Somos play: Uma conversa sobre a importância da proteção de dados no cenário moderno

Introdução

Você já conhece o podcast da WiPlay, o Somos Play?

Nele, nós levamos convidados para debater assuntos da tecnologia da informação, temas ligados a transformação digital, novidades no nosso mercado, tendências da comunicação em tempos de isolamento social, cases de sucesso e muito mais!

O programa é no formato de bate papo, sempre levando especialistas, profissionais e lideranças para debater o mundo do Menu Board, TV Corporativa, Comunicação Interna e Marketing Digital, com diversas dicas para construir, engajar e comunicar.

No início de julho, o System Engineer da Netconn, Abraão Dias, foi convidado para participar, com o tema “A importância da Proteção de Dados no cenário moderno”.  Durante a conversa, Abraão falou sobre falou sobre a LGPD, proteção de dados, ataques de hackers e muito mais.

Para quem não ouviu ou para quem quer relembrar o que foi dito no podcast, fizemos um resumo sobre todos os pontos abordados. Confira!

LGPD: O que mudou para as empresas?

No geral, no contexto Netconn que está no mercado há mais de 20 anos, sempre houve uma preocupação com a proteção de dados dos clientes, ainda mais hoje em dia, onde os dados valem muito dinheiro.

Com a ajuda da LGPD, as empresas que ainda não protegiam os dados de forma segura a se desenvolver e ficarem mais maduras nesse contexto, por agora existir uma imposição legal. Ou seja, se as empresas não estiverem adequadas à LGPD podem existir multas que impactem as empresas financeiramente.

E como todos sabem, as pessoas começam a tomar ações diferentes quando o erro pode doer no bolso.

E a LGPD é ótima para as empresas de segurança, por garantir um apoio interno e externo, principalmente no cenário atual em que os dados não estão somente em um único local. Afinal, hoje as pessoas criam dados no celular, tablet, notebook e em vários outros aparelhos e a LGPD é ótima para proteger os dados dos indivíduos.

Quais são as melhores ferramentas para a adequação à LGPD?

Não existe uma bala de prata que resolva todas as falhas de segurança de uma empresa, que a deixe automaticamente adequada à LGPD. Mas existem boas práticas de mercado que podem possibilitar a sua empresa a esse objetivo.

Por exemplo, uma prática que muitas empresas estão utilizando é começar com um serviço para avaliar a segurança da sua empresa.

Um desses serviços é o Pentest, onde os analistas da Netconn olham para a empresa contratante como uma pessoa comum conectada à internet. Dessa forma, o analista consegue observar se existe algum dado sensível que possa estar exposto ao público. Ou seja, esse serviço é ótimo para fazer uma avaliação da segurança da sua empresa, e a partir daí, criar um plano de ação para ficar de acordo com a LGPD.

Outro serviço que pode ajudar, é o Mapeamento de Dados, onde é possível entender o sistema de uma empresa e avaliar quais são os dados confidenciais de cada setor dela. Depois de fazer esse mapeamento e entender como esses dados nascem, são tratados e armazenados, também é possível fazer um plano de ação a partir disso.

A partir desses dois últimos serviços, o ideal é que a empresa faça também uma Classificação de Dados. Com esse serviço, quando um colaborador cria um documento que possa ter dados sensíveis, o próprio sistema irá perguntar qual a classificação dele (se é público, restrito, confidencial etc.) para fazer o armazenamento correto.

Após esses passos, o ideal seria utilizar uma solução de DLP (Data Loss Prevention), que é ideal para prevenir o vazamento de dados confidenciais.

Lembrando que existem diversos outros tipos de soluções que ajudam na adequação à LGPD, mas esses quatro passos já deixam as empresas aderentes.

Para as pessoas comuns, quais são os cuidados que devem ser tomados para não ter dados vazados?

No geral existe um cuidado que deve ser sempre o mais usado: o bom senso!

Isso porque, hoje em dia, a prática mais utilizada em fraudes e crimes virtuais é a de engenharia social, que é levar a pessoa a fazer alguma coisa que você queira, apenas por ter alguma informação privilegiada sobre ela.

Por exemplo, um caso que acontece bastante, é a história de alguém que entrou em uma rede social e pegou a foto de um parente da possível vítima, entra no WhatsApp chama a pessoa e diz que precisa de dinheiro. Na correria no dia a dia a vítima pode não se atentar e simplesmente transferir esse dinheiro.

Portanto, para se manter protegido na internet é preciso esse tipo de cuidado e bom senso.

Conclusão

Essa explanação do Abraão Dias durante a conversa, foi muito esclarecedora para quem não entende muito sobre as práticas de proteção de dados empresariais e pessoais.

Além disso, ele deu ótimas dicas sobre como as empresas podem se adequar à LGPD com algumas soluções que a Netconn oferece, e ajudar as pessoas comuns a navegar na internet de forma mais segura.

Você pode conferir a conversa completa no Podcast Somos Play, clicando aqui.

Vale lembrar que a WiPlay é a agência digital da Netconn, e você pode conferir como trabalhamos conhecendo os nossos serviços.

A nossa agência digital conta com especialistas em comunicação interna, marketing digital e jornalistas, que irão cuidar da sua produção de conteúdo para as redes sociais, realizando estudos e reuniões de pauta periódicos, para vivenciar o dia a dia e entender quais são os objetivos da sua empresa no espaço digital.

Hermes Ferreira

Hermes é jornalista, e conta com experiência em Comunicação Interna, Marketing Digital e Redes Sociais.

Você pode gostar...