[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/transforme-a-comunicacao-interna\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/transforme-a-comunicacao-interna\/","headline":"Comunica\u00e7\u00e3o Interna na TV Corporativa: Conhe\u00e7a a URLA TV um case que transformou a comunica\u00e7\u00e3o da Uberl\u00e2ndia Refrescos","name":"Comunica\u00e7\u00e3o Interna na TV Corporativa: Conhe\u00e7a a URLA TV um case que transformou a comunica\u00e7\u00e3o da Uberl\u00e2ndia Refrescos","description":"Use a TV Corporativa para transformar a comunica\u00e7\u00e3o interna da sua empresa","datePublished":"2020-04-15","dateModified":"2021-01-15","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/equipe-wiplay\/#Person","name":"Equipe Wiplay","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/author\/equipe-wiplay\/","image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/83eca1ec6058d79ba1ddc698bc5a7215?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/83eca1ec6058d79ba1ddc698bc5a7215?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Blog Wiplay"},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/04\/uberlandia-refrescos-tv-corporativa-scaled.jpg","url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/04\/uberlandia-refrescos-tv-corporativa-scaled.jpg","height":1396,"width":2560},"url":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/transforme-a-comunicacao-interna\/","about":["Comunica\u00e7\u00e3o Interna","TV Corporativa"],"wordCount":2204,"articleBody":"\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\tComunica\u00e7\u00e3o Interna na TV Corporativa: J\u00e1 falamos como implantar uma TV Corporativa e na \u00faltima semana, voc\u00ea descobriu a import\u00e2ncia de investir em uma TV Corporativa na ind\u00fastria, e hoje voc\u00ea vai conferir o relato de uma das respons\u00e1veis pela implanta\u00e7\u00e3o do projeto de TV Corporativa para comunica\u00e7\u00e3o interna da Uberl\u00e2ndia Refrescos, localizada em Uberl\u00e2ndia, Minas Gerais. Ela nos conta como foi o processo e quais s\u00e3o os desafios di\u00e1rios dessa ferramenta de comunica\u00e7\u00e3o no ch\u00e3o de f\u00e1brica. Vem com a gente conhecer esse case de sucesso!   Com a palavra, Maria Bethania, respons\u00e1vel pela implanta\u00e7\u00e3o da TV Corporativa na Uberl\u00e2ndia Refrescos Maria Bethania – Comunica\u00e7\u00e3o Interna – Uberl\u00e2ndia Refrescos “Um dos grandes desafios da comunica\u00e7\u00e3o interna nas empresas da atualidade \u00e9 entender o que comunicar, qual tipo de conte\u00fado gerar para o colaborador e como fazer isso” Em uma organiza\u00e7\u00e3o do setor industrial esse desafio \u00e9 maior, porque o p\u00fablico \u00e9 muito grande e est\u00e1 em diferentes \u00e1reas – cargos e espa\u00e7os geogr\u00e1ficos. Na Uberl\u00e2ndia Refrescos, o nosso corpo de colaboradores est\u00e1 separado em administrativo, ind\u00fastria\/produ\u00e7\u00e3o – esses divididos em tr\u00eas turnos diferentes, vendedores, motoristas e ajudantes (distribui\u00e7\u00e3o) que trabalham na rua e, por fim, os colaboradores de outras unidades e escrit\u00f3rios que est\u00e3o localizados em nove cidades. Somos em m\u00e9dia 1.300 colaboradores.Antes da TV Corporativa, possu\u00edamos canais internos de comunica\u00e7\u00e3o bem eficientes e que alcan\u00e7avam nosso p\u00fablico, como os murais impressos, e-mail corporativo, paradinha da comunica\u00e7\u00e3o e WhatsApp corporativo, que \u00e9 utilizado por meio de listas de transmiss\u00e3o e a ades\u00e3o \u00e9 feita atrav\u00e9s da assinatura de um termo, onde o colaborador tem a op\u00e7\u00e3o de receber ou n\u00e3o informa\u00e7\u00f5es por este canal. Mesmo com a exig\u00eancia desse documento, o canal tem uma ades\u00e3o de aproximadamente 83%.Listas de transmiss\u00f5es possuem segmenta\u00e7\u00f5es e o percentual \u00e9 positivo, pois conseguimos atingir um elevado n\u00famero de colaboradores e ainda dividir as informa\u00e7\u00f5es por interesse\/assunto da comunica\u00e7\u00e3o interna. Por\u00e9m, ainda faltava algo. Os meios de comunica\u00e7\u00e3o que utiliz\u00e1vamos eram est\u00e1ticos, ainda que o WhatsApp permita uma comunica\u00e7\u00e3o animada atrav\u00e9s de v\u00eddeos. Quer\u00edamos mais, algo moderno, que gerasse movimento, permitisse o compartilhamento de conte\u00fado de forma diferente e transmitisse as informa\u00e7\u00f5es em real time, de forma que todos os colaboradores (matriz e outras cidades) recebessem ao mesmo tempo.A TV Corporativa faz com que todos os colaboradores tenham acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5esFoi ent\u00e3o que vimos na TV Corporativa v\u00e1rias possibilidades para atendermos nossas demandas. Trouxemos movimento para comunica\u00e7\u00e3o interna, atrav\u00e9s de telas com diferentes editorias e mais divulga\u00e7\u00e3o de imagens e v\u00eddeos.Implantamos TVs na produ\u00e7\u00e3o em locais diferentes, para que os colaboradores do setor tamb\u00e9m recebessem em tempo real os n\u00fameros e resultados das linhas de produ\u00e7\u00e3o, efici\u00eancia dos equipamentos e afins. Conseguimos minimizar o n\u00famero de impress\u00f5es que eram realizadas para divulga\u00e7\u00e3o desses dados, bem como otimizamos o tempo do colaborador que era respons\u00e1vel por disponibilizar as informa\u00e7\u00f5es nos quadros\/murais da ind\u00fastria.Com a TV Corporativa instalada na ind\u00fastria, nos deparamos com o seguinte questionamento: Como gerar um conte\u00fado din\u00e2mico para um p\u00fablico que precisa estar atento ao seu trabalho? Foi ent\u00e3o que entendemos que o importante \u00e9 gerar conte\u00fados relevantes e uma m\u00e9dia de tr\u00eas ou quatro informa\u00e7\u00f5es dentro de cada editoria do canal. Informa\u00e7\u00f5es com pouco texto e que comunique de forma clara e objetiva, sempre ligada a uma imagem que ilustre o conte\u00fado.Mantemos uma periodicidade de atualiza\u00e7\u00e3o das editorias (duas ou tr\u00eas vezes na semana) para que o canal n\u00e3o fique repetitivo e, assim, caia no descr\u00e9dito. Tamb\u00e9m alinhamos o mesmo conte\u00fado em todas as TVs da empresa, para que esses mesmos colaboradores tenham a oportunidade de consumir a informa\u00e7\u00e3o em outros locais (ex: refeit\u00f3rio, sala de conviv\u00eancia). Al\u00e9m dos conte\u00fados de interesse da empresa, nossa TV Corporativa nos permite associ\u00e1-la a outros conte\u00fados como: not\u00edcias, entretenimento, dicas de sa\u00fade e curiosidades.Disponibilizamos assim, o acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5es importantes do dia-a-dia. Aqui, vale uma dica: disponibilize informa\u00e7\u00f5es que n\u00e3o gerem discuss\u00f5es e\/ou pol\u00eamicas desnecess\u00e1rias. Com a TV Corporativa instalada em locais diferentes e espalhadas pela empresa, garantimos que a comunica\u00e7\u00e3o chegue at\u00e9 o colaborador, n\u00e3o dependendo que ele v\u00e1 at\u00e9 um mural, por exemplo.Atrav\u00e9s das TVs \u00e9 preciso apenas que ele tenha aten\u00e7\u00e3o por alguns minutos. Como resultado, temos colaboradores mais informados sobre a nossa realidade corporativa. A TV Corporativa nos permite comunicar de forma moderna, atrativa, acess\u00edvel e engajadora. No antigo modelo de comunica\u00e7\u00e3o, por exemplo, os aniversariantes do m\u00eas ficavam est\u00e1ticos no mural. Imagino que, dificilmente, os colaboradores iam at\u00e9 esse canal de comunica\u00e7\u00e3o verificar quais pessoas estavam comemorando anivers\u00e1rio.Com a chegada da Urla TV, a transmiss\u00e3o dessa informa\u00e7\u00e3o foi melhorada. Todos os dias s\u00e3o divulgados os aniversariantes na TV, atrav\u00e9s da editoria “Aniversariantes do dia”. Em uma pesquisa aplicada nos tr\u00eas primeiros meses do novo canal, os colaboradores afirmaram que se sentem parte da empresa com o conte\u00fado atualizado diariamente. Um feedback animador para a equipe de comunica\u00e7\u00e3o interna. Outro ponto elogiado e bem recebido pela equipe \u00e9 o an\u00fancio dos novos colaboradores na TV Corporativa – em uma empresa que contrata novos colaboradores todos os meses, \u00e9 uma necessidade informar a chegada de novas pessoas, com foto, nome e cargo. Al\u00e9m disso, na editoria “Nossos Talentos”, comunicamos os colaboradores que foram promovidos.TV Corporativa: a comunica\u00e7\u00e3o vai onde o colaborador est\u00e1Conseguimos realizar a\u00e7\u00f5es de engajamento e campanhas de premia\u00e7\u00e3o com a TV. Essa oportunidade \u00e9 muito ben\u00e9fica, porque o envolvimento com as a\u00e7\u00f5es atrai o p\u00fablico para estar sempre ligado nos conte\u00fados divulgados no canal. Volto a dizer que a TV Corporativa proporcionou mais movimento para a nossa comunica\u00e7\u00e3o, se tornou mais f\u00e1cil divulgar o lan\u00e7amento de produtos e campanhas. Al\u00e9m de ter nos proporcionado a condi\u00e7\u00e3o de divulgarmos v\u00eddeos de nossos eventos e a\u00e7\u00f5es internas.\u00c9 muito legal quando colocamos fotos dos colaboradores na TV, porque isso gera intera\u00e7\u00e3o entre eles. Nos corredores da Uberl\u00e2ndia Refrescos \u00e9 comum ouvir: \u201cte vi na Urla TV\u201d ou, at\u00e9 mesmo, que foi visto numa mat\u00e9ria ou na participa\u00e7\u00e3o de um treinamento”.Aqui vai outra dica: n\u00e3o use sempre os mesmos personagens. \u00c9 importante que o time de comunica\u00e7\u00e3o consiga colocar diferentes pessoas, de todas as \u00e1reas, na TVs. Voc\u00ea precisa conhecer seu p\u00fablico! \u00c9 claro que, falando de p\u00fablico interno, tudo aquilo que envolve a empresa \u00e9 importante de ser comunicado, pois o colaborador \u00e9 tamb\u00e9m o primeiro cliente, ele \u00e9 o defensor da marca. Por essa raz\u00e3o, conhecer o p\u00fablico faz toda diferen\u00e7a. \u00c9 de vital import\u00e2ncia saber o que comunicar, qual linguagem utilizar e como reter a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico para os conte\u00fados que s\u00e3o divulgados.Estimule a participa\u00e7\u00e3o de personagens de diferentes \u00e1reas nas TVsO sucesso do canal est\u00e1 em assegurar que ele n\u00e3o se torne repetitivo e desatualizado. Uma a\u00e7\u00e3o importante para o alcance e manuten\u00e7\u00e3o da TV corporativa, \u00e9 ter sempre conte\u00fados novos. \u00c9 v\u00e1lido ressaltar que n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio que sejam colocados conte\u00fados novos todos os dias, no entanto, os mesmos devem ser atualizados com frequ\u00eancia. Ainda \u00e9 necess\u00e1rio retirar do ar assuntos antigos, de modo a evitar a impress\u00e3o de que a TV Corporativa n\u00e3o est\u00e1 sendo cuidada pelo time de comunica\u00e7\u00e3o. A receita para uma TV Corporativa ser bem aceita entre o seu p\u00fablico \u00e9 simples: basta gerar um conte\u00fado que seja relevante para a organiza\u00e7\u00e3o e os colaboradores, com uma linguagem acess\u00edvel e de f\u00e1cil entendimento.Para finalizar, uma das \u00fanicas coisas que a TV Corporativa exige do seu time \u00e9 criatividade e disposi\u00e7\u00e3o, porque d\u00e1 para criar muito conte\u00fado informativo e com potencial de engajamento. Em 2019, recebemos pelo segundo ano o pr\u00eamio “Great Place To Work” e para celebrar esse momento, fizemos uma lembrancinha para cada colaborador. Esse presente deveria ser entregue pelo l\u00edder, num momento especial com a equipe, e era preciso registrar a ocasi\u00e3o com foto e, posteriormente, envi\u00e1-la \u00e0 equipe de Comunica\u00e7\u00e3o.De posse dos materiais fotogr\u00e1ficos, preparamos um layout personalizado para divulgarmos as fotos, nominando a \u00e1rea e cidade que a equipe registrada fazia parte. Uma a\u00e7\u00e3o simples que comunicou o pr\u00eamio, a uni\u00e3o do time no momento e ainda proporcionou que os colaboradores de todas as cidades se conhecessem, mesmo que por fotografias. E mais, refor\u00e7ou o nosso comprometimento com a organiza\u00e7\u00e3o em realizar as mesmas a\u00e7\u00f5es como todos os colaboradores”.Viu s\u00f3 como a TV Corporativa pode transformar e melhorar ainda mais a comunica\u00e7\u00e3o com os trabalhadores da sua ind\u00fastria? Quer fazer como a Maria Bethania e a Uberl\u00e2ndia Refrescos? N\u00e3o perca mais tempo: fale com a gente e pe\u00e7a a sua proposta. At\u00e9 mais! \t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Comunica\u00e7\u00e3o Interna na TV Corporativa: Conhe\u00e7a a URLA TV um case que transformou a comunica\u00e7\u00e3o da Uberl\u00e2ndia Refrescos","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/transforme-a-comunicacao-interna\/#breadcrumbitem"}]}]