[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/jornal-interno\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/jornal-interno\/","headline":"Como fazer um Jornal Interno Corporativo? Veja passo a passo!","name":"Como fazer um Jornal Interno Corporativo? Veja passo a passo!","description":"Table of Contents Toggle O que \u00e9 e por que adotar um jornal interno?Benef\u00edcios em implementar o jornal como estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o internaComo planejar o jornal interno da empresa?1. N\u00e3o poupe na criatividade2. Desenvolva...","datePublished":"2021-05-27","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/hermes_ferreira\/#Person","name":"Hermes Ferreira","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/hermes_ferreira\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/824ab45e4bf83e434a22301e70932466?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/824ab45e4bf83e434a22301e70932466?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/05\/jornal-interno-comunicacao-empresarial.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/05\/jornal-interno-comunicacao-empresarial.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/jornal-interno\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o Interna"],"wordCount":2258,"articleBody":"Table of ContentsToggleO que \u00e9 e por que adotar um jornal interno?Benef\u00edcios em implementar o jornal como estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o internaComo planejar o jornal interno da empresa?1. N\u00e3o poupe na criatividade2. Desenvolva e planeje o seu conte\u00fado3. Convide os colaboradores para participar4. Cuidado com a linguagem utilizada5. Publique periodicamenteProduza conte\u00fados com especialistas em comunica\u00e7\u00e3o internaConclus\u00e3o\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tDentre as ferramentas dispon\u00edveis para a comunica\u00e7\u00e3o interno, o jornal interno pode ser a chave para aumentar a efici\u00eancia de seu plano de comunica\u00e7\u00e3o. Entre as atribui\u00e7\u00f5es do respons\u00e1vel pela comunica\u00e7\u00e3o interna de uma empresa, desenvolver os canais adequados \u00e9 crucial. Com a tecnologia, a digitaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 cada vez mais comum, como o e-mail, intranet, TV Corporativa, etc. Mas isso n\u00e3o \u00e9 motivo para abandonar completamente os meios tradicionais de comunica\u00e7\u00e3o, como o jornal interno.Afinal, voc\u00ea j\u00e1 deve ter percebido que quanto mais diferente e inusitado for a sua forma de comunica\u00e7\u00e3o, mais ela ser\u00e1 efetiva.Por isso, hoje falaremos sobre os benef\u00edcios do jornal interno e como planejar um de forma eficiente.Leia tamb\u00e9m: O que \u00e9 Endomarketing e Como Usar na Estrat\u00e9gia de Gest\u00e3o?O que \u00e9 e por que adotar um jornal interno?O jornal interno, como o nome j\u00e1 insinua, \u00e9 uma colet\u00e2nea de not\u00edcias, artigos, informa\u00e7\u00f5es e divulga\u00e7\u00e3o da empresa em que voc\u00ea trabalha. A sua estrutura funciona como um jornal de not\u00edcias normais, com diversas editorias e temas, que pode ser feito no formato f\u00edsico ou digital.O primeiro relato de um jornal interno de uma empresa na hist\u00f3ria, foi feito pelo economista alem\u00e3o Friedrich List em 1834, que sugeriu a cria\u00e7\u00e3o de um jornal para \u201cinstruir os trabalhadores sobre seus interesses\u201d (REGO, 1987, p. 18). Com isso, podemos perceber que a necessidade de ter uma comunica\u00e7\u00e3o clara com os colaboradores de uma empresa est\u00e1 presente desde o s\u00e9culo XIX.E dentre as v\u00e1rias ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o interna, hoje o jornal interno est\u00e1 sendo deixado de lado por conta do custo para se produzir. Mas vale dizer que esse \u00e9 um diferencial.Afinal, a comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 muito mais efetiva quando ela \u00e9 feita de uma forma que o receptor n\u00e3o est\u00e1 esperando. Al\u00e9m disso, o jornal interno pode ser um compilado de not\u00edcias positivas, divulga\u00e7\u00f5es de projetos e muito mais sobre a sua empresa, que pode engajar o seu colaborador, e fazer com que ele trabalhe mais feliz, logo, mais produtivo.Benef\u00edcios em implementar o jornal como estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o internaComo citamos acima, entre os benef\u00edcios de implementar o jornal interno como estrat\u00e9gia na comunica\u00e7\u00e3o da sua empresa, est\u00e1 o fato de voc\u00ea conseguir compilar muito mais de um tema em apenas uma ferramenta.O principal objetivo do jornal interno, \u00e9 a de alinhar todos os colaboradores sobre o que est\u00e1 acontecendo na empresa, afinal, n\u00e3o \u00e9 todo mundo que tem contato com todos os setores, e sabe sobre o que est\u00e1 indo bem ou mal. Isso tamb\u00e9m significa que pode ser uma ferramenta usada para evitar boatos e ru\u00eddos.Outro ponto positivo do jornal interno, est\u00e1 na oportunidade que voc\u00ea tem de dar voz aos funcion\u00e1rios. Pois, como ele \u00e9 separado por diversos temas, voc\u00ea pode convidar os colaboradores para escrever sobre algum assunto que ele goste.Dessa forma, voc\u00ea poder\u00e1 achar novos talentos, fazendo-o se achar importante por fazer parte de um projeto, al\u00e9m de dar mais diversidade \u00e0 estrutura do pr\u00f3prio jornal.Al\u00e9m disso, pelo jornal ser algo tang\u00edvel, \u00e9 comum que os colaboradores o guardem como lembran\u00e7a, o que pode dar uma vis\u00e3o positiva da empresa para a fam\u00edlia dele.Como planejar o jornal interno da empresa?Com tantos benef\u00edcios, \u00e9 claro que voc\u00ea n\u00e3o vai querer fazer um jornal interno de qualquer forma, n\u00e3o \u00e9 mesmo?O jornal precisa ser planejado, ter todos os conte\u00fados que voc\u00ea queira e ter uma linguagem din\u00e2mica, que possa ser transmitido para todos os colaboradores da empresa e tamb\u00e9m para os clientes que ir\u00e3o receber uma c\u00f3pia.Por isso, vamos te explicar passo a passo como planejar e organizar o jornal interno para a sua empresa.1. N\u00e3o poupe na criatividadePara prender o p\u00fablico, \u00e9 necess\u00e1rio que o jornal interno tenha ideias criativas e que sejam interessantes. Por isso, \u00e9 importante abordar diversos assuntos, utilizar temas diferentes que ainda n\u00e3o tenham sido debatidos.Ouse nas ideias, pense em um layout diferente e use cores chamativas (mas que fa\u00e7am parte da cultura da sua organiza\u00e7\u00e3o). Dessa forma, voc\u00ea conseguir\u00e1 chamar a aten\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico-alvo e far\u00e1 com que eles se interessem pelo seu jornal.2. Desenvolva e planeje o seu conte\u00fadoO conte\u00fado, como voc\u00ea j\u00e1 imagina, \u00e9 parte essencial do jornal interno. At\u00e9 porque, ele deve ser o principal motivo para o interesse do seu p\u00fablico, e \u00e9 o que far\u00e1 eles darem valor ao trabalho feito.Por isso, escolha bem os assuntos abordados e tente diversificar o m\u00e1ximo poss\u00edvel, assim voc\u00ea conseguir\u00e1 atingir mais pessoas.Entre os assuntos que voc\u00ea pode abordar est\u00e3o:Colunas com temas segmentados com profissionais do setorEntrevistas com diretores da empresaDicas de sa\u00fade e qualidade de vidaIndica\u00e7\u00f5es de livros, HQ\u2019s, filmes e s\u00e9riesE muito mais!3. Convide os colaboradores para participarTenho certeza que existem muitas pessoas com talentos que voc\u00ea n\u00e3o conhecia na sua empresa. Por isso, fa\u00e7a uma pesquisa com a sua equipe, converse com as pessoas e os convide para falar sobre temas que os interessem no seu jornal interno.Afinal, o texto fica com mais conte\u00fado e de forma fluida quando quem est\u00e1 escrevendo se interessa pelo assunto. Por exemplo, se a sua empresa faz parte do setor aliment\u00edcio, com certeza h\u00e1 uma pessoa no escrit\u00f3rio que gosta e cozinha muito bem. Dessa forma, voc\u00ea pode convidar essa pessoa para escrever uma receita com o produto que voc\u00ea produz. Esse \u00e9 apenas um exemplo, mas lembre-se da primeira dica de n\u00e3o poupar na criatividade.4. Cuidado com a linguagem utilizadaA comunica\u00e7\u00e3o mais eficiente \u00e9 aquela que o receptor entende a mensagem. Por isso, tente utilizar a linguagem mais simples poss\u00edvel, dessa forma todas as pessoas que forem ler o jornal, independentemente da classe social, hier\u00e1rquica ou de escolaridade, conseguir\u00e3o entender e desfrutar do conte\u00fado.5. Publique periodicamenteMesmo com todo o esfor\u00e7o usado para publicar uma edi\u00e7\u00e3o, temos certeza que com as dicas listadas nesse artigo o seu p\u00fablico ir\u00e1 adorar o seu jornal interno e j\u00e1 estar\u00e1 esperando a pr\u00f3xima edi\u00e7\u00e3o.Por isso, tente manter uma frequ\u00eancia de produ\u00e7\u00e3o e publica\u00e7\u00e3o, pois assim voc\u00ea pode fidelizar os colaboradores e clientes e transformar o jornal empresarial em um valor para a empresa.Ent\u00e3o deixe no seu planejamento, uma vez por m\u00eas, trimestre ou semestre, mas mantenha a periodicidade.Produza conte\u00fados com especialistas em comunica\u00e7\u00e3o internaClaro que a produ\u00e7\u00e3o de um jornal interno fica mais f\u00e1cil quando voc\u00ea tem o apoio de outros profissionais de comunica\u00e7\u00e3o interna, e que tenham experi\u00eancia nessa \u00e1rea.Por isso, conte sempre com o apoio da WiPlay e do nosso servi\u00e7o de Ag\u00eancia Digital. A Ag\u00eancia da Wiplay combina estrat\u00e9gia, criatividade e expertise, na busca por solu\u00e7\u00f5es inovadoras, envolvendo desde o planejamento e desenvolvimento dos projetos at\u00e9 a mensura\u00e7\u00e3o dos resultados.E dentro da equipe, h\u00e1 o suporte de jornalistas com experi\u00eancia em comunica\u00e7\u00e3o interna, que auxiliam no planejamento e produ\u00e7\u00e3o de jornais e revistas empresariais.Conclus\u00e3oComo voc\u00ea p\u00f4de ver, o jornal interno apesar de ser uma das ferramentas mais antigas na comunica\u00e7\u00e3o empresarial, \u00e9 at\u00e9 hoje uma forma eficiente de se comunicar com o seu p\u00fablico.Seja pela tradi\u00e7\u00e3o ou por ser algo tang\u00edvel, o jornal interno tem um charme \u00edmpar que impacta quem l\u00ea. Mas para continuar relevante, \u00e9 necess\u00e1ria uma reinven\u00e7\u00e3o constante nos assuntos abordados, planejamento frequente e linguagem moderna.Por isso, na pr\u00f3xima vez que voc\u00ea for fazer o planejamento de comunica\u00e7\u00e3o da sua empresa, considere todos esses fatores e inclua o jornal interno.Leia tamb\u00e9m: Gest\u00e3o \u00e0 Vista: Como implementar corretamente na sua empresa!\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Como fazer um Jornal Interno Corporativo? Veja passo a passo!","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/jornal-interno\/#breadcrumbitem"}]}]