Food Menu Board: saiba o que é e os benefícios da ferramenta

Food Menu Board: saiba o que é e os benefícios da ferramenta

Sabe aquele combo de hambúrguer, batata frita e refrigerante que passa nas TVs da praça de alimentação? Esse mesmo, que você pensou agora e deu até uma água na boca…

Todas essas delícias que são transmitidas nas telas tem nome: Menu Board

O Food Menu Board digital é utilizado no segmento alimentício, como: restaurantes, redes de fast-food e lanchonetes.

O objetivo deste canal é destacar as opções do cardápio do seu negócio, de maneira atrativa, dinâmica e prática. 

Segundo estatísticas da Digital Signage, mais de 30% dos clientes acham os menus digitais mais influentes na compra do produto. Quer saber mais sobre esse assunto? Então fica ligado no artigo que preparamos pra você!

Food Menu Board: o que é e quais são os benefícios dessa ferramenta?

O Food Menu Board é uma ferramenta digital de comunicação mercadológica que tem como objetivo promover produtos do segmento alimentício em estabelecimentos como: restaurantes, lanchonetes, fast-foods, açougues e padarias.

Essa tecnologia torna a divulgação do seu restaurante mais moderna e eficaz. As telas são expostas de maneira estratégica e traz maior visibilidade para os alimentos que são comercializados no estabelecimento.

De acordo com pesquisas 46% dos consumidores são influenciados por essa mídia no momento da compra. 

Com essa ferramenta aplicada nas lojas de alimentação, você consegue atualizar as informações do cardápio e tabela de preços de forma individual.

Além disso, é possível segmentar o conteúdo por região, por horário, deixando os itens do seu cardápio mais interativos e atraentes.

Veja alguns benefícios do Food Menu Board

Mobilidade para troca de preços e inserção de promoções

A agilidade é uma das vantagens do menu board digital. Você pode produzir novas campanhas, trocar informações e realizar correções, tudo isso por aplicativo, computador ou mobile.

Além disso, é possível pausar ou retirar da sua grade de programação, produtos que estão esgotados.

Incentivo e aumento de vendas

Crie promoções de produtos que estão com data de validade próxima ou com grande quantidade de estoque.

Aproveite que seus clientes estão consumindo as refeições e ofereça outros produtos com maior margem de contribuição para o seu negócio.

Eficiência operacional e produtividade

Mesmo que o aparelho esteja offline, seu conteúdo fica armazenado no banco de dados e continua sendo transmitido nas telas.

Também é possível agendar o conteúdo, com até 180 dias de antecedência, por região, horário e dia da semana, de acordo com a sua estratégia.

Modernize e fortaleça sua marca

Transmitir seu conteúdo em displays digitais gera mais atratividade para os produtos e mostra para os clientes que a marca está ligada nas novidades e curte mudanças. 

Com o Menu Board Digital, você pode trabalhar com vídeos, animações e até digitais influencers, para a divulgação.

Menos custo publicitário mais visibilidade para a marca

Além de fazer bem ao meio ambiente, com diminuição da impressão de panfletos e banners, os displays trazem economias a longo prazo, pois as propagandas são realizadas internamente e não precisam de contratação de publicidade. 

Food Menu Board Digital: como fazer para cada tipo de estabelecimento?

Cada estabelecimento tem uma estratégia diferente de venda e propaganda. O fast-food preza pela agilidade e divulgação de preços. Restaurantes por divulgação de pratos elaborados ou promoções da semana. Lanchonetes e padarias, focam em lanches ou pratos do horário.

Quer entender melhor como o Food Menu pode ser inserido no seu negócio? Veja abaixo:

Food Menu Board para lanchonetes 

Pequenos negócios também podem utilizar o Menu Digital, um exemplo disso são lanchonetes, padarias e cafés.

Aqueles letreiros e lousas com informações do prato do dia ou promoção de café da manhã, ficaram no passado.

Faça seu cliente ter uma experiência mais agradável colocando imagens de produtos e promoções nas telas espalhadas pela loja.

Isso diminui a percepção de espera e evita filas para tirar dúvidas no caixa. 

Em tempos de pandemia e cuidados redobrados com a saúde, o menu digital ajuda a diminuir o manuseio do cardápio de papel.

Food Menu Board para fast food

O nome já diz tudo, os consumidores de fast food buscam agilidade e bons preços, por isso o tempo de espera é o fator chave para ganhar um cliente.

Com o aumento do delivery a experiência do cliente dentro dos estabelecimentos é essencial para que ele retorne mais vezes. 

Por isso, telas digitais são importantes na divulgação do seu produto. Nas TVs distribuídas em sua loja são exibidas diversas opções de pratos, imagens e vídeos de alta qualidade para atrair e incentivar os clientes a consumirem os seus produtos.

Food Menu Board para restaurantes

O uso deste canal em restaurantes facilita a escolha do cliente e diminui o tempo com a dúvida do que escolher.

As imagens de pratos fazem com que o cliente já saiba o que vai comer, auxiliando na tomada de decisão e até incentivando o consumo de outros itens do cardápio.

O menu board digital em restaurantes é algo relativamente novo, antes os espaços usavam o cardápio de papel, agora isso foi substituído por telas e cardápios digitais.

Isso traz agilidade nas alterações de preços e possiblidade transmissão de vídeos, com receitas, dicas do chefe, entre outros. 

Food Menu Board em açougue e padaria

Um dos segmentos mais novos de atuação do Menu Board são departamentos de supermercados, entre eles o açougue e a padaria. 

As telas digitais podem ser interligadas a balanças e transmitir os preços dos produtos, promoções e avisos nutricionais, trazendo mais rapidez para o atendimento reduzindo a possibilidade de divergência de preços entre os valores expostos e o valor real do produto.

Com tanta agilidade e facilidade da divulgação dos seus produtos você pode combinar itens relacionados como por exemplo no açougue divulgar itens que compõem pratos, churrascos, bebidas e na padaria incentivar o consumo de frios, embutidos dentre outros.

Confira alguns exemplos de clientes de Menu Board da WiPlay

Food Menu Board do Habib’s feito pela WiPlay
Food Menu Board do Pizza Crek feito pela WiPlay
Food Menu Board do Gendai feito pela WiPlay
Food Menu Board do Viena feito pela WiPlay

Qual é o preço para instalar o menu board digital no seu estabelecimento?

A WiPlay possui uma equipe especializada que se destaca em desenvolver o melhor projeto, dimensionando e instalando toda a infraestrutura necessária, produzindo e gerenciando o conteúdo do Menu Board para o seu estabelecimento. 

Nossa plataforma oferece uma solução completa para controle de lojas, hierarquia de terminais, tabela de preço dinâmica, agendamento de playlist e monitoramento das redes.

O trabalho consiste ainda, na criação de tabelas, desenvolvimento de playlist por região, publicação, distribuição e gerenciamento de conteúdo enviado pelo cliente, agência ou produzidos pela WiPlay. 

Cada projeto é único, por isso entre em contato conosco que iremos analisar seu negócio e estruturar um canal pra você.

Conclusão

O receio do estabelecimento em contratar o menu digital para TV, é o valor, mas se o valor for analisado a longo prazo é possível notar que os gastos com impressão de cardápios e propaganda, são superiores ao investimento realizado com o novo canal.

O food menu board é uma ferramenta utilizada no setor alimentício que tem a função de modernizar seu negócio, aumentar as vendas e tornar a experiência do consumidor.

A WiPlay possui quase duas décadas de experiência no segmento de tecnologia da comunicação, com diversas soluções, como: TV Corporativa, Sinalização Digital, entre outros. Para conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.

Ane Greice Passos

Jornalista pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada, com mais de 10 anos de experiência em comunicação empresarial, relacionamento institucional, redação criativa eventos e treinamentos corporativos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *