[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/metricas-na-comunicacao-interna\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/metricas-na-comunicacao-interna\/","headline":"M\u00e9tricas de Comunica\u00e7\u00e3o Interna: a import\u00e2ncia de entender esses dados","name":"M\u00e9tricas de Comunica\u00e7\u00e3o Interna: a import\u00e2ncia de entender esses dados","description":"Depois de elaborar uma estrat\u00e9gia de Comunica\u00e7\u00e3o Interna completa \u00e9 preciso medir seus resultados. As m\u00e9tricas na Comunica\u00e7\u00e3o Interna apresentam os dados da performance e do desempenho da comunica\u00e7\u00e3o e s\u00e3o essenciais para definir...","datePublished":"2022-03-08","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/emanuela-vieira\/#Person","name":"Emanuela Vieira","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/emanuela-vieira\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/cc1edfb5846b709da425530000c59290?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/cc1edfb5846b709da425530000c59290?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/image-6.png","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/03\/image-6.png","height":525,"width":945},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/metricas-na-comunicacao-interna\/","about":["Aplicativo de comunica\u00e7\u00e3o interna","Destaque","TV Corporativa"],"wordCount":1618,"articleBody":"\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tDepois de elaborar uma estrat\u00e9gia de Comunica\u00e7\u00e3o Interna completa \u00e9 preciso medir seus resultados. As m\u00e9tricas na Comunica\u00e7\u00e3o Interna apresentam os dados da performance e do desempenho da comunica\u00e7\u00e3o e s\u00e3o essenciais para definir os pr\u00f3ximos passos estrat\u00e9gicos da empresa.Nos \u00faltimos dois anos, a Comunica\u00e7\u00e3o Interna passou por um processo acelerado de digitaliza\u00e7\u00e3o. Esse fato \u00e9 confirmado por 66,3% das empresas que participaram da pesquisa Social Base\/A\u00e7\u00e3o Integrada em 2021.Assim que a pandemia centralizou a comunica\u00e7\u00e3o no digital, isso exigiu que gestores estivessem atentos as suas m\u00e9tricas, j\u00e1 que a Comunica\u00e7\u00e3o Interna n\u00e3o deve ser feita de modo especulativo.Por que observar as m\u00e9tricas?\u00c9 comum pensar que \u00e9 dif\u00edcil mensurar o impacto de uma Comunica\u00e7\u00e3o Interna, muitos acham que os resultados s\u00e3o imprecisos ou relativos. Sejam quais forem os objetivos – aumentar produtividade, gerar engajamento, comunicar dados ou aumentar a participa\u00e7\u00e3o entre os setores – h\u00e1 indicadores que ajudam a entender como o conte\u00fado \u00e9 recebido.As m\u00e9tricas fazem com que a comunica\u00e7\u00e3o se torne mais participativa, e n\u00e3o apenas um mero instrumento de gest\u00e3o. Todas as \u00e1reas da empresa s\u00e3o beneficiadas por essa an\u00e1lise – como por exemplo o RH pode entender melhor os motivos da alta ou baixas taxas de rotatividade da empresa.Ningu\u00e9m quer perder tempo e dinheiro com formatos de comunica\u00e7\u00e3o fracas. A sa\u00edda \u00e9 mensurar as taxas de engajamentos, n\u00famero de leitores de comunicados, feedbacks, assim como retorno sobre investimentos (ROI).Mas por onde come\u00e7ar a analisar as m\u00e9tricas da Comunica\u00e7\u00e3o Interna? Os indicadores s\u00e3o:LinkedInA p\u00e1gina de LinkedIn de uma empresa \u00e9 o ponto chave para comunica\u00e7\u00e3o interna com os colaboradores. A plataforma \u00e9 considerada a mais eficaz para empresas e permite visualizar a intera\u00e7\u00e3o com cada tipo de conte\u00fado.S\u00e3o disponibilizados relat\u00f3rios dos \u00faltimos 30 dias de conte\u00fado em fotos, v\u00eddeos ou textos publicados. Por meio do aplicativo voc\u00ea consegue entender o que trouxe mais cliques, o tr\u00e1fego org\u00e2nico ou o pago.E-mail corporativoCom o disparo peri\u00f3dicos de e-mails, \u00e9 importante analisar se eles est\u00e3o realmente sendo abertos.A taxa de abertura, assim como a taxa de cliques nos links sugeridos nos e-mails s\u00e3o indicativos de que a mensagem para os colaboradores \u00e9 efetiva. \u00c9 recomendado que a taxa de leitura dos e-mails fique no m\u00ednimo de 37%.Instagram, Twitter e FacebookAs empresas que possuem contas espec\u00edficas para o engajamento dos colaboradores nas redes sociais podem analisar suas m\u00e9tricas facilmente. As redes sociais possuem aba de gerenciamento com hist\u00f3rico de intera\u00e7\u00f5es, curtidas, compartilhamentos, cliques e coment\u00e1rios no conte\u00fado postado.Al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel observar qual \u00e9 o hor\u00e1rio mais indicado para fazer a publica\u00e7\u00e3o de novos conte\u00fados. Um pequeno gr\u00e1fico indica quais dias das semanas os seguidores est\u00e3o mais ativos. Se um conte\u00fado de Comunica\u00e7\u00e3o Interna teve baixa interatividade em um hor\u00e1rio popular, talvez seja preciso repens\u00e1-lo.V\u00eddeos corporativosO uso de v\u00eddeos corporativos \u00e9 um formato de m\u00eddia mais acess\u00edvel do que longos textos. Muitas vezes \u00e9 hospedado diretamente no YouTube ou nos aplicativos corporativos.Analisando as m\u00e9tricas \u00e9 poss\u00edvel ver se os colaboradores abandonam o v\u00eddeo no meio, a taxa de reprodu\u00e7\u00e3o e se h\u00e1 alguma intera\u00e7\u00e3o com o conte\u00fado.Os gestores podem analisar esses dados e ver quais conte\u00fados que mais atraem o seu p\u00fablico interno, assim como a extens\u00e3o do v\u00eddeo (um formato mais din\u00e2mico ou lento) mais recomendada e a melhor periodicidade – di\u00e1ria, semanal ou mensal.Blog interno e siteAs taxas de cliques s\u00e3o as mais importantes, pois demonstram que o colaborador n\u00e3o ficou preso ao t\u00edtulo do artigo, mas sim pode l\u00ea-lo e compreend\u00ea-lo.Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel analisar o tempo de perman\u00eancia da pessoa no artigo ou p\u00e1gina do site como term\u00f4metro do conte\u00fado vinculado.Apps de comunica\u00e7\u00e3o internaAplicativos corporativos, como AppTalk, facilitam a mensura\u00e7\u00e3o das m\u00e9tricas na Comunica\u00e7\u00e3o Interna e s\u00e3o a maneira mais simples de rastrear o engajamento nos conte\u00fados publicados e garantir que a informa\u00e7\u00e3o realmente chegou ao colaborador.Os apps suportam todas as formas de m\u00eddias, assim como compartilhamento de documentos em nuvem e textos. \u00c9 poss\u00edvel ver todas as taxas de abertura dos arquivos, cliques nos textos, aberturas das notifica\u00e7\u00f5es, dados dos colaboradores e posts mais acessados dentro da interface.Inscri\u00e7\u00e3o em eventosAvaliar a ades\u00e3o aos eventos e benef\u00edcios da empresa, sejam eles palestras ou apenas confraterniza\u00e7\u00f5es, demonstra a qualidade do envolvimento dos colaboradores com as atividades fornecidas.An\u00e1lise quais eventos possuem mais ades\u00e3o e qual \u00e9 a rapidez de inscri\u00e7\u00f5es, esses s\u00e3o indicativos da qualidade da comunica\u00e7\u00e3o e demonstram se est\u00e1 alcan\u00e7ando os colaboradores.TV CorporativaA TV Corporativa \u00e9 uma \u00f3tima ferramenta para promover a percep\u00e7\u00e3o interna sobre a pr\u00f3pria empresa. Para trabalhar com esse Comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 importante ter em mente o n\u00famero de conte\u00fados que est\u00e1 veiculados na TV, essa informa\u00e7\u00e3o vai demonstrar se a quantidade de conte\u00fado est\u00e1 sendo adequada para a empresa.Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel analisar a taxa de visualiza\u00e7\u00f5es dos conte\u00fados por meio da WEB TV. Na plataforma voc\u00ea consegue ver coment\u00e1rios, n\u00famero de visualiza\u00e7\u00f5es e a escolha de conte\u00fado! A plataforma analisa tamb\u00e9m os dados do conte\u00fado postado, al\u00e9m de mostrar o engajamento dos colaboradores.Conclus\u00e3oComo pudemos ver, a checagem de m\u00e9tricas deve fazer parte da cultura da empresa e servir como um guia para a cria\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias.Para facilitar a gest\u00e3o desses dados, o AppTalk \u00e9 o aplicativo corporativo de distribui\u00e7\u00e3o de conte\u00fado que concentra todas as m\u00e9tricas na Comunica\u00e7\u00e3o Interna. Um texto pouco lido ou um v\u00eddeo corporativo com baixa intera\u00e7\u00e3o s\u00e3o indicativos de que \u00e9 preciso pensar em outro formato de conte\u00fado.Esses dados ser\u00e3o de grande ajuda se forem compartilhados com todos os gestores para checar se a Comunica\u00e7\u00e3o Interna est\u00e1 sendo efetiva, ou se precisa de uma repaginada com novos investimentos.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"M\u00e9tricas de Comunica\u00e7\u00e3o Interna: a import\u00e2ncia de entender esses dados","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/metricas-na-comunicacao-interna\/#breadcrumbitem"}]}]