Dicas para um home office confortável e produtivo

Dicas para o home office na quarentena
Quarentena e home office

Dicas para home office Conforme surgiu a necessidade de isolamento social, muitas empresas ao redor do mundo adotaram o home office, como é o caso da WiPlay. Essa medida visa garantir a segurança e a saúde de todos os colaboradores e também dos seus familiares. Mas para que tudo dê certo, é preciso apostar em organização. Por isso, traremos aqui algumas dicas valiosas para você trabalhar no conforto do seu lar com maior tranquilidade e eficiência em seu home office:

10 dicas para um home office confortável:

  1. Defina seu horário
  2. Organize as demandas
  3. Nada de barulho
  4. Cuidado com as conversas
  5. Concentre-se com a ajuda da música
  6. Faça uma limpeza no computador
  7. Celular? Só quando necessário
  8. Aposte nas videoconferências
  9. Não misture vida pessoal com a profissional
  10. Benefícios do home office para os colaboradores

Defina seu horário

Primeiramente, é importante seguir horários definidos. Tente manter o mesmo expediente realizado na empresa, assim como as pausas para o almoço e alguns momentos de relaxamento. Aliás já existem alguns serviços gratuitos e extensões para navegador que podem te ajudar no controle do tempo gasto em cada tarefa.

Organize as demandas

A fim de ajudar na organização da sua rotina, use uma agenda ou sites de gerenciamento de tarefas. Através deles, você pode fazer um planejamento detalhado do seu dia, de tal forma que inclua o horários, datas de entregas de projetos, reuniões com clientes e parceiros, entre outras demandas que forem surgindo.

Nada de barulho

Assim que ajeitar os horários e a lista de tarefas, chegou a hora de escolher o melhor lugar para trabalhar. Acima de tudo leve em conta se o local escolhido por você é confortável, iluminado e arejado. Preste atenção também se o local pode ser afetado por barulhos externos, como os dos vizinhos, animais de estimação, trânsito e outros ruídos.

Cuidado com as conversas

Diga às pessoas que moram com você para que elas respeitem os seus horários. É natural que elas queiram conversar, mas é importante que você mantenha o foco. Deixe as conversas para a hora do almoço ou para as pausas ao longo do dia. 

A música pode ajudar você a se concentrar durante o home office.

Concentre-se com a ajuda da música

Portanto a música pode ser uma grande aliada para ajudar você a se concentrar, especialmente em locais barulhentos. Serviços de streaming costumam ter algumas playlists prontas. Basta pesquisar termos como “home office” ou “concentração”, por exemplo. Mas se preferir, crie uma lista personalizada com os sons que você mais curte.

Faça uma limpeza no computador

Em tempos de coronavírus, a limpeza é muito importante. Todos os dias passe um lenço descartável embebido em um pouco de álcool a 70% no teclado e mouse., pois, Isso já ajuda a matar quaisquer resquícios de vírus. Além da limpeza no equipamento, aposte também na limpeza de arquivos desnecessários na sua área de trabalho, organize pastas e também a caixa de entrada do seu e-mail. Aproveite também para atualizar o seu antivírus.  

Celular? Só quando necessário!

O uso constante do smartphone pode prejudicar o andamento das tarefas. Mas para as empresas que utilizam serviços de aplicativos como o AppTalk da WiPlay, que ajuda os colaboradores a ficarem informados mesmo fora do escritório, isso pode ser mais difícil por conta das notificações de novos conteúdos. Para não se desconcentrar a todo o momento, use funções como “não pertube”, “silencioso”, ou então desative as notificações momentaneamente. O mesmo vale para os pop-ups daqueles sites de notícias que você adora navegar.

Aposte nas videoconferências

As reuniões com parceiros de projeto e clientes podem e devem continuar. No entanto, para isso existem uma infinidade de programas e até sites que organizam salas virtuais de reunião. É só escolher aquele que se adapta melhor às suas necessidades e de sua equipe.

Aposte em organização para trabalhar home office durante a quarentena.

Não misture vida pessoal com a profissional

Por fim, para evitar problemas, é importante que você separe as atividades. Isso vale também para o próprio computador. Por exemplo, durante o expediente profissional, não abra programas ou arquivos que não sejam do trabalho. E assim, a mesma coisa vale com os afazeres domésticos. Portanto, nem pensar em trabalhar e fazer aquela faxina na casa durante seu horário de trabalho. Foque em uma coisa de cada vez.

Agora que você já sabe como fazer do seu trabalho em casa uma experiência muito mais produtiva e tranquila, conheça os benefícios dessa prática para você e para a sua empresa.

Benefícios do home office para os colaboradores

  • Economia com transporte e alimentação; 
  • Conforto;
  • Qualidade de vida. 

Benefícios do home office para a empresa

  • Economia com encargos sociais;
  • Redução dos custos com energia e água (esse modelo é altamente sustentável);
  • Ganho de tempo no deslocamento dos funcionários até a empresa.

Esperamos que você adote as dicas do nosso artigo. Desejamos que o seu home office durante a quarentena seja altamente produtivo. A equipe WiPlay continua trabalhando (em casa) para ajudar todos os nossos clientes e parceiros a superarem essa fase. E se você quiser conhecer e saber mais sobre o AppTalk, entre em contato com a nossa equipe comercial. Vai ser um prazer atendê-los! Conte com a gente e não deixe de se cuidar: fique em casa!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *