Como Criar um Plano de Comunicação Empresarial Efetivo?

Guia completo de como elaborar um plano de comunicação empresarial

Para uma empresa ser cada vez mais relevante no mercado, é necessário se atentar a alguns pontos. 

E entre os mais importantes, a comunicação pode ser a chave principal para prosperar. Mas a comunicação de uma instituição não está ligada apenas a publicidade e ao marketing.

Para se destacar, é precisar visualizar a comunicação de uma forma estratégica, que irá funcionar como uma bússola orientando a empresa para o objetivo que ela quer alcançar.

E para uma comunicação estratégica, você precisa de um plano de comunicação que foque tanto na comunicação interna, para informar, alinhar e engajar os seus colaboradores, quanto com na externa, para manter um bom relacionamento com fornecedores, parceiros, imprensa e o mercado em geral.

Por que o plano de comunicação empresarial é importante?

Um bom plano de comunicação empresarial é o que vai estabelecer qual será a sua proposta e como você irá passá-la para o seu público-alvo, seja interno ou externo.

Qual o objetivo de um plano de comunicação?

Com o plano você pode definir as estratégias e metas da comunicação da empresa como um todo. 

Quando você define e planeja a linguagem que irá utilizar, você define o posicionamento da empresa no mercado, o que você precisa e com quem você precisa falar.

Considerando isso, um planejamento da comunicação empresarial é extremamente importante para conseguir concluir todas as expectativas em cima da equipe de comunicação.

Benefícios do plano de comunicação interna

O plano de comunicação interna é o que permite o alinhamento de pensamento e atitudes entre a empresa e os seus colaboradores. Como falamos anteriormente, ela ajuda a informar, alinhar e engajar todos da empresa.

Quando a comunicação colaborador-empresa está bem alinhada, todo o trabalho é evoluído mais rapidamente e de forma assertiva.

Entre os benefícios de se ter uma boa comunicação interna estão: criar um ambiente mais agradável de trabalho, os funcionários sentem que estão sendo ouvido e a empresa passa a conhecer o que os seus colaboradores estão sentindo.

Como desenvolver um plano de comunicação?

Definição dos objetivos

O primeiro passo para desenvolver um plano de comunicação, é definir quais são os seus objetivos. 

É preciso deixar bem claro o que você quer alcançar. Alguns exemplos de objetivos são: conquistar mais espaço no mercado, se posicionar como líder do seu segmento, ser mais relevante nas redes sociais etc.

Pesquisa e análise do público

Após definido o objetivo, pesquise e identifique qual é o seu público. 

Um plano de comunicação estratégico deve falar a língua das pessoas que te seguem, e se elas te entendem o engajamento dos seus comunicados com certeza serão maiores.

Para saber exatamente quem é o seu público, organize uma pesquisa de persona e ache qual a média de idade do seu público, onde moram e suas preferências.

Após identificado o seu público, comece a organizar a orientação das estratégias e quais serão as ações que você irá fazer.

Orientação da estratégia e ações

No caso da comunicação interna, as ações devem sempre ser focadas em reunir os setores, departamentos e até mesmo a empresa inteira para criar uma boa relação entre todos.

como construir um plano de comunicação digital

Assim você garante um ambiente positivo que gera colaboradores mais produtivos, motivados e engajados.

Mas é importante citar que às vezes a equipe de comunicação fica tão focada em realizar as ações, que esquecem que parte fundamental do êxito de um plano de comunicação está na divulgação.

E a divulgação das ações também deve estar na linguagem definida no planejamento, usando sempre como base o público que você identificou no passo anterior.

Cronograma e execução das campanhas

Você irá começar a postar conteúdos mais interativos nas redes sociais? 

Qual a linguagem que você irá usar na comunicação, mais despojado ou formal?

Lembrando que todas as ações que você planejar devem corresponder ao objetivo definido e com o público-alvo da sua empresa.

Agora que você já tem tudo isso definido, coloque tudo em um cronograma e execute no prazo planejado.

Confira 3 fatores cruciais para um plano de comunicação efetivo

Escolha estratégica dos canais

Com o plano de comunicação definido, o próximo passo a se definir é quais serão os canais de comunicação de que você irá utilizar?

O que deve conter um plano de comunicação?

Para isso, avalie tudo o que você planejou e perceba qual será a mídia mais efetiva para a empresa. 

O canal escolhido também deve considerar qual o orçamento que você tem disponível para investir no seu plano.

Há vários tipos de plataforma e alguns são mais baratos que outros. Portanto, entenda quais serão as suas necessidades e procure o canal com o melhor custo-benefício para você.

Tecnologia integrando processos e setores

Com a tecnologia cada vez mais frequente no nosso dia-a-dia, surgem novas ferramentas e aplicativos que podem ajudar bastante no seu plano de comunicação.

Por isso, foque em procurar os melhores aplicativos e ferramentas que podem integrar as ações do seu plano com todos os setores envolvidos.

Um aplicativo com esse foco que vale a pena conhecer, é o AppTalk da Wiplay. Com ele, você compartilha informações em um ambiente seguro, 100% digital com alcance em tempo real.

O AppTalk é um aplicativo mobile semelhante a uma Rede Social, que permite a interação direta entre a empresa e o colaborador. Você pode compartilhar informações e criar campanhas segmentadas de acordo com a necessidade de cada área da sua empresa.

Conheça o Apptalk: rede social corporativa e app de comunicação interna da WiPlay

KPI’s assertivos e mensuráveis

Como já falamos em nosso artigo sobre gestão à vista, os Key Perfomance Indicator, ou indicador de performance, servem para medir o desempenho dos processos, ajudando as equipes a alcançarem seus objetivos e auxiliando gestores a conquistarem objetivos e tomarem decisões inteligentes.

Ou seja, utilizando os KPI’s você consegue visualizar se os processos que foram escolhidos durante o planejamento de comunicação estão sendo eficientes, o que pode te ajudar a concluir os objetivos traçados de forma mais tangível.

Além disso, segundo a pesquisa SocialBase/Ação Comunicativa, divulgada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 62,9% dos respondentes afirmaram que a mensuração dos resultados serão uma prioridade em 2021. 

Por conta desse cenário instável, a pesquisa identificou que os principais desafios do ano sejam mensurar a evolução com maior frequência, acelerar o tempo de resposta em relação aos pontos mapeados e usar pontos mapeados na tomada de decisão, agilizando a mudança de rota.

Explore ideias e soluções para comunicação digital

Não fique preso dentro da caixinha. Quando estiver fazendo o seu plano de comunicação, procure fazer coisas novas e que você nunca fez antes. Explore as suas ideias e procure as melhores ferramentas para comunicação digital.

As ações que mais ficam na memória dos colaboradores e clientes são aquelas que eles não esperavam que fossem acontecer.

Quer alguns exemplos?

Como você já sabe, a Wiplay oferece serviços de Tv Corporativa. No software há várias opções de conteúdo, inclusive interativo com o seu público interno.

Creio que o caso mais famoso seja da editoria “Meu Pet”, em que os colaboradores da empresa podem enviar fotos dos seus pets para a equipe de comunicação interna, que irão incluir as fotos nas tv’s.

Isso é inesperado para o colaborador, mas quando ele vê a foto do animal de estimação dele, nas tv’s espalhadas pelo local de trabalho, ele se sentirá mais familiarizado na empresa e começará a ter laços mais fortes com a empresa.

Conheça as soluções de Comunicação Digital da WiPlay e potencialize a comunicaão com o seu público!

Conclusão

Para um plano de comunicação empresarial ser eficiente é necessário prestar atenção em cada detalhe. Mas os mais importantes com certeza são: identificação do público-alvo, definição das ações e quais serão os canais de comunicação que você irá utilizar.

Vale ressaltar que por conta da pandemia que estamos passando, boa parte dos colaboradores estão em home-office, o que deixa a equipe de comunicação mais distante das necessidades de cada pessoa. 

Então o melhor a se fazer hoje é pesquisar e saber quais são as melhores ferramentas de comunicação digital do mercado.E se você ainda não sabe como as ferramentas de comunicação digital podem te ajudar, conheça todas as soluções da Wiplay!

Hermes Ferreira

Hermes é jornalista, e conta com experiência em Comunicação Interna, Marketing Digital e Redes Sociais.

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