Canal de Denúncias Eficaz: Como Encontrar a Melhor Alternativa


O Canal de Denúncias é uma ferramenta crucial para identificar e combater diversas formas de desvios de conduta, incluindo assédios, fraudes, corrupção e outras atividades antiéticas ou ilegais dentro de uma empresa. 

Ao disponibilizar um Canal de Denúncias eficiente e bem estruturado, a empresa proporciona um meio seguro e confidencial para que os colaboradores denunciem irregularidades sem medo de algum tipo de retaliação. 

Por isso, neste artigo iremos abordar a importância de ter essa ferramenta dentro de sua empresa, o que muda com a Lei 14.457, quais são os impactos do Canal de Denúncias na minha empresa e qual é o melhor para se usar e como implementar? 

Nova Lei Cipa. O que Muda?

As mudanças na CLT, estabelecidas pela Lei 14.457/2022, tornaram obrigatória a implementação do Canal de Denúncia anônima e os programas de treinamentos. 

Para o empregador estar em conformidade com a nova lei, deixa seu negócio protegido contra possíveis multas e outras penalidades de descumprimento da implementação obrigatória do Canal de Denúncias e da realização de treinamentos de prevenção contra assédio. 

Quais são os impactos do Canal de Denúncia dentro da sua empresa:

A empresa garante que todos os colaboradores e as partes interessadas estejam cientes da existência do Canal de Denúncias e de como utilizá-lo. Isso pode ser feito por meio de comunicações, como treinamentos, manuais, e-mails, TV Corporativa, Intranet e AppTalk, vamos detalhar essa última ferramenta um pouco mais à frente no texto. 

Ao combater fraudes e irregularidades de forma contínua, a empresa reduz perdas financeiras, que giram em torno de 5% ao ano quando não há um Canal de Denúncias.


Ajuda a evitar processos trabalhistas, ao se disponibilizar a ouvir os colaboradores sem qualquer risco de retaliação, a empresa passa a resolver situações antes de se transformarem em ações judiciais..


A imagem positiva gerada pelo Canal de Denúncias facilita o fechamento de contratos, atrai novos clientes e aumenta as oportunidades de negócios com grandes empresas e órgãos públicos.


Ao saberem que a empresa não tolera condutas antiéticas, como bullying e discriminação, os colaboradores se sentem protegidos e passam a produzir muito mais.

Canal de Denúncias: qual é a melhor opção?

A criação de um Canal de Denúncias interno é uma prática recomendada para empresas preocupadas com a ética, a conformidade e a transparência. 

Se você conhece o AppTalk, sabe que a gente leva muito a sério nossas soluções de comunicação interna.

O ApptTalk é no mercado uma excelente opção para um canal de denúncias, pois são fáceis de usar e acessado pelos colaboradores. 

Com o AppTalk, os colaboradores podem enviar as denúncias de forma rápida e no anonimato, o que pode aumentar a probabilidade de relatarem as preocupações legítimas sem medo de alguma retaliação. 

Além disso, o aplicativo traz como recurso nomeado “Ouvidoria”, conceito que abrange diferentes canais de comunicação e desempenha funções específicas como sugestões, SAC, denúncias e reclamações. colaborador pode escolher a configuração dependendo inteiramente da política da empresa. 

A Ouvidoria foi criado para além de relatar casos de má conduta, irregularidades ou violações internas, permite também o RH incluir o termo de uso e compromisso da empresa, vídeos educacionais sobre o tema daquele canal (com o objetivo de evitar denúncias não assertivas) e também perguntas personalizadas sobre o ocorrido dentro da organização.

É importante lembrar que o AppTalk é uma ferramenta para operar o Canal de Denúncias da sua empresa. Os relatos podem ser registrados de forma anônima, sigilosa ou identificada para o registro da manifestação. 

Conclusão

Um ponto importante é reforçar periodicamente a existência do Canal de Denúncias, lembrando que a abordagem deve ser sempre clara, concisa e atrativa, para garantir que os colaboradores compreendam plenamente o funcionamento do Canal de Denúncias e se sintam incentivados a utilizá-lo quando necessário. 

Uma das dicas é sempre produzir vídeos curtos (podemos te ajudar com isto!) e informativos que explicam o propósito do Canal de Denúncias, como utilizá-lo e a importância das denúncias para a empresa. Use depoimentos de funcionários reais ou de membros da alta administração para tornar a mensagem mais pessoal e autêntica.

Outra ideia de divulgação do Canal é incluir mensagens breves e objetivas na sua TV Corporativa com informações sobre o Canal de Denúncias, pois o meio é uma boa opção para fortalecer a cultura da empresa. 

Aproveite eventos internos ou datas importantes, como o Dia Internacional de Combate à Corrupção ou o Dia Internacional da Ética, para reforçar a importância do Canal de Denúncias e incentivar os colaboradores a utilizá-lo.

E como falamos, nós recomendamos o AppTalk como a ferramenta mais poderosa para alcançar esse objetivo, tornando a informação acessível a todos os colaboradores, independentemente de onde estejam localizados na empresa.

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