Endomarketing a distância

Endomarketing home office
Endomarketing home office

Como engajar e implantar estratégias de comunicação em tempos de home office?

Ao passo que entramos em um cenário de pandemia por causa do novo coronavírus, o home office adotado em março foi uma necessidade para muitas empresas. Algumas já eram acostumadas com essa forma de trabalho, porém, em outras, a adoção desse tipo de prática trouxe algumas mudanças.  Inclusive na forma de trabalhar o endomarketing.

Como as empresas estão lidando com a situação para proteger os seus funcionários e manter o engajamento deles?

Endomarketing na quarentena

Se antes as ações visavam atingir o público interno que estava dentro da empresa, como atingir esse mesmo público se agora ele precisa trabalhar de sua própria casa? Conheça a seguir, um pouco do que é o conceito do endomarketing e alguns exemplos de como ele pode ser usado a distância.

Antes de tudo, você sabe o que é endomarketing? Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing que serão trabalhadas para atingir o público interno da empresa, ou seja, os empregados. O endomarketing acontece de dentro pra fora e ajuda a criar a imagem de que a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar.

As estratégias de endomarketing visam principalmente melhorar a imagem da organização entre os seus colaboradores (o que impacta diretamente no engajamento desses profissionais) e também contribuindo para a redução de índices como “turnover” (índice de rotatividade dos funcionários).

A partir disso, fica fácil entender que os empregados se tornam os primeiros clientes da empresa, e por isso, devem ser conquistados antes do público externo. Ao contrário da comunicação interna, o endomarketing não trabalha só os processos de comunicação e informação, mas o incentivo da interação entre colaborador e empresa.

O primeiro passo antes de elaborar e traçar estratégias é conhecer seu público. Para isso, faça as seguintes perguntas: Quem são os seus funcionários? Quais são as suas necessidades? Quais são as suas demandas? Como a organização pode ajudá-lo? Após esse levantamento, será possível estruturar as ações de endomarketing durante o período que o trabalho remoto for necessário.

Trabalhadas a distância, as ações de endomarketing vão fortalecer a comunicação entre os times e também a sua gestão. Mas como iniciar esse planejamento? Veja algumas dicas a seguir.

Personalização

Você pode fazer uma pesquisa com os colaboradores. Peça a cada um que descreva e detalhe as condições sob as quais eles têm um melhor desempenho, suas preocupações sobre o fluxo de trabalho, seu emocional durante a situação, entre outros. As respostas definitivamente não serão iguais, e nem haverá uma resposta única para todos. Após esse passo, chegou a hora de trabalhar com as informações obtidas.

Tenha atenção com a comunicação

Aqueles funcionários que não estão acostumados a trabalhar em home office podem se sentir isolados dos recursos, informações ou relacionamentos que necessitam para desempenhar seu trabalho, por esse motivo, a tecnologia é uma grande aliada para manter contato. Use plataformas de chamada de vídeo para realizar reuniões virtuais semanais ou então aposte nas redes sociais corporativas como o AppTalk onde é possível transmitir comunicados, vídeos e outras informações relevantes para o seu público. 

Além disso, é importante que os empregados tenham documentos e uma espécie de manual oficial do funcionamento dos processos da empresa, o que inclui para quem reportar projetos ou então quem é o responsável por organizar as tarefas. Assim as equipes podem manter o fluxo de trabalho sempre produtivo e alinhado com o resto da equipe.

Dica: defina e oriente claramente quais são os principais canais de comunicação da organização. Sejam eles videoconferência, intranet ou aplicativo.

Junte esforços e obtenha sucesso

A estratégia não se resume apenas ao marketing, mas deve sim ser pensada e estruturada em parceria com os departamentos de comunicação e RH. O RH deve entender as falhas e transformá-las em melhoria para que o endomarketing possa motivar os colaboradores para que eles se sintam parte importante dentro da empresa. Por isso a importância do trabalho conjunto entre as áreas de RH, comunicação e marketing, que irão desenvolver atividades para resultar na motivação da equipe.

Viu só como é fácil manter o seu time engajado? Esperamos que você aproveite as nossas dicas para melhorar seu plano de endomarketing ou colocá-lo em prática o quanto antes. Ficou com vontade de saber mais sobre o AppTalk ou nossos projetos de TV Corporativa? Fale com a nossa equipe comercial! Eles estão sempre prontos para atendê-lo!  

Para mais reflexões, pensamentos e descobertas, nos siga em nossas redes sociais. Até o próximo post!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *