Comunicação para franqueadora e franqueados

Comunicação para franqueadora e franqueados
Comunicação para franqueadora e franqueados

Introdução

Entregar conteúdo de comunicação para franqueadora e franqueados é um dos grandes desafios enfrentados por todas as empresas.

São inúmeras unidades espalhadas em locais diferentes, o que dificulta a comunicação uma vez que não existe contato entre as pessoas.

E quando pensamos na jornada dos franqueados e seus colaboradores, as posições de trabalho dentro de uma loja são operacionais, aqui falamos de cozinheiro, atendentes ou caixa.

São equipes que não têm acesso ao e-mail corporativo, terminal para acesso à intranet ou outros canais que permitem o acesso a leitura de conteúdo corporativo, seja este informativo ou de treinamento.

No caso específico de franquias, para que as informações e atualizações sobre a rede sejam de conhecimento de todos, são necessárias ferramentas de comunicação interna que sejam eficientes e alinhadas com o perfil deste tipo de negócio.

Um bom conteúdo, precisa de um bom canal de distribuição

Este é o objetivo deste post. O Apptalk é uma solução de comunicação interna que permite a entrega de conteúdo noticioso em formato de textos, vídeos e podcasts no smartfone do franqueado e seus colaboradores.

O número de franqueadoras que aplicaram o Apptalk em seus negócios duplicou no último semestre.

O crescimento do app deve-se as facilidades de comunicação que proporciona, como as destacadas a seguir:

De fácil implantação o Apptalk permite que a franqueadora distribua a comunicação para franqueadora e franqueados divididos por grupos, permitindo assim a criação e distribuição de conteúdo por interesse e necessidade de cada área.

Os franqueados podem receber em seu smartfone informações gerenciais e estratégicas sobre a franquia e seus colaboradores, informações sobre a operação da loja, novas campanhas, manuais de trabalho em formato de textos, vídeos e fotos e até mesmo informação de interesse geral em formato de podcast.

Tudo isto dividido por grupos, e sem que um grupo tenha acesso ao conteúdo do outro.

Cada grupo um conteúdo diferente e para atender esta necessidade o Apptalk permite que o administrador do canal crie editorias.

O editorial organiza e orienta os usuários sobre quais assuntos estão sendo tratados no canal e permite que o usuário encontre os assuntos de seus interesses com apenas um click.

Notifique os usuários

Através de notificações por push, o Apptalk avisa seus usuários sobre novos conteúdos publicados nas editorias. Quando habilitado pelo administrador do canal (franqueadora), estes podem interagir com a notícia através de comentários e emoticons.

Compartilhamento de arquivos

O Apptalk também conta com uma área para o compartilhamento de arquivos. Seguindo a mesma estrutura de entrega de conteúdo por grupos.

O administrador do canal pode criar pastas dentro do Apptalk e disponibilizar Manuais, Vídeos de treinamento e quaisquer outros tipos de conteúdo que o franqueador e seu colaborador tenha a necessidade de ter em mãos.

É um recurso que pode auxiliar na integração de novos colaboradores e franqueados uma vez que todas as informações estão disponíveis em um só local. E o mais importante através de recurso que está sempre a mão: o smartfone.

Com grande frequência ouço de nossos clientes a dificuldade de estabelecer um canal de comunicação seguro com os colaboradores das franquias onde estes possam reportar a ocorrência de situações relacionadas a assédio ou outras que estão fora das políticas e normas de trabalho.

O Apptalk conta com um canal de denuncias onde anonimamente qualquer usuário pode reportar uma ocorrência. O comunicado é entregue via e-mail para um responsável determinado pela franqueadora que deverá tratar o assunto.

Métricas de engajamento

A mensuração de resultados pode ser obtida através do painel de engajamento com informações sobre posts mais lidos, curtidas, comentários e visão geral de engajamento por grupos.

Estes e muitos outros recursos tornam o Apptalk um canal de comunicação para franqueadora e franqueados, extremamente eficiente.

Conclusão

O Apptalk é um meio de distribuição de conteúdo interno textual, gráfico e audiovisual que está totalmente alinhado com o perfil dos franqueados e principalmente seus colaboradores uma vez que estes podem consumir o conteúdo disponibilizado em diversos momentos do seu dia, seja no transporte público, nos momentos de intervalo do trabalho ou qualquer outa hora do dia.

A disponibilidade da informação na palma da mão facilita seu acesso contribuindo assim para o sucesso da comunicação entre franqueadores, franqueados e colaboradores. Acesse a matéria publicada no site Mundo RH e conheça mais do no aplicativo.

Vamos começar?

André Luiz Sabatini

Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos de sinalização digital aplicados a Comunicação Interna, Varejo e Publicidade em empresas dos mais variados segmentos e porte.

Você pode gostar...