Setembro Amarelo: “Agir salva Vidas”

Introdução

Como você já deve saber, o mês de setembro é usado por diversas empresas, organizações e influenciadores para falar sobre o Setembro Amarelo, campanha com o objetivo de falar sobre a prevenção ao suicídio.

Vale dizer que o tema “suicídio” foi tratado como tabu durante muitos anos, por isso, a campanha que é realizada desde o ano de 2014 é usado para falar sobre o tema, avisar sobre os perigos da depressão, e o mais importante, relembrar para todos que é possível tratar a depressão e salvar vidas.

A campanha oficial do Setembro Amarelo é feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina, e o slogan de 2021 é “Agir salva vidas”.

Suicídio: resultado de transtornos mentais não tratados

Segundo informações no site do Setembro Amarelo, estudos apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.

“Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio, por isso, neste mês de setembro, nós concentramos os nossos esforços na prevenção efetiva. A morte por esta causa é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base”, afirma o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva.

A morte por suicídio pode e deve ser evitada, mas para isso devemos passar as informações corretamente e de forma responsável para a sociedade. Apenas dessa forma, conseguiremos diminuir os números que são alarmantes.

Centro de valorização da vida

Caso você sinta algum desses problemas, ou sente que não está passando por uma boa fase na sua vida, considere realizar um tratamento psicológico.

As Unidades Básica de Saúde (UBS) recebem pessoas deprimidas e cuida do tratamento de casos leves. A consulta funciona como em qualquer outro problema de saúde: o clínico geral irá conversar com você, analisar seu histórico e avaliar seus sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico de forma gratuita nos chamados CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Estes centros são compostos não apenas por Psicólogos, mas também por Psiquiatras, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Terapeutas.

Mas você também pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), entrando em contato gratuitamente pelo número 188. Eles oferecem apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e=mail e chat 24 horas todos os dias.

A WiPlay apoia a Campanha Setembro Amarelo, e você pode conferir todas as informações e cartilhas sobre a campanha clicando aqui.

Já conhece os conteúdos de prevenção da WiPlay? Acesse o nosso YouTube e veja vídeos atrativos e relevantes produzidos por nossa equipe de Comunicação. Aproveite e leia também o nosso post e veja algumas ideias de conteúdos com várias temáticas que fazem toda a diferença no engajamento dos seus funcionários.

Hermes Ferreira

Hermes é jornalista, e conta com experiência em Comunicação Interna, Marketing Digital e Redes Sociais.

Você pode gostar...