Principais ferramentas de comunicação interna e como escolher!

Qual a principal ferramenta de comunicação interna e como escolher a ideal

O mundo digital transformou a forma como nos deslocamos, como fazemos operações financeiras, como adquirimos bens e serviços, e, é claro, a forma como nos comunicamos. 

Não foi uma mudança horizontal restrita a algum estrato social, etário ou econômico, mas sim, um fenômeno amplo e vertical que impactou a sociedade como um todo, no mundo inteiro: o celular tornou-se um elo imprescindível com as pessoas e organizações que nos relacionamos.

Porém, esta transformação digital ainda não atingiu muitas empresas. Não podemos esperar que os colaboradores, já habituados ao contexto digital, tenham grande interesse por murais, ou mesmo newsletter.

Nesse contexto, cabe às empresas escolher e adaptar suas ferramentas de comunicação para conseguirem estabelecer um melhor diálogo junto aos colaboradores. 

Continue a leitura e saiba mais sobre os principais canais de comunicação interna, suas características e como utilizá-los:

Canais para comunicação interna: conheça os 5 principais

O mundo mudou porque as pessoas mudaram, e as empresas precisam acompanhar este movimento ou sua comunicação com empregados será cada vez menos efetiva. 

Fora da empresa, elas estão acostumadas com interatividade, transparência, colaboração, informação em tempo real, na palma da mão. 

Multimídia, serviços integrados, e, claro, poder manifestar sua opinião e serem ouvidas pelas pessoas e organizações que se relacionam. Logo, só há um caminho possível: a aplicação de tecnologias sociais na comunicação interna

A grande preocupação dos profissionais da área ao longo dos últimos 20 anos foi com a logística da informação. 

Ou seja, entregar informação às pessoas, falar com elas. Mas, não se trata mais de uma “comunicação para colaboradores” e sim, “comunicação com e entre colaboradores”, de forma que ouvir se tornou mais importante do que falar com eles.

Conheça, a seguir, as 5 principais ferramentas de comunicação interna no ambiente corporativo.

O que é intranet e para que serve? 

A história da Intranet surgiu no início de 1994 nos Estados Unidos, conceito que já existia no vocabulário da Informática e na administração das empresas, e aqui no Brasil por volta de 1995.

A intenção era definir uma arquitetura padronizada para as redes corporativas internas, similar a arquitetura usada na Internet.

Essa ferramenta de comunicação foi criada para ajudar as instituições a se conectar e tornar a comunicação mais fluída entre todos os colaboradores da empresa

É uma forma de interagir melhor, ouvir dicas, sugestões e construir esse ambiente corporativo junto aos colaboradores. 

Como a TV Corporativa pode ser utilizada? 

A Tv Corporativa é um dos principais modelos de conteúdo para Comunicação Digital. Feita nos espaços em que existe grande circulação de pessoas ou mesmo nos lugares em que a espera é inevitável, como elevadores, ou como é o caso das filas de bancos. 

A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação que pode ser utilizada para que você se comunique com o público interno da sua empresa. 

Ela pode ser usada como painel de resultados ou até mesmo como um espaço de publicidade para conquistar novos clientes. Tudo sempre dependendo do planejamento estratégico de cada empresa. 

ferramentas de comunicação interna nas empresas

Na hora de adotar a TV corporativa como meio de comunicação na sua empresa, o primeiro passo é definir qual função ela vai cumprir. Só a partir daí os conteúdos e estratégias podem ser definidos com precisão. 

Um dos cuidados mais importantes está relacionado à estrutura do conteúdo, que precisa ser capaz de transmitir a mensagem de um modo direcionado ao seu público específico, seja ele interno ou externo. 

O ideal é preferir textos curtos e usar imagens e ilustrações que possam complementar aquilo que foi dito. Em geral, mantenha o foco em três aspectos: contexto, linguagem e visual. 

Também pense na disposição das telas e evite ao máximo elementos que podem dificultar a visualização. 

Case de sucesso da Comunicação Interna na TV Corporativa

E-mail corporativo

Os e-mails corporativos também são usados como ferramentas de comunicação e neles podemos usar áudios, textos, vídeos e links para outros conteúdos. 

Por outro lado, pode acabar ficando restrita ao e-mail do colaborador e, por mais que sua adesão possa ser medida por taxas de abertura, dificilmente a empresa conseguirá saber que tipo de conteúdo é mais acessado ou interessa mais ao colaborador. 

Além disso, a empresa deverá sempre ficar atenta para que o layout não fica obsoleto. 

Jornal Interno

É um dos formatos mais caros para o departamento de comunicação, pois requer formatação, impressão e, em alguns casos, até envio por correio caso o colaborador more fora do estado. 

Outro ponto negativo é a dificuldade de mensuração do resultado dessa ferramenta entre os colaboradores. 

Por outro lado, quando enviada à residência de cada funcionário, pode ter um resultado interessante no envolvimento de toda a família com a marca da empresa.

Rede Social Corporativa 

As Redes Sociais Corporativas se tornaram uma necessidade inevitável para estabelecer relacionamento, promover colaboração e engajar colaboradores. 

Esse canal tem tido grande popularidade entre as empresas devido à similaridade com as redes sociais tradicionais. Além disso, uma grande vantagem é a mobilidade, já que algumas plataformas podem ser acessadas via celular ou tablet. 

É uma maneira “informal” de manter os funcionários atualizados sobre as novidades da empresa e, mais importante, de convidá-los para a conversa. 

A RSC, em geral, apresenta baixo custo (se comparado a outras ferramentas) e grande adesão dos colaboradores. Como todas as outras ferramentas, ainda precisa da figura do “motivador” até que todos se sintam confortáveis para participar ativamente.

ferramentas de comunicação digital

Apptalk: rede social corporativo completa

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o engajamento e a interação com o seu público interno, a WiPlay criou o AppTalk, um aplicativo de comunicação interna onde o colaborador recebe notícias e novidades sobre a empresa na palma da mão. 

O novo canal funciona como uma rede social interna, e possibilita a interação dos funcionários com os conteúdos postados através de reações e comentários.

O AppTalk é um novo canal de comunicação que foi projetado para que a empresa possa se conectar ao seu público interno com mais facilidade e rapidez. 

O aplicativo possibilita a segmentação da sua comunicação criando grupos de usuários, onde é possível definir os conteúdos que cada um receberá apenas ativando uma “TAG”. Conheça nossa solução e explore novas possibilidades de se comunicar com o seu cliente mais importante: o seu público interno.

Quais ferramentas escolher para a comunicação interna empresarial?

Se o seu objetivo é incentivar os colaboradores a utilizar os benefícios da empresa, você pode utilizar qualquer ferramenta acima citada para informar os seus funcionários. 

Outro tema importante é celebrar a data do aniversário da empresa do funcionário. 

A TV Corporativa é uma ótima ferramenta para ser utilizada para relembrar momentos marcantes da trajetória da empresa, como divulgar equipes que conquistaram prêmios ou alcançaram metas ao longo dos anos. 

Ou ainda pode ser utilizada para divulgar a data do evento comemorativo referente a esta data.

Já com o AppTalk é possível divulgar rapidamente seus comunicados para todas suas telas de celulares dos colaboradores ao redor do Brasil. 

Assim você irá garantir que a comunicação estará alinhada entre todos da empresa, mantendo todos os colaboradores informados sobre o que acontece na organização. 

Apptalk: uma plataforma de comunicação interna completa. Conheça!

Conclusão

Dependendo do clima organizacional da sua empresa o ideal é combinar duas mais ferramentas de comunicação. 

Destacamos ainda, que independente do meio que você escolha trabalhar para se comunicar com os colaboradores é importante que o público-alvo esteja bem definido. 

Qualquer uma dessas ações precisa ser bem planejada, ter seus resultados mensurados e metas revisadas, ser enviada ou atualizada regularmente e estar alinhada com outras ações e eventos da empresa.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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