[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ooh-entenda-como-e-por-que-investir-em-publicidade-externa\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ooh-entenda-como-e-por-que-investir-em-publicidade-externa\/","headline":"OOH: Entenda como e por que investir em publicidade externa","name":"OOH: Entenda como e por que investir em publicidade externa","description":"Table of Contents Toggle O que \u00e9 OOHComo surgiu o Out of HomeA mensura\u00e7\u00e3o de resultados no OOH4 blocos de dados trabalham em conjunto e permitem a medi\u00e7\u00e3o da audi\u00eancia em OOH, s\u00e3o eles:1.     ...","datePublished":"2021-09-28","dateModified":"2023-01-05","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/#Person","name":"Andr\u00e9 Luiz Sabatini","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/andre_sabatini\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e600e78cfd3857a252a51bc8968fee43?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/09\/image-7.png","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/09\/image-7.png","height":315,"width":567},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ooh-entenda-como-e-por-que-investir-em-publicidade-externa\/","about":["Sinaliza\u00e7\u00e3o Digital"],"wordCount":1744,"articleBody":"Table of ContentsToggleO que \u00e9 OOHComo surgiu o Out of HomeA mensura\u00e7\u00e3o de resultados no OOH4 blocos de dados trabalham em conjunto e permitem a medi\u00e7\u00e3o da audi\u00eancia em OOH, s\u00e3o eles:1.      Deslocamento das pessoas2.      Medi\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fego3.      Localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica e formato do painel4.      ResultadosComo obter bons resultados com a\u00e7\u00f5es OOH?Entenda o recurso (voca\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo)Localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica e momentoPorque investir em OOH\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tO que \u00e9 OOHA m\u00eddia Out of Home (fora de casa \u2013 em tradu\u00e7\u00e3o livre) \u00e9 a famosa m\u00eddia externa. Quem nunca saiu de casa e se deparou com diversas propagandas te cercando?Seja em um outdoor, no ponto de \u00f4nibus, na parede do metr\u00f4 ou uma simples pessoa te entregando um panfleto na rua, somos cercados por marcas tentando chamar a nossa aten\u00e7\u00e3o.Mas voc\u00ea sabe como surgiu esse tipo de publicidade?Como surgiu o Out of HomeTalvez voc\u00ea n\u00e3o saiba, mas este \u00e9 um dos formatos de m\u00eddia mais antigos existentes. H\u00e1 milhares de anos no Egito antigo, para tornar leis e tratados p\u00fablicos, eram feitas inscri\u00e7\u00f5es em obeliscos de pedra. Um pouco mais a frente em Roma, tiras de metal eram fixadas nos muros onde as pessoas podiam escrever seus an\u00fancios sobre a venda de produtos, servi\u00e7os e tamb\u00e9m suas ideias.N\u00e3o podemos deixar de citar outras formas de an\u00fancios encontrados em livros de hist\u00f3ria, inscri\u00e7\u00f5es pr\u00e9-hist\u00f3ricas nas cavernas, hieroglifos eg\u00edpcios nas paredes dos templos e muitas outras refer\u00eancias.As coisas mudaram quando no s\u00e9culo XV Gutenberg criou a primeira m\u00e1quina de impress\u00e3o.  Diante desta novidade os dois grandes poderes da \u00e9poca, Estado e Igreja, passaram a utilizar este recurso sob a forma de monop\u00f3lio. Os an\u00fancios eram compostos por textos tipogr\u00e1ficos acrescidos de uma vinheta e em 1796 surgiu o an\u00fancio Ilustrado.Em 1808 desembarca no Brasil a fam\u00edlia real portuguesa, nesta mesma \u00e9poca s\u00e3o inauguradas as primeiras tipografias em solo Brasileiro e no s\u00e9culo XX an\u00fancios OOH s\u00e3o veiculados nos bondes.Muitos outros pontos importantes marcam a evolu\u00e7\u00e3o do OOH at\u00e9 o que conhecemos nos dias de hoje.A mensura\u00e7\u00e3o de resultados no OOHAgora que voc\u00ea j\u00e1 sabe que o OOH \u00e9 um dos meios mais antigos de an\u00fancio, voc\u00ea precisa saber que ele \u00e9 um dos mais precisamente mensurados.Atualmente n\u00e3o se compra espa\u00e7o na m\u00eddia, mas sim audi\u00eancia. Quando comparado \u00e0 TV o OOH \u00e9 o \u00fanico meio que utiliza padr\u00f5es globalmente aceitos para m\u00e9tricas de audi\u00eancia. Esses padr\u00f5es s\u00e3o padronizados pela Esomar e endossados por entidades como WFA e a EACA e atendem aos 4As do marketing.Ao contr\u00e1rio de outros ve\u00edculos que oferecem dados sobre a possibilidade de views (OTC \u2013 Opportunity to contact) x impress\u00e3o, o OOH oferece dados com o n\u00famero real de views (VAC \u2013 Visibility adjusted contact).Utilizando-se de um sistema que integra grande conjunto de dados o OOH \u00e9 pioneiro em Big Data.4 blocos de dados trabalham em conjunto e permitem a medi\u00e7\u00e3o da audi\u00eancia em OOH, s\u00e3o eles:1.      Deslocamento das pessoasPesquisas realizadas com um n\u00famero significativo de pessoas identificam como elas se deslocam pelas cidades.Os dados podem ser obtidos por mem\u00f3ria e tamb\u00e9m s\u00e3o enriquecidos com dados coletados de forma passiva a partir de smartfones e dispositivos GPS, capazes de identificar, velocidade e altura, registrando com precis\u00e3o o local por onde a pessoa transita, identificando at\u00e9 mesmo o andar de um edifico.2.      Medi\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fegoRecursos como dispositivos de capta\u00e7\u00e3o de imagem com contagem de fluxo, somam-se a diversas outras fontes de informa\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fego, fontes oficiais de governo e imagens de sat\u00e9lite.3.      Localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica e formato do painelCada painel \u00e9 \u00fanico, suas dimens\u00f5es, apar\u00eancia, tipo de dispositivo e localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica. Este painel \u00e9 classificado estabelecendo assim a quantidade de ve\u00edculos e pessoas resultando nos views.4.      ResultadosAtrav\u00e9s de t\u00e9cnicas psicol\u00f3gicas podemos estabelecer um padr\u00e3o de como as pessoas reagem ao mundo ao seu redor. Esse padr\u00e3o comp\u00f5e os algoritmos mais modernos de medi\u00e7\u00e3o OOH. Com as informa\u00e7\u00f5es sobre deslocamento das pessoas, ve\u00edculos, caracter\u00edsticas do painel, geolocaliza\u00e7\u00e3o os algoritmos podem converter OTC e VACs, fornecendo assim precis\u00e3o nas m\u00e9tricas OOH.Como obter bons resultados com a\u00e7\u00f5es OOH?Presente em diversos ambientes, tais como aeroportos, rodovi\u00e1rias, supermercados, ag\u00eancias banc\u00e1rias e at\u00e9 mesmo na cabine de um elevador, o OOH \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o eficiente quando sem pensa em criar brand awareness (notoriedade de marca).Quando falamos em OOH, para alcan\u00e7ar os resultados esperados \u00e9 importante estar atento a 2 aspectos.Entenda o recurso (voca\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo)Os an\u00fancios OOH est\u00e3o nas ruas e disputam a aten\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico alvo, com diversos outros elementos (sinal de tr\u00e2nsito, atravessar a rua, dentre outros). Seus an\u00fancios precisam conter mais imagens que palavras, ficando este espa\u00e7o reservado para aquilo que \u00e9 realmente importante como por exemplo um \u201ccall to action\u201d direcionando o publico para a a\u00e7\u00e3o que voc\u00ea precisa que ele fa\u00e7a.Localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica e momentoO tempo necess\u00e1rio para percorrer uma dist\u00e2ncia s\u00e3o fatores decisivos no momento da escolha de onde vamos comprar ou consumir (seja um almo\u00e7o ou a compra de um produto), tendencialmente as pessoas buscam lugares pr\u00f3ximos de onde est\u00e3o. Na hora de distribuir seus an\u00fancios, considere a localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica dos pontos de exibi\u00e7\u00e3o. O hor\u00e1rio tamb\u00e9m \u00e9 importante.Um exemplo \u00e9 a exibi\u00e7\u00e3o do an\u00fancio de um restaurante ao redor de um edif\u00edcio comercial nas horas pr\u00f3ximas ao almo\u00e7o.Porque investir em OOHEstima-se que at\u00e9 2050 metade da popula\u00e7\u00e3o mundial vai viver em grandes cidades, esta concentra\u00e7\u00e3o de pessoas favorece o crescimento do OOH.Segundo o Midia Dados, em 2019 a penetra\u00e7\u00e3o do OOH cresceu 6% ao longo dos \u00faltimos anos. L\u00edder absoluto de penetra\u00e7\u00e3o de m\u00eddia a TV aberta em 30 dias chega a 87% da popula\u00e7\u00e3o enquanto o OOH chega a 86%.A PWC atrav\u00e9s de pesquisa aponta o crescimento do mercado que era de US$39 bilh\u00f5es em 2018 para US$44 bilh\u00f5es em 2022. O crescimento m\u00e9dio mensal foi de 3,9%O gr\u00e1fico a seguir aponta este crescimento e tamb\u00e9m compara o crescimento do DOOH x OOH (impresso).Conclus\u00e3oAgora que voc\u00ea j\u00e1 conhece um pouco mais sobre a hist\u00f3ria, como extrair bons resultados e o crescimento esperado para este mercado. Que tal iniciar o seu projeto de OOH com as solu\u00e7\u00f5es digitais da Wiplay?Entre em contato com a nossa equipe no nosso site e comece j\u00e1! Afinal de contas o seu cliente est\u00e1 na rua, e sua marca onde voc\u00ea vai colocar?\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"OOH: Entenda como e por que investir em publicidade externa","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ooh-entenda-como-e-por-que-investir-em-publicidade-externa\/#breadcrumbitem"}]}]