Mídia indoor: o que é, como funciona, benefícios, tipos e mais

Sabe aquele conteúdo que você assiste em TVs no metrô, na recepção de um hospital, no aeroporto ou tomando café da manhã no seu hotel favorito?

Todo esse material de comunicação, que te atinge em diversos locais e momentos diferentes da sua vida, tem nome: mídia indoor.

Esse canal tem o objetivo de melhorar a experiência da empresa com seu consumidor, informando seus clientes de maneira rápida e eficiente.

De acordo com uma pesquisa da Optisigns, anúncios realizados através de sinalização digital trazem aumento de 49% nas vendas de alimentos, enquanto o estático chega a 15%.

Quer mais sobre esse assunto? Confira o conteúdo que preparamos para você.

O que é mídia indoor?

É um recurso audiovisual utilizado para transmitir conteúdo publicitário, informativo e de entretenimento em momentos de espera ou em pontos de venda. Em formato eletrônico ou analógico, ela pode ser posicionada em vitrine de lojas, PDV, locais de espera forçada ou confinamento.

3 benefícios e vantagens da mídia indoor para a sua empresa

Comunicação rápida 

Sabe aquela propaganda relâmpago, ou uma informação que deve acontecer em um horário específico? Isso pode ser feito através deste canal. Um exemplo é a mudança de cardápio de um restaurante, regras de check-in no aeroporto, promoção de produtos e serviços.

Entretenimento e Informação

Em ambientes de espera, você pode divulgar notícias da empresa, publicidade e curiosidades do seu negócio. Além de manter seu cliente informado, isso diminui a percepção de espera.

Sustentabilidade e economia

Além de fazer bem para a natureza, diminuindo a impressão de folhetos e informativos, a empresa centraliza e minimiza os custos com publicidade.

Como funciona a mídia indoor?

É uma excelente estratégia de marcas B2C que desejam destaque no mercado. Ela funciona como um modelo de marketing para a sua empresa, com o objetivo de atingir, em um ambiente interno, o máximo de consumidores. 

Por que o Grupo Salinas procurou a Wiplay?

Trabalho realizado para o cliente Salinas

“A necessidade de um sistema como a Wiplay veio com a pandemia, quando buscamos um formato para compartilhar com os nossos hóspedes informações sem a necessidade de material que tenha contato físico.

A experiência com o sistema foi tão interessante que começamos a utilizá-lo para outros fins, não somente informativos. A plataforma agora serve também para campanhas promocionais e, em breve, lançaremos campanhas segmentadas para o público, como ofertas de recompra com cupons promocionais. A recente popularização do uso do QR Code garantiu muito mais funcionalidade e praticidade ao sistema.

Como o escritório corporativo está geograficamente distante das nossas unidades (a mais próxima a 130km de distância), ter um sistema que permite toda gestão remota também é uma mão na roda”, disse Pedro Carvalho – Gerente de Marketing Grupo Amarantes Hotéis

Mídia indoor e outdoor: quais são as diferenças entre elas?

Enquanto a indoor tem foco em ambientes fechados, o outdoor é instalado no exterior, como ruas, estradas e avenidas.

A vantagem do indoor sobre o outdoor, é o custo reduzido e a mensagem direcionada para o público alvo do seu negócio.

Quais são os tipos de mídia indoor? Conheça as principais ferramentas

TV Corporativa

A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação interna, direcionada aos colaboradores da empresa que possibilita explorar ações estratégicas, motivacionais e apoio à gestão.

Menu Board

Ferramenta aplicada nas lojas de fast-food, onde é possível atualizar tabela de preços e playlist de produtos (segmentada por região) deixando o seu menu mais interativo e atraente.

Sinalização Digital (digital signage)

Aumenta a oportunidade ao reter a atenção dos consumidores proporcionando mais visibilidade para produtos e serviços. 

Esse tipo de mídia, se aproxima do cliente, pois se torna parte de sua rotina. Um consumidor que costuma circular pelos mesmos lugares, é impactado diversas vezes, aumentando assim a sua lembrança pela marca.

Quais são os pontos que a mídia indoor pode estar presente?

Quais são os pontos que a mídia indoor pode estar presente?
Mídia indoor instalado em uma mercearia

Ponto de espera

Os mais comuns são: hospitais, restaurantes de hotéis, bancos e recepções em geral.  São ambientes que as pessoas são obrigadas a aguardar (espera forçada), nesse caso as informações distraem o cliente, fazendo com que a sensação de espera diminua. 

Ponto de venda

Presente em todos os setores do comércio, lojas de departamentos, farmácias, postos de gasolina, entre outros. Tem como objetivo atrair o consumidor para a loja, melhorar a experiência no momento da compra e influenciar na decisão no momento da compra.

Ponto de circulação

São locais de grande circulação, como: aeroportos, transporte público e corredores de shoppings. Diferente do ponto de espera, o de circulação deve focar em conteúdos dinâmicos explorando recursos visuais e pouco texto.

Conteúdo para mídia indoor: quais tipos podem ser criados?

Entretenimento

Enquanto espera, nada melhor do que ter notícias leves e importantes para o seu dia. As informações podem ser diversificadas e com assuntos relacionados a todos os tipos de público, como: moda, beleza, horóscopo, tempo, futebol e celebridades.

Informativo

As empresas podem utilizar esse meio de mídia para informar seu público e engajá-los, de forma que eles serão fidelizados com a marca. Exemplo: um hotel pode falar sobre normas de segurança, programação e informações sobre check-in, tudo isso através da TV.  

Branding

Encantar seus clientes com sua história é muito útil para fidelizar sua marca. Conteúdos referentes a novidades da empresa e curiosidades, fazem parte da programação e podem ser cruciais na decisão de compra do produto ou serviço.

Promocional

As TVs podem ser utilizadas como impulsionadores de vendas e campanhas de marketing. Esse meio de divulgação tem crescido em metrôs de São Paulo, de acordo com a  matéria divulgada no Estadão, houve um aumento de 15% na procura por publicidade nas estações.

Os conteúdos podem ser produzidos em quais formatos?

Vídeos

A era TikToker faz parte do novo cotidiano da comunicação, e esse canal possibilita criar conteúdo em formato de vídeo. Recomendamos mensagens claras, objetivas e diretas, com no máximo 30 segundos de duração.

Templates dinâmicos

São modelos de templates pré-prontos, que podem ser utilizados para subir vídeos, textos e imagens de forma instantânea e prática. O formato dinâmico é muito utilizado para comunicação diária e ágil.

Aplicativos interativos

São formatos que possibilitam a interação direta com o cliente, por meio de telas de touchscreen. Os aplicativos utilizam games educativos, entretenimento e informação, em um formato dinâmico e divertido, melhorando assim a experiência do consumidor.

Quais equipamentos para mídia indoor são necessários?

Monitor profissional

As telas ideais são monitores profissionais do tipo LFD (Large Format Display), ou painéis em LED. Conforme matéria do Video Wall a empresa de tecnologia LG, possui monitores profissionais ideias para essa mídia.  

Software 

Para veicular o conteúdo nos pontos de exibição é necessário um software que será responsável pelo gerenciamento e distribuição do conteúdo. A WiPlay possui um software próprio, responsável por administrar a programação, de forma segmentada e eficiente.

Mídia indoor: quais segmentos atendemos

Mídia indoor para grandes empresas

Mídia Indoor para Grandes Empresas

Ideal para melhorar a experiência dos colaboradores, aumentando o engajamento e produtividade.

Restaurantes e lanchonetes

Mídia Indoor para Restaurantes e Lanchonetes

Menu board, salão, espera e ou balcão para viagem.

Lojas de departamentos

Mídia Indoor para Lojas de Departamentos

Vitrines, área de vendas e caixa, ideal para promoções e dicas.

Supermercados, padarias e açougues

Mídia Indoor para Supermercados, Padarias e Açougues

Corredores, caixas, balcão de atendimento.

Academias

Mídia Indoor para Academias

Horários de aulas, atividades oferecidas, dicas de exercícios, produtos de parceiros e muito mais. 

Conclusão

Esse modelo de mídia pode ser utilizado em todos os segmentos de negócios e é uma ótima ferramenta para melhorar o potencial da sua marca e engajar seu público.

A WiPlay possui quase duas décadas de experiência no segmento de tecnologia da comunicação. Para conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.

André Luiz Sabatini

Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos de sinalização digital aplicados a Comunicação Interna, Varejo e Publicidade em empresas dos mais variados segmentos e porte.

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1 Resultado

  1. 3 de dezembro de 2020

    […] várias formas de utilizar a comunicação digital no VM, entre elas: Vídeo Wall, Midia Indoor, Menu Board e TV […]

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