Video Wall: o que é, como funciona e como instalar

Confira neste artigo as aplicações e as vantagens que um video wall pode trazer para seu negócio.

Essa solução permite que imagens, vídeos ou conteúdo sejam vistos em uma grande resolução usando múltiplas telas, simultaneamente.

O video wall aumenta o impacto da sua mensagem, atraindo a atenção e melhorando a experiência do seu público.

O que é Video Wall?

É um recurso utilizado em projetos de Digital Signage no qual várias telas são dispostas juntas uma da outra, possibilitando a formação de um único painel.

Com este recurso, é possível exibir conteúdo nos mais diversos formatos.

Como funciona o Video Wall?

A disposição de telas em formato de video wall permite explorar recursos de criação de conteúdo com maior atratividade e consequentemente maiores índices de audiência para sua mensagem seja este conteúdo relacionado a entretenimento, monitoramento, KPIs, merchandising e propagandas.

Quais são os formatos de Video Wall?

É possível montar um video wall com diferentes formatos. Os principais tipos comercializados são: matriz quadrada, portrait, landscape e mosaico. As diferenças entre eles são descritas abaixo. 

Matriz quadrada

Na matriz quadrada, o formato é o número de colunas e linhas que equivale ao número de telas. Desse modo, se uma coluna tiver três telas, a linha deverá ter a mesma quantidade.

Portrait ou retrato

Já no caso da portrait, as paredes devem ter apenas uma coluna e diversas linhas. Esse modelo é bastante utilizado em eventos de moda em que se deseja mostrar um vídeo com uma pessoa em pé desfilando com as peças da grife.

Landscape

O landscape é um modelo contrário ao portrait, ou seja, tem uma linha e várias colunas. Trata-se de um formato ideal para exibição de animações com o logotipo de uma empresa ou orientações de localização, por exemplo. 

Mosaico 

E para finalizar a modalidade mosaico, as telas são dispostas de maneira irregular. Assim, podem ser definidos o tamanho e o posicionamento das imagens em cada tela do mosaico, proporcionando uma experiência única para quem visualiza os conteúdos. 

Como instalar o Video Wall? Confira os equipamentos e veja como montar

A boa notícia é que a instalação de um video wall pode ser rápida e sem complicações, você só precisa definir a solução que mais se encaixa para o seu negócio e objetivos de comunicação e nossa equipe vai te orientar com as informações corretas.

Venha conhecer com a WiPlay mais sobre o mercado de Digital Signage e as possibilidades de investimento nesta solução.

Conheça os nossos serviços de Sinalização Digital

Contamos com a ajuda de Alexandre Fontes, Manager da LG, para trazer mais informações sobre esta solução. 

Monitor video wall: confira os modelos ideais para você

É recomendado um modelo específico de monitor com bordas ultra finas, a LG tem um modelo onde as bordas somadas possuem apenas 0,88mm!

A utilização de monitores com bordas ultrafinas possibilita formar grandes painéis e assim chamar muito a atenção de quem visualiza, atualmente é muito utilizado em lojas, eventos e uma série de outros estabelecimentos. 

Outros locais de uso comum para video wall devido a sua capacidade de fazer grandes painéis e manterem altas resoluções, são salas de controle, ambientes críticos que necessitam de um produto com uso contínuo de 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Os monitores são produtos para missões críticas, eles podem ficar ligados 24 horas por dia, 7 dias na semana, com uma vida útil de até 60.000 horas, por isso é um produto muito utilizado em aeroportos e salas de controle, entre outros.

Com relação a manutenção é muito baixa, a única manutenção que deve ser feita regularmente é a calibração de cores, processo esse que em nosso modelo premium – 55SVH7F.

Já é possível fazer sem a necessidade de nenhum técnico ou trabalho extra, pois foi incorporado ao monitor um sensor de calibração e um de iluminação, os quais em conjunto realizam a calibração de todos monitores, de forma simples e com agendamento semanal e mensal.

O Video Wall pode ser instalado em quais lugares?

Basicamente os monitores possibilitam a criação de grandes telas, tudo isso sem a necessidade de um sistema a parte, pois os monitores já possuem processamento interno, os quais podem formar um grande monitor utilizando apenas os players embarcados, vale ressaltar que essa função está disponível em modelos que possuem a plataforma webOS.

Sendo essa sua característica primária ele pode ser utilizado nos mais diversos segmentos: Corporativo, Transportes, Varejo, OOH, entre outros.

Quais os benefícios do Video Wall para a experiência do consumidor?

Como você mesma coloca todo o projeto de Sinalização Digital deve nascer de uma necessidade específica, assim podemos atender o cliente e resolver o problema apresentado. 

Existem projetos específicos, onde apenas o video wall é necessário, assim como, outros projetos que é necessário a instalação de monitores de apoio, mas tudo isso vai depender da necessidade, local e conteúdo a ser apresentado. Para cada cliente uma necessidade e para cada necessidade uma solução específica.

É um painel de grande impacto, pelo seu tamanho, pela facilidade de redimensionamento – aumentar ou diminuir o tamanho -, pela alta resolução e qualidade de imagem, então independentemente do local ou área a ser instalado ele sempre vai oferecer a melhor visibilidade.

Para um projeto ser executado integralmente, não bastam apenas as telas que exibirão as imagens ou vídeos programados. Outros equipamentos desempenham funções tão importantes quanto as televisões.

O processador de vídeo, também conhecido como distribuidor ou controlador, é um equipamento importante.

Este processador pode estar embutido em telas profissionais, pode ser um equipamento autônomo específico, um mini PC com uma ou mais placas de vídeo ou então pode ser um sistema de alto desempenho. 

Este processador irá interpretar o sinal de vídeo recebido, recortar as regiões da imagem que cada tela deverá exibir, remontar o protocolo do vídeo para as diversas partes e então enviá-las para cada uma das telas. 

Todas funções ocorrem sincronizadamente para alcançar o efeito de uma única tela. 

Pela complexidade do processo, não é possível criar utilizando apenas splitters ou divisores de vídeo.

Veja exemplos instalados pela WiPlay

Trabalho realizado para o cliente Bradesco Seguros
Video Wall da WiPlay no Frango Assado
Trabalho feito para o cliente Frango Assado
Video Wall da WiPlay no Johnny Rockets
Trabalho realizado para a loja da Johnny Rockets
Video Wall da WiPlay no Ragazzo
Trabalho feito para a pizzaria Ragazzo
Video Wall da WiPlay no SESC
Trabalho feito para o SESC

Conclusão

Encontrar a solução certa para o seu próprio espaço requer levar em conta os benefícios, investimentos, vantagens e desvantagens de qualquer tecnologia, o custo total de propriedade e como isso se ajusta ao seu orçamento e facilidade de uso.

Geralmente, o processo começa analisando como você usará a exibição e avaliará seu ambiente para determinar o tamanho apropriado da imagem e quaisquer desafios de implantação que você possa precisar superar.

André Luiz Sabatini

Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos de sinalização digital aplicados a Comunicação Interna, Varejo e Publicidade em empresas dos mais variados segmentos e porte.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. 24 de novembro de 2020

    […] profissionais do tipo LFD (Large Format Display), ou painéis em LED. Conforme matéria do Video Wall a empresa de tecnologia LG, possui monitores profissionais ideias para essa […]

  2. 3 de dezembro de 2020

    […] de publicidade.Existem várias formas de utilizar a comunicação digital no VM, entre elas: Vídeo Wall, Midia Indoor, Menu Board e TV […]

  3. 17 de dezembro de 2020

    […] que vamos utilizar para exibir nosso conteúdo, estes podem ser TVs, monitores profissionais, vídeo wall, painéis em led e assim como o player os exibidores de conteúdo devem ser definidos em […]

  4. 8 de janeiro de 2021

    […] colaboradores, visitantes e parceiros, de maneira rápida e eficiente.Como falado no artigo sobre video wall, recomendamos monitores da com bordas ultrafinas, a LG, para transmitir conteúdos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *