Como mensurar os resultados da TV Corporativa na sua empresa
A TV Corporativa é uma importante ferramenta para engajar os funcionários dentro de uma empresa, ela faz com que as empresas tenham processos comunicacionais mais eficientes, bem-estruturados e integrados.
No entanto, uma dúvida recorrente é como aferir os resultados da TV Corporativa como ferramenta de comunicação?
O que você vai ler aqui
Sabemos que em áreas como a de vendas, a utilização de métricas e KPIs é uma prática muito comum para lidar com os dados. Por outro lado, na área de comunicação estes dados não são tão fáceis de serem medidos. Como podemos medir os resultados da TV Corporativa? Acompanhe o nosso artigo e veja dicas de como fazer esse tipo de medição.
Antes de mais nada concentre-se naquilo que realmente importa. Comece pequeno e avalie o que é mais fácil. E, assim que possível, aprenda o máximo que puder sobre medição. Primeiramente busque o básico para depois se aventurar em meios mais complexos.
Após definido o indicador, é hora de ser definida a “meta”. Ela vai indicar o número, a quantidade, quanto de retorno tivemos com a “campanha X” ou “conteúdo Y”. A meta sempre será o quantitativo, vai se referir sempre aos números.
Por Exemplo: durante o ano de 2020 é preciso veicular 10 conteúdos sobre a intranet na TV Corporativa. Com isso, será possível saber se a TV Corporativa foi efetiva ao transmitir tais conteúdos se ao final do ano você tiver exibido todos os 10 conteúdos propostos no início do projeto. No entanto, se foi constatado que ao fim desse período você só exibiu 5 conteúdos desse tipo, isso nos mostra que a meta não foi atingida.
Identifique um método de mensuração para os resultados da TV Corporativa
É importante lembrar que nem tudo pode ser medido estatisticamente e que não existe um método perfeito ou correto. A forma utilizada deve ser simples e ajudar a pensar e a enxergar a comunicação e as ferramentas usadas de forma estratégica. Lembre-se que o modelo escolhido deve ser uma fonte de inspiração e que ele não será a solução dos problemas.
O que pretendemos atingir
A fim de saber onde seu interlocutor quer chegar com essa demanda, lembre-se de fazer as seguintes perguntas:
- O que se se espera atingir?
- Por que a ação é importante?
- Qual é a métrica?
- O que esperamos que mude?
Modelo Régua de Efetividade ou Modelo Yardstick
Esse modelo de mensuração foi desenvolvido por Walter Lindenmann, do Instituto de Relações Públicas da Flórida, nos Estados Unidos. Em resumo, ele consiste em três níveis de avaliação: básico, intermediário e avançado, e pode ser usado como um modelo a ser seguido para mensurar os resultados da sua TV Corporativa.
Não abandone o processo
Um erro comum nas empresas é iniciar a mensuração de resultados e logo depois abandonar o processo. Nesse sentido, como o objetivo desta iniciativa é medir e entregar o resultado de uma ação ou conteúdo durante o ano, é preciso que ela tenha frequência. Vale a pena lembrar que essa medição também pode ser feita apenas por um período específico de tempo, ou seja, por campanhas especificas, o que chamamos de “ondas”.
Não basta apenas medir os números. É preciso compartilhá-los
Após ter feito a mensuração dos resultados, é preciso mantê-los vivos, bem como é preciso dividi-los com as pessoas da sua empresa. Dessa forma, mostre que as ações estão sendo satisfatórias, compartilhe os resultados sempre que possível. Sobretudo, nunca lance mão das conversas, elas são insubstituíveis!
Faça pesquisas para resultados da TV Corporativa
Outra dica, a fim de ajudar muito a medir os resultados de uma TV Corporativa é fazer pesquisas com os públicos internos. Isto é que tal investir e/ou deixar separado pelo menos 10% do seu budget para fazer uma pesquisa com os empregados da sua empresa? Sem dúvida, ela vai lhe retornar dados preciosos.
E claro, entenda profundamente o negócio em que você atua. Sempre converse com as lideranças, questione, pesquise e esteja atento (a) para extrair o melhor da sua TV Corporativa no engajamento com os seus funcionários. Para isso não esqueça de investir em conteúdo adequado para o seu público (veja como)