O que é Endomarketing e Como Usar na Estratégia de Gestão?

O que é endomarketing e como aplicar na sua empresa

O conjunto de ações que tem como objetivo desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores de uma organização são denominados como endomarketing. 

Entre as ações mais comuns desse segmento do marketing estão os programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa, campanhas de clima organizacional e políticas de benefícios para os colaboradores e seus dependentes. 

Trabalhar endomarketing não é só trabalhar ações pontuais, é atuar com intenção, ter um plano consistente e sustentável alinhado com as diretrizes da empresa. 

Além disto, compreender a estratégia e as técnicas para integrar, fortalecer relacionamentos, engajar e comprometer os profissionais é essencial no endomarketing. 

E então, a sua empresa tem um endomarketing estratégico? 

Preparamos um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional para você ter sucesso com o seu público interno!

O que é Endomarketing ou Marketing Interno?

O termo “endo” vem do grego “endus” e significa “para dentro”, ou seja, marketing feito para dentro, para o público interno de uma empresa. 

A palavra endomarketing está relacionada a marketing interno e tem como objetivo a divulgação de suas políticas, princípios e objetivos para os seus colaboradores, o que resulta em uma equipe motivada, engajada e orientada a realização de resultados alinhados as necessidades e princípios da empresa.

Endomarketing é conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno de uma empresa, como colaboradores, acionistas, lideranças, diretores, etc.

Essas estratégias integram ações com foco em recursos humanos, e visam motivar o público interno, gerar engajamento com a empresa e promover a satisfação entre eles.

As empresas apostam em ações de endomarketing, e geralmente os materiais impressos estão sempre presentes, em forma de folders motivacionais, orientação de procedimentos internos e campanhas de incentivo. 

Aposte nisso para engajar seus funcionários. Lembrando que, manter o engajamento dos colaboradores é fundamental para manter a produtividade. 

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Para que serve o endomarketing?

Para que serve e quais os benefícios do endomarketing?

É muito fácil reconhecer quando uma empresa tem boas práticas de endomarketing. Geralmente, os clientes são satisfeitos e a rotatividade dos profissionais é baixa.

De acordo com Lidiane Bertê, da Intelectus Consultoria, o endomarketing engloba todo o processo de comunicação de uma empresa, desde formatar a interação da equipe gerencial com seus liderados até como se promove uma campanha motivacional. 

“Quando criamos uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, desenvolvemos todo um trabalho envolvendo a equipe com o conceito deste levantamento, fazendo com que respondam da melhor maneira possível”, explica.

Engajamento e motivação dos colaboradores

Em 2021 o destaque é para o cuidado com a saúde mental do colaborador. A sugestão é criar programas específicos, acompanhamentos, calendários emocionais, rodas de escuta, dentre outros. 

A humanização dos discursos também pode ser a chave para remover barreiras e criar mais conexão com o público interno. 

A partir do compartilhamento de histórias e experiências e de uma comunicação mais próxima – tanto ao nível institucional, quanto na relação gestor – colaborador.

Esses benefícios são os que mais rapidamente podem ser notados e medidos. Existem ainda os benefícios intrínsecos como a melhoria dos relacionamentos interpessoais e da cultura colaborativa no âmbito profissional.

Quais os benefícios do endomarketing?

Melhoria no clima organizacional

Um propósito claro direciona caminhos, reduz incertezas e conecta os colaboradores com a empresa. Além disso, se bem trabalhado, é fundamental para a consolidação da marca empregadora. 

  • Fortaleça a comunicação interna: incentive os colaboradores a terem uma política participativa na empresa.
  • Crie políticas de incentivo: desenvolva programas de incentivo e melhorias, dê brindes e premiações.
  • Faça uma pesquisa de clima organizacional: faça uma pesquisa interna na equipe e, com os resultados, desenvolva as melhorias necessárias.

Um time motivado com certeza irá atender com mais entusiasmo cada cartela de clientes!

Aumento da produtividade

O que a sua empresa tem feito para estimular o “senso de pertencimento” do colaborador? 

Colaboradores com alto grau de pertencimento oferecem muitos benefícios às suas empresas, como maior engajamento e produtividade; efetividade nos processos e redução das necessidades, maior compreensão das habilidades e competências. 

Um dos primeiros itens básicos para motivar e gerar pertencimento em todas as equipes é saber exatamente o que precisam fazer, ter uma visão detalhada de suas metas e quais são os caminhos que deverão seguir.

É importante que essas metas sejam realistas e possíveis de serem realizadas, senão, o efeito será contrário. Metas e objetivos impossíveis são extremamente desmotivadores!

Outro tema é ouvir verdadeiramente os colaboradores. Como serão eles que colocaram planos e estratégias em prática, se os líderes ouvirem atentamente os membros das equipes, suas sugestões, opiniões e dificuldades, maior será o senso de pertencimento destes e, melhor será o resultado.

Exemplos do endomarketing aplicado nas empresas

Divulgar os produtos e serviços da empresa na TV Corporativa é uma ótima forma de manter as informações atualizadas e na mente de todos

É importante que todos os colaboradores saibam o que a empresa vende e de que forma ela está contribuindo com o mercado. 

Também é interessante utilizar a TV para divulgar um novo produto que foi desenvolvido ou uma novidade na prestação de serviços. Todas as informações são importantes.

Exemplos do endomarketing nas empresas

Transmitir vídeos institucionais na TV Corporativa é uma ação realizada por muitos de nossos clientes, aqui na WiPlay

Eles geralmente são muito bem-produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. São conteúdos que despertam o orgulho dos colaboradores.

Outros exemplos de Marketing Interno

  • Campanhas de branding para atrair talentos ou para reter aos colaboradores;
  • Ações de reconhecimento profissional;
  • Eventos da empresa com os funcionários e seus familiares para promover a integração;
  • Treinamentos, workshops, palestras motivacionais;
  • Campanhas de segurança, bem-estar e valorização do funcionário;
  • Ações para promover o alinhamento dos funcionários à estratégia da empresa.

Como implementar endomarketing na empresa

São necessárias estratégias que visam engajar os funcionários para que eles busquem atingir os objetivos da organização, como vender produtos e criar um relacionamento com os clientes. Confira agora os cinco passos de como implementar o endomarketing!

Dica: determine e oriente quais são os principais canais de comunicação da sua empresa. Sejam eles videoconferência, intranet, Tv Corporativa ou aplicativo de comunicação interna.

1. Pesquisas de satisfação com colaboradores

Quando cuidamos de pessoas, a maior satisfação de uma empresa é satisfação de vê-las felizes. É descobrir que as ações implementadas fizeram a diferença no espiritual, físico, intelectual, relacional e emocional de suas vidas. 

Converse com seus colaboradores e façam regularmente pesquisas internas para entender quais mudanças devem ser feitas ao longo do ano. 

 2. Melhoria da comunicação interna

Converse com os seus colaboradores, transparência ao falar com eles. Os consumidores/clientes querem receber informações confiáveis de uma pessoa interna e ninguém está mais preparado para levar essa mensagem do que os próprios funcionários. 

Além disto, é preciso determinar os canais mais adequados para falar com o seu público interno. Isso vai depender do tipo de comunicação que deseja e do perfil do seu público. 

3. Treinamento e capacitação dos funcionários

A nossa dica aqui é desenvolver e implementar programas de treinamento para os funcionários. Acompanhar sempre e avaliar o resultado dos programas de indicadores da plataforma que utilizarem. 

A ideia aqui é sempre oportunizar um bom ambiente de trabalho para contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores. 

4. Metrifique e acompanhe os resultados

Acompanhe os resultados dos programas de indicadores. Realize de maneira constante esse acompanhamento e ajuste o programa caso seja necessário. 

5. Política de benefícios e reconhecimento

As políticas e benefícios da empresa devem  contemplar todas as pessoas que trabalham na empresa. 

Para isso, é necessária uma criteriosa política de RH que deve ser apresentada ao colaborador assim que ele comece na empresa, como benefícios, cultura organizacional, aprendizado, desenvolvimento, remuneração e todos os benefícios vigentes. 

Ferramentas para promover o Endomarketing

Uma das aliadas do RH para promover o endomarketing na empresa são as redes sociais. Para algumas empresas onde os colaboradores na sua maioria são jovens, especificamente na pandemia, foi o meio que encontraram para se aproximar dos colaboradores. 

A TV Corporativa também pode ser utilizada para que você se comunique com o público interno da sua empresa. Ela pode ser usada como painel de resultados ou até mesmo como um espaço de publicidade para conquistar novos clientes. Tudo sempre dependendo do planejamento estratégico de cada empresa.

Outro modo de conversar com os colaboradores é através dos  vídeos institucionais. Eles geralmente são muito bem produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. São conteúdos que despertam o orgulho dos colaboradores.

Aplicativos e Rede Social Corporativa

Qual a sua ideia para um aplicativo de comunicação? Combinamos: estratégia, designer e tecnologia para transformar a sua ideia em aplicativo de comunicação interna.
Esses são os três pilares fundamentais que guiam o desenvolvimento de nossos serviços.

Aqui na Wiplay desenvolvemos o aplicativo AppTalk, uma plataforma que conecta todos da empresa, seja pelo acesso web ou móvel. Ele possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos e enquetes.

Conheça o Apptalk: o app de comunicação interna da WiPlay

TV Corporativa

A TV Corporativa é uma importante ferramenta para engajar os funcionários dentro de uma empresa, ela faz com que as empresas tenham processos comunicacionais mais eficientes, bem-estruturados e integrados.

Na hora de adotar a TV corporativa como meio de comunicação na sua empresa, o primeiro passo é definir qual função ela vai cumprir. 

Só a partir daí os conteúdos e estratégias podem ser definidos com precisão. Um dos cuidados mais importantes está relacionado à estrutura do conteúdo, que precisa ser capaz de transmitir a mensagem de um modo direcionado ao seu público específico, seja ele interno ou externo. 

O ideal é preferir textos curtos e usar imagens e ilustrações que possam complementar aquilo que foi dito. Em geral, mantenha o foco em três aspectos: contexto, linguagem e visual. Também pense na disposição das telas e evite ao máximo elementos que podem dificultar a visualização.

Vídeos Institucionais

Os vídeos institucionais humanizam as empresas e ajudam na criação de empatia com o público interno. 

Através deste tipo de material, as empresas conseguem mostrar sua visão, seus valores e a cultura organizacional da empresa. Isso ajuda a aproximar a marca de seus colaboradores e até dos clientes.

Os vídeos institucionais produzidos pela WiPlay pretendem passar a mensagem chave dos seus serviços, produtos, soluções ou mesmo comunicar com as suas equipas de forma impactante.

Saiba tudo sobre a TV Corporativa da WiPlay

Conclusão

A comunicação evolui à medida que sua estratégia se volta à valorização das relações humanas, ou seja, a humanização dos conteúdos e buscando estratégias de diálogos. 

Dessa forma, incorre em  sair do modo informação para o modo interação, criando espaços relacionais como as pesquisas organizacionais. Essa é uma das formas de manter o seu time engajado. 

Esperamos que você aproveite as nossas dicas para melhorar seu plano de endomarketing ou colocá-lo em prática quanto antes na sua empresa. Ficou com vontade de saber mais sobre o AppTalk ou nossos projetos de TV Corporativa? Entre em contato com a nossa equipe comercial! Eles estão sempre prontos para atendê-lo!

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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