Comunicação interna: o que é, importância e como fazer

Comunicação interna: o que é, importância e como fazer

A comunicação surgiu em meados do século XIX com a Revolução Industrial. Diante de tanta exploração, como grandes jornadas de trabalho, condições precárias, os empregados começaram a utilizar panfletos como forma de protesto. 

Com isso, a empresa sentiu a necessidade de comunicar-se com o empregado. 

Nos anos 1950, o Brasil de Juscelino Kubitschek, a comunicação interna cresceu para promover um diálogo maior, que vai além do patrão e empregados, chegando a todo o público da empresa. 

Neste artigo, destacamos a importância de se investir na comunicação dentro das grandes organizações, como fazer uma boa comunicação e engajar seus colaboradores e alguns exemplos de ações estratégicas de comunicação interna. 

O que é comunicação interna?

É um conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, engajar, educar e manter a coesão interna em torno de missão e valores que precisa ser reconhecido e compartilhado por todos. 

Uma boa comunicação interna precisa ser coerente com o propósito da empresa, ter canais complementares, prever espaços diferenciados para destacar os grupos de conteúdo que mais interessam à empresa e aos colaboradores. 

A comunicação está em praticamente tudo: diálogos dentro do ambiente de trabalho, troca de informações entre áreas, campanha de endomarketing, integração e troca de conhecimentos, divulgação de informação, engajamento dos colaboradores e muito mais. 

Qual a importância da comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é importante para manter os colaboradores engajados, motivados a concretizar os objetivos almejados, além de evitar retrabalhos na execução de projetos e tarefas.

Diante dessa afirmativa, conclui-se que a falta de uma comunicação bem definida faz com que a empresa tenha uma baixa produtividade e, consequentemente, um impacto negativo nos resultados da operação.

Seguem algumas dicas que auxiliam no conteúdo interno das empresas: 

Dar voz aos seus colaboradores para otimizar a intercomunicação

Permitir que os seus colaboradores participem da conversa faz com que eles se sintam envolvidos. Colaboradores que são ouvidos tendem a se comprometer mais ao alcance dos resultados da empresa. 

Dar feedbacks sempre

Isso se aplica tanto à esfera macro, como também a esfera micro, nas relações entre líderes e liderados, e entre as equipes de trabalho. 

O feedback também é uma ferramenta que ajuda resolver conflitos entre pessoas e identificar colaboradores insatisfeitos. 

Tornar a informação acessível

Todos os colaboradores são fundamentais para que sua empresa alcance seus objetivos, independentemente do nível hierárquico. 

É importante manter a informação ao alcance de todos, é permitir que todos tenham voz. 

Levar a interação para fora do ambiente de trabalho

Outra forma eficaz de fortalecer as conexões entre seus colaboradores é promover eventos ou ações externas, ou fazer isso por meio de parcerias com outras instituições. 

Ajuda tecnológica

Quando se trata de otimizar o conteúdo interno, a tecnologia pode ser uma aliada na aplicação das estratégias.

Qual é o principal objetivo da comunicação interna?

Qual é o principal objetivo da comunicação interna?
Integrar os colaboradores é um dos objetivos da Comunicação Interna

Segundo o relatório State of the Sector 2019, realizado pela Gatehouse, 64% dos profissionais de comunicação que atuam nessa área têm como objetivo central “comunicar a estratégia, valores e propósitos da empresa” aos colaboradores. 

Olhar para estes dados é uma forma de considerar a utilização de diversos canais de comunicação e formato que vão desde newsletters internas, TV Corporativa, aplicativos, reuniões periódicas e até redes sociais corporativas.

O importante é analisar quais desses formatos chegam mais assertivamente aos colaboradores e o ideal é manter a frequência, por quais níveis e para quais finalidades.

Como fazer uma boa comunicação interna?

A comunicação é considerada uma das grandes facilitadoras de todos os processos empresariais, seja para consolidar a missão da empresa e envolver todos os colaboradores nesse processo, ou, para se relacionar com os clientes.

No mundo corporativo a necessidade de comunicar em tempos de pandemia trouxe para todos os setores da sociedade uma enorme ruptura, e colocou todo mundo em uma situação que não estava no planejamento: a comunicação online. 

Quais são os instrumentos e ferramentas de comunicação interna?

Primeiro o ideal é identificar quais são os canais que sua empresa já utiliza no processo de comunicação e buscar novos formatos para se comunicar.

Analise quais das ferramentas relacionadas abaixo são utilizadas com mais frequência, por quais níveis e para quais finalidades.

  • Intranet
  • Rede social corporativa
  • TV Corporativa
  • E-mail
  • Newsletter
  • Reuniões
  • Videoconferência
  • Jornais e Revistas
  • Mural

TV Corporativa

A TV Corporativa tem o intuito de revolucionar a entrega de seus comunicados internos, da mesma forma que transforma como seus colaboradores recebem as mensagens. 

Primeiramente alguns dos benefícios sentidos no início de um projeto é a redução de custo com a impressão de papel. O velho mural impresso é descartado para a chegada de um monitor dinâmico capaz de transmitir os comunicados de forma interativa que chamem a atenção de quem passa pelo local.

A TV Corporativa é uma importante ferramenta para engajar os funcionários dentro de uma empresa que faz com que as empresas tenham processos comunicacionais mais eficientes, bem estruturados e integrados. 

Conheça os serviços de TV Corporativa da WiPlay

Aplicativo de comunicação interna

O aplicativo da WiPlay tem o objetivo de conectar com os colaboradores e ainda medir o alcance das estratégicas da sua empresa. 

Com ele, você compartilha informações em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real. Venha conhecer mais como funciona o AppTalk da WiPlay.

Conheça o App Talk: o aplicativo de comunicação interna da WiPlay

Comunicação interna e cultura organizacional

Conversamos com a Aline Fernandes, Coordenadora de Cultura e Clima Organizacional na Transpetro, que falou sobre a importância da cultura organizacional dentro de uma empresa. Confira mais desse bate papo no Somos Play, o novo podcast da WiPlay.

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

As pessoas querem uma comunicação que tenha o colaborador como protagonista. Histórias inspiradoras humanizam o dia a dia, as relações. 

As pessoas se engajam, se envolvem quando encontram sentido, se sentem parte e representadas pelo que é comunicado. 

Quando contribuem e constroem em conjunto. Quando toca o coração. Portanto, é fundamental que estes temas estejam no radar da comunicação: o que emociona, o que inspira, o que gera dúvida, o que tranquiliza. 

A WiPlay entende que conversando, pesquisando, se fazendo presente (ainda que no virtual), batendo papo com os colegas, correspondentes, líderes (os informais também), com os controversos, com os que vestem ou não a camisa. 

Exemplos de ações e estratégias 

Confira o case de sucesso da implantação da TV Corporativa na Uberlândia Refrescos, franquia da Coca-Cola Brasil localizada em Uberlândia, Minas Gerais. 

Conclusão 

Para finalizar, uma das únicas coisas que a Comunicação Interna mais exige do seu time é criatividade e disposição, porque dá para criar muito conteúdo informativo e com potencial de engajamento.  

Reforce a comunicação e alinhe com ações de Endomarketing (veja algumas dicas que separamos). 

O Turnaround deve ser comunicado e relembrado constantemente. Traga emoção para esse objetivo compartilhado. A comunicação favorece a integração, aumenta a produtividade, reduz discussões e motiva equipes.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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