[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/entenda-as-3-composicoes-da-comunicacao-organizacional\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/entenda-as-3-composicoes-da-comunicacao-organizacional\/","headline":"Entenda as 3 composi\u00e7\u00f5es da comunica\u00e7\u00e3o organizacional","name":"Entenda as 3 composi\u00e7\u00f5es da comunica\u00e7\u00e3o organizacional","description":"Table of Contents Toggle Conhe\u00e7a a comunica\u00e7\u00e3o organizacionalTipos de comunica\u00e7\u00e3o organizacionalComunica\u00e7\u00e3o institucionalComunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gicaComunica\u00e7\u00e3o internaPor que a comunica\u00e7\u00e3o organizacional importaCria um ambiente saud\u00e1velFortalece a imagem corporativaAbre espa\u00e7o para o di\u00e1logoForma equipes mais unidasDicas para uma...","datePublished":"2022-02-14","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/equipe-wiplay\/#Person","name":"Equipe Wiplay","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/equipe-wiplay\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/83eca1ec6058d79ba1ddc698bc5a7215?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/83eca1ec6058d79ba1ddc698bc5a7215?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/02\/comunicacao.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/02\/comunicacao.jpg","height":703,"width":1057},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/entenda-as-3-composicoes-da-comunicacao-organizacional\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o institucional","Comunica\u00e7\u00e3o Interna"],"wordCount":2804,"articleBody":"Table of ContentsToggleConhe\u00e7a a comunica\u00e7\u00e3o organizacionalTipos de comunica\u00e7\u00e3o organizacionalComunica\u00e7\u00e3o institucionalComunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gicaComunica\u00e7\u00e3o internaPor que a comunica\u00e7\u00e3o organizacional importaCria um ambiente saud\u00e1velFortalece a imagem corporativaAbre espa\u00e7o para o di\u00e1logoForma equipes mais unidasDicas para uma comunica\u00e7\u00e3o organizacional excelenteIncentive a cultura do compartilhamentoSaiba ouvirFa\u00e7a reuni\u00f5es peri\u00f3dicasCentralize o compartilhamento de dadosConhe\u00e7a os colaboradores Como escolher canais para a comunica\u00e7\u00e3o organizacional?\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tA comunica\u00e7\u00e3o organizacional \u00e9 imprescind\u00edvel em todas as \u00e1reas de uma empresa, desde o ambiente de produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 os cargos de chefia. Um bom di\u00e1logo n\u00e3o s\u00f3 garante o alinhamento das metas, mas tamb\u00e9m estimula o engajamento, a intera\u00e7\u00e3o, o pertencimento, o crescimento e o comprometimento dos colaboradores com o local de trabalho. Neste artigo, vamos falar sobre os principais elementos da comunica\u00e7\u00e3o organizacional:Conceito;Tipos;Import\u00e2ncia; Fun\u00e7\u00e3o.Ao final da leitura voc\u00ea saber\u00e1 exatamente como essa teoria pode contribuir para a evolu\u00e7\u00e3o da empresa de plastico bolha e muito mais.Conhe\u00e7a a comunica\u00e7\u00e3o organizacionalA comunica\u00e7\u00e3o organizacional \u00e9 relacionada \u00e0 coordena\u00e7\u00e3o de todo o planejamento comunicativo de um empreendimento.Pode ocorrer tanto em institui\u00e7\u00f5es p\u00fablicas quanto em institui\u00e7\u00f5es privadas. O foco principal \u00e9 abrir caminho para intera\u00e7\u00f5es da empresa com a base de clientes e demais pessoas interessadas.N\u00e3o h\u00e1 gest\u00e3o de relacionamento sem uma boa comunica\u00e7\u00e3o organizacional por tr\u00e1s. As estrat\u00e9gias implementadas s\u00e3o definidas de acordo com o perfil de cada marca.Para alcan\u00e7ar uma comunica\u00e7\u00e3o de qualidade, a informa\u00e7\u00e3o precisa fluir entre todas as \u00e1reas da cl\u00ednica urologista consulta particular.Por isso, a comunica\u00e7\u00e3o organizacional abrange uma ampla gama de ferramentas de neg\u00f3cios e melhora a produtividade dos funcion\u00e1rios.Seu papel \u00e9 planejar metas para atingir o sucesso desejado. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 usada para manter os funcion\u00e1rios a par sobre o que est\u00e1 acontecendo na empresa.Tipos de comunica\u00e7\u00e3o organizacionalEsse conceito pode ser empregado para qualquer tipo de organiza\u00e7\u00e3o. Tamb\u00e9m por isso, possui alguns desdobramentos importantes.Conhe\u00e7a os principais tipos de comunica\u00e7\u00e3o, sendo elas comunica\u00e7\u00e3o institucional, mercadol\u00f3gica e interna.Comunica\u00e7\u00e3o institucionalA comunica\u00e7\u00e3o institucional tem como objetivo valorizar a imagem da empresa junto \u00e0 sociedade, consumidores e investidores.Por meio da gest\u00e3o estrat\u00e9gica de rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, ela \u00e9 respons\u00e1vel pela constru\u00e7\u00e3o da imagem e identidade corporativa de uma organiza\u00e7\u00e3o.  Para isso, al\u00e9m de rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, s\u00e3o necess\u00e1rias a\u00e7\u00f5es de assessoria de imprensa, marketing social e cultural, entre outros.Comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gicaA comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e9 uma \u00e1rea da comunica\u00e7\u00e3o empresarial. Essa vertente visa popularizar os produtos e servi\u00e7os de freezer para mercado e conta com estrat\u00e9gias como merchandising, promo\u00e7\u00f5es e vendas diretas.Com foco no aumento de receita, difere da comunica\u00e7\u00e3o institucional, que visa comunicar a identidade corporativa \u00e0s pessoas interessadas.Ou seja, a comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica se baseia em promover produtos, posicionar a marca, aumentar as vendas, criar interesse e encurtar a jornada de compra.  Ela est\u00e1 ligada \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o institucional na medida em que uma a\u00e7\u00e3o realizada em uma \u00e1rea afeta diretamente a outra.Comunica\u00e7\u00e3o internaA comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 um campo da comunica\u00e7\u00e3o integrada que foca suas a\u00e7\u00f5es nos colaboradores de uma empresa. Consiste na transmiss\u00e3o e no compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es relevantes e estrat\u00e9gicas no ambiente de galp\u00f5es de lona para armazenagem.  Esta troca pode ocorrer entre superiores e subordinados (e vice-versa) ou entre colaboradores do mesmo departamento.A comunica\u00e7\u00e3o pode variar de uma mensagem mais ampla, como comunicar os valores, miss\u00e3o, vis\u00e3o, estrat\u00e9gia de mercado e metas de uma organiza\u00e7\u00e3o, a algo mais segmentado e limitado a um grupo de funcion\u00e1rios, como feedback e metas departamentais.  O principal objetivo da comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 manter os funcion\u00e1rios alinhados e engajados com os objetivos, causas e hist\u00f3ria da organiza\u00e7\u00e3o.Dessa forma, s\u00e3o estabelecidos e incentivados comportamentos coerentes ao que a empresa prega.  Para tal, a rela\u00e7\u00e3o com os l\u00edderes da institui\u00e7\u00e3o de c\u00e2mara fria industrial pre\u00e7o deve ser transparente, emp\u00e1tica e pr\u00f3xima.Por que a comunica\u00e7\u00e3o organizacional importaAs tr\u00eas modalidades de comunica\u00e7\u00e3o organizacional t\u00eam potencial para gerar diversos benef\u00edcios para os neg\u00f3cios. Veja alguns deles a seguir.Cria um ambiente saud\u00e1velO clima organizacional \u00e9 uma atmosfera de confian\u00e7a que inspira a equipe a trabalhar com mais foco e motiva\u00e7\u00e3o.A comunica\u00e7\u00e3o corporativa melhora o ambiente de uma empresa porque envolve seu p\u00fablico de dentro para fora.  Isso mostra que o interesse da empresa de aluguel de vending machine \u00e9 consistente, que ela tem valores e busca resultados positivos para todo o time envolvido na opera\u00e7\u00e3o.Fortalece a imagem corporativaA comunica\u00e7\u00e3o oferece muitas vantagens internas que impulsionam o crescimento de uma empresa, mas o posicionamento junto ao p\u00fablico externo (clientes, fornecedores e comunidade) \u00e9 igualmente importante.Quando uma marca se posiciona de forma transparente, objetiva e sem ambiguidades, ela ganha poder \u2013 e as pessoas passam a ouvir e acreditar na mensagem dela.As pol\u00edticas da empresa devem ser comunicadas de forma segura por toda a equipe atrav\u00e9s do site, redes sociais, comunicados oficiais e atendimento ao cliente.Portanto, alinhe cada colaborador com sua fun\u00e7\u00e3o espec\u00edfica e as diretrizes gerais da empresa.Abre espa\u00e7o para o di\u00e1logoA comunica\u00e7\u00e3o empresarial deve ter duas vias para ser realmente eficaz. Falar \u00e9 t\u00e3o importante quanto ouvir os membros da equipe e suas sugest\u00f5es.Existem ferramentas para dar feedback, sugest\u00f5es e perguntas. Elas ajudam a manter a fabricante de kits personalizados para empresas funcionando com qualidade.Pequenas empresas costumam realizar reuni\u00f5es de equipe com contribui\u00e7\u00f5es de cada departamento e espa\u00e7o para que todos possam expressar suas opini\u00f5es.Se o grupo for grande, compartilhe a fun\u00e7\u00e3o de escuta do grupo com os administradores e discuta as recomenda\u00e7\u00f5es durante a reuni\u00e3o do conselho.Forma equipes mais unidasA comunica\u00e7\u00e3o organizacional tamb\u00e9m beneficia diretamente os colaboradores. Como todos est\u00e3o na mesma p\u00e1gina, o sentimento de pertencimento \u00e9 maior.Assim, se a empresa tem um objetivo, est\u00e1 no caminho certo para o atingir e a equipe tem no\u00e7\u00e3o disso, a coopera\u00e7\u00e3o para atingir esse objetivo ser\u00e1 refor\u00e7ada.Isso tem um efeito direto na produtividade geral e torna o ambiente de trabalho mais motivador.Dicas para uma comunica\u00e7\u00e3o organizacional excelentePara finalizar, saiba como aplicar os conceitos da comunica\u00e7\u00e3o organizacional de forma qualificada e efetiva.Incentive a cultura do compartilhamentoEste \u00e9 um conselho importante para os l\u00edderes. Os colaboradores devem ser incentivados a compartilhar seus melhores resultados.Nesse contexto, \u00e9 necess\u00e1rio investir em meios de comunica\u00e7\u00e3o que estimulem os colaboradores a se expressarem. Sempre pense qual desses m\u00e9todos funciona melhor com a cultura corporativa e com quais funcion\u00e1rios est\u00e3o mais familiarizados.V\u00e1rias op\u00e7\u00f5es podem ser usadas, como e-mail, quadros de mensagens, redes sociais corporativas e muito mais.Saiba ouvirServe como complemento \u00e0 dica anterior. N\u00e3o adianta criar canais para os funcion\u00e1rios saberem o que est\u00e1 acontecendo sem que eles possam transmitir suas opini\u00f5es.Afinal, para que a comunica\u00e7\u00e3o realmente exista, ambas as partes precisam ser ouvidas.  Os colaboradores devem ter espa\u00e7o para expor d\u00favidas e posicionamento, entre outros assuntos.Desta forma, o relacionamento com o colaborador \u00e9 fortalecido e um sentimento de acolhimento \u00e9 criado.Fa\u00e7a reuni\u00f5es peri\u00f3dicasReuni\u00f5es regulares s\u00e3o muito importantes. \u00c9 normal que elas ocorram entre grandes intervalos de tempo. Mas isso \u00e9 algo que deve ser evitado, pois \u00e9 onde se transmite informa\u00e7\u00f5es a respeito do andamento da promo\u00e7\u00e3o de cortina blackout. Estas reuni\u00f5es n\u00e3o precisam ocorrer todos os dias, mas dependendo da complexidade das opera\u00e7\u00f5es da empresa, \u00e9 importante que tenham uma certa frequ\u00eancia. Dessa forma, todos est\u00e3o sempre informados sobre o que est\u00e1 acontecendo.Centralize o compartilhamento de dadosH\u00e1 v\u00e1rios tipos de canais que podem ser utilizados para a transmiss\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es. No entanto, o ideal \u00e9 usar somente um deles.\u00c9 fundamental ter esse tipo de foco para que n\u00e3o haja confus\u00e3o. Com a m\u00eddia oficial, os funcion\u00e1rios sabem onde os eventos importantes s\u00e3o relatados e demais informa\u00e7\u00f5es que determinar\u00e3o a rotina. Conhe\u00e7a os colaboradores Nossa dica final \u00e9 desenvolver o relacionamento entre gest\u00e3o e colaboradores. \u00c0s vezes, a falta de comunica\u00e7\u00e3o com os funcion\u00e1rios pode criar uma impress\u00e3o errada e at\u00e9 impedir a troca de ideias.  Portanto, promover a\u00e7\u00f5es que promovam o relacionamento entre gestores e colaboradores \u00e9 a melhor forma de desenvolver rela\u00e7\u00f5es de amizade e coopera\u00e7\u00e3o.Uma rela\u00e7\u00e3o que posteriormente contribui para a implementa\u00e7\u00e3o de projetos de diversos tipos e, a longo prazo, at\u00e9 mesmo para a longevidade da empresa.Como escolher canais para a comunica\u00e7\u00e3o organizacional?Elaborar uma comunica\u00e7\u00e3o organizacional eficaz requer ferramentas eficientes n\u00e3o s\u00f3 para a divulga\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, mas tamb\u00e9m para o engajamento e comprometimento dos funcion\u00e1rios com as novidades e a\u00e7\u00f5es da empresa.Encontrar novos formatos comunicativos no ambiente profissional \u00e9 de interesse dos gestores. Principalmente porque os colaboradores est\u00e3o cada vez mais atualizados quanto \u00e0s inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas. Para o engajamento efetivo e cont\u00ednuo dos colaboradores, \u00e9 fundamental que os canais acompanhem o imediatismo que a tecnologia e as m\u00eddias sociais proporcionam atualmente.  N\u00e3o se trata de ignorar os meios de comunica\u00e7\u00e3o cl\u00e1ssicos, como murais impressos, jornais ou revistas corporativas.Mas \u00e9 preciso compreender que a cria\u00e7\u00e3o de conte\u00fado \u00e9 uma compet\u00eancia geral agora. Ou seja, n\u00e3o d\u00e1 para tratar a equipe como receptores passivos.Por isso, muito do sucesso da comunica\u00e7\u00e3o organizacional depende dos canais pelos quais ela vai ser divulgada.  Escolher um canal adequado ao perfil do colaborador \u00e9 um passo essencial para transmitir a mensagem a todos os colaboradores e engaj\u00e1-los nas a\u00e7\u00f5es da empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde voc\u00ea pode encontrar centenas de conte\u00fados informativos sobre diversos segmentos.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Entenda as 3 composi\u00e7\u00f5es da comunica\u00e7\u00e3o organizacional","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/entenda-as-3-composicoes-da-comunicacao-organizacional\/#breadcrumbitem"}]}]