OOH: Entenda como e por que investir em publicidade externa

O que é OOH

A mídia Out of Home (fora de casa – em tradução livre) é a famosa mídia externa. Quem nunca saiu de casa e se deparou com diversas propagandas te cercando?

Seja em um outdoor, no ponto de ônibus, na parede do metrô ou uma simples pessoa te entregando um panfleto na rua, somos cercados por marcas tentando chamar a nossa atenção.

Mas você sabe como surgiu esse tipo de publicidade?

Como surgiu o Out of Home

Talvez você não saiba, mas este é um dos formatos de mídia mais antigos existentes. Há milhares de anos no Egito antigo, para tornar leis e tratados públicos, eram feitas inscrições em obeliscos de pedra. Um pouco mais a frente em Roma, tiras de metal eram fixadas nos muros onde as pessoas podiam escrever seus anúncios sobre a venda de produtos, serviços e também suas ideias.

Não podemos deixar de citar outras formas de anúncios encontrados em livros de história, inscrições pré-históricas nas cavernas, hieroglifos egípcios nas paredes dos templos e muitas outras referências.

As coisas mudaram quando no século XV Gutenberg criou a primeira máquina de impressão.  Diante desta novidade os dois grandes poderes da época, Estado e Igreja, passaram a utilizar este recurso sob a forma de monopólio. Os anúncios eram compostos por textos tipográficos acrescidos de uma vinheta e em 1796 surgiu o anúncio Ilustrado.

Em 1808 desembarca no Brasil a família real portuguesa, nesta mesma época são inauguradas as primeiras tipografias em solo Brasileiro e no século XX anúncios OOH são veiculados nos bondes.

Muitos outros pontos importantes marcam a evolução do OOH até o que conhecemos nos dias de hoje.

A mensuração de resultados no OOH

Agora que você já sabe que o OOH é um dos meios mais antigos de anúncio, você precisa saber que ele é um dos mais precisamente mensurados.

Atualmente não se compra espaço na mídia, mas sim audiência. Quando comparado à TV o OOH é o único meio que utiliza padrões globalmente aceitos para métricas de audiência. Esses padrões são padronizados pela Esomar e endossados por entidades como WFA e a EACA e atendem aos 4As do marketing.

Ao contrário de outros veículos que oferecem dados sobre a possibilidade de views (OTC – Opportunity to contact) x impressão, o OOH oferece dados com o número real de views (VAC – Visibility adjusted contact).

Utilizando-se de um sistema que integra grande conjunto de dados o OOH é pioneiro em Big Data.

4 blocos de dados trabalham em conjunto e permitem a medição da audiência em OOH, são eles:

1.      Deslocamento das pessoas

Pesquisas realizadas com um número significativo de pessoas identificam como elas se deslocam pelas cidades.

Os dados podem ser obtidos por memória e também são enriquecidos com dados coletados de forma passiva a partir de smartfones e dispositivos GPS, capazes de identificar, velocidade e altura, registrando com precisão o local por onde a pessoa transita, identificando até mesmo o andar de um edifico.

2.      Medição de tráfego

Recursos como dispositivos de captação de imagem com contagem de fluxo, somam-se a diversas outras fontes de informação de tráfego, fontes oficiais de governo e imagens de satélite.

3.      Localização geográfica e formato do painel

Cada painel é único, suas dimensões, aparência, tipo de dispositivo e localização geográfica. Este painel é classificado estabelecendo assim a quantidade de veículos e pessoas resultando nos views.

4.      Resultados

Através de técnicas psicológicas podemos estabelecer um padrão de como as pessoas reagem ao mundo ao seu redor. Esse padrão compõe os algoritmos mais modernos de medição OOH. Com as informações sobre deslocamento das pessoas, veículos, características do painel, geolocalização os algoritmos podem converter OTC e VACs, fornecendo assim precisão nas métricas OOH.

Como obter bons resultados com ações OOH?

Presente em diversos ambientes, tais como aeroportos, rodoviárias, supermercados, agências bancárias e até mesmo na cabine de um elevador, o OOH é uma opção eficiente quando sem pensa em criar brand awareness (notoriedade de marca).

Quando falamos em OOH, para alcançar os resultados esperados é importante estar atento a 2 aspectos.

Entenda o recurso (vocação do veículo)

Os anúncios OOH estão nas ruas e disputam a atenção do seu público alvo, com diversos outros elementos (sinal de trânsito, atravessar a rua, dentre outros). Seus anúncios precisam conter mais imagens que palavras, ficando este espaço reservado para aquilo que é realmente importante como por exemplo um “call to action” direcionando o publico para a ação que você precisa que ele faça.

Localização geográfica e momento

O tempo necessário para percorrer uma distância são fatores decisivos no momento da escolha de onde vamos comprar ou consumir (seja um almoço ou a compra de um produto), tendencialmente as pessoas buscam lugares próximos de onde estão. Na hora de distribuir seus anúncios, considere a localização geográfica dos pontos de exibição. O horário também é importante.

Um exemplo é a exibição do anúncio de um restaurante ao redor de um edifício comercial nas horas próximas ao almoço.

Porque investir em OOH

Estima-se que até 2050 metade da população mundial vai viver em grandes cidades, esta concentração de pessoas favorece o crescimento do OOH.

Segundo o Midia Dados, em 2019 a penetração do OOH cresceu 6% ao longo dos últimos anos. Líder absoluto de penetração de mídia a TV aberta em 30 dias chega a 87% da população enquanto o OOH chega a 86%.

A PWC através de pesquisa aponta o crescimento do mercado que era de US$39 bilhões em 2018 para US$44 bilhões em 2022. O crescimento médio mensal foi de 3,9%

O gráfico a seguir aponta este crescimento e também compara o crescimento do DOOH x OOH (impresso).

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história, como extrair bons resultados e o crescimento esperado para este mercado. Que tal iniciar o seu projeto de OOH com as soluções digitais da Wiplay?

Entre em contato com a nossa equipe no nosso site e comece já! Afinal de contas o seu cliente está na rua, e sua marca onde você vai colocar?

André Luiz Sabatini

Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos de sinalização digital aplicados a Comunicação Interna, Varejo e Publicidade em empresas dos mais variados segmentos e porte.

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