Entenda como aplicar o novo modelo 360 de comunicação interna

Entenda como aplicar o novo modelo 360 de comunicação interna


O modelo 360 é a solução para democratizar a comunicação com o colaborador, já que surgiram novas tendências de modalidades de trabalho que podem causar ruido: alguns colaboradores estão no modelo remoto, outros no híbrido ou presencial.

Entenda também como as inovações da WiPlay facilitam esse modelo de comunicação e tornam a aplicação mais econômica para as empresas.

Rotatividade no escritório

A partir da flexibilização das normas de segurança de saúde, como uso de máscaras e distanciamento social, aos poucos as empresas voltam a frequentar os escritórios de forma alternada. Uma pesquisa realizada pelo site brasileiro vagas.com demonstra ainda mais essa tendência, 42% dos trabalhadores preferem o modelo híbrido de trabalho.

Com a circulação alternada de pessoas, o profissional de comunicação interna enfrenta dificuldades em garantir que o conteúdo alcance o colaborador. Já é uma realidade, de acordo com a pesquisa feita pelo Revelo, 59,2% das empresas de tecnologia pretendem abandonar o home office e adotar o modelo híbrido ainda em 2022.

Como funciona a comunicação 360

Nesse contexto, é inviável depender somente de uma única plataforma de comunicação interna, como a TV corporativa, para comunicar com o colaborador. Como solução, a comunicação 360 é uma estratégia centralizada que conta com TV Corporativa, Web TV e app corporativo – cada um dos elementos alcança o colaborador em seu formato específico de trabalho – capaz comunicar com a mesma qualidade e sem ruídos.

1 – Web TV no home office

Já pensou na facilidade de uma TV corporativa no seu computador? A Web TV permite que o colaborador, que está em home office, acesse todo o conteúdo da TV Corporativa, protegido por login e senha, por meio de qualquer computador com acesso à internet.

A Web TV funciona como uma boa alternativa para empresas que vão permanecer na modalidade de home office, no modelo híbrido ou que possuem alto número de colaboradores que precisam estar sempre em deslocamento.

É uma das melhores formas do profissional de comunicação medir o engajamento. Por meio da plataforma, o gestor possui acesso as métricas para saber quais colaboradores e quando o conteúdo foi assistido. Por essa capacidade, a Web TV também é usada como plataforma de treinamentos para seus colaboradores. O gestor cria playlist com vídeos de treinamento e acompanha se os vídeos foram assistidos, além das reações e interações dos usuários durante o treinamento.

Para facilitar o uso da Web TV, a WiPlay proporciona serviços de consultorias para a construção da linha editorial do canal da empresa, seja o conteúdo no formato de texto, imagens ou vídeos.

2 – TV Corporativa mais econômica no escritório

A TV Corporativa, o modelo mais tradicional, atinge os colaboradores que vão presencialmente a empresa. Neste ano, a WiPlay preocupada com o cenário pós pandemia, investiu em soluções mais adequadas para a nova realidade, com produtos de melhor custo-benefício para que as empresas possam se comunicar em maiores escalas ampliando seus canais de comunicação.

A WiPlay fornece tecnologia de ponta para o gerenciamento e distribuição de conteúdo, por meio de Mini PC players, agora na versão Android – com custo de aquisição seis vezes menor do que o player Windows e sem perder nenhuma funcionalidade. Empresas podem colocar mais pontos, mas com custo menor. Com o ambiente misto, o gestor pode trabalhar tanto com o player Windows ou Android.

O uso de TV Corporativa com o conteúdo certo, é capaz de aumentar a produtividade. O importante para alcançar o colaborador nesta modalidade é contar com um conteúdo informativo e prático, balanceando com conteúdo externo, como notícias e editorias atrativas na programação. Muitas empresas de grande porte cometem o erro de só passar notícias em sua TV.

A WiPlay fornece conteúdo plugin exclusivo produzido por jornalistas com informações sobre educação financeira, sustentabilidade, comportamento corporativo, saúde e bem estar, dicas de português e responsa social para informar equipes e deixar a TV mais assertiva.

3 – App para centralizar a comunicação no digital

Para completar, o app específico de comunicação interna garante que todos os colaboradores, independente do modelo de trabalho, possam acessar benefícios da empresa e conteúdo interno – como avisos, eventos e compartilhamento de documentos.

O AppTalk é o aplicativo que centraliza a comunicação em apenas uma plataforma, já que é capaz de alinhar a cultura organizacional da empresa de forma mais intimista do que uma TV Corporativa. Também é possível ter a mesma interatividade que a Web Tv proporciona, mas o diferencial do app é dar voz ao colaborador por meio dos módulos de denúncias, ouvidoria, espaço para solicitações e elogios, tudo para que ele se sinta ouvido dentro da empresa.

Garantia de comunicação com o colaborador

Com novas tendências de trabalho, são necessárias novas estratégias capazes de integrar novos e antigos funcionários, principalmente aqueles que foram contratados durante o isolamento social e tiveram quase ou nenhum contato presencial na empresa.

De forma simples, a comunicação 360 garante que não haja ruído em qualquer que seja a modalidade de trabalho: com a TV Corporativa como modelo tradicional, a Web TV permitindo acesso ao conteúdo quando quiser e o AppTalk abrigando toda a comunicação em um só aplicativo, dando voz para o colaborador.

Para empresas em parceria com a WiPlay, todo conteúdo produzido para as plataformas de comunicação 360 é de fácil publicação, pois possui em um layout pré-definido específico para a utilização da empresa.

Aproveite para ouvir o podcast da WiPlay que vai ajudar os gestores de comunicação interna com dicas para aplicar uma comunicação 360 na sua empresa.

Emanuela Vieira

Estudante de jornalismo com experiência em redação publicitária, criação de conteúdo e redes sociais.

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