativa no \u00e2mbito profissional.Melhoria no clima organizacionalUm prop\u00f3sito claro direciona caminhos, reduz incertezas e conecta os colaboradores com a empresa. Al\u00e9m disso, se bem trabalhado, \u00e9 fundamental para a consolida\u00e7\u00e3o da marca empregadora. Fortale\u00e7a a comunica\u00e7\u00e3o interna: incentive os colaboradores a terem uma pol\u00edtica participativa na empresa.Crie pol\u00edticas de incentivo: desenvolva programas de incentivo e melhorias, d\u00ea brindes e premia\u00e7\u00f5es.Fa\u00e7a uma pesquisa de clima organizacional: fa\u00e7a uma pesquisa interna na equipe e, com os resultados, desenvolva as melhorias necess\u00e1rias.Um time motivado com certeza ir\u00e1 atender com mais entusiasmo cada cartela de clientes!Aumento da produtividadeO que a sua empresa tem feito para estimular o “senso de pertencimento” do colaborador? Colaboradores com alto grau de pertencimento oferecem muitos benef\u00edcios \u00e0s suas empresas, como maior engajamento e produtividade; efetividade nos processos e redu\u00e7\u00e3o das necessidades, maior compreens\u00e3o das habilidades e compet\u00eancias. Um dos primeiros itens b\u00e1sicos para motivar e gerar pertencimento em todas as equipes \u00e9 saber exatamente o que precisam fazer, ter uma vis\u00e3o detalhada de suas metas e quais s\u00e3o os caminhos que dever\u00e3o seguir.\u00c9 importante que essas metas sejam realistas e poss\u00edveis de serem realizadas, sen\u00e3o, o efeito ser\u00e1 contr\u00e1rio. Metas e objetivos imposs\u00edveis s\u00e3o extremamente desmotivadores!Outro tema \u00e9 ouvir verdadeiramente os colaboradores. Como ser\u00e3o eles que colocaram planos e estrat\u00e9gias em pr\u00e1tica, se os l\u00edderes ouvirem atentamente os membros das equipes, suas sugest\u00f5es, opini\u00f5es e dificuldades, maior ser\u00e1 o senso de pertencimento destes e, melhor ser\u00e1 o resultado.Exemplos do endomarketing aplicado nas empresasDivulgar os produtos e servi\u00e7os da empresa na TV Corporativa \u00e9 uma \u00f3tima forma de manter as informa\u00e7\u00f5es atualizadas e na mente de todos. \u00c9 importante que todos os colaboradores saibam o que a empresa vende e de que forma ela est\u00e1 contribuindo com o mercado. Tamb\u00e9m \u00e9 interessante utilizar a TV para divulgar um novo produto que foi desenvolvido ou uma novidade na presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os. Todas as informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o importantes.Transmitir v\u00eddeos institucionais na TV Corporativa \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o realizada por muitos de nossos clientes, aqui na WiPlay. Eles geralmente s\u00e3o muito bem-produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. S\u00e3o conte\u00fados que despertam o orgulho dos colaboradores.Outros exemplos de Marketing InternoCampanhas de branding para atrair talentos ou para reter aos colaboradores;A\u00e7\u00f5es de reconhecimento profissional;Eventos da empresa com os funcion\u00e1rios e seus familiares para promover a integra\u00e7\u00e3o;Treinamentos, workshops, palestras motivacionais;Campanhas de seguran\u00e7a, bem-estar e valoriza\u00e7\u00e3o do funcion\u00e1rio;A\u00e7\u00f5es para promover o alinhamento dos funcion\u00e1rios \u00e0 estrat\u00e9gia da empresa.Como implementar endomarketing na empresaS\u00e3o necess\u00e1rias estrat\u00e9gias que visam engajar os funcion\u00e1rios para que eles busquem atingir os objetivos da organiza\u00e7\u00e3o, como vender produtos e criar um relacionamento com os clientes. Confira agora os cinco passos de como implementar o endomarketing!Dica: determine e oriente quais s\u00e3o os principais canais de comunica\u00e7\u00e3o da sua empresa. Sejam eles videoconfer\u00eancia, intranet, Tv Corporativa ou aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o interna.1. Pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o com colaboradoresQuando cuidamos de pessoas, a maior satisfa\u00e7\u00e3o de uma empresa \u00e9 satisfa\u00e7\u00e3o de v\u00ea-las felizes. \u00c9 descobrir que as a\u00e7\u00f5es implementadas fizeram a diferen\u00e7a no espiritual, f\u00edsico, intelectual, relacional e emocional de suas vidas. Converse com seus colaboradores e fa\u00e7am regularmente pesquisas internas para entender quais mudan\u00e7as devem ser feitas ao longo do ano.  2. Melhoria da comunica\u00e7\u00e3o internaConverse com os seus colaboradores, transpar\u00eancia ao falar com eles. Os consumidores\/clientes querem receber informa\u00e7\u00f5es confi\u00e1veis de uma pessoa interna e ningu\u00e9m est\u00e1 mais preparado para levar essa mensagem do que os pr\u00f3prios funcion\u00e1rios. Al\u00e9m disto, \u00e9 preciso determinar os canais mais adequados para falar com o seu p\u00fablico interno. Isso vai depender do tipo de comunica\u00e7\u00e3o que deseja e do perfil do seu p\u00fablico. 3. Treinamento e capacita\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1riosA nossa dica aqui \u00e9 desenvolver e implementar programas de treinamento para os funcion\u00e1rios. Acompanhar sempre e avaliar o resultado dos programas de indicadores da plataforma que utilizarem. A ideia aqui \u00e9 sempre oportunizar um bom ambiente de trabalho para contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores. 4. Metrifique e acompanhe os resultadosAcompanhe os resultados dos programas de indicadores. Realize de maneira constante esse acompanhamento e ajuste o programa caso seja necess\u00e1rio. 5. Pol\u00edtica de benef\u00edcios e reconhecimentoAs pol\u00edticas e benef\u00edcios da empresa devem  contemplar todas as pessoas que trabalham na empresa. Para isso, \u00e9 necess\u00e1ria uma criteriosa pol\u00edtica de RH que deve ser apresentada ao colaborador assim que ele comece na empresa, como benef\u00edcios, cultura organizacional, aprendizado, desenvolvimento, remunera\u00e7\u00e3o e todos os benef\u00edcios vigentes. Ferramentas para promover o EndomarketingUma das aliadas do RH para promover o endomarketing na empresa s\u00e3o as redes sociais. Para algumas empresas onde os colaboradores na sua maioria s\u00e3o jovens, especificamente na pandemia, foi o meio que encontraram para se aproximar dos colaboradores. A TV Corporativa tamb\u00e9m pode ser utilizada para que voc\u00ea se comunique com o p\u00fablico interno da sua empresa. Ela pode ser usada como painel de resultados ou at\u00e9 mesmo como um espa\u00e7o de publicidade para conquistar novos clientes. Tudo sempre dependendo do planejamento estrat\u00e9gico de cada empresa.Outro modo de conversar com os colaboradores \u00e9 atrav\u00e9s dos  v\u00eddeos institucionais. Eles geralmente s\u00e3o muito bem produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. S\u00e3o conte\u00fados que despertam o orgulho dos colaboradores.Aplicativos e Rede Social CorporativaQual a sua ideia para um aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o? Combinamos: estrat\u00e9gia, designer e tecnologia para transformar a sua ideia em aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o interna.Esses s\u00e3o os tr\u00eas pilares fundamentais que guiam o desenvolvimento de nossos servi\u00e7os.Aqui na Wiplay desenvolvemos o aplicativo AppTalk, uma plataforma que conecta todos da empresa, seja pelo acesso web ou m\u00f3vel. Ele possibilita o envio de push notifications, publica\u00e7\u00e3o de not\u00edcias, v\u00eddeos e enquetes.TV CorporativaA TV Corporativa \u00e9 uma importante ferramenta para engajar os funcion\u00e1rios dentro de uma empresa, ela faz com que as empresas tenham processos comunicacionais mais eficientes, bem-estruturados e integrados.Na hora de adotar a TV corporativa como meio de comunica\u00e7\u00e3o na sua empresa, o primeiro passo \u00e9 definir qual fun\u00e7\u00e3o ela vai cumprir. S\u00f3 a partir da\u00ed os conte\u00fados e estrat\u00e9gias podem ser definidos com precis\u00e3o. Um dos cuidados mais importantes est\u00e1 relacionado \u00e0 estrutura do conte\u00fado, que precisa ser capaz de transmitir a mensagem de um modo direcionado ao seu p\u00fablico espec\u00edfico, seja ele interno ou externo. O ideal \u00e9 preferir textos curtos e usar imagens e ilustra\u00e7\u00f5es que possam complementar aquilo que foi dito. Em geral, mantenha o foco em tr\u00eas aspectos: contexto, linguagem e visual. Tamb\u00e9m pense na disposi\u00e7\u00e3o das telas e evite ao m\u00e1ximo elementos que podem dificultar a visualiza\u00e7\u00e3o.V\u00eddeos InstitucionaisOs v\u00eddeos institucionais humanizam as empresas e ajudam na cria\u00e7\u00e3o de empatia com o p\u00fablico interno. Atrav\u00e9s deste tipo de material, as empresas conseguem mostrar sua vis\u00e3o, seus valores e a cultura organizacional da empresa. Isso ajuda a aproximar a marca de seus colaboradores e at\u00e9 dos clientes.Os v\u00eddeos institucionais produzidos pela WiPlay pretendem passar a mensagem chave dos seus servi\u00e7os, produtos, solu\u00e7\u00f5es ou mesmo comunicar com as suas equipas de forma impactante.Conclus\u00e3oA comunica\u00e7\u00e3o evolui \u00e0 medida que sua estrat\u00e9gia se volta \u00e0 valoriza\u00e7\u00e3o das rela\u00e7\u00f5es humanas, ou seja, a humaniza\u00e7\u00e3o dos conte\u00fados e buscando estrat\u00e9gias de di\u00e1logos. Dessa forma, incorre em  sair do modo informa\u00e7\u00e3o para o modo intera\u00e7\u00e3o, criando espa\u00e7os relacionais como as pesquisas organizacionais. Essa \u00e9 uma das formas de manter o seu time engajado. Esperamos que voc\u00ea aproveite as nossas dicas para melhorar seu plano de endomarketing ou coloc\u00e1-lo em pr\u00e1tica quanto antes na sua empresa. Ficou com vontade de saber mais sobre o AppTalk ou nossos projetos de TV Corporativa? Entre em contato com a nossa equipe comercial! Eles est\u00e3o sempre prontos para atend\u00ea-lo!\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"O que \u00e9 Endomarketing e Como Usar na Estrat\u00e9gia de Gest\u00e3o?","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/endomarketing\/#breadcrumbitem"}]}]