[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ponto-de-venda\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ponto-de-venda\/","headline":"Ponto de venda: aprenda como montar e ter sucesso no varejo!","name":"Ponto de venda: aprenda como montar e ter sucesso no varejo!","description":"Certamente em suas conversas e pensamentos a ideia de montar um neg\u00f3cio j\u00e1 deve ter lhe ocorrido. M\u00e1s como come\u00e7ar? 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M\u00e1s como come\u00e7ar? Qual o tipo de neg\u00f3cio vou montar?\u00a0Quando pensamos em montar um neg\u00f3cio s\u00e3o muitos os aspectos que precisam ser analisados.\u00a0Muito mais do que iniciar um empreendimento pelo qual voc\u00ea \u00e9 apaixonado ou conhe\u00e7a muito bem n\u00e3o \u00e9 garantia de sucesso. Muitos pontos precisam ser considerados: p\u00fablico, concorrentes, estrat\u00e9gias para atra\u00e7\u00e3o de clientes,  caracter\u00edsticas f\u00edsicas do local e at\u00e9 mesmo se o lado da rua \u00e9 favor\u00e1vel de acordo com o fluxo de carros e pedestres. Neste texto vamos abordar como escolher o ponto de venda corretamente e te ajudar a encontrar as respostas necess\u00e1rias para fazer de seu neg\u00f3cio um grande sucesso!O que \u00e9 um ponto de venda? \u00c9 importante entender exatamente o conceito do que \u00e9 um ponto de venda. Em todas as literaturas dispon\u00edveis a defini\u00e7\u00e3o de Ponto de venda ou PDV (do ingl\u00eas “point of sale”, POS) \u00e9 um local onde um produto \u00e9 exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidade ou promo\u00e7\u00e3o em que sejam oferecidas, por tempo limitado, vantagens adicionais aos consumidores. O PDV \u00e9 o local onde o cliente manifesta o seu comportamento de compra.Como montar um ponto de vendas? Em todos os nossos textos mencionamos a import\u00e2ncia da preocupa\u00e7\u00e3o com a experi\u00eancia de compra. O layout de sua loja, forma como os produtos s\u00e3o expostos s\u00e3o itens que traduzem sua preocupa\u00e7\u00e3o e cuidado com seu cliente. Ofere\u00e7a aos seus clientes processos simplificados de troca de produtos, quando poss\u00edvel o delivery \u00e9 uma excelente op\u00e7\u00e3o, utilize a tecnologia a seu favor, disponibilize aos consumidores a possibilidade de comprar online e retirar na loja f\u00edsica, ou comprar na loja e receber em casa.Informe seus clientes sobre estas e outras facilidades. A informa\u00e7\u00e3o para seus clientes merece uma aten\u00e7\u00e3o especial. Atrav\u00e9s de telas digitais espalhadas em seu PDV voc\u00ea pode prover aos seus clientes informa\u00e7\u00f5es sobre seus produtos e servi\u00e7os. A informa\u00e7\u00e3o entregue de forma clara transmite seguran\u00e7a para seus clientes, demonstra o seu conhecimento sobre o que est\u00e1 sendo ofertado e possibilita ao cliente tomar decis\u00f5es de compra de forma assertiva e segura. As telas digitais tamb\u00e9m podem funcionar como suporte a sua equipe de vendas, com informa\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas, uso e aplica\u00e7\u00e3o dos seus produtos. Quando integradas as suas redes sociais, site, e-commerce, criam uma comunica\u00e7\u00e3o uniforme, evitando o t\u00e3o comum desencontro de informa\u00e7\u00f5es.Escolha da localiza\u00e7\u00e3o ideal Quando iniciamos a busca pelo local f\u00edsico onde nosso PDV ser\u00e1 instalado n\u00e3o podemos nos esquecer dos 4PS. O equil\u00edbrio entre Ponto (Ponto \u00e9 a localiza\u00e7\u00e3o), Pre\u00e7o, Produtos e Promo\u00e7\u00f5es \u00e9 essencial para o sucesso do seu neg\u00f3cio. Considerando esta regra o Ponto \u00e9 o mais importante deles, uma vez que este n\u00e3o permite ajustes ao longo do tempo. Podemos ajustar nossos Pre\u00e7os, Produtos e Promo\u00e7\u00f5es, mas o Ponto demanda investimento e a mudan\u00e7a do h\u00e1bito de seu cliente em se dirigir at\u00e9 outro local. Para definir o melhor ponto de venda do seu neg\u00f3cio, uma estrat\u00e9gia \u00e9 se colocar no lugar do cliente. Aqui s\u00e3o consideradas facilidade de estacionamento e acesso, posi\u00e7\u00e3o da rua, observe a incid\u00eancia de sol, visibilidade de sua loja, se o PDV escolhido est\u00e1 no n\u00edvel da rua, o tamanho f\u00edsico do local atende suas necessidades?Como ser\u00e1 o tr\u00e2nsito do cliente dentro da sua loja? Outros aspectos que precisam ser considerados e avaliados, condi\u00e7\u00f5es do im\u00f3vel, energia el\u00e9trica, internet, telefone. Fa\u00e7a uma pesquisa na vizinhan\u00e7a, avalie os concorrentes, informe-se sobre o valor m\u00e9dio do aluguel ou o valor de compra do im\u00f3vel. Uma vez que o local esteja escolhido, verifique junto aos \u00f3rg\u00e3os competentes, prefeitura, bombeiros se naquele local \u00e9 permitido que seja instalado uma loja como a sua. Negocie com o propriet\u00e1rio o valor de loca\u00e7\u00e3o e per\u00edodo contratual. M\u00e1s e se minha loja for instalada em um Shopping Center? De prefer\u00eancia as localiza\u00e7\u00f5es pr\u00f3ximas \u00e0s escadas rolantes, pra\u00e7as de alimenta\u00e7\u00e3o e lojas \u00e2ncoras. Planeje as a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias de marketingTradicionalmente o marketing trata os aspectos do produto e marca. Para o nosso objetivo precisamos pensar no marketing para varejo, aqui o nosso foco \u00e9 o cliente. Nossas a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias precisam estar direcionadas para o nosso p\u00fablico este \u00e9 o primeiro passo. O melhor caminho para a conquista de novos clientes e fideliza\u00e7\u00e3o \u00e9 o conhecimento sobre este p\u00fablico. Idade, H\u00e1bitos de Consumo, Classe social, fique atento a Diversidade, de acordo com a pesquisa \u201cO mercado da maioria: periferia e diversidade como estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio.\u201d, realizada pelo Instituto Locomotiva para a Central \u00danica das Favelas (CUFA), grupos minoritariamente representados (mulheres, negros, LGBTQIA+, classes C e D) somam 76% do consumo no Brasil. Dado esse potencial de consumo \u00e9 necess\u00e1rio compreender e atender as demandas que esses grupos trazem para o setor varejista. O segundo passo de nosso plano de marketing \u00e9 definir qual \u00e9 nosso objetivo. Aumentar as vendas? Criar engajamento com a marca? Nosso planejamento quando colocado em pr\u00e1tica precisa entregar este resultado. Vamos supor que seu objetivo seja aumentar as vendas, crie a\u00e7\u00f5es promocionais, reforce as qualidades dos seus produtos e servi\u00e7os, facilidades como vale presente \u00e9 uma boa op\u00e7\u00e3o. O digtal signage, com uso de telas digitais, pode ajudar nesta tarefa, pois serve para comunicar suas a\u00e7\u00f5es para seus clientes e precisam ser consideradas em seu planejamento. Engaje os seus colaboradores com seus objetivos, estipule metas, planeje a\u00e7\u00f5es de recompensa, ofere\u00e7a capacita\u00e7\u00e3o para suas equipes, defina os KPIs de monitoramento dos resultados. Terceiro passo, inclua em seu planejamento a\u00e7\u00f5es de marketing digital e relacionamento com seus clientes. Divulgue suas ofertas, promo\u00e7\u00f5es e campanhas em suas redes sociais, crie um mailing de clientes. No dia do anivers\u00e1rio do seu cliente, entre em contato com o cliente, d\u00ea os parab\u00e9ns, ofere\u00e7a um voucher de desconto. Invista no mix de produtos, fa\u00e7a pesquisa com seus clientes questionando sobre produtos e servi\u00e7os que eles gostariam de encontrar sua loja. Estes s\u00e3o alguns importantes passos para o sucesso do seu neg\u00f3cio.Estude seu p\u00fablico e defina o estiloCom base nas informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea coletou sobre o perfil dos seus clientes e o modelo do seu neg\u00f3cio \u00e9 hora de pensar na ambienta\u00e7\u00e3o de sua loja. Em nosso texto sobre visual merchandising exploramos este assunto com dicas de como criar o ambiente perfeito para o seu neg\u00f3cio. Explore os 5 sentidos dos seus clientes, ilumina\u00e7\u00e3o, mobili\u00e1rio, m\u00fasica, aromaterapia. Crie um ambiente envolvente e acolhedor, aposte nas cores e mobili\u00e1rio que expressam o seu neg\u00f3cio. Um cuidado especial pode ser dado na apresenta\u00e7\u00e3o de seus vendedores e atendentes. Vamos tomar como exemplo uma padaria, voc\u00ea n\u00e3o gostaria de ser atendido por uma pessoa que estivesse vestindo um belo avental? Pense nisso. Toda essa aten\u00e7\u00e3o na constru\u00e7\u00e3o do ambiente que vai definir o estilo de sua loja contribui de forma positiva para que seu cliente sinta se a vontade em sua loja, tenha vontade de retornar e permanece durante um tempo maior em seu PDV. Em resumo precisamos criar um ambiente onde o cliente se identifique tornando a experi\u00eancia de compra um momento prazeroso.Layout e disposi\u00e7\u00e3o dos produtosO layout e a disposi\u00e7\u00e3o dos produtos dentro da sua loja definem a jornada de compra. Quando pensamos no layout \u00e9 preciso considerar como os clientes v\u00e3o se movimentar dentro da sua loja. Seus clientes precisam transitar com carrinhos de compras? Crie corredores largos, sinalize as se\u00e7\u00f5es, existem diversas solu\u00e7\u00f5es de tecnologia que podem lhe ajudar com esta tarefa. Os produtos precisam estar dispostos dentro de sua loja em uma ordem l\u00f3gica, agrupe produtos complementares ou substitutos. Crie \u00e1reas de experi\u00eancia e interatividade. Produtos que dependem de montagem podem estar dispostos em locais com destaque, uma tela digital com ou sem interatividade junto ao produto pode fornecer ao seu cliente instru\u00e7\u00f5es de montagem. Telas digitais junto a m\u00f3veis e objetos de decora\u00e7\u00e3o podem trazer imagens inspiradores para seus clientes.Solu\u00e7\u00f5es de tecnologia essenciais no pdv Pensando na facilidade de compra do seu cliente invista em um bom sistema de venda para agilizar o processo de passagem no caixa, emiss\u00e3o de notas fiscais e troca. Com a redu\u00e7\u00e3o dos custos em equipamentos muitos varejistas investem em terminais de self checkout. Espalhe em seu ponto de venda terminais de consulta de pre\u00e7os e sinalize onde eles est\u00e3o. Complementam a experi\u00eancia de compra do seu cliente solu\u00e7\u00e3o de wi-fi gratuito para que seus clientes possam navegar na internet durante sua estada na loja. Aqui na Wiplay n\u00f3s temos uma solu\u00e7\u00e3o que possibilita que voc\u00ea oferte a facilidade de wi-fi, entregue promo\u00e7\u00f5es no smartphone dos seus clientes, mensure o tr\u00e1fego e outras facilidades que ir\u00e3o lhe ajudar em conhecer o seu cliente, fazer pesquisas e aumentar o tr\u00e1fego de pessoas para a sua loja.Conhe\u00e7a o Wispot e impulsione a comunica\u00e7\u00e3o com seus clientes por meio do Wi-Fi!Displays DigitaisOs displays digitais orientam e informam seus clientes. Podemos citar diversas aplica\u00e7\u00f5es, mencionamos acima a possibilidade do cliente adquirir produtos em sua loja e receber em casa, instale totens de terminal de auto atendimento onde o cliente pode fazer compras dentro de sua loja e receber em sua casa. As telas digitais podem impulsionar a venda de produtos em promo\u00e7\u00e3o, exibir campanhas de novos produtos inclu\u00eddos em seu mix, ofertar servi\u00e7os complementares como servi\u00e7o de instala\u00e7\u00e3o e montagem de m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos.Outro exemplo interessante \u00e9 o fa\u00e7a voc\u00ea mesmo, atualmente as pessoas t\u00eam cada vez mais se dedicado a descobrir novos hobbies como, por exemplo, mudar a decora\u00e7\u00e3o de um ambiente com a aplica\u00e7\u00e3o de papel de parede ou uma nova pintura, v\u00eddeos explicativos de como executar esta tarefa podem ser exibidos atrav\u00e9s de suas telas digitais. Fa\u00e7a parcerias com a ind\u00fastria e produza conte\u00fado com dicas de especialistas sobre como cuidar do seu pet, receitas e muito mais. Crie experi\u00eancias interativas, a sinaliza\u00e7\u00e3o digital oferece a possibilidade de combinar outras solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas como sensores em produtos e quando o consumidor pega esta produto na m\u00e3o o sistema exibe informa\u00e7\u00f5es sobre aquele produto.V\u00eddeo Wall O v\u00eddeo wall ocupa lugar de destaque em seu ponto de venda. Um v\u00eddeo wall pode ser montado de diversas formas, detalhamos estes formatos em nosso texto sobre v\u00eddeo wall (s\u00e3o eles, protraid ou retrato, landscape, mosaico, matriz quadrada). Devido ao seu tamanho e qualidade das imagens o v\u00eddeo wall \u00e9 uma ferramenta de grande impacto dentro do PDV. Como aplicar? O v\u00eddeo wall pode estar atr\u00e1s do balc\u00e3o de atendimento de sua loja, junto a porta de entrada e atrair os consumidores que passam na frente de sua loja para entrar e conhecer os seus produtos e servi\u00e7os. N\u00e3o podemos nos esquecer do conte\u00fado, use sua imagina\u00e7\u00e3o, busque assessoria especializada e produza conte\u00fado que realmente atraia a aten\u00e7\u00e3o do seu consumidor.Vitrine DigitalMencionamos a import\u00e2ncia do local onde ser\u00e1 instalado o seu ponto de venda, agora precisamos pensar em como fazer a nossa vitrine trabalhar a nosso favor atraindo a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores. Uma vitrine bem montada \u00e9 o cart\u00e3o de visitas de sua loja. Fa\u00e7a o correto planejamento dos produtos que ser\u00e3o expostos, pense no layout da vitrine. Uma vitrine bagun\u00e7ada, produtos sem pre\u00e7o, cartazes mal elaboradores ou de campanhas passadas transmitem uma mensagem de desleixo. A vitrine digital tem alt\u00edssimo poder de atratividade e assim como as demais solu\u00e7\u00f5es de tecnologia de digital signage permite a troca de conte\u00fado de forma remota, integra\u00e7\u00e3o com outros sistemas digitais, como o seu site, redes sociais e e-commerce. Combine v\u00eddeos e materiais explicativos sobre os produtos que est\u00e3o expostos atrav\u00e9s de sua vitrine digital. Informe aos seus clientes o hor\u00e1rio de atendimento, divulgue promo\u00e7\u00f5es, diante da facilidade de publica\u00e7\u00e3o do conte\u00fado a vitrine digital lhe oferece um n\u00famero infinito de possibilidades.Conclus\u00e3oA cada dia o ponto de venda f\u00edsico concorre mais com o e-commerce. Quando planejamos nosso ponto de venda de forma correta orientando nossas a\u00e7\u00f5es para a experi\u00eancia de compra facilmente podemos conquistar e fidelizar nossos clientes. Nada substitui o prazer de entrar em uma loja e se deparar com um ambiente que foi pensado para n\u00f3s. Tocar um produto, sentir o aroma de uma fragr\u00e2ncia, receber informa\u00e7\u00f5es corretas, a m\u00fasica ambiente, interatividade com pontos de tecnologia, telas touch screen, a\u00e7\u00f5es promocionais de degusta\u00e7\u00e3o e amostras, comparar produtos fisicamente proporcionam momentos de prazer e satisfa\u00e7\u00e3o.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Ponto de venda: aprenda como montar e ter sucesso no varejo!","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/ponto-de-venda\/#breadcrumbitem"}]}]