Filhos no Home Office: Confira cuidados básicos.

Home office filhos
Home office filhos

Quantas vezes você pediu um minutinho na chamada de vídeo para ajudar seu filho no dever da escola? E diminuir o volume da tv, por que toda sua equipe estava ouvindo a música da Dona Aranha? E a crise de choro e pedido de colo no meio de uma reunião com cliente?

Filhos no Home Office: Essa é a nova realidade de vários profissionais que estão dividindo as rotinas do lar com a do escritório, que agora precisam dividir a atenção igualmente entre o trabalho e filhos. Se toda essa mudança de hábitos está causando muito estresse para você (adulto), imagina como a criançada está se sentindo?

Para ajudar pais e filhos a passarem por esse momento de uma forma mais calma, separamos algumas dicas de como conciliar o home office com os filhos.

Crie uma rotina

Na escolinha as crianças possuem uma rotina de atividades, mesmo os mais pequeninos têm horário para brincar, tirar o cochilo e assistir desenho. Por isso, crie um planejamento de atividades e coloque em um quadro (bem colorido).

Ah, também crie um planejamento para você e mostre para seu filho que o papai e a mamãe também seguem uma rotina e que toda a família precisa seguir as atividades do quadro.

Acima de tudo Lembre-se, a ideia do planejamento é para deixar seu dia mais organizado e leve, não precisa pirar, ok? Portanto, se não der certo em um dia, você pode pular para o próximo.

Qual horário devo trabalhar?

Já falamos sobre a importância de definir uma rotina de trabalho remoto aqui, no entanto é importante ressaltar que; No home office nem sempre seu trabalho precisa ser feito em horário comercial, mas você precisa respeitar sua rotina: entrada, saída, almoço, café… Não adianta começar a trabalhar às 10h e ficar até meia noite, isso não é produtivo, é estressante.

Primeiramente estabeleça seus horários e aproveite as pausas, para cuidar de você e fazer atividades com os pequenos. Respira, toma uma água e volte ao trabalho.

Faça atividades nos intervalos

Pense no seu almoço e pausa para café como um “recreio”, a fim de criar um momento para você brincar e interagir com seu filho. Assista um pouco de desenho, pinte, faça brincadeiras ou dê uma volta no quarteirão (de máscara, é claro).

Aproveite esses momentos livres para dar uma respirada e descansar um pouco. Trabalhar em casa parece só flores, mas a rotina é bem puxada.

home office filhos

Tenha um espaço de trabalho

Nem sempre temos um escritório montado em casa para trabalhar, afinal o brasileiro não tem o hábito de trabalhar de casa. Com todas essas mudanças e o novo cenário precisamos improvisar um cantinho.

Eventualmente se não tiver um cômodo da casa livre, separe um espaço na sala, quarto ou até na sua varanda. O importante é ter um local que possa ser designado como seu escritório a fim de que você consiga fazer suas tarefas, reuniões e responder e-mails. Assim seu dia poderá se tornar mais produtivo, ajudando também a definir pequenos o limite do espaço de trabalho e lazer.

Divida as tarefas

Pausa para falar com os homens: trabalho de casa não é coisa só de mulher, ok? Por isso se o seu parceiro também está trabalhando de casa, nada mais justo do que dividir as tarefas, não é mesmo?

Inclua no seu quadro de planejamento os horários que cada um ficará responsável pelas atividades da casa e dos pequenos. Assim ninguém fica sobrecarregado e o dia flui melhor.

Caso seu horário de trabalho, ou do seu parceiro, for flexível a organização das tarefas fica mais fácil.

Tenha paciência

O isolamento social não está sendo fácil para ninguém. Sobretudo dá uma saudade de almoçar com a equipe, sair na sexta para um Happy, reclamar do café expresso da empresa. Bate uma deprê ficar em casa e não ter contato com os colegas, não é?

Se você, adulto, fica assim imagina uma criança? É preciso ter paciência e aprender a lidar com aquelas manhas, pirraças e pedidos de atenção.

Respira fundo, conta até três e vai…

Pesquise por brincadeiras educativas

Assim como procure por canais (online ou de streaming) que disponibilizam conteúdos educativos e que estimulem a criatividade. Hoje várias empresas de comunicação possuem programas voltados apenas para criança e você consegue limitar o que elas podem assistir.

Outra dica bem bacana é focar em atividades manuais, brincadeiras que exigem a imaginação e criatividades:

  • Teatro de fantoche
  • Telefone sem fio
  • Jogo de memória
  • Quebra -cabeça

São várias as atividades que elas podem fazer para se distrair e ainda aguçar o aprendizado. Ah, na sua pausa você pode aproveitar para fazer um piquenique, o que acha?

Não trabalhe aos fins de semana

Trabalhar de casa não significa trabalhar todos os dias, pois os fins de semana são muito importantes para manter o contato com a família. Portanto você e as crianças precisam ter o seu dia de descanso, sem trabalho e deveres escolares. Aproveite para fazer um programa com a família e relaxar.

home office pets

Filho de 4 patas

Se você é pai ou mãe de pet, lembre-se que eles também precisam de atenção. Animais necessitam de carinho e atividades físicas, por isso pare um minutinho para brincar, fazer um cafuné e levar para passear no quintal.

Esse será o novo normal do mercado de trabalho?

Antes o home office era um dia na semana, era o diferencial da empresa. Hoje é o nosso novo local de trabalho.

Pode ser que isso mude? Não sabemos, mas o que os profissionais precisam começar a se habituar é em trabalhar de casa, e dividir as rotinas domésticas com as do trabalho.

Já falamos sobre dicas, tendências, e o que podemos esperar para o futuro. Continuem acompanhando nossas publicações e assine nossa newsletter para ficar sempre atualizado.

“A WiPlay em parceria com o Instituto Trabalho Portátil tem objetivo de oferecer aos seus clientes uma solução completa em flexibilização, incluindo tecnologia e capacitações em transformação cultural e organizacional. Com isso, visa atender às necessidades de comunicação e organização das equipes virtuais. receba um contato especializado para sua necessidade, fale com nossa equipe”

Você pode gostar...