[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/home-office-permanente\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/home-office-permanente\/","headline":"Comunica\u00e7\u00e3o no home office: conhe\u00e7a as estrat\u00e9gias e canais","name":"Comunica\u00e7\u00e3o no home office: conhe\u00e7a as estrat\u00e9gias e canais","description":"Table of Contents Toggle Como gerenciar a comunica\u00e7\u00e3o no trabalho home office?Algumas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o e relacionamento interpessoal em home officeQuais s\u00e3o os melhores meios de comunica\u00e7\u00e3o no home office?6 dicas para comunica\u00e7\u00e3o eficiente...","datePublished":"2020-09-10","dateModified":"2021-01-20","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/#Person","name":"Elaine Leme","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/elaine\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b2bef4ac2cc168c777ed68e0ebbfb413?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/09\/comunicacao-home-office.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/09\/comunicacao-home-office.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/home-office-permanente\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o Interna"],"wordCount":1998,"articleBody":"Table of ContentsToggleComo gerenciar a comunica\u00e7\u00e3o no trabalho home office?Algumas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o e relacionamento interpessoal em home officeQuais s\u00e3o os melhores meios de comunica\u00e7\u00e3o no home office?6 dicas para comunica\u00e7\u00e3o eficiente no home officeConclus\u00e3o\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tEm tempos de crise, um dos primeiros passos tomados pelas empresas que disp\u00f5em dessa possibilidade, foi da inclus\u00e3o total ou parcial das equipes no regime de trabalho home office. A pandemia acelerou muitas transforma\u00e7\u00f5es que estavam apenas no papel. Home office, reuni\u00f5es, aulas e eventos, meios de comunica\u00e7\u00e3o, tudo, totalmente online. Ainda muitas empresas continuam em home office, tanto por causa do Coronav\u00edrus, como tamb\u00e9m pelos excelentes resultados obtidos com o trabalho a dist\u00e2ncia e a redu\u00e7\u00e3o de custos com espa\u00e7os corporativos. De acordo com uma Pesquisa sobre Gest\u00e3o de Pessoas na Crise COVID-19, elaborada pela Funda\u00e7\u00e3o Instituto de Administra\u00e7\u00e3o (FIA), apontou que 46% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto em 2020 como medida emergencial. Segundo o estudo, entre as grandes empresas, o \u00edndice das que colocaram os colaboradores em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas.Al\u00e9m disso, 33% das empresas pesquisadas afirmaram que adotaram um sistema parcial de home office, v\u00e1lido apenas em alguns dias da semana. A pesquisa tamb\u00e9m levantou dados sobre o quadro de funcion\u00e1rios que foram colocados em trabalho remoto (41%). No setor de servi\u00e7os e com\u00e9rcio 57,5% passaram para o home office nas grandes empresas, enquanto nas pequenas, 52%.As organiza\u00e7\u00f5es sentiram que a produtividade era a mesma e, em alguns casos, at\u00e9 aumentaram, portanto, consideram manter esse formato por tempo indeterminado. No entanto, por mais que os colaboradores estejam trabalhando de casa, eles ainda precisam ser guiados por uma comunica\u00e7\u00e3o no home office eficiente. Mas como fazer isso? \u00c9 exatamente esse o assunto que vamos debater neste texto.Como gerenciar a comunica\u00e7\u00e3o no trabalho home office?Em tempos de trabalho remoto, \u00e9 de extrema import\u00e2ncia alinhar a comunica\u00e7\u00e3o no home office com sua equipe, de forma que os poss\u00edveis ru\u00eddos sejam evitados.De acordo com o artigo da Psic\u00f3loga e Especialista em Carreira, Talita Caproni, n\u00e3o \u00e9 de hoje que a comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 o caminho mais ajustado para o sucesso dos projetos desenvolvidos e o trabalho remoto, trouxe um novo desafio.\u201c\u00c9 importante alinhar a comunica\u00e7\u00e3o com a equipe, de forma que todo e qualquer ru\u00eddo seja disseminado, e que trabalhos sejam feitos. Pode se tornar necess\u00e1rio ser mais detalhista neste novo cen\u00e1rio que estamos vivendo\u201d, afirmou Talita.Sempre disponibilize um canal de comunica\u00e7\u00e3o para d\u00favidas pontuais, de forma a n\u00e3o demandarem mais tempo em reuni\u00e3o e ao mesmo tempo evitando o retrabalho\u201d, destaca Talita Caproni, Psic\u00f3loga e Especialista em Carreira. Entendemos que algumas atitudes s\u00e3o necess\u00e1rias para manter o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Ent\u00e3o, \u00e9 importante gerar proximidade e manter comunica\u00e7\u00e3o frequente e fluente. Criar uma agenda com reuni\u00f5es peri\u00f3dicas com a equipe e clientes. A outra dica \u00e9 alinhar bem os objetivos de cada reuni\u00e3o virtual.Al\u00e9m disso, comece compartilhando o status de cada tarefa\/projeto, pois com tantas informa\u00e7\u00f5es \u00e9 natural que no in\u00edcio tudo pare\u00e7a um pouco confuso.Algumas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o e relacionamento interpessoal em home officeVoc\u00ea sabe da import\u00e2ncia do relacionamento interpessoal no trabalho, mas como manter esse relacionamento quando os colaboradores trabalham home office? A resposta desta pergunta \u00e9 mais simples do que pode parecer, afinal, hoje em dia, estamos cercados de tecnologias que nos ajudam em praticamente tudo.O primeiro passo ent\u00e3o, \u00e9 se lembrar que existem ferramentas que podem ser usadas no trabalho remoto, pr\u00f3prias para a intera\u00e7\u00e3o de pessoas, alguns exemplos s\u00e3o:Usar ferramentas de videoconfer\u00eancia como a Whereby, Google Hangouts e Webex com os colegas de trabalho para reuni\u00f5es formais e informais. Voc\u00ea pode usar tamb\u00e9m os aplicativos corporativos que s\u00e3o bem eficientes.Indicamos o Apptalk, Yammer e Slack.Al\u00e9m dos grupos de WhatsApp que podem ser moderados no decorrer do dia para conversas sobre assuntos relacionados a trabalho. Depois de conhecer as ferramentas, lembre-se que, assim como presencialmente, \u00e9 importante manter a escuta ativa, uma atitude positiva, abertura para cr\u00edticas e feedbacks e, \u00e9 claro, limites para que o trabalho fique de lado e a produtividade diminua.Enfim, a solu\u00e7\u00e3o \u00e9 usar e abusar das ferramentas tecnol\u00f3gicas a favor da empresa e dos profissionais, sempre se atentando para que nem o profissionalismo e nem a conviv\u00eancia pessoal sejam deixados de lado!Quais s\u00e3o os melhores meios de comunica\u00e7\u00e3o no home office?Seguem algumas dicas de ferramentas que facilitam o trabalho remoto. Todos os canais abaixo possuem planos gratuitos e que podem ser \u00fateis no dia a dia.Pensando nas melhorias que podemos gerar com uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna realizada, indicamos 5 fundamentais aplicativos de comunica\u00e7\u00e3o interna que far\u00e3o qualquer empresa olhar atentamente para eles: Yammer – aplicativo da Microsoft que faz parte do Office e permite que voc\u00ea crie uma verdadeira rede social interna na empresa. Pode funcionar at\u00e9, se bem aproveitado, como uma intranet.MailChimp – disparadores de e-mails, com capacidade de automa\u00e7\u00e3o de marketing, entre diversas outras funcionalidades. GSuite – integra diversos aplicativos do Google em um conjunto que conta com Drive. O usu\u00e1rio consegue fazer compartilhamento, edi\u00e7\u00e3o em tempo real, al\u00e9m de apresenta\u00e7\u00e3o de slides e formul\u00e1rios. Slack – outro aplicativo gratuito que ajuda as empresas a melhorarem sua comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 o Slack. Criado em 2014, com o Slack a empresa compartilha projetos e processos decis\u00f3rios, al\u00e9m de possuir integra\u00e7\u00e3o com v\u00e1rios outros servi\u00e7os externos.AppTalk – com ele voc\u00ea consulta seus colaboradores em tempo real e consegue todas as respostas que precisa atrav\u00e9s da aplica\u00e7\u00e3o de pesquisas e question\u00e1rios personalizados.6 dicas para comunica\u00e7\u00e3o eficiente no home officeQuer saber mais sobre como deixar sua comunica\u00e7\u00e3o no office mais eficiente? Se liga nas dicas que separamos para voc\u00ea.Comunica\u00e7\u00e3o de lideran\u00e7a: se voc\u00ea gerencia pessoas, seja claro com elas sobre qualquer expectativa de comunica\u00e7\u00e3o e produtividade ou diferente que tenha agora que sua equipe est\u00e1 trabalhando remotamente.Ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o: use todas as ferramentas dispon\u00edveis gratuitas ou pagas. Isso pode incluir inclusive o aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o interna criado pela WiPlay, o AppTalk. A rede social corporativa permite que as empresas engajem os seus colaboradores. Assim, compartilhando not\u00edcias, novidades, colhendo feedbacks e mensurando resultados.Evite  interpreta\u00e7\u00f5es duvidosas: Na d\u00favida, prefira comunicar de mais. Se voc\u00ea pensar que seu colega pode querer saber de alguma coisa por exemplo, fale, mesmo se ele n\u00e3o perguntar. Assim, diminui a chance de suposi\u00e7\u00f5es erradas.Transpar\u00eancia, canal aberto: informe a sua equipe sobre seus hor\u00e1rios e h\u00e1bitos de trabalho. Voc\u00ea prefere que as pessoas conversem com voc\u00ea de manh\u00e3? Quer uma atualiza\u00e7\u00e3o di\u00e1ria ou semanal sobre o que seu time est\u00e1 fazendo? Seja \u00e1gil na resposta: responda prontamente e-mails, chamadas e correios de voz. Lembre-se de que as pessoas tendem a ter mais consci\u00eancia sobre o tempo quando trabalham remotamente. Objetividade e clareza: Resolva os problemas com uma liga\u00e7\u00e3o. E-mail, texto, mensagens instant\u00e2neas, Slack e outros m\u00e9todos de comunica\u00e7\u00e3o escritos s\u00e3o \u00f3timas ferramentas, mas s\u00e3o mais propensos a provocar mal-entendidos. Conclus\u00e3oEsperamos que voc\u00ea adote as dicas do nosso artigo. Desejamos que o seu home office durante a quarentena seja altamente produtivo. A equipe WiPlay continua trabalhando (em casa) para ajudar todos os nossos clientes e parceiros a superarem essa fase. E se voc\u00ea quiser conhecer e saber mais sobre o AppTalk, entre em contato com a nossa equipe comercial. Vai ser um prazer atend\u00ea-los. Conte com a gente e n\u00e3o deixe de se cuidar: fique em casa!\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Comunica\u00e7\u00e3o no home office: conhe\u00e7a as estrat\u00e9gias e canais","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/home-office-permanente\/#breadcrumbitem"}]}]