[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/merchandising-ponto-de-venda\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/merchandising-ponto-de-venda\/","headline":"Merchandising no ponto de venda: veja as 6 melhores a\u00e7\u00f5es!","name":"Merchandising no ponto de venda: veja as 6 melhores a\u00e7\u00f5es!","description":"Table of Contents Toggle O que \u00e9 merchandising no ponto de venda?Qual a import\u00e2ncia do merchandising no ponto de venda?Experi\u00eancia de compraVisibilidade do neg\u00f3cioE visual merchandising, o que \u00e9?A\u00e7\u00f5es de merchandising para o ponto...","datePublished":"2021-03-18","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/#Person","name":"Andr\u00e9 Luiz Sabatini","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/acoes-merchandising-ponto-de-venda.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/acoes-merchandising-ponto-de-venda.jpg","height":667,"width":1200},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/merchandising-ponto-de-venda\/","video":{"message":"Forbidden"},"about":["Sinaliza\u00e7\u00e3o Digital"],"wordCount":2603,"articleBody":"Table of ContentsToggleO que \u00e9 merchandising no ponto de venda?Qual a import\u00e2ncia do merchandising no ponto de venda?Experi\u00eancia de compraVisibilidade do neg\u00f3cioE visual merchandising, o que \u00e9?A\u00e7\u00f5es de merchandising para o ponto de venda1. Exposi\u00e7\u00e3o de displays (Digital Signage)2. Cross-merchandising3. Marketing sensorial4. Video Wall5. Amostras gratuitas6. Promo\u00e7\u00f5esPDV Digital: uso da tecnologia no varejo\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tVoc\u00ea que acompanha nosso blog deve estar se perguntando, vamos falar novamente sobre visual merchandising? A resposta \u00e9 sim, e compartilho com voc\u00eas o motivo de retornar a este tema.A pandemia COVID-19 transformou o varejo. Observamos aeroportos suspendendo suas atividades, hot\u00e9is, bares e restaurantes reduzindo sua opera\u00e7\u00e3o ou encerrando o neg\u00f3cio.Recentemente em uma de nossas reuni\u00f5es peri\u00f3dicas de apresenta\u00e7\u00e3o de resultados e planejamento de a\u00e7\u00f5es de comunica\u00e7\u00e3o com um de nossos clientes de varejo, est\u00e1vamos discutindo sobre o quanto tudo isso alterou o comportamento do consumidor.A demanda por produtos de limpeza, ingredientes para prepara\u00e7\u00e3o de refei\u00e7\u00f5es em casa, utens\u00edlios de cozinha, organiza\u00e7\u00e3o do lar, artigos para pets, jardinagem cresceu significativamente enquanto outras categorias como produtos de maquiagem e outros itens considerados n\u00e3o essenciais reduziram.Face a este cen\u00e1rio \u00e9 hora de repensar o merchandising visual de nosso PDV para atender \u00e0s novas demandas de consumo e necessidades dos consumidores.O que \u00e9 merchandising no ponto de venda?No artigo sobre visual merchandising apresentamos seu conceito, para que serve e exploramos as possibilidades de aplica\u00e7\u00e3o de t\u00e9cnicas de VM no seu ponto de venda.Aprendemos que o Visual Merchandising tem como objetivo final criar uma experi\u00eancia de compra singular para seus consumidores. Quando alcan\u00e7amos este objetivo, nosso cliente experimenta o que temos de melhor a oferecer: ambiente, organiza\u00e7\u00e3o, qualidade dos produtos e servi\u00e7o, al\u00e9m de um atendimento de excel\u00eancia.Dessa forma, fidelizamos o cliente e fazemos dele um embaixador da marca que, al\u00e9m de voltar a consumir em nossa loja, ir\u00e1 recomend\u00e1-la para amigos e familiares.Qual a import\u00e2ncia do merchandising no ponto de venda?Vivemos um momento em que as pessoas se veem obrigadas a reduzir suas sa\u00eddas ao m\u00ednimo, para preserva\u00e7\u00e3o da pr\u00f3pria sa\u00fade e de todas a sua volta.Esta experi\u00eancia voltou nossa aten\u00e7\u00e3o para cuidados e o desenvolvimento de h\u00e1bitos que at\u00e9 ent\u00e3o nunca havia sido pensado.\u00c9 fato que muitos destes h\u00e1bitos e costumes estar\u00e3o presentes em nossas vidas mesmo ap\u00f3s o per\u00edodo p\u00f3s pandemia.O Visual Merchandising mais uma vez pode ser um grande aliado para trazer conforto e seguran\u00e7a para seus clientes durante a sua estada no seu ponto de venda.Experi\u00eancia de compraQuando pensamos na experi\u00eancia de compra dos nossos clientes agora onde tudo est\u00e1 diferente, \u00e9 necess\u00e1rio repensar as a\u00e7\u00f5es de visual merchandising PDV, proporcionando uma experi\u00eancia singular aos nossos clientes..Utilizar seu sistema de sinaliza\u00e7\u00e3o digital para comunicar os consumidores  quanto \u00e0s medidas de higiene aplicadas no seu estabelecimento, transmite conforto, seguran\u00e7a e compromisso com a sa\u00fade de seus clientes.Nossa equipe de jornalismo e cria\u00e7\u00e3o produziu alguns materiais digitais sobre o tema, veja:Caso queira utilizar este e outros conte\u00fados em seu estabelecimento, \u00e9 s\u00f3 entrar em contato com a gente que enviamos para voc\u00ea. E n\u00e3o se preocupe, \u00e9 sem custo!Outro ponto importante \u00e9 o treinamento e capacita\u00e7\u00e3o dos colaboradores que mant\u00eam algum tipo de interatividade com seus clientes. Todos precisam conhecer os produtos, servi\u00e7os, pol\u00edticas de garantia e processos da empresa para que possam prestar informa\u00e7\u00f5es precisas aos seus clientes durante o atendimento, transmitindo seguran\u00e7a e confiabilidade.Visibilidade do neg\u00f3cio\u00c9 extremamente importante lembrar que a quarentena mudou o comportamento do consumidor n\u00e3o s\u00f3 no que se refere aos produtos consumidos, mas tamb\u00e9m onde consome.O comportamento do consumidor \u00e9 fortemente influenciado quando implementadas t\u00e9cnicas de visual merchandising corretamente no ponto de venda.Vitrines bem produzidas, produtos dispostos de forma correta e uma boa jornada de compra, contribuem para o aumento do ticket m\u00e9dio.E visual merchandising, o que \u00e9?Sabemos serem t\u00e9cnicas aplicadas que comp\u00f5em a experi\u00eancia de compra do cliente. Eu gostaria de convidar a todos a pensar o que \u00e9 VM em tempo de pandemia. Precisamos estar muito mais atentos aos detalhes que podem fazer com o que o cliente se sinta confort\u00e1vel para visitar e estar em seu PDV. Nunca antes a facilidade de estacionamento, limpeza, organiza\u00e7\u00e3o e disposi\u00e7\u00e3o de produtos foram t\u00e3o importantes. Precisamos considerar que com a mudan\u00e7a de comportamento o tempo de perman\u00eancia nos locais foi reduzido.Criar uma boa jornada de compra, corredores livres para o tr\u00e1fego, repensar a disposi\u00e7\u00e3o dos produtos na loja de acordo com as tend\u00eancias de consumo, buscar novos mix de produtos e montar vitrines mais atraentes s\u00e3o itens de extrema aten\u00e7\u00e3o e import\u00e2ncia, principalmente no contexto atual.A\u00e7\u00f5es de merchandising para o ponto de vendaDiante do cen\u00e1rio de restart do varejo, precisamos ajustar nossas a\u00e7\u00f5es, aqui citamos alguns exemplos de como implementar corretamente o merchandising em seu estabelecimento de varejo:1. Exposi\u00e7\u00e3o de displays (Digital Signage)A disposi\u00e7\u00e3o dos displays de sinaliza\u00e7\u00e3o digital no PDV orienta e conduz o cliente durante a visita.Ofertas, informa\u00e7\u00f5es de hor\u00e1rio de funcionamento, regras de distanciamento social, higiene e seguran\u00e7a, indica\u00e7\u00e3o de se\u00e7\u00f5es, todo este conte\u00fado deve ser aplicado em seus displays.2. Cross-merchandisingPromover o cross entre os departamentos do PDV pode contribuir para a compra por impulso, assim como melhorar a experi\u00eancia do consumidor. Existem diversas formas que podemos trabalhar. N\u00e3o apenas apresentar aquela oferta de manteiga nos displays da padaria, mas tamb\u00e9m outros conte\u00fados de valor como receitas r\u00e1pidas, dicas de alimenta\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel, dentre outros.3. Marketing sensorialExplorar os 5 sentidos dos nossos clientes durante sua visita \u00e9 uma excelente estrat\u00e9gia e que contribui de forma significativa para a experi\u00eancia de compra. Ambientes bem iluminados, uma playlist alinhada ao perfil do seu p\u00fablico; trabalhar o olfato desenvolvendo uma fragr\u00e2ncia que represente sua marca.\u00c9 poss\u00edvel, at\u00e9 mesmo, a\u00e7\u00f5es em que voc\u00ea dispensa o aroma do produto no ambiente enquanto sua propaganda ou oferta \u00e9 exibida nos displays espalhados pela loja. J\u00e1 imaginou aquele cheirinho de caf\u00e9 fresco no ambiente simultaneamente \u00e0 exibi\u00e7\u00e3o do an\u00fancio dos produtos nos displays?4. Video WallO v\u00eddeo wall \u00e9 um recurso com grande potencial para comunica\u00e7\u00e3o e atra\u00e7\u00e3o de clientes para o seu estabelecimento.Agora vamos pensar em como aplicar o v\u00eddeo wall e aproveitar ao m\u00e1ximo suas vantagens.Por exemplo, em um restaurante na pra\u00e7a de alimenta\u00e7\u00e3o do shopping, o v\u00eddeo wall pode ser o elemento que ir\u00e1 influenciar a decis\u00e3o do consumidor na escolha do restaurante. Ou, em vias de grande acesso seu uso na fachada tem como objetivo trazer o cliente que est\u00e1 em tr\u00e2nsito para dentro da loja. Para obter bons resultados n\u00e3o adianta investir apenas no equipamento adequado, mas tamb\u00e9m no conte\u00fado que ser\u00e1 exibido. Afinal, esse \u00e9 o motivo pelo qual instalamos o v\u00eddeo wall: transmitir a informa\u00e7\u00e3o.5. Amostras gratuitasO comportamento e necessidades de consumo mudaram e, com isso, precisamos pensar em novos mix de produtos e promover suas vendas. Diante deste cen\u00e1rio, novos produtos precisam e devem ser inseridos no mix do seu PDV, distribua amostras aos seus clientes para que eles conhe\u00e7am seus novos itens e os inclua em sua lista de compras.6. Promo\u00e7\u00f5esPromo\u00e7\u00f5es nas lojas f\u00edsicas em dias especiais atraem os consumidores estimulando o consumo, seja pela compra por impulso ou por necessidade. Converse com seus fornecedores, crie alian\u00e7as e elabore promo\u00e7\u00f5es que tenham como objetivo estimular a visita na loja f\u00edsica. PDV Digital: uso da tecnologia no varejoAt\u00e9 aqui falamos sobre como criar uma experi\u00eancia de compra incr\u00edvel para nossos clientes aplicando t\u00e9cnicas de merchandising no ponto de venda. Tais como o uso de displays, experi\u00eancias sensoriais, organiza\u00e7\u00e3o do PDV, treinamento das equipes que s\u00e3o os pontos de contato com os clientes, dentre outras a\u00e7\u00f5es.O que torna o desafio muito maior, \u00e9 a concorr\u00eancia entre o varejo f\u00edsico e on-line. Por isso, \u00e9 fundamental proporcionar aos clientes uma experi\u00eancia completa.\u00c9 fato que o comprador pode experimentar sensa\u00e7\u00f5es no varejo f\u00edsico que o digital nunca vai lhe proporcionar, mas n\u00e3o podemos pensar somente nesta dire\u00e7\u00e3o. Assim como os h\u00e1bitos de consumo mudaram, os h\u00e1bitos de vida tamb\u00e9m. Solicitamos transporte por aplicativo, resolvemos nossas quest\u00f5es financeiras por aplicativos, nossa vida \u00e9 digital e o PDV tamb\u00e9m precisa ser.A\u00e7\u00f5es simples podem tornar seu PDV mais inteligente e digital, veja algumas possibilidades:Distribuir QR CODE no ambiente com informa\u00e7\u00f5es sobre produtos, servi\u00e7os, dicas e conte\u00fado para download;Terminais de auto atendimento para compras integradas ao website, onde o cliente pode comprar no ambiente f\u00edsico e receber em seu endere\u00e7o;Oferecer Wi-Fi durante as compras: al\u00e9m de ser um benef\u00edcio tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel monitorar a quantidade de pessoas que est\u00e3o no ambiente, entregar ofertas e informa\u00e7\u00f5es personalizadas;Uso de c\u00e2meras para monitorar a temperatura corporal dos seus clientes, oferecendo assim maior seguran\u00e7a para todos;Self checkout: agiliza a passagem nos caixas e elimina pontos de contato.O objetivo deste post \u00e9 de estimular a todos a reflex\u00e3o sobre como podemos encontrar novos caminhos para seguir neste mundo novo.At\u00e9 o pr\u00f3ximo!\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Merchandising no ponto de venda: veja as 6 melhores a\u00e7\u00f5es!","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/merchandising-ponto-de-venda\/#breadcrumbitem"}]}]