Como funciona TV Corporativa: Guia completo para implementar

como montar uma TV Corporatova

Pensando no sucesso da sua TV Corporativa, preparamos um passo a passo completo para te guiar nessa jornada! 

Neste guia você terá acesso a todas as informações necessárias para instalar a TV em sua empresa, com ideias de conteúdos e cases de sucesso. 

Neste artigo você vai encontrar alguns tipos de conteúdo e formatos utilizados nessa ferramenta de comunicação empresarial.

Afinal, o que é uma TV Corporativa?

A TV Corporativa também conhecida como Mural Digital é um canal de comunicação interna que permite a veiculação de conteúdo para os diversos públicos de uma empresa ou organização.

Os pontos de exibição do seu canal digital podem ser instalados em locais de circulação de pessoas, lugares de espera forçada, em meio a área de trabalho ou até mesmo no restaurante da empresa. 

Com a TV Corporativa, você poderá divulgar resultados, indicadores de performance, notícias da empresa, promover o engajamento, divulgar a cultura organizacional. 

Quando instalada em locais acessíveis por clientes, você poderá utilizar este canal como um espaço de publicidade. 

Por se tratar de um canal digital, o conteúdo é produzido de forma a priorizar o apelo visual. Este tipo de produção de conteúdo confere ao canal altos índices de audiência.

Podemos considerar que um canal de TV Corporativa é o recurso mais democrático que sua empresa ou organização pode adotar.

Através da mensagem visual, ela comunica de maneira massiva o que a empresa deseja falar a cada colaborador.  

Como funciona a comunicação na TV Corporativa?

Na hora de adotar a TV corporativa como meio de comunicação na sua empresa, o primeiro passo é definir qual função ela vai cumprir, quais são os gaps de comunicação e objetivos a serem atingidos

Já o segundo passo consiste no planejamento de como será feita a distribuição das telas. Os locais de instalação das telas são definidos de acordo com os objetivos de comunicação da empresa e vocação do local. 

O próximo passo consiste do planejamento de conteúdo que será exibido na TV. A Wiplay conta com uma equipe de jornalistas que poderá lhe auxiliar neste planejamento e produção do conteúdo. 

Existem algumas organizações que contam com equipe própria para elaboração deste planejamento e produção de conteúdo.

Não podemos nos esquecer que um canal de comunicação desenvolvido respeitando a identidade visual da empresa, traz aos colaboradores o sentimento de pertencimento. 

Um plano editorial bem estruturado, boa qualidade do conteúdo e identidade visual alinhada com os preceitos da marca, levam a altos índices de audiência e engajamento com o canal.

O gerenciamento de conteúdo de sua TV Corporativa é realizado através de um sistema de publicação de conteúdo. Este sistema é acessível via painel web, protegido por login e senha, desta forma 

A gestão desse conteúdo pode ser feita pelo time interno de comunicação, agência ou pela empresa prestadora do serviço.

Com o software de gerenciamento de conteúdo você pode elaborar a programação de sua TV Corporativa ponto a ponto, ou seja, cada TV pode exibir um conteúdo diferente, respeitando a ordem de exibição de suas notícias, período e horário.

Além de contar com a possibilidade de mesclar o conteúdo interno com informações externas de notícias, entretenimento e serviços.

Principais usos da TV Corporativa nas empresas

A TV Corporativa é uma ótima aliada na hora de repassar informações importantes, pois a atratividade dos vídeos e a mudança constante dos conteúdos chama a atenção do colaborador, que só precisa dirigir o olhar para estar bem-informado. 

Um dos cuidados mais importantes da TV Corporativa está relacionado à estrutura do conteúdo, que precisa ser capaz de transmitir a mensagem de um modo direcionado ao seu público específico, seja ele interno ou externo. 

A nossa dica é usar textos curtos e ilustrações que possam complementar aquilo que foi dito. Em geral, o ideal é manter o foco em três aspectos: contexto, linguagem e visual. 

A seguir listamos alguns dos principais uso para a TV Corporativa: 

Conteúdo de RH 

Pode ser utilizada para transmitir diversos comunicados do time de RH à empresa. Fique atento com o tamanho dos avisos, é importante que a mensagem seja clara e objetiva. 

Também é comum que em uma grande empresa que os colaboradores não saibam quando uma nova vaga interna é aberta, ou ainda recebam a informação fora da empresa, através de mídias sociais, por exemplo. 

Por isso, podem utilizar a TV Corporativa para que todos saibam a informação e até mesmo possam indicar pessoas ao novo cargo.

Conteúdo de Endomarketing 

O aniversário da empresa é uma data muito importante para todos os colaboradores. 

Por isso, sempre sugerimos a criação de uma editoria destinada a relembrar momentos marcantes da trajetória, divulgar equipes que conquistaram prêmios ou alcançaram metas ao longo dos anos. 

Ou ainda pode ser utilizada para divulgar a data do evento comemorativo referente a esta data.

Produtos e Serviços

Divulgar os produtos e serviços da empresa na TV Corporativa é uma ótima forma de manter as informações atualizadas e na mente de todos. 

É importante que todos os colaboradores saibam o que a empresa vende e de que forma ela está contribuindo com o mercado.

Também é interessante utilizar a TV para divulgar um novo produto que foi desenvolvido ou uma novidade na prestação de serviços. Todas as informações são importantes

Conteúdo de Comunicação Interna 

A TV Corporativa é um ótimo canal para divulgar as campanhas que são realizadas na empresa. 

Difere de apenas enviar um e-mail, que pode ou não ser aberto, ou colocar na intranet da empresa e esperar que o colaborador vá até lá para achar esta informação. 

Na TV Corporativa os conteúdos são veiculados constantemente para os colaboradores. As informações estão à distância de um olhar. 

Você será capaz de definir a frequência em que a campanha será exibida e poderá gerar relatórios para comprovar que ela foi veiculada.

conteúdos para comunicação interna

Conteúdo de Gestão Estratégica 

Com a solução de TV Corporativa é possível divulgar rapidamente seus comunicados para todas suas telas ao redor do mundo. 

Assim você irá garantir que a comunicação estará alinhada entre todas as filiais da empresa, mantendo todos os colaboradores informados sobre o que acontece na organização.

solução TV corporativa para gestão estratégica

Os benefícios de ter uma TV Corporativa em sua empresa

Um dos benefícios é verticalizar a informação e demonstrar que a TV Corporativa é um canal para todos os públicos

Outro grande benefício é trabalhar minuciosamente a mensagem transmitida pela TV, explorando as possibilidades que a tecnologia da ferramenta permite. 

Abaixo algumas linhas estratégicas que podem ser tomadas assim que você decidir implementar uma TV Corporativa na sua empresa. 

Modernizar a comunicação

A TV Corporativa tem o intuito de revolucionar a entrega de seus comunicados internos, da mesma forma que transforma como seus colaboradores recebem as mensagens. 

Primeiramente alguns dos benefícios sentidos no início de um projeto é a redução de custo com a impressão de papel. 

O velho mural impresso é descartado para a chegada de um monitor dinâmico capaz de transmitir os comunicados de forma interativa que chamem a atenção de quem passa pelo local.

Criando um canal interno 

Seu canal de comunicação interna contará com um layout exclusivo preparado especialmente para ser exibido na TV, abaixo algumas ideias de conteúdos que devem ser explorados através da TV Corporativa:

  1. Recados do RH;
  2. Cultura e Comportamento;
  3. Reconhecimento;
  4. Segurança no Trabalho;
  5. Benefícios

É importante que sua TV Corporativa esteja sempre antenada em campanhas importantes do cotidiano, afinal isso que manterá a audiência do seu canal. 

Disseminando informações

A sugestão é que você desenvolva e explore todo potencial das editorias de sua TV, como, por exemplo, criar quadros fixos para assuntos importantes ou então desenvolver um espaço “coringa” afim de tratar de assuntos diversos da empresa.

Além disto, use e abuse de cores e movimentos em seu canal. Isso vai deixá-lo mais dinâmico e atrativo para os espectadores. 

A chegada de uma TV Corporativa é o momento ideal para o departamento de comunicação interna sair da caixinha e encantar os colaboradores.

Aproximar diferentes áreas

Além de facilitar a disseminação das informações para todas as áreas da empresa, um dos benefícios da TV Corporativa é conseguir aproximar as pessoas. 

Dessa forma a ferramenta une funcionários de departamentos que não são próximos, permitindo se relacionar e até saber mais sobre o trabalho dos seus companheiros de empresa.

Você pode desenvolver conteúdos especiais, como por exemplo curiosidades sobre as áreas e quem são as pessoas que trabalham nelas.

Gestão a vista, indicadores e KPI

Já que estamos falando de compartilhar, o conceito de Gestão à Vista nos mostra como são amplos os caminhos a se explorar em uma TV Corporativa. 

Imagine substituir as reuniões de metas por indicadores exibidos e atualizados em tempo real em monitores instalados no seu departamento?

Pois, é exatamente isso que a Gestão à Vista faz. A partir disso é possível integrar o CRM do seu time de vendas com a TV para apresentar indicadores de faturamento e metas com todo o dinamismo e atratividade de uma TV Corporativa. 

Dê cores diferentes para cada produto, crie alertas para números expressivos e não esqueça de contar com uma animação comemorativa a cada meta alcançada.

Reforçar a Cultura organizacional

Certamente também é recomendado usar a TV Corporativa para reforçar a cultura organizacional um bom exemplo disso é reforçar o Dress Code da empresa a todos os colaboradores.

Esta conduta pode demonstrar aos funcionários que determinadas exigências não são de ordem pessoal, exclusivamente para um ou outro — pois são parte de um conjunto de políticas da organização que devem ser seguidas por todos que ali trabalham.

Humanizar a comunicação interna

Nossas pesquisas apontam: Os colaboradores adoram aparecer na TV Corporativa! Use datas comemorativas a favor da sua comunicação interna. Convide seus colaboradores a enviar vídeos que registrem algum momento especial.

Por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dias dos Pais são alguns exemplos de datas importantes para trazer seu colaborador para a TV. 

Assim, crie campanhas que veiculem esse conteúdo intercalando com outros comunicados importantes. 

Além de trazer um clima mais divertido e variado para a sua TV, certamente isso também ajudará a mensurar a audiência das mensagens que estão sendo veiculadas em suas telas.

Apontar Benefícios Corporativos

É comum que os colaboradores esqueçam ou que não usufruam de todos os benefícios oferecidos pela empresa. 

Aproveite a sua TV Corporativa para ressaltar os convênios que a empresa possui para o bem-estar dos funcionários.

É importante deixar claro na mente da sua equipe quais são as vantagens oferecidas como: Assistência Médica, Odontológica, Auxílio Academia, Transporte Privado, Vale-Refeição, etc. Pois tudo isso deve ser divulgado em suas telas de maneira fácil e rápida.

Ah, e tem mais: sua empresa conquistou um novo benefício junto ao time de RH? 

Faça um comunicado interno usando sua TV Corporativa para divulgar para todos os seus colaboradores. Por fim, ninguém ficará por fora do que está rolando.

Comunicar visão, missão e valores

Acima de tudo é sempre bom trabalhar com pilares que identificam os motivos de sua empresa existir e esses assuntos devem permanecer como guias para todos os colaboradores entre os departamentos de sua empresa.

Aproveite a sua TV Corporativa para criar campanhas que dissertem sobre estes pilares, e explore os recursos audiovisuais que a TV oferece para enraizar os valores de sua empresa.

Um dica é desenvolver pílulas de vídeos para exibir diariamente em suas TVs. Nesses pequenos vídeos, você poderá informar sobre os pilares da Missão, Visão e Valores da sua empresa de tal forma que você também pode contar histórias sobre o surgimento do negócio, quem fundou a empresa, entre diversas outras que a sua imaginação permitir. 

Humanizar seu modelo de negócios é uma forma de criar empatia com os seus funcionários.

Como implementar a TV Corporativa? 4 passos essenciais

Passo 01: Definindo um projeto de TV Corporativa

Um projeto de TV Corporativa consiste em distribuir telas em pontos estratégicos dentro de uma empresa de tal forma que atinja os colaboradores diariamente.

A gestão desse conteúdo pode ser feita pelo time de comunicação, bem como a empresa prestadora do serviço, desde que haja reuniões de pautas mensais para a definição do conteúdo a ser exibido.

Dessa maneira, via login e senha é possível obter a gestão do conteúdo, igualmente ao controle da TV Corporativa de qualquer local que tenha internet.

O que isso significa?

Significa que a ferramenta permite organizar toda a programação exibida em suas TVs. 

Desde criar grades de exibição com imagens, vídeos, notícias e editorias, até definir períodos de exibição assim como campanhas que circulem em determinados(as) dias/horas com intuito de segmentar o conteúdo para setores/pessoas de maneira remota em seu próprio notebook ou desktop.

Passo 02: Escolhendo locais de exibição

Embora caiba ao time de comunicação definir os locais de exibição, é necessária uma conversa entre os setores responsáveis da infraestrutura, bem como os gerentes e até mesmo líderes da empresa, com o intuito de se aprofundar em cada real necessidade de comunicar. 

E a partir disso, traçar os possíveis locais de exibição observando o alcance de cada ambiente, visto que os colaboradores devem ter fácil acesso visual para os pontos.  

Uma boa ideia também é realizar uma pesquisa interna para saber a opinião do público quanto aos possíveis locais de exibição

Abaixo algumas perguntas que podem auxiliar o time nesse processo:

  • O que vamos comunicar?
  • Para quem vamos comunicar?
  • Como vamos comunicar?

Lembre-se, tanto quanto definir os pontos de exibição, é importante planejar uma ação de inauguração da sua TV Corporativa para chamar a atenção do seu público e causar um impacto inicial ao time.

Passo 03: O que comunicar e pra quem comunicar?

Em terceiro lugar: O Conteúdo! O conteúdo da TV Corporativa deve ser trabalhado conforme o planejamento estratégico, enquanto explora as diversas possibilidades que a ferramenta de TV Corporativa permite.

Sobretudo é necessário que os profissionais de comunicação se apropriem da ferramenta disponível, afim de explorar as características oriundas da TV convencional.  

Isto é:  Imediatismo e Impacto, assim como, realizar ações internas que tragam os colaboradores para o ambiente da TV Corporativa. Isso certamente irá garantir a audiência do público interno.

Acima de tudo, aposte na interação com seu público, seja nas redes sociais bem como datas comemorativas. Isto reforça o sentimento de pertencimento da equipe.

Dia das mães, dia dos namorados, são ótimas datas para ações que humanize seu time. Confira abaixo outros exemplos de conteúdos que certamente irão garantir a audiência das TVs.

Aproveite para usar o canal como um meio integrador de outras plataformas, por exemplo: Caso utilize a intranet, veicule chamadas para novos conteúdos através das TVs.

Passo 04: Utilize o canal para manter a equipe comercial engajada

Que tal apresentar de forma dinâmica os indicadores através da integração com sua TV Corporativa? 

Aponte as metas da empresa em tempo real em seu canal corporativo, interaja com o time de vendas exibindo resultados.

Aproveite para exaltar o alcance de alguma meta, comemore conquistas importantes  através do seu canal, ou até mesmo, aposte em uma pausa em toda exibição do conteúdo para destacar a conquista de algum objetivo.

A ferramenta permite animações para diversos objetivos, esse é o principal benefício da tecnologia, a mobilidade e as possibilidades de estimular visualmente o público.

Além da preparação de um canal incluindo vinheta de abertura e editorias de notícias, é interessante intercalar conteúdos internos com conteúdos noticiosos.

Como mensurar os resultados da TV Corporativa na sua empresa

Métodos de mensuração

Identifique um método de mensuração para os resultados da TV Corporativa

É importante lembrar que nem tudo pode ser medido estatisticamente e que não existe um método perfeito ou correto. 

A forma utilizada deve ser simples e ajudar a pensar e a enxergar a comunicação e as ferramentas usadas de forma estratégica. 

Lembre-se que o modelo escolhido deve ser uma fonte de inspiração e que ele não será a solução dos problemas.

O que pretendemos atingir

A fim de saber onde seu interlocutor quer chegar com essa demanda, lembre-se de fazer as seguintes perguntas:

  • O que se se espera atingir?
  • Por que a ação é importante?
  • Qual é a métrica?  
  • O que esperamos que mude?

Modelo Régua de Efetividade ou Modelo Yardstick

Esse modelo de mensuração foi desenvolvido por Walter Lindenmann, do Instituto de Relações Públicas da Flórida, nos Estados Unidos. 

Em resumo, ele consiste em três níveis de avaliação: básico, intermediário e avançado, e pode ser usado como um modelo a ser seguido para mensurar os  resultados da sua TV Corporativa.

Não abandone o processo

Um erro comum nas empresas é iniciar a mensuração de resultados e logo depois abandonar o processo. Nesse sentido, como o objetivo desta iniciativa é medir e entregar o resultado de uma ação ou conteúdo durante o ano, é preciso que ela tenha frequência.

Vale a pena lembrar que essa medição também pode ser feita apenas por um período específico de tempo, ou seja, por campanhas específicas, o que chamamos de “ondas”.

Não basta apenas medir os números. É preciso compartilhá-los

Após ter feito a mensuração dos resultados, é preciso mantê-los vivos, bem como dividi-los com as pessoas da sua empresa. 

Dessa forma, mostre que as ações estão sendo satisfatórias e compartilhe os resultados sempre que possível. Sobretudo, nunca lance mão das conversas, elas são insubstituíveis! 

Faça pesquisas para resultados da TV Corporativa

Outra dica, a fim de ajudar a medir os resultados de uma TV Corporativa, é fazer pesquisas com os públicos internos. 

Isto é, que tal investir e/ou deixar separado pelo menos 10% do seu budget para fazer uma pesquisa com os empregados da sua empresa? Sem dúvida, ela vai lhe retornar dados preciosos.

E claro, entenda profundamente o negócio em que você atua. Sempre converse com as lideranças, questione, pesquise e esteja atento (a) para extrair o melhor da sua TV Corporativa no engajamento com os seus funcionários. 

Para isso não esqueça de investir em conteúdo adequado para o seu público 

Conteúdos para a TV Corporativa: 5 exemplos de sucesso para se inspirar

Campanhas Internas

A TV Corporativa é um ótimo canal para divulgar as campanhas que são realizadas na empresa. 

É diferente de apenas enviar um e-mail, que pode ou não ser aberto, ou colocar na intranet da empresa e esperar que o colaborador vá até lá para achar esta informação. 

Na TV Corporativa os conteúdos são veiculados constantemente para os colaboradores. 

As informações estão à distância de um olhar. Você será capaz de definir a frequência em que a campanha será exibida e poderá gerar relatórios para comprovar que ela foi veiculada.

cases de sucesso conteúdo com TV corporativa

Vídeos Institucionais 

Transmitir vídeos institucionais na TV Corporativa é uma ação realizada por muitos dos clientes da WiPlay.  

Eles geralmente são muito bem-produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. São conteúdos que despertam o orgulho dos colaboradores. 

As mídias produzidas pela WiPlay são disponibilizadas para todos os clientes gratuitamente para poderem exibir internamente para os colaboradores. 

Conheça o Colaborador 

Divulgar as informações de cada colaborador como profissão, idade, time, frase favorita e hobbies, por exemplo, para estimular a integração entre todo. 

exemplos de TV corporativa

Datas Importantes

Divulgue as datas importantes nas vidas pessoais dos colaboradores, como o casamento, o nascimento de um filho, a formatura, entre outros

dicas importantes para conteúdo

KPIS do Setor 

Divulgando os indicadores chaves de performance do seu departamento na TV Corporativa todos têm conhecimento e conseguem analisar o que está e o que não está funcionando, para então trabalhar os pontos negativos e otimizar os positivos.

Na WiPlay temos a solução completa para TV Corporativa

WiPlay  possui uma solução inovadora e uma equipe especializada em todo território nacional. 

O nosso software auxilia nossos clientes a se comunicar independentemente da área de atuação. 

A ferramenta oferece visual personalizado e dinâmico, fundamental para informar, motivar, engajar e entreter os colaboradores.

Um dos nossos diferenciais é que o software é próprio software e com isso facilita a gestão e publicação do conteúdo do cliente. 

Com ele, conseguimos personalizar a comunicação com editorias relevantes para sua empresa, como: Nosso Mercado, Notícias Internas, Novos Colaboradores, Aniversariantes entre outras.

Para a postagem e a gestão dessa comunicação, nosso software possibilita a segmentação de conteúdo por local das TVs, horário ou data de exibição, controla duração de slides, atualiza conteúdo em tempo real, mostra o preview da campanha. 

O cliente ainda tem todas as possibilidades na palma da mão, pois conseguir controlar a  sua TV Corporativa diretamente de seu desktop, tablet ou smartphone, em tempo real.

Conclusão

Hoje as empresas estão investindo cada vez mais na comunicação, através de e-mails, redes sociais, aplicativos de comunicação ou intranet. 

Mas, para muitas empresas, esse não é o melhor jeito de se comunicar, uma vez que muitos trabalhadores não possuem acesso ao computador. 

Por isso, entenda alguns dos motivos e como investir na implantação de um projeto de Tv Corporativa na sua empresa. 

https://www.wiplay.com.br/tv-corporativa.html

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *