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Home Office: Confira recomendações básicas para o trabalho remoto

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HOME OFFICE; Inegavelmente o Coronavírus e a doença Covid-19 trouxeram uma nova perspectiva para o trabalho. Sobretudo muitas empresas foram obrigadas a enviar seus times para trabalhar em casa em uma tentativa de tentar conter as contaminações.

Mas sem tempo de planejar um programa de trabalho flexível, nem de capacitar adequadamente seus participantes, muitas vezes este processo tem ocorrido de forma improvisada. Principalmente nestes casos, a experiência do home office pode ser traumática, trazendo perda de produtividade e gerando conflitos desnecessários entre colegas e familiares.

Entretanto, o instituto Trabalho Portátil preparou 19 recomendações básicas para o seu home office ser mais adequado e produtivo

1. Converse com sua família. Acima de tudo estabeleça regras de convivência no home office. Explique que vai estar presente mas não disponível. E que enquanto estiver trabalhando, não poderá ser interrompido.

2. Utilize sinalizações para mostrar aos outros da casa quando estiver no modo “office”. Vista seu crachá, coloque fones de ouvido ou use uma plaquinha de “não perturbe” na porta, por exemplo.

3. Escolha um local da casa exclusivo para trabalhar, de preferência um lugar silencioso, afastado da rotina da casa e longe da circulação de pessoas. Mas seja tolerante com eventuais ruídos domésticos, principalmente agora que as crianças estão sem aula e precisam ficar em casa.

4. Faça a autogestão. Realize suas tarefas com qualidade tanto quanto prazo, mesmo sem ninguém cobrando. Assim, seja proativo, compromissado e auto-motivado. Não seja “movido à chefe”.

5. Dê foco na tarefa que está sendo realizada e evite ficar checando e-mails e retornando ligações de forma compulsiva. Estabeleça períodos para fazer estas verificações conforme sua rotina.

6. Planeje sua agenda e crie uma lista de prioridades.  Enfim, se você já consegue prever quanto tempo leva para realizar as tarefas que estão programadas, lembre também de reservar um período para as tarefas que vão aparecer no decorrer do dia, aquelas imprevisíveis.

E negocie sempre. Portanto, tenha certeza que poderá cumprir com o combinado. Isso gera confiança e automotivação.

7. Pense na ergonomia. Utilize o local e o mobiliário mais adequado possível para trabalhar. Escolha principalmente uma cadeira confortável e o notebook na altura dos olhos já são um ótimo começo. Lembre-se de que sua saúde no home office depende de você.

8. Sobretudo defina um horário para começar e encerrar o trabalho e respeite este expediente. Utilize pequenos “rituais” no início e no fim do dia para ajudar a entrar e sair do “modo trabalho” e não se perder nos horários. Um exemplo? Levar a garrafinha de água para o escritório sinaliza o início do expediente.

9. Tire o pijama. Estudos mostram que nosso desempenho e nossa motivação são maiores quando nos vestimos para trabalhar, então se prepare para o home office.

10. Cuidado com as tentações do home office. Tv, cama, sofá e geladeira estarão por perto. Mas disciplina é a palavra-chave aqui.

11. Cuidado com as distrações do home office. Visitas, crianças, entretenimento e faxinas no meio do expediente podem desviar o foco das tarefas. Então, fique atento com as distrações.

12. Quando acabar o expediente, saia do ambiente que definiu para trabalhar. Pois Isso facilita na definição da fronteira entre a “home” e o “office”.

13. Use o recurso de “mudo” principalmente se durante uma tele ou videoconferência se houver ruídos domésticos e você não é a pessoa que está falando.

14. Antes de iniciar um novo projeto, tire todas as suas dúvidas. Obtenha informações detalhadas sobre as tarefas, objetivos, expectativas, prazos, etc.

15. Se surgirem dúvidas durante a realização da tarefa, entre em contato com seu gestor e colegas. Acumule dúvidas para tirá-las de uma só vez, mas não se isole. Caso tenha em mãos, use uma ferramenta de comunicação para centralizar as informações.

Aproveite que a tecnologia permite o home office e evite se expor ao risco de contágio pelo coronavírus no transporte público, em elevadores e nos espaços de convivência do escritório.

16. Não permita que outras pessoas da casa utilizem ou mexam em suas ferramentas e materiais de trabalho.

17. Utilize os dispositivos de segurança e sigilo de informações disponibilizados pela empresa e tome cuidado extra com dados e arquivos confidenciais.

18. Esteja sempre disponível durante o horário comercial da empresa. Mas caso precise se ausentar, ou ficar offline, avise seus colegas e gestor quando estará disponível novamente. Para isso, use o status de disponibilidade “ocupado” e “volto logo” nas próprias plataformas de comunicação remota.

19. Se precisar falar com alguém remoto, basta entrar em contato. Não tenha receio de “incomodar” pois a pessoa em home office está em casa, mas também está trabalhando.

O Instituto Trabalho Portátil, presta consultoria técnica, profissional e são especialistas em trabalho remoto, desde 2013 auxilia empresas e instituições que buscam informações embasadas sobre o tema.

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