Comunicação institucional: saiba o que é e qual o seu objetivo

Comunicação institucional: saiba o que é e qual o seu objetivo

Hoje em dia, não basta uma empresa ser apenas competente e sólida. É preciso repensar novas formas de comunicação institucional. 

Mais focada nas emoções, na criatividade, tão esquecidos em meio a tantas mensagens, automatizadas, que dificilmente alcança um nível de profundidade para engajar e produzir afetos. 

Se comunicar com os diferentes públicos, interno e externo, é essencial para o sucesso de uma empresa através do relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros, imprensa e o mercado em geral.

Essa comunicação, portanto, evolui na medida em que sua estratégia se volta à valorização das relações e de seus sentidos, ou seja, à humanização dos indivíduos e suas histórias. 

O que é comunicação institucional?

A comunicação institucional direciona suas mensagens para construção da identidade e imagem organizacional, de modo a estabelecer ações que promovam o diálogo e a aproximação com os seus diversos públicos, seja ele interno ou externo. 

Ela atua de forma integrada com outras áreas para elaboração de projetos de comunicação que envolvam campanhas de endomarketing, publicidade, revistas, mídia paga e gerenciamento de crise.

O papel da comunicação é transmitir para os públicos diversos e a sociedade em geral o que a organização é e faz.

Uma pesquisa da Accenture Strategy, denominada “Global Consumer Pulse”, revelou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que se posicionam e são transparentes com seus valores. 

Em outras palavras, sim, a comunicação institucional é importante pois contribui com o crescimento da uma organização. 

Qual é o objetivo da comunicação institucional?

Promover a satisfação e engajamento do público interno e externo. 

Porém, é importante ressaltar que, antes de qualquer outro grupo a trabalhar o engajamento, os colaboradores precisam ser os primeiros a estarem alinhados às diretrizes da empresa e atualizados quanto ao andamento do negócio. 

O público interno, além de ser responsável por buscar os resultados que foram direcionados para cada área, também é o porta-voz oficial da sua marca.

Já o relacionamento com o público externo pode ser feito pelos diferentes perfis das redes sociais, como: blog, e-mail marketing, eventos de lançamento e canais que possibilitam o relacionamento direto com esse público. 

Qual é a importância da comunicação institucional?

Uma empresa tem propósito, personalidade e voz. E, dessa forma, é extremamente necessário que exista unidade nas mensagens.

O papel da comunicação é transmitir, através de informações e ações, para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organização é e faz.

Com isso, diversos benefícios podem ser notados, proximidade com os clientes, melhoria no clima organizacional, mais produtividade, cumprimento de metas e o alcance de resultados.

Qual a diferença entre comunicação institucional, interna e mercadológica?

A comunicação organizacional consiste em diferentes formas de comunicação, a institucional, interna e mercadológica. Ela reflete a filosofia organizacional de uma forma mais neutra.

A comunicação interna é um conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, engajar, educar e manter a coesão interna em torno de missão e valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos. 

Já a comunicação mercadológica, é mais com o foco em vendas. O objetivo dela é chamar a atenção do seu público externo na tentativa de influenciá-la. Ou seja, levar o especialmente o seu cliente a tomar uma ação.

Quais são as ferramentas da comunicação institucional?

As principais ferramentas para a comunicação institucional envolvem projetos, planejamentos e campanhas da instituição tanto para o público interno quanto para o externo. 

Para comunicação interna, por exemplo, são utilizados jornais, murais informativos, revistas, vídeos institucionais, banners, flyers, além das redes sociais e TVs corporativas.

Conheça as soluções de TV Corporativa da WiPlay

No caso da comunicação com o público externo, a produção de conteúdo, gestão e gerenciamento das redes sociais, de blogs e sites institucionais, campanhas e ações de comunicação e marketing digitais dentre outras ferramentas. 

Como fazer um plano de comunicação institucional?

A comunicação não é feita de uma ação só ou de um comunicado apenas. Ela precisa ser consistente e contínua. Por isso, recomendamos que você crie um planejamento com todas as iniciativas que serão adotadas ao longo de um ano.

Com esse planejamento, é possível definir um foco de comunicação para o período, de acordo com os objetivos de negócio atuais.

Comunicação institucional: exemplos de ações e dicas para você se inspirar

A realidade de hoje nos mostrou o quanto precisamos da comunicação.  Nesse cenário de pandemia muitas empresas buscaram novas maneiras de dialogar com os seus colaboradores. Por isso, a WiPlay criou o AppTalk.

Conheça o AppTalk: o aplicativo de comunicação interna da WiPlay

É um aplicativo parecido com uma rede social que tem o objetivo conectar os colaboradores e ainda medir o alcance das estratégias de comunicação interna da sua empresa. 

Com ele, você compartilha informações em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real. Olhem alguns insights abaixo postados por clientes em seus AppTalks.

Exemplo de ação de comunicação institucional da Indiana
Publicação feita para a rede social corporativa do Grupo Indiana
Exemplo de comunicação institucional da ABC Cargas
Publicação feita para a rede social corporativa da ABC Cargas

Por que a ABC Cargas procurou a WiPlay?

“Novos tempos exigem novos formatos de comunicação. Por isso, acabamos de lançar o App Caminhos Talk, um aplicativo que se integra aos atuais canais já existentes na plataforma de comunicação interna da empresa.

Os principais diferenciais da nova ferramenta são a capilaridade e a interatividade. 

Com o aplicativo, conseguimos chegar à ponta de nossas operações, alcançando os motoristas com muito mais agilidade, ao mesmo tempo oferece uma maior possibilidade de interação.

A ABC Cargas sabe que a velocidade de resposta e o alinhamento de todo o time são fundamentais e mais ainda neste novo momento que estamos vivendo, para assegurar aos clientes uma experiência de sucesso satisfatória.

Por isso a empresa está se movendo com celeridade, para contar com as melhores tecnologias e recursos para melhorar sua comunicação, construir relacionamentos e fazer melhor a cada dia!” – Danilo Guedes, Presidente da ABC Cargas.

Conclusão

O desafio dos comunicadores institucionais sempre será de alinhar as estratégias de comunicação tanto para os funcionários da empresa quanto para a sociedade em geral.

Para isso, é preciso desenvolver estratégias que alinhem a cultura organizacional ao discurso da empresa para que seus objetivos, metas, valores sejam conhecidos por todos, bem como os resultados alcançados.

Curtiu? Que tal falar com a gente? Se preferir entre em contato com o departamento comercial. A WiPlay também oferece outras soluções em Comunicação Interna para a sua empresa, como a TV Corporativa e AppTalk. Clique para saber mais sobre esses serviços.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *