Aplicativo de comunicação interna: veja qual é o mais indicado

Aplicativo de comunicação interna: veja qual é o mais indicado

Vivemos um período de mudanças na forma de se comunicar em que é preciso descobrir outras maneiras de manter-se em contato com as pessoas. 

Se isso já é difícil para nós, que mesmo distantes tentamos manter contato com a família e os amigos de jeitos diferentes, imagine para as empresas, que de uma hora para a outra tiveram que se reinventar e manter tudo funcionando mesmo à distância?

Os aplicativos de comunicação interna viraram a forma mais rápida e assertiva para interagir com os colaboradores. 

Os objetivos são diversos: informar, alinhar, motivar e engajar. Um dos pontos importantes dos aplicativos de comunicação interna é ajudar no rendimento, ter uma comunicação integrada e sempre manter todos informados sobre as atividades. 

Novos tempos exigem novos formatos de comunicação. Mas e a gestão? Como fica? 

Conheça neste artigo alguns benefícios dos aplicativos de comunicação interna que vão te ajudar a medir a produtividade dos colaboradores ao mesmo tempo que te oferece maior possibilidade de interação com eles. 

O que é um aplicativo de comunicação interna?

O aplicativo de comunicação interna é uma plataforma que conecta todos da empresa, seja pelo acesso web ou móvel. Ele possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos e enquetes.

No gerenciador de conteúdo, a equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o aplicativo e, também, de acessar relatórios de visualização e leitura dos conteúdos publicados.

Qual o propósito dos aplicativos de comunicação interna?

Os aplicativos de comunicação interna foram criados com o propósito de ajudar os nossos clientes e engajar os seus colaboradores.  

Aqui, no nosso blog, a gente conta como essas tecnologias e recursos podem melhorar sua comunicação interna, construir relacionamentos e trazer experiências satisfatórias com os colaboradores.  

Dados de mercado sobre ferramentas de comunicação interna nas empresas

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela renomada consultoria internacional de comunicação interna empresarial Gate House, revelou que:

  • 42 % das empresas implantou uma rede social empresarial;
  • 17% estão usando apps para smartphones; 
  • 43% dizem que é comum os empregados usarem seus próprios aparelhos para acessar conteúdos internos;
  • 2 em cada 3 empresas afirmam que seus funcionários acessam esses canais de casa ou com dispositivos móveis;

Além disso, os próprios colaboradores pedem para que as empresas se comuniquem utilizando outras formas e meios, não só usando os e-mails marketing ou murais digitais.

Então, nada melhor do que aproveitar esse período que vivemos atualmente para realmente fazer parte desse novo mundo, onde todos estão conectados, informados e onde a comunicação não tem fronteiras. 

Investir no mobile não é mais se diferenciar, é mais do que isso, é uma necessidade não somente para as empresas, mas para todas as pessoas e segmentos.

5 aplicativos para comunicação interna para empresas

Pensando nas melhorias que podemos gerar com uma boa comunicação interna realizada, elencamos cinco fundamentais aplicativos de comunicação interna que farão qualquer empresa olhar atentamente para eles: 

Yammer 

É um aplicativo da Microsoft que faz parte do Office e permite que você crie uma verdadeira rede social interna na empresa. Pode funcionar até, se bem aproveitado, como uma intranet.

MailChimp

É um dos mais conhecidos disparadores de e-mails, com capacidade de automação de marketing, entre diversas outras funcionalidades. 

GSuite 

Integra diversos aplicativos do Google em um conjunto que conta com Drive. O usuário consegue fazer compartilhamento, edição em tempo real, além de apresentação de slides e formulários. 

Slack

Outro aplicativo gratuito que ajuda as empresas a melhorarem sua comunicação interna é o Slack. 

Criado em 2014, com o Slack a empresa compartilha projetos e processos decisórios, além de possuir integração com vários outros serviços externos. 

Por estar disponível nas versões web, desktop e mobile, possibilita que a equipe esteja conectada o tempo todo, e de qualquer lugar.

AppTalk

Você provavelmente precisou avaliar a saúde e o bem-estar dos seus funcionários à distância? 

Para isso, recomendamos o AppTalk, da WiPlay, como aplicativo de comunicação interna. 

Com ele você consulta seus colaboradores em tempo real e consegue todas as respostas que precisa através da aplicação de pesquisas e questionários personalizados. 

Além disso, você também consegue segmentar a aplicação das pesquisas por departamentos específicos.

Será que as suas equipes já estão preparadas para a volta ao escritório? Quais são as expectativas e anseios para o “novo normal”? Tenha as respostas para essas e outras dúvidas usando a tecnologia do AppTalk.

AppTalk: o aplicativo de comunicação interna da WiPlay

Existe algum aplicativo de comunicação interna gratuito?

Uma das ótimas opções gratuitas que encontramos para empresas com até 12 funcionários, é o Bitrix24. 

Com a ferramenta, você consegue gerenciar documentos, gerir projetos, fazer uma ótima comunicação interna, acessar a intranet, usar como e-mails, CRM, telefonia, recursos humanos, dá até para criar o site da sua empresa, dentre outras coisas. 

O Bitrix24 automatiza todo o seu fluxo de trabalho.  

Aplicativo para funcionários: qual é o mais indicado?

O AppTalk por ser um aplicativo de comunicação interna que permite divulgar tudo aquilo que é importante para a motivação e engajamento das equipes por exemplo comunicados, pesquisas, documentos, treinamentos, resultados, entre outros materiais relevantes. 

Com o AppTalk, ainda é possível alcançar todas as equipes da sua empresa usando textos, fotos, vídeos, assim como disponibilizar treinamentos, links externos. 

Outra facilidade é poder determinar quais grupos ou departamentos receberão cada comunicado e ainda mensurar se as ações divulgadas estão atingindo os resultados esperados através dos números de visualizações e reações em cada post.   

Como implementar o Apptalk na sua empresa?

É fácil a implantação, em até 72 horas seu app estará disponível. Primeiro acesse a loja de aplicativos do seu smartphone, baixe o AppTalk e cadastre-se para acessar. Personalize os nomes, ícones e cores de acordo com a identidade da sua empresa.  

O aplicativo permite que você consiga divulgar tudo aquilo que é importante para a motivação e engajamento das equipes, por exemplo: comunicados, pesquisas, documentos, treinamentos, resultados, entre outros materiais relevantes. 

Com ele, ainda é possível alcançar todas as equipes da sua empresa usando textos, fotos, vídeos, assim como disponibilizar treinamentos, links externos.

Conclusão

Ao optar por uma plataforma online que atenda às necessidades de comunicação interna, que antes era feita no “off”, escolha uma empresa de confiança e dê a ela as informações que precisa.

Pense sempre em quem vai manusear diariamente a plataforma. 

Busque saber se a ferramenta promove a comunicação entre colaboradores, se é um aplicativo de dispositivos móveis, qual a periodicidade de atualização, que serviços a plataforma pode oferecer, entre outras informações.

Fique atenta às funcionalidades, como avisos, notícias sobre leis trabalhistas, aniversariantes, campanhas de endomarketing, chat para os colaboradores etc.

Há um mundo que pode caber na palma da mão.

Podcast Somos Play

Neste podcast convidamos o Gestor de Projetos da WiPlay, Giovanni Calzolaro, para falar sobre o nosso aplicativo de comunicação interna.
Aperte o play!

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 10 de julho de 2020

    […] Acumule dúvidas para tirá-las de uma só vez, mas não se isole. Caso tenha em mãos, use uma ferramenta de comunicação para centralizar as […]

  2. 17 de dezembro de 2020

    […] melhorias que podemos gerar com uma boa comunicação interna realizada, indicamos 5 fundamentais aplicativos de comunicação interna que farão qualquer empresa olhar atentamente para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *