Como fazer promoções para atrair clientes? Dicas incríveis!
Com a chegada da internet, a facilidade em realizar compras online e pesquisar menores preços em um só click, as lojas físicas, fast food e até o e-commerce vem sofrendo cada vez mais para atrair clientes.
A tradicional promoção é um ótimo meio de fidelizar sua clientela, afinal o brasileiro ama um desconto. As promoções fazem parte da estratégia de marketing e vendas, elas são essenciais para dar um up no negócio, e impulsionar a movimentação do estoque.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas da melhor forma de atrair clientes para sua loja através de promoções. Além disso, vamos mostrar como sistema de sinalização digital, em especial o Menu Board, pode auxiliar no crescimento das suas vendas.
Como fazer promoções para atrair clientes?
Existem diversas técnicas de como fazer promoções para atrair clientes para vários tipos de negócios e estabelecimentos. Neste artigo iremos focar em dicas voltadas para restaurantes, lanchonetes e redes de fast-food.
Veja abaixo como criar promoções para atrair seu cliente.
Cartão fidelidade
Pode ser feito através de cartão magnético, cartão impresso ou aplicativo. O cartão fidelidade é uma forma de acompanhar o consumo do cliente no seu estabelecimento e juntar pontos a cada compra.
Conforme o cliente utiliza, esses pontos são somados e quando atingido um determinado número de pontuação é possível solicitar a troca por produtos, brindes ou descontos.
Cupom de oferta
Uma forma muito utilizada por restaurantes e redes de fast-food é o cupom ou app de descontos. Nele é possível oferecer ofertas especiais para o cliente com a apresentação do cupom.
Além de aumentar o número de clientes, essa prática incentiva o consumidor a gastar mais para obter o benefício e aumentar o valor do ticket médio.
Menu Board
Essa ferramenta é muito utilizada para criar promoções de produtos que estão com data de validade próxima ou com grande quantidade de estoque.
Você aproveita a presença dos seus clientes, que estão consumindo refeições, e oferece outros produtos com maior margem de contribuição para o seu negócio.
Tipos de promoções para atrair mais clientes
Existem diversos tipos de promoção para atrair clientes, mas antes de qualquer coisa você precisa conhecer seu público e entender o que mais motiva no momento da compra.
Compra casada, brindes para a criançada, cartão fidelidade, são tantas as possibilidades. As promoções são umas das principais táticas para atrair novos clientes, recompensar os fiéis e impulsionar a venda de produtos parados no estoque ou que sejam lançamento.
Veja 3 exemplos de promoção de vendas
Separamos alguns exemplos para te apoiar e ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.
Promoções em datas temáticas
Quem não gosta de um desconto no dia dos namorados, para levar o “crush” em um restaurante especial? Ou ganhar um brinde personalizado no dia das mães, pais ou natal?
Pense nas datas que podem atrair mais clientes para o seu estabelecimento e invista nelas. Se você vende hambúrguer, por exemplo, que tal fazer uma promoção no Dia Nacional do Hambúrguer (28/05)? Todos adoram uma data comemorativa e, se ela vir com descontos, melhor ainda.
Ofereça um brinde na compra de determinado produto
Uma técnica muito eficaz para atrair clientes é oferecer um brinde na compra de determinado produto. No caso de itens infantis, isso acaba atraindo ainda mais consumidores para o seu estabelecimento, pois as crianças são ótimos incentivadores de compras.
O Habib ‘s, tem combos infantis com brindes de filmes ou desenhos do momento. Isso faz com que os papais tragam os filhos para consumir o produto, por causa do brinquedo, e acabam fazendo vendas casadas.
Concursos e sorteios
Uma prática comum para aumento de vendas é a utilização de concursos e sorteios para dar aquele up no negócio.
Existem várias formas de realizar sorteios, hoje uma das formas mais usadas é via rede social. Além de movimentar o negócio, aumenta o número de seguidores. De acordo com pesquisas, 70% das pessoas escolhem a marca através de publicidade ou artigos.
Dicas para fazer uma promoção eficiente
A dica mais importante para criar uma promoção que seja eficaz, é conhecer seu cliente e seu estoque.
Verifique o que é mais consumido e case essa venda com um produto que anda parado, isso pode ser estratégico para o seu negócio e movimentar um produto que está com vendas abaixo do esperado.
Outra promoção eficiente é o lançamento de um produto. Para aumentar o engajamento do cliente com algo novo, é importante criar degustações ou descontos, assim ele vai se sentir tentado a conhecer a novidade.
O que mais pode ser feito para atrair clientes?
Saber divulgar os produtos e marcas nas redes sociais e Google, de forma atrativa e eficiente, é a melhor tática de conversão de vendas. De acordo com pesquisas, 90% dos consumidores escolhem a marca após pesquisas na internet.
O painel em LED na fachada pode convidar o cliente, que está de passagem, a visitar o seu espaço, sem que ele nunca tenha sido impactado por outras ações de marketing, publicidade, propaganda ou redes sociais.
Mesmo que o consumidor já conheça sua loja, a Digital Signage na fachada pode ajudar a identificar sua marca e fidelizar o cliente.
Além dos nossos clientes fiéis, não podemos esquecer daquela pessoa que está passeando pelo corredor do shopping. A divulgação de ofertas, lançamento de produtos, programas de fidelidade, facilidade de crédito, entre outras formas de como fazer promoções para atrair clientes para a sua loja.
A praça de alimentação do shopping é um ótimo espaço para a fidelização, quando pensamos em fazer uma refeição, na maioria das vezes, temos dúvidas em qual restaurante comer. É neste momento de indecisão que o menu board pode auxiliar na escolha do cliente.
Veja mais algumas dicas de como fazer promoções para atrair clientes:
- Cuide da sua vitrine;
- Comunicação Institucional;
- Blog corporativo;
- Esteja nas redes sociais;
- Cuide do seu site.
Se você quer saber mais sobre esse tema, confira o nosso artigo “Como atrair clientes: veja 5 dicas para o seu estabelecimento”.
Conclusão
Como fazer promoções para atrair clientes, faz parte do cotidiano de vendas e apoia no crescimento do negócio e na identificação de estilo de público.
Hoje em dia, cada vez mais, as redes sociais e canais de mídia digital, principalmente o Menu Board, são utilizados para impulsionar o negócio.
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