[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/experiencia-do-usuario\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/experiencia-do-usuario\/","headline":"Experi\u00eancia do usu\u00e1rio","name":"Experi\u00eancia do usu\u00e1rio","description":"Primeiro, entenda o que experi\u00eancia significa ao seu cliente Em nossos textos anteriores citamos a import\u00e2ncia da experi\u00eancia de compra. Mais qual o significado deste termo? 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Mais qual o significado deste termo?Do termo em ingl\u00eas User Experience, definimos que a Experi\u00eancia do Usu\u00e1rio \u00e9 a viv\u00eancia do consumidor ao utilizar um servi\u00e7o ou adquirir um produto.O cuidado com a experi\u00eancia do consumidor deve ser aplicado ao ambiente virtual (website) e em pontos f\u00edsicos, sendo este o foco de nosso texto de hoje.Quando voltamos nosso olhar para o ponto de venda precisamos nos atentar aos aspectos emocionais.Para entender melhor quais s\u00e3o estes aspectos emocionais no processo de venda recorremos ao Neuromarketing, que \u00e9 a uni\u00e3o da Neuroci\u00eancia (estudo do c\u00e9rebro) com o Marketing.Gerald Zaltman m\u00e9dico e pesquisador da Universidade Norte Americana de Harvard ao final da d\u00e9cada de 1990 teve a ideia de utilizar equipamentos de resson\u00e2ncia magn\u00e9tica para fins de Marketing e n\u00e3o m\u00e9dicos. Desta iniciativa surgiu o termo Neuromarketing.Seguindo este mesmo princ\u00edpio que \u00e9 a utiliza\u00e7\u00e3o de recursos de psicologia comportamental e exames de imagem (resson\u00e2ncia magn\u00e9tica funcional), especialistas em neuroci\u00eancia conclu\u00edram que nossas decis\u00f5es na sua grande maioria s\u00e3o irracionais, n\u00e3o logica, totalmente distorcidas por vieses cognitivos e processadas em regi\u00f5es do sistema L\u00edmbico (\u00e1rea mais antiga do c\u00e9rebro),Em nossa mente biol\u00f3gica, temos duas diretrizes b\u00e1sicas que se formaram da evolu\u00e7\u00e3o de nossos ancestrais e nos conduzem na dire\u00e7\u00e3o da manuten\u00e7\u00e3o da esp\u00e9cie, sobreviv\u00eancia e busca por prazer.Inconscientemente somos escravos do prazer. Diariamente executamos tarefas para nossa sobreviv\u00eancia e nos recompensamos com atividades que geram prazer. Comprar gera prazer.Elementos essenciais para melhorar a experi\u00eancia de compraDiante destas evid\u00eancias conclu\u00edmos que Experi\u00eancia do Usu\u00e1rio est\u00e1 relacionada ao prazer de compra (recompensa).Desenvolver um ambiente que seja agrad\u00e1vel ao consumidor passa por t\u00e9cnicas de Visual Merchandising (nosso texto de VM).Observar t\u00e9cnicas de marketing sensorial e experi\u00eancia aproxima o consumidor do produto e marca. Os cinco sentidos do corpo humano, est\u00e3o relacionados a percep\u00e7\u00e3o do meio externo e interno, s\u00e3o eles vis\u00e3o, olfato, audi\u00e7\u00e3o, paladar e tato.Vis\u00e3o, observamos que as marcas utilizam o mesmo layout em suas lojas em todo o mundo.Para agu\u00e7ar o interesse do consumidor e atrair este para visitar a loja, podemos utilizar telas digitais nas vitrines com informa\u00e7\u00f5es de promo\u00e7\u00f5es, lan\u00e7amento de cole\u00e7\u00f5es, oferta de cr\u00e9dito, dentre outras facilidades que as telas digitais oferecem. Distribuir em meio aos corredores telas digitais com informa\u00e7\u00f5es de produtos, pontos de consulta, destaque para lan\u00e7amentos e ofertas complementam a estrat\u00e9gia.Olfato, assim como a identidade visual das lojas seguem o mesmo padr\u00e3o, muitas marcas desenvolvem fragr\u00e2ncias pr\u00f3prias. Espalhar pela loja uma fragr\u00e2ncia agrad\u00e1vel, estimula o consumidor a permanecer mais tempo no ponto de venda, contribuindo para o incremento do ticket m\u00e9dio,Audi\u00e7\u00e3o, a r\u00e1dio corporativa \u00e9 um excelente recurso para se comunicar com os clientes durante o per\u00edodo de compras.Atrav\u00e9s da r\u00e1dio corporativa podem ser comunicadas informa\u00e7\u00f5es sobre ofertas, lan\u00e7amentos de produtos, promo\u00e7\u00f5es e complementa o ambiente com uma playlist de m\u00fasica previamente selecionada e alinhada a marca e produtos.O sistema Wiplay de gerenciamento e distribui\u00e7\u00e3o de conte\u00fado permite que seja publicada uma playlist de m\u00fasicas junto com a programa\u00e7\u00e3o visual das telas.M\u00eddia interativa para experi\u00eancia de compra no varejoTato, telas digitais touch screen espalhadas pelo ponto de venda oferecem ao consumidor a oportunidade de interagir com informa\u00e7\u00f5es detalhadas de produtos e servi\u00e7os al\u00e9m de permitir a integra\u00e7\u00e3o do ponto de venda f\u00edsico com o virtual.\u00c9 cada vez mais comum o consumidor visitar o ponto de venda para conhecer um determinado produto que deseja comprar. Quando caminhamos pelos corredores das lojas nos deparamos com consumidores com seus smartfones na m\u00e3o pesquisando pre\u00e7os e informa\u00e7\u00f5es de produtos.Oferecer Wi-fi gratuito para seus clientes, aumenta o tempo de perman\u00eancia, traz conforto, oferece a oportunidade do consumidor adquirir o produto desejado na loja e receber em casa seja atrav\u00e9s do smartfone ou totens touch screen integrados ao e-commerce.O Wispot da Wiplay oferece recursos de relacionamento com o cliente, com a possibilidade de criar campanhas, envio de SMS, medi\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fego dentre outras fun\u00e7\u00f5es.Paladar, promova a\u00e7\u00f5es em sua loja com degusta\u00e7\u00e3o de produtos. Utilize telas digitais para promover a\u00e7\u00f5es de cross merchandising entre as \u00e1reas do seu ponto de venda. Uma a\u00e7\u00e3o de degusta\u00e7\u00e3o de vinhos pode impulsionar a venda de queijos, atrav\u00e9s das telas digitais \u00e9 poss\u00edvel oferecer aos seus clientes informa\u00e7\u00f5es sobre harmoniza\u00e7\u00e3o entre os dois produtos.Complementam a\u00e7\u00f5es de experi\u00eancia os terminais de autoatendimento, self checkout, totens integrados ao e-commerce da empresa, facilidades de estacionamento, rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomo\u00e7\u00e3o, dentre outras.Uma aten\u00e7\u00e3o especial deve ser dedicada a equipe de atendimento. Vendedores e atendentes, precisam estar devidamente uniformizados e treinados.O APPtalk da Wiplay \u00e9 uma ferramenta de comunica\u00e7\u00e3o interna que foi desenvolvida com base em mais de 13 anos de experi\u00eancia na presta\u00e7\u00e3o deste tipo de servi\u00e7o. Atrav\u00e9s desta ferramenta \u00e9 poss\u00edvel compartilhar com seus colaboradores, informa\u00e7\u00f5es da empresa, produtos e promo\u00e7\u00f5es, lan\u00e7amento de campanhas, KPIs de performance, compartilhamento de documentos importantes, v\u00eddeos de treinamento.Conclus\u00e3oCom estas dicas voc\u00ea pode criar um ambiente de acolhimento para que seus clientes se sintam \u00e0 vontade quando em visita ao seu ponto de venda, fidelizando e criando embaixadores de sua marca.Vamos colocar em pr\u00e1tica? Entre em contato conosco e conhe\u00e7a todas as nossas para varejo.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Experi\u00eancia do usu\u00e1rio","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/experiencia-do-usuario\/#breadcrumbitem"}]}]