Rede social corporativa: o que é, benefícios, exemplos e mais

Um dos grandes desafios do trabalho de comunicação é entender as necessidades dos funcionários. Cada grupo que orbita em torno de uma organização tem interesses específicos, e as respostas a esses anseios surgem na atuação cotidiana das empresas.

A rede social corporativa se caracteriza por ser um instrumento voltado para o ambiente de trabalho e utilizado principalmente para auxiliar na comunicação interna.

Manter os times conectados é uma estratégia, e por isso, é necessário um canal que permita conectar colaboradores para a troca de informações, ideias e experiências, e que ajude a interação das equipes, criando assim um trabalho mais ágil e prático.

Segundo pesquisa da FGV, o Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Em relação à quantidade de smartphone, a pesquisa aponta que permanece com mais de 1 por habitante em uso no Brasil. 

Ao todo, são 234 milhões de celulares inteligentes. Uma ruptura já visível na migração para o uso de dispositivos digitais, sendo antecipada pelo isolamento gerado pela e pandemia, ensino e trabalho a distância que vão deixar marcas permanentes. 

A transformação digital é uma necessidade de todos. Você já pensou em participar dessa transformação usando um aplicativo para se comunicar e fazer a gestão do seu time?

O que é uma rede social corporativa?

A rede social corporativa é uma plataforma que permite conectar colaboradores para a troca de informações, ideias e experiências, aumentando o engajamento e tornando o trabalho mais ágil e prático.

Sua capacidade de disseminar informações mais rapidamente que outros veículos internos é sua principal característica. Além disso, proporcionam uma experiência colaborativa de trabalho e uma importante fonte de aprendizado para os integrantes de uma organização. 

Quais são os benefícios e vantagens da rede social corporativa?

Uma das vantagens relacionadas à utilização dessa plataforma é o aumento do alcance das informações e a velocidade na execução de processos internos, além da facilidade de acesso. 

Trata-se de um meio que encoraja a participação, a interação e o compartilhamento de informação entre os integrantes e pode contribuir ainda para diminuição do rigor imposto pela hierarquia, visto em algumas organizações. 

Por meio desse tipo de solução, a empresa fornece um ambiente amigável e interativo, similar aos sites que as pessoas estão acostumadas a usar na vida pessoal, mas alinhado aos objetivos da empresa. 

Dados estatísticos sobre esse canal de comunicação

Segundo o Google, já são mais de 62% de brasileiros que possuem smartphones, um “computador de mão” que torna o acesso à informação simples e rápido.

Ainda de acordo com essa pesquisa, somente 18% das empresas avaliadas acredita que a sua comunicação alcança o seu público interno de forma plena, mantendo todos alinhados com as práticas da organização.

Além disso, os próprios colaboradores pedem para que as próprias empresas se comuniquem utilizando outras formas e meios, não só usando os tradicionais e-mails marketing, murais ou TV Corporativa.

Exemplos de redes sociais corporativas

AppTalk 

O AppTalk é um aplicativo que tem como objetivo conectar os colaboradores e ainda medir o alcance das estratégias de comunicação interna da sua empresa. Com ele, você compartilha informações em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real.

Social Base 

Com a plataforma de comunicação você pode enviar comunicados, conversar com todos em tempo real, acessar sistemas da organização rapidamente e desburocratizar processos com alguns cliques.

Workplace (Facebook)

O Workplace é uma rede social corporativa criada pelo Facebook com o objetivo de fomentar a comunicação interna nas empresas, e, por isso mesmo, com um perfil totalmente separado do outro, que você usa fora do trabalho. 

Yammer (Microsoft)

O Yammer é um aplicativo que faz parte do Office e permite que você crie uma verdadeira rede social interna na empresa. Pode funcionar até, se bem aproveitado, como uma intranet.

Currents (Google)

A nova rede social foi anunciada como sucessor do Google+, mas somente em julho de 2020, ele foi oficialmente lançado para Android e iOS.  A nova rede tem o propósito de criar “discussões e interações mais significativas” entre os usuários.

Existe alguma rede social corporativa gratuita?

O LinkedIn, uma rede social gratuita voltada a profissionais. O site permite ao usuário estabelecer conexões com colegas em empresas que já trabalhou, pedir recomendação de contatos e candidatar-se a vagas publicadas na rede.

Quais são os indicadores e métricas dessa ferramenta de comunicação interna?

IndicadorDescrição 
Visita diária dos usuáriosSomatório do número de vezes que um funcionário acessa a rede por dia.
Taxa de engajamentoRazão entre o número total de funcionários da empresa e os perfis cadastrados na rede.
Taxa de leitura das matériasQuanto cada matéria foi lida por usuários únicos.
InteraçõesQuantidade de comentários, curtidas e compartilhamentos nas notícias e campanhas da rede social corporativa.
AderênciaPercentual dos colaboradores que usam a ferramenta 
Tabela de indicadores das redes sociais corporativas

Empresas que usam o AppTalk da WiPlay

ABC Cargas

Rede social corporativa da ABC Cargas
Publicação feita para a rede social corporativa da ABC Cargas

Grupo Indiana 

Rede social corporativa do Grupo Indiana
Publicação feita para a rede social corporativa do Grupo Indiana

Por que o grupo Indiana procurou a WiPlay?

“Estávamos sentindo a necessidade de ter um canal de comunicação acessível para todos os colaboradores das nossas empresas, pois a nossa principal ferramenta de comunicação era o e-mail e muitos deles não tinham conta de e-mail, então nossa comunicação era sempre limitada.

Utilizávamos também os murais localizados em pontos de maior circulação de colaboradores nas lojas, mas não tínhamos a certeza de que a mensagem divulgada estava sendo lida por eles.

Decidimos que estava na hora de buscar uma ferramenta de comunicação mais acessível e atrativa, que transmitisse a mensagem de forma clara e imediata, inclusive com possibilidades de interações dos colaboradores para que a adesão fosse grande, foi aí que conhecemos o AppTalk!

Identificamos na ferramenta inúmeras possibilidades de uso e muitas ideias foram surgindo para novas implementações, o que vem acontecendo dia após dia desde que contratamos o aplicativo.

O AppTalk é muito fácil de ser utilizado, podemos segmentar as postagens das editorias para quem desejamos que a mensagem seja recebida, temos planos de usar a ferramenta para disponibilizar materiais de treinamentos e capacitação para nossos colaboradores, podemos realizar pesquisas de todo tipo, além de permitir que os usuários postem suas próprias fotos participando de campanhas de endomarketing.

O AppTalk está aumentando o engajamento dos colaboradores nas ações de valorização de pessoal e endomarketing do Grupo Indiana além de estar contribuindo de maneira efetiva na transparência e efetividade em nossas comunicações internas, são inúmeras as possibilidades abertas por ele!” – Juliana Sampaio, Gerência Geral Administrativo Financeira do Grupo Indiana.

Como implementar o AppTalk na sua empresa

É fácil a implantação, em até 72 horas seu app estará disponível. Primeiro acesse a loja de aplicativos do seu smartphone, baixe o AppTalk e cadastre-se para acessar. Personalize os nomes, ícones e cores de acordo com a identidade da sua empresa. 

Como funciona

O aplicativo permite que você consiga divulgar tudo aquilo que é importante para a motivação e engajamento das equipes por exemplo comunicados, pesquisas, documentos, treinamentos, resultados, entre outros materiais relevantes. 

Com o AppTalk, ainda é possível alcançar todas as equipes da sua empresa usando textos, fotos, vídeos, assim como disponibilizar treinamentos, links externos.

Por que o AppTalk é bom para minha empresa?

Nossa solução vai te ajudar a atingir os colaboradores que normalmente não teriam contato com a comunicação interna da empresa, como é o caso dos representantes externos ou então aqueles que, por algum motivo, estejam distantes da empresa.

Como usar 

Para atualizar os conteúdos é necessário entrar na nossa plataforma do AppTalk, com a sua senha de acesso e logar. Procurar na aba do menu a descrição “aplicativo”, acessar o campo “editorias”. 

No campo “editorias” você encontrará todas as editorias cadastradas para a inserção dos seus conteúdos.

Conclusão

As redes sociais corporativas são utilizadas como uma plataforma para compartilhamento de arquivos, informações, fotos, vídeos, documentos, substituindo as antigas intranets. Atualmente as redes estão presentes em grandes corporações. 

Em geral são instituições com necessidades de comunicação que excedem a capacidade dos meios convencionais, mas isso não significa que empresas menores também não possam se beneficiar.

Investir no mobile não é mais se diferenciar, é mais do que isso, é uma necessidade não somente para as empresas, mas para todas as pessoas e segmentos.

Com a implantação do trabalho remoto como forma de isolamento social, os primeiros movimentos já foram dados em direção a uma maior adequação ao novo cenário. 

Este é um ótimo momento para que as organizações avaliem internamente quais serão os próximos passos e estejam preparadas para um futuro que já começou.

Contrate o AppTalk, a melhor rede social para sua empresa

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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1 Resultado

  1. 18 de dezembro de 2020

    […] Isso pode incluir inclusive o aplicativo de comunicação interna criado pela WiPlay, o AppTalk. A rede social corporativa permite que as empresas engajem os seus colaboradores. Assim, compartilhando notícias, novidades, […]

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