Como engajar os colaboradores por meio da comunicação

Introdução

Uma boa empresa conta com colaboradores motivados, e por isso, motivar os colaboradores é o motivo principal de diversas empresas, principalmente nos dias atuais. Uma empresa com colaboradores engajados é muitas vezes o que define se ela irá crescer ou não.

Mas para as empresas que ainda não sabem exatamente qual é a “fórmula” para ter colaboradores motivados, devo lhe dizer que existem diversas formas, mas com uma ferramenta em comum: a comunicação.

No artigo de hoje, iremos apresentar diversas estratégias para engajar os colaboradores da sua empresa por meio da comunicação.

A importância da comunicação interna nas empresas

Já conversamos sobre a importância da comunicação interna nesse post, onde falamos ela é importante para manter os colaboradores engajados, motivados a concretizar os objetivos almejados, além de evitar retrabalhos na execução de projetos e tarefas.

A comunicação interna tem a missão de deixar a comunicação da empresa padronizada, passando informações, sejam recorrentes ou pontuais, de uma forma clara e sem ruídos, passando assim, mais segurança para os colaboradores.

Afinal, só trabalhamos de forma mais tranquila quando sabemos exatamente o que está acontecendo ao nosso redor, e que o nosso trabalho está tendo um impacto positivo para os resultados da empresa.

E é por isso que entre as principais funções da comunicação interna está: divulgar informações sobre os resultados da empresa, mudanças de regra, alterações no organograma e muito mais.

Isso sem contar no papel de engajar os colaboradores com: eventos de endomarketing, ações corporativas de datas comemorativas, e-mails de aniversário etc.

E por que engajar os colaboradores?

Uma empresa com colaboradores engajados, mudam o ambiente e os resultados da empresa tanto interna, quanto externamente.

E para criar esse ambiente, o papel da comunicação interna é fundamental. Comunicados que mostram que a empresa se preocupa com os colaboradores e se importa com o seu bem-estar, podem fazer os colaboradores trabalharem com mais vontade e trazer mais lucro para a própria empresa.

Mas claro, mais importe do que utilizar a comunicação para desenvolver essa ideia de bem-estar do colaborador, é importante desenvolver as ferramentas para mostrar para o seu colaborador que você se importa com ele. E acredite, vale o investimento.

Isso, não sou eu que digo, e sim um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que provou que a cada dólar investido para boa condição de trabalho e saúde do colaborador são quatro dólares que retornam para a empresa em produtividade.

Ou seja, mais que a “fama” de ser um ótimo lugar para se trabalhar, você consegue melhorar a produtividade dos seus serviços.

Como engajar os colaboradores?

Para um colaborador se sentir motivado, engajado e identificado com a empresa, é necessário cumprir algumas características simples.

Confira a lista abaixo:

1.    Crie um cronograma de ações durante o ano

Fevereiro tem o carnaval, abril tem o dia dos pais e a páscoa, e em outubro temos o Outubro Rosa. Realize algum tipo de atividade para cada data comemorativa. Além de animar os colaboradores, depois da ação, todo mundo volta mais engajado para o trabalho.

2.    Estimule a interação entre os colaboradores

Para criar um sentimento de “pertencimento” do colaborador, é necessário que ele se sinta parte de algo maior, e para isso, a socialização entre os funcionários é crucial. Não é a toa que Happy Hours, festas, churrascos e afins, unem os grupos de trabalho.

3.      Seja ágil com os comunicados

Sempre que algo novo acontecer, as pessoas já estarão comentando sobre… acredite. Por isso, o time de comunicação interna e os responsáveis das áreas devem ser diretos e ágeis sobre as novidades das empresas. Excesso de ruído gera insegurança nos colaboradores, e para evitar isso, é necessário que a empresa se posicione institucionalmente sobre as ocorrências mais importantes.

4.      Utilize as ferramentas corretas que dê voz aos colaboradores

Mais importante do que comunicar, os colaboradores também querem ser ouvidos. E por isso é importante que você utilize ferramentas que você possa “medir a temperatura” dos ânimos dos colaboradores.

Como saber qual ferramenta utilizar para engajar os colaboradores?

Como comentamos anteriormente, as ferramentas de comunicação interna devem: estimular a interação dos colaboradores, ser ágil no envio dos comunicados e fazer com que o colaborador se expresse para ser ouvido.

E normalmente as empresas utilizam as ferramentas que suprem uma ou duas dessas necessidades.

Por exemplo, a intranet é ágil nos comunicados, mas não estimula a interação dos colaboradores. Você posta a novidade, o colaborador lê e acabou por aí.

O e-mail é comumente usado para os comunicados (exatamente por ser ágil), e dependendo do assunto pode gerar uma conversa entre os colaboradores de um mesmo setor. Então podemos dizer que além da agilidade, também estimula a interação entre os colaboradores.

Mas você conhece uma ferramenta que supre essas três necessidades? Confira a seguir.

AppTalk: O melhor aplicativo para a comunicação interna

Você sabia que existem redes sociais corporativas, certo? Já falamos sobre esse assunto nesse post, onde falamos sobre as funcionalidades desses apps.

E entre essas redes sociais corporativas, sem dúvidas o AppTalk é uma das principais ferramentas do mercado. Ele oferece design e ferramentas personalizadas para cada empresa, com o objetivo de suprir todas as necessidades que você precisa.  

Entre os principais benefícios em usar o AppTalk estão:

  • Engaje seu colaborador a qualquer hora: É possível criar conteúdo em texto, inserir imagens e vídeos, além de disponibilizar documentos como links, formulários, questionários e outros.
  • Segmente seu público, conforme seus interesses: Direcione as informações e os conteúdos para pessoas ou áreas específicas, evitando ruídos de comunicação.
  • Acompanhe de perto, mesmo estando longe: Receba o push através de notificações e relatórios. Você sabe quem visualizou o conteúdo e acompanha todas as reações e comentários de cada postagem.
  • Receba o feedback e veja os resultados: Você receberá feedbacks valiosos podendo implantar as campanhas mais importantes para o crescimento da sua empresa.

Vale a pena, né? Conheça mais do AppTalk na imagem abaixo:

Conclusão

Como pudemos ver, o engajamento dos colaboradores vale a pena não apenas pela fama de ser “um bom lugar para trabalhar”, mas que investir no bem-estar dos colaboradores pode ser o diferencial para a sua empresa crescer ainda mais.

Os colaboradores engajados são mais produtivos, animados e apaixonados pelo que fazem. E para deixá-los engajados o uso da comunicação é essencial. A comunicação focada em suprir os pontos que focamos já gera ótimos resultados.

Quer mais dicas de como comunicar e de quais ferramentas utilizar? Confira o nosso site e nossas redes sociais e fique ligado!

Hermes Ferreira

Hermes é jornalista, e conta com experiência em Comunicação Interna, Marketing Digital e Redes Sociais.

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1 Resultado

  1. Vladimir Amorim disse:

    Muito Boa matéria!!!! Sucesso e Prosperidade