Onboarding Digital: o que é, como fazer e ideias para RH

Onboarding Digital: o que é, como fazer e ideias para RH

Para acolher novos colaboradores, as empresas precisam dar mais atenção ao onboarding digital, que são processos de integração de novos colaboradores. 

Afinal, estruturar um bom plano de ambientação é muito importante para estimular o engajamento e aumentar as chances de sucesso dessa relação. 

Com a pandemia, uma etapa se torna ainda mais essencial: a adaptação ao modelo de trabalho à distância. O onboarding é uma ferramenta para humanizar a relação entre os negócios e colaboradores recém-chegados. 

Uma pesquisa feita pela Glassdoor indicou que um processo bom de onboarding pode aumentar a retenção dos colaboradores em até 82%.

O State of the American Workplace, relatório anual da Gallup sobre ambientes de trabalho nos Estados Unidos, mostra que apenas 12% dos funcionários afirmam que a sua organização tem um ótimo programa de onboarding.

E, é por isso que hoje apresentaremos neste artigo uma estratégia para elaborar o onboarding digital de acordo com as necessidades da sua empresa. 

O que é onboarding digital?

O que é onboarding digital?

Onboarding digital é o processo de integração que visa introduzir o colaborador na empresa, reforçando a missão, a visão e os valores da organização, bem como apresentá-lo aos departamentos e seus times.

O objetivo é transmitir os conhecimentos e ferramentas necessárias para o bom desempenho de uma nova função.

Essa expressão tem relação ao conjunto de ações que têm como objetivo recepcionar e oferecer capacitação para profissionais que estão se integrando na empresa. 

Os métodos e as tecnologias usadas pelas empresas permitem que os funcionários que acabaram de ser contratados atuem de forma mais colaborativa e com um olhar estratégico, com foco nas necessidades e nos objetivos da empresa. 

Afinal, com muitas pessoas ingressando nas empresas de forma 100% remota, esse é o principal meio de aproximar as equipes e contextualizar o colaborador na rotina do negócio.

Com o AppTalk, da WiPlay, a empresa consultou seus colaboradores em tempo real e consegue todas as respostas que precisa através da aplicação de pesquisas e questionários personalizados. Veja no vídeo abaixo e saiba mais.

Quais são os benefícios do onboarding digital?

Quais são os benefícios do onboarding digital?

Eu diria que existem bons motivos para investir no onboarding digital pois é uma garantia que o novo colaborador tenha uma experiência acolhedora, garantindo também a coerência entre a mensagem e o verdadeiro propósito da empresa. 

E os benefícios do onboarding digital não param por aí, tá? Ele também é uma ótima estratégia para disseminar a cultura da empresa e favorecer a troca de experiência entre os colaboradores. 

Aumenta o engajamento 

Agora, é o momento ideal para aproveitar o alto índice de motivação dos funcionários para cativá-las nos propósitos da marca e envolvê-los na missão da empresa. 

Capacita para a função

Mesmo que o profissional já tenha conhecimento sobre sua função, esse é o momento ideal para treinar de acordo com a necessidade da empresa, de modo que suas entregas sejam alinhadas com os objetivos da área. 

Diminui turnover 

Quando a empresa dedica tempo e esforço para apresentar sua cultura, missão, visão e valores, além de acolher os novos colaboradores com uma recepção humanizada, as chances de eles se adaptarem às novas funções são maiores. 

Socialização dos novos colaboradores

Promove a socialização dos colaboradores com a equipe, facilitando a adaptação ao novo grupo. 

Aumento da produtividade

De posse das informações necessárias para executar suas tarefas, as pessoas reduzem o tempo de aprendizagem e conseguem entregar resultados logo nas primeiras semanas. Isso significa um importante diferencial competitivo para a organização.

Como fazer onboarding online?

Como fazer onboarding online?

Quando o assunto é transformação digital, ter um ambiente que estimula a inovação de forma colaborativa, eficiente e humana é fundamental. 

Com os processos ocorrendo de forma digital e sendo adaptados para isso, todas as etapas entram em mudança: dinâmicas, entrevistas, onboarding, reuniões, entre outras. 

Assim, o gestor ganha espaço para mais do que nunca, sendo criativo para transmitir a recepção calorosa por enviar conteúdos por e-mails, ferramentas de comunicação interna como por exemplo o AppTalk.

O aplicativo de comunicação interna da WiPlay é semelhante a uma Rede Social, que permite a interação direta entre a empresa e o colaborador.

Com ele vocês compartilham notícias, novidades, colhendo feedbacks e mensurando resultados, tudo isso em um único local.

O que você acha de usar uma nova forma de se comunicar em sua empresa?

Independente da escolha que será feita para conduzir seu onboarding on-line, o mais importante é dar prioridade para o que é necessário: as pessoas. Garantindo isso, toda a ação estará bem encaminhada para o processo de recepção.

Conheça o Apptalk e saiba como ele pode ajudar o processo de onboarding da sua empresa

Processo de onboarding digital

Para que o processo seja efetivo e que você aprimore seu processo de onboarding digital é necessário revisar o método de contratação, ir além do critério de somente contratar uma pessoa boa. 

É necessário implementar ferramentas para integração e engajamento do time. 

Além disso, abrir uma vaga para contratarmos e estruturarmos o RH, criar processos para a gestão de pessoas e descrever o código de cultura para que todos os colaboradores compartilhem dos mesmos valores. 

Recursos humanos: 3 ideias de onboarding digital para colaboradores recém-contratados

Devido ao cenário, a área de Recursos Humanos e seus profissionais tiveram que entender e se adequar rapidamente às novas exigências e comportamento dos colaboradores, com necessidade de avanços tecnológicos e métodos mais estratégicos.

O home office, os treinamentos e processos seletivos online, a mudança de mindset em relação ao teletrabalho, o repensar das relações de trabalho e a valorização da experiência do colaborador são exemplos.

Flexibilidade na relação de trabalho

Com isso, ganham espaço o autogerenciamento, independência e liberdade aos funcionários em suas funções, uma maior autonomia das lideranças em relação à suas equipes.

Processos online

Diferentes plataformas digitais estão sendo utilizadas para ações como recrutamento e seleção, treinamentos, onboarding, que tendem a seguir virtualmente. 

Filmes, dinâmicas, estudos de caso, power point e demais recursos audiovisuais, documentos em texto são úteis e aumentam a adesão aos treinamentos internos.

Com o AppTalk da WiPlay você consegue manter as pessoas focadas nos assuntos abordados e ainda o colaborador pode escolher a hora e o dia para ler sobre o tema. É prático e garante que os participantes estarão 100% ligados no contexto.

Esses processos virtuais vêm apresentando vantagens e boa aceitação para as empresas, candidatos e colaboradores em termos de rapidez e custos.

Saiba como o Apptalk é útil para o processo de onboarding digital

Employee experience

Cada vez mais, os profissionais irão escolher onde querem trabalhar e a experiência do colaborador e do candidato serão imprescindíveis para a construção e consolidação de uma imagem positiva da empresa no mercado.

Será necessário um redesenho da jornada do colaborador, levando em conta a experiência virtual ou híbrida nos novos modelos de trabalho.

Conclusão 

O onboarding digital é a chance da sua empresa causar uma boa primeira impressão junto aos novos colaboradores, além de garantir uma integração verdadeira com a empresa e, consequentemente, um melhor desempenho nas atividades do dia a dia. 

Para começar a construir esse relacionamento saudável e duradouro já nas fases de recrutamento e de integração.

Essa proximidade com os novos colaboradores é fundamental e se faz necessária atualmente.

O conteúdo foi útil para você? Então, continue por aqui e saiba ainda mais sobre a gente. Acesse nosso o site da WiPlay e conheça nossas soluções.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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