Diga não ao turnover: Como a comunicação estratégica pode fidelizar seus funcionários


A comunicação eficaz ajuda a empresa a ser mais transparente em relação às suas expectativas, objetivos e políticas internas. Isso ajuda os funcionários a entender melhor seu papel dentro da empresa, com isso diminuindo os índices de turnover.

Em pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aponta que 70% das empresas dos mais diversos portes dizem que engajar os gestores sobre a importância da comunicação está entre os maiores desafios atualmente.

Além disso, 58% desejam melhorar a experiência do colaborador e 55% pretendem gerenciar o excesso de informações nas empresas.

E é exatamente para melhorar esses gargalos que a Comunicação 360 ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo. As empresas estão percebendo a importância da comunicação eficaz e da tecnologia para melhorar a produtividade, reduzir custos e reter talentos.

O que é Turnover?

“Rotatividade no trabalho” é um termo que se refere à frequência com que os funcionários deixam seus empregos e são substituídos por novos funcionários.

Também conhecido como “turnover”, a rotatividade no trabalho é um problema comum em muitas empresas porque gera uma perda significativa nos índices de produtividade na organização.

Segundo levantamento realizado pela Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo.

A boa comunicação pode ajudar a diminuir o “turnover” da empresa?

A comunicação efetiva é um fator importante para a satisfação e engajamento dos funcionários. Uma comunicação clara e transparente pode ajudar a construir uma cultura organizacional saudável, que valoriza a colaboração, a confiança e o respeito mútuo.

A comunicação eficaz pode ajudar a aumentar a sensação de pertencimento dos funcionários na empresa. Isso pode ser alcançado através de eventos de equipe e atividades que promovam a cultura da empresa.

Quando os funcionários se sentem parte da empresa, eles são mais propensos a permanecer nela.

Comunicação 360

O “turnover” pode ser reduzido por meio de uma comunicação 360 eficaz entre lideranças e funcionários.

Quando os funcionários se sentem ouvidos, valorizados e com informações claras e precisas, é mais provável que se sintam motivados e engajados em seu trabalho, o que pode levar a uma redução na rotatividade no trabalho.

Para implementar uma estratégia 360, existem diversas ferramentas e canais que podem ajudar a otimizar os processos dentro de uma empresa.

Indicamos que a utilização a conjunta da TV Corporativa, o Aplicativo de Comunicação e a Web TV podem trazer vários benefícios significativos para a Comunicação Interna em uma empresa.

A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação visual que permite transmitir informações relevantes, notícias de forma rápida e eficiente.

Já o aplicativo de comunicação é uma ferramenta móvel que permite aproximar a área de RH com os colaboradores que têm pouco acesso às informações da empresa, permitindo uma comunicação direta, rápida e interativa com funcionários de chão de fábrica ou que trabalham na rua ou em campo.

A Web TV pode ser uma excelente alternativa para empresas que estão adotando o trabalho remoto ou mantendo a modalidade híbrido.

Ela permite que as empresas se comuniquem e compartilhem as mesmas informações importantes da TV Corporativa para seus funcionários, independentemente da localização física.

Ao combinar essas três ferramentas, a empresa pode criar uma estratégia de comunicação interna abrangente e integrada, que atenda às necessidades e preferências dos diferentes grupos de funcionários.

Por exemplo, a TV pode ser usada para transmitir notícias importantes da empresa, apresentar novos produtos ou serviços, compartilhar informações sobre a cultura da empresa e até eventos corporativos.

Enquanto isso, o aplicativo de comunicação pode ser usado para enviar alertas importantes em tempo real, permitir que os funcionários parabenizem colegas de trabalho e até participar de concursos criados pela empresa.

Com a WebTV, as empresas podem transmitir anúncios, atualizações e mensagens importantes para todos os funcionários de uma só vez. Isso garante que todos recebam as informações necessárias, independentemente de estarem em diferentes locais.

Além disso, o uso conjunto dessas ferramentas: TV Corporativa, Aplicativo de Comunicação e Web TV, podem aumentar o alcance e a eficácia da comunicação interna da empresa.

Por exemplo, a TV Corporativa pode ser usada para destacar recursos e funcionalidades do aplicativo de comunicação, incentivando mais funcionários a usá-lo e a se manterem informados sobre as últimas notícias e eventos da empresa.

E a WebTV para empresas pode servir como um local centralizado para os colaboradores acessarem todas as informações e recursos necessários. Isso facilita a busca por materiais importantes, evitando a dispersão de informações em diferentes canais de comunicação.

Conclusão

Funcionários engajados tendem a ser mais produtivos, mais inovadores e mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo.

Além disso, um ambiente de trabalho positivo, no qual os colaboradores se sentem valorizados e apoiados, pode levar a um aumento da satisfação no trabalho e da qualidade de vida no trabalho.

Uma empresa que investe na comunicação dos colaboradores tende a ser vista de forma mais positiva pelos funcionários, o que pode levar a uma melhoria da imagem e reputação da empresa.

Em resumo, o engajamento dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Investir na comunicação 360 dos funcionários pode levar a redução do turnover, melhoria da satisfação no trabalho, inovação e criatividade, e melhoria da reputação da empresa.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *