Vitrine Digital: saiba os benefícios dessa solução no varejo!

Em nosso texto anterior sobre merchandising no ponto de venda convidamos a todos a fazer um exercício de como adaptar nossa operação ao atual cenário econômico. 

Medidas restritivas de circulação de pessoas, trabalho remoto, ocupação de lugares em bares, restaurantes e PDV alterou toda a rotina de trabalho e comportamento dos trabalhadores destes locais e os hábitos dos consumidores. 

Bares, restaurantes, lojas e PDVs foram obrigados a se adaptar as mudanças e neste ponto surge o desafio de como comunicar seus trabalhadores e clientes sobre as novas regras de higiene, horário de funcionamento, ocupação de lugares, informar que seus pedidos estão prontos para retirada, dentre outras necessidades.

Nesse contexto, para negócios no varejo, a comunicação estratégica e efetiva com o seu público assume ainda mais relevância e destaque e, dentre as soluções, as vitrines digitais se mostram um caminho prático e eficaz para lojistas.

Continue a leitura e entenda o funcionamento, os benefícios e como implementar essa solução em seu ponto de venda!

O que é vitrine digital e como funciona?

Para suprir esta necessidade de forma rápida e eficiente com uma comunicação limpa e assertiva a sinalização digital é um grande aliado.

Através de uma tela instalada na entrada dos estabelecimentos é possível orientar e educar trabalhadores e clientes sobre os novos procedimentos. 

A vitrine digital, permite a publicação de conteúdo em tempo real com altíssimo índice de atratividade e simplicidade na troca de conteúdo informativo. 

Segundo a pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. A título de comparação, nos EUA esse índice é de 72%.

Benefícios da vitrine digital no PDV

vantagens de implementar uma vitrine digital

Diante das frequentes alterações dos horários e regras de funcionamento, muitas vezes os consumidores não sabem se o seu estabelecimento está aberto para atendimento e como está operando. 

Ano passado o tráfego as pessoas durante a Black Friday reduziram em 52% quando comparado a 2019. Adotar soluções e estratégias para chamar atenção e atrair pessoas no PDV é essencial para resultados de venda satisfatórios no varejo.

O uso da vitrine digital pode ajudar o seu ponto de venda de diversas maneiras, veja a seguir algumas das principais vantagens dessa solução para negócios no varejo.

Comunicação atraente e com maior engajamento  

Através da Vitrine Digital podemos comunicar, por exemplo, os horários e como o atendimento é realizado.

Temos observado vários cartazes impressos, muitas vezes até manuscritos nas portas dos estabelecimentos. Este tipo de comunicação rapidamente se torna desgastada, apresenta baixo índice de atenção e pode transmitir uma sensação de desleixo.

Versatilidade de uso para comunicação com o seu cliente

Devido à versatilidade da Vitrine Digital podemos comunicar aos nossos clientes como estamos trabalhando para cuidar da saúde de nossos trabalhadores e clientes. 

Divulgar a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social, higiene e demais cuidados. Esta comunicação contribui para transmitir aos nossos clientes segurança para consumir em nosso PDV.

Se você está seguindo nosso blog e implementando algumas de nossas sugestões, certamente você vem observando a mudança nos hábitos de consumo dos seus clientes e já fez alguns ajustes no seu mix de produtos.

Promoção de novos produtos e ofertas

Devido ao alto impacto que as vitrines digitais criam podemos sim, afirmar que despertamos o interesse dos consumidores para visitar o PDV e até mesmo estimular o consumo por impulso.

como deixar uma vitrine mais chamativa

Além desses, o uso da vitrine digital no varejo, tem diversos outros benefícios que impactam positivamente o desempenho no ponto de venda, tais como:

  • baixo custo de produção de conteúdo;
  • logística de produção e envio de banners físicos;
  • não demanda que um colaborador pare suas atividades para fazer as trocas dos banners;
  • permite comunicar um volume maior de informação;
  • manutenção remota do conteúdo;
  • programação do conteúdo via web;
  • uniformidade de exibição de campanhas quando instalada em lojas de rede;
  • produção de conteúdo institucional reforçando a marca, dentre outras.

Como implementar a vitrine digital no varejo

Se você chegou até aqui, você já deve ter pensado em muitas outras formas de utilização da Vitrine Digital em seu estabelecimento e agora deve estar se perguntando, mas por onde eu começo? 

Inicie pesquisando fornecedores, de preferência a empresas que podem te orientar em todo o processo desde a aquisição dos equipamentos, instalação, fornecimento da tecnologia de gerenciamento de conteúdo e produção do conteúdo. 

Podemos dividir seu projeto em três etapas, são elas: equipamentos para exibição do conteúdo, tecnologia e conteúdo.

1. Equipamentos para exibir conteúdos

Quanto as soluções e equipamentos para exposição do seu conteúdo, existem várias opções no mercado, tais como:  TVs, monitores profissionais, video wall, painel em led. 

Para escolher o equipamento mais adequado ao seu estabelecimento, precisamos considerar o tamanho da sua vitrine, se existe grande incidência de luminosidade, para cada projeto há um equipamento diferente ideal.

2. Tecnologia

Dê preferência a empresas que oferecem tecnologia própria de gerenciamento e distribuição de conteúdo, certifique-se se a solução oferecida oferece recursos de atualização em tempo real via web e sobre a facilidade de manutenção do conteúdo.

Desse modo, seguimos para a terceira etapa, fundamental para que seu projeto seja um sucesso e potencialize as vendas de sua empresa.

3. Conteúdo

O conteúdo merece uma atenção toda especial, pois é ele o responsável por levar aos seus clientes toda a comunicação que você precisa. 

Para definir e criar um conteúdo atraente e eficaz, pesquisar e analisar o contexto em que está inserido é fundamental.

Por isso, entenda o seu público e seus interesses, eleja os produtos com maior margem de lucro,  planeje e faça promoções estrategicamente e divulgue novos produtos que sejam do interesse do seu público,.

Além disso, considere fatores como o horário de funcionamento, formatos de entrega e preze pela qualidade e capricho. Dessa maneira, você fará do seu conteúdo uma peça essencial para as vendas em sua loja.

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Conclusão

Sabemos que este momento vai passar e com ele surgirá novas necessidades, novos hábitos serão incluídos na rotina das empresas e consumidores. 

Com isto o investimento em soluções mais eficientes como a vitrine digital são perfeitamente justificáveis visto que diante deste cenário as empresas precisarão rapidamente se adaptar a estas mudanças. 

Listamos acima alguns exemplos dos benefícios que a vitrina digital traz para as empresas que lançam mão deste recurso. 

Modernidade, baixo custo, velocidade de produção de conteúdo e aumento do tráfego são benefícios perpétuos e serão sempre necessários como ferramenta de trabalho no PDV.

André Luiz Sabatini

Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos de sinalização digital aplicados a Comunicação Interna, Varejo e Publicidade em empresas dos mais variados segmentos e porte.

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