[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BlogPosting","@id":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/visual-merchandising\/#BlogPosting","mainEntityOfPage":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/visual-merchandising\/","headline":"Visual Merchandising: o que \u00e9, principais t\u00e9cnicas e exemplos","name":"Visual Merchandising: o que \u00e9, principais t\u00e9cnicas e exemplos","description":"Conquistar e atrair a aten\u00e7\u00e3o dos clientes tem sido um desafio cada vez maior. 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O varejo f\u00edsico enfrenta um forte concorrente, o e-commerce, que oferece a comodidade de comprar do conforto de sua poltrona, sem a necessidade de sair de casa.Em tempos de pandemia e isolamento social, a pr\u00e1tica do consumidor ir at\u00e9 uma loja ficou mais complicada, por isso o trabalho do varejo f\u00edsico, para atrair clientes, \u00e9 mais complexo e exige ferramentas eficazes de vendas, entre elas est\u00e1 o Visual Merchandising. Segundo pesquisas, 65% das pessoas ret\u00e9m mais informa\u00e7\u00f5es por recursos visuais. Tamb\u00e9m conhecido como VM, esta t\u00e9cnica tem como objetivo criar uma identidade \u00fanica ao ambiente de forma que o consumidor tenha uma experi\u00eancia de compra imersiva na marca.O que \u00e9 Visual Merchandising?O Visual Merchandising \u00e9 um conjunto de t\u00e9cnicas aplicadas que t\u00eam como objetivo criar uma identidade para a marca ou loja, define o design do ambiente, o layout e a distribui\u00e7\u00e3o dos produtos, impulsionando a venda e impactando o consumidor no momento da decis\u00e3o de compra.70% da decis\u00e3o da compra acontece dentro da loja, por isso \u00e9 muito importante elaborar um bom plano de comunica\u00e7\u00e3o visual, considerando aspectos de arquitetura, design de interiores, marketing e comunica\u00e7\u00e3o visual, pois estes elementos combinados transformam o ambiente.Para que serve o Visual Merchandising?Desde o primeiro momento que o cliente entra em um ponto de venda, seja este uma loja de roupas, um supermercado ou uma loja de cal\u00e7ados, ele \u00e9 impactado por diversos elementos.A comunica\u00e7\u00e3o visual, o layout da loja, cores, aroma, todos os elementos reunidos e estrategicamente pensados s\u00e3o respons\u00e1veis pela composi\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia do consumidor, e comp\u00f5em o acolhimento do cliente dentro do ambiente. Todas essas sensa\u00e7\u00f5es, que o cliente sente ao entrar dentro da loja s\u00e3o pensadas pelo VM. Ele tem como foco principal transformar a experi\u00eancia de compra do consumidor em algo \u00fanico.Como fazer um Visual Merchandising? Confira as principais t\u00e9cnicasPara elaborar uma boa estrat\u00e9gia de VM \u00e9 necess\u00e1rio definir qual \u00e9 o p\u00fablico que desejamos atrair. Definido o perfil \u00e9 necess\u00e1rio conhecer suas prefer\u00eancias, costumes e o que desejam consumir, assim \u00e9 criada uma identifica\u00e7\u00e3o: consumidor x marca x produtos.Para a correta aplica\u00e7\u00e3o do VM precisamos observar algumas t\u00e9cnicas, s\u00e3o elas:Acessibilidade Este ponto determina o qu\u00e3o simples e acess\u00edvel estamos localizados e leva em considera\u00e7\u00e3o alguns pontos, como: localiza\u00e7\u00e3o f\u00edsica, estacionamento, lado correto de uma via, acesso a portadores de necessidades especiais, entre outros.Organiza\u00e7\u00e3o e Layout da lojaA organiza\u00e7\u00e3o e a disposi\u00e7\u00e3o dos produtos dentro da loja orientam o consumidor no deslocamento dentro do espa\u00e7o, facilitando que ele encontre o que deseja e estimule a compra de produtos que t\u00eam rela\u00e7\u00e3o entre si.Nos pontos de venda s\u00e3o aplicados basicamente tr\u00eas tipos diferentes de layout:De grade: organizado de forma retangular, permite aos clientes comprar rapidamente e maximizar o espa\u00e7o da loja. \u00c9 ideal para supermercados e lojas de ferragens.De pista: garante que o consumidor siga por um caminho pr\u00e9-determinado ao andar pela loja, fazendo com que ele entre em contato com todos os produtos do estabelecimento. Esse m\u00e9todo requer aten\u00e7\u00e3o, pois clientes que desejam realizar uma compra r\u00e1pida, podem sentir certa frustra\u00e7\u00e3o por ter que seguir um caminho determinado.De forma livre: \u00e9 o layout mais adequado para estabelecimentos que incentivam a navega\u00e7\u00e3o. \u00c9 mais descontra\u00eddo em sua estrutura e, por isso, deixa o cliente menos apressado dentro da loja.Em um home center, por exemplo, \u00e9 importante que o layout seja dividido em setores como: pintura, organiza\u00e7\u00e3o, materiais el\u00e9tricos, jardinagem.Decora\u00e7\u00e3o e padroniza\u00e7\u00e3o visual\u00c9 importante que a decora\u00e7\u00e3o da loja e a padroniza\u00e7\u00e3o visual seja uniforme e alinhada aos conceitos de marca e produtos. Este conceito de padroniza\u00e7\u00e3o traz uniformidade ao ambiente e deve ser pensado desde a fachada, passando pela vitrine e demais ambientes do ponto de venda.Ilumina\u00e7\u00e3oA ilumina\u00e7\u00e3o da loja traz conforto visual aos seus consumidores e valoriza os produtos expostos. Uma luz excessivamente clara pode gerar desconforto visual e o mesmo acontece quando a ilumina\u00e7\u00e3o \u00e9 deficiente. Errar na luminosidade do ambiente pode gerar d\u00favidas do cliente no momento da decis\u00e3o de compra, pois isso interfere na escolha da decora\u00e7\u00e3o para casa, de roupas, cal\u00e7ados e at\u00e9 mesmo na compra de um item de a\u00e7ougue.SentidosComo j\u00e1 mencionado, o VM combina diversas t\u00e9cnicas e uma delas \u00e9 o do Marketing sensorial.  Quando realizar o planejamento \u00e9 muito importante usar m\u00e9todos que estimulem o olfato e a audi\u00e7\u00e3o dos consumidores.A escolha da m\u00fasica ambiente e do aroma no ponto de venda, contribuem de forma positiva para a experi\u00eancia do cliente. Esse est\u00edmulo sensorial incentiva a perman\u00eancia no ambiente e desperta sensa\u00e7\u00f5es de prazer e relaxamento.Sinaliza\u00e7\u00e3o DigitalRealizar propaganda ou transmitir informa\u00e7\u00e3o atrav\u00e9s do digital trouxe muitas possibilidades para o neg\u00f3cio, aliada a diversas novas tecnologias elas podem ser utilizadas para estimular as compras dentro de sua loja. A Sinaliza\u00e7\u00e3o Digital \u00e9 um meio de comunica\u00e7\u00e3o que se utiliza de pain\u00e9is informativos eletr\u00f4nicos, com o objetivo de orientar, divulgar ou distrair seu p\u00fablico, atrav\u00e9s de publicidade.Existem v\u00e1rias formas de utilizar a comunica\u00e7\u00e3o digital no VM, entre elas: V\u00eddeo Wall, Midia Indoor, Menu Board e TV Corporativa.Qual \u00e9 a fun\u00e7\u00e3o do Visual Merchandising?Sua principal fun\u00e7\u00e3o \u00e9 ser uma ferramenta criativa, que movimenta e refor\u00e7a a estrat\u00e9gia de varejo nos pontos de vendas. Al\u00e9m disso, ela cria uma identidade da loja ou da marca, personalizando o ambiente atrav\u00e9s do layout e influenciando nas decis\u00f5es de compra.Qual a diferen\u00e7a entre vitrinismo e Visual Merchandising?A principal diferen\u00e7a entre os dois \u00e9 que o merchandising cuida do ambiente visual e funcional interno da loja, enquanto o vitrinista dedica-se a obter os melhores resultados na exibi\u00e7\u00e3o de produtos por meio da montagem de vitrines.Como o pr\u00f3prio nome diz, o vitrinismo est\u00e1 relacionado \u00e0 vitrine da loja. Uma vitrine bem montada e organizada tem como objetivo convidar o cliente a entrar no estabelecimento. \u00c9 importante que a vitrine respeite esses conceitos, pois este \u00e9 o cart\u00e3o de visitas do ponto de venda e os produtos ali apresentados devem atrair a aten\u00e7\u00e3o do consumidor. Na vitrine s\u00e3o expostas novas cole\u00e7\u00f5es, novidades, promo\u00e7\u00f5es.Exemplos de Visual Merchandising feitos pela WiPlay DigitalFrango AssadoVioleta Supermercados Conclus\u00e3oFica claro que o Visual Merchandising \u00e9 uma poderosa ferramenta para conquistar e fidelizar os seus consumidores. O VM passa por v\u00e1rias estrat\u00e9gias diferentes, estimulando todos os sentidos dos consumidores, criando mem\u00f3rias e trazendo prazer nas compras.Esse \u00e9 um meio de comunica\u00e7\u00e3o muito eficiente para informar e trazer fazer com que o cliente tenha vontade de retornar ao ponto de venda e experimentar novas experi\u00eancias.Gostou do conte\u00fado? Ent\u00e3o compartilhe nas suas redes sociais e fique ligado no nosso blog.\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t \t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t"},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Visual Merchandising: o que \u00e9, principais t\u00e9cnicas e exemplos","item":"https:\/\/blog.wiplay.com.br\/visual-merchandising\/#breadcrumbitem"}]}]