Como fazer gestão a distância?
Por Talita Caproni
É certo que desde março/2020 o mercado profissional ganhou um movimento completamente diferente e, me arrisco a dizer, que muitas empresas se questionam se o trabalho home office funcionária e como seria a dinâmica de gestão a distância. Claro que muitas empresas já adotavam o benefício ao menos 1x na semana, mas empresas mais conservadoras eventualmente encontraram um cenário bastante desafiador.
O fato é que se tivessem dúvidas de que o trabalho remoto seria produtivo e até mesmo funcionária para determinadas culturas empresariais, muitos CEO devem ter se surpreendido passados pelo menos 5 meses com esta nova rotina, não há dúvidas que muitos questionamentos pairavam sobre a mente dos grandes líderes, mas sem dúvida nenhuma foi uma grande surpresa verem os negócios funcionando, ainda que a fazendo sua gestão a distância
Dentre essas dúvidas, destaca-se o desempenho, produtividade, engajamento e claro, liderança. Afinal, como fazer gestão a distância de um time de forma 100% remota? Como engajá-los e motivá-los no cumprimento de suas metas? Não resta dúvidas que os desafios atrelados a essa frente são inúmeros, e que muitos gestores tenham se desdobrado para fazer com que o time funcionasse.
Se você, quer e gestor e ainda tem dúvidas de como gerenciar o time até voltarmos ao trabalho presencial, acompanhem as dicas abaixo para não ficar de fora:
1. Determinando onde se quer chegar na gestão a distância
Antes de mais nada, o momento que passamos pelo processo de transição do presencial para o home office, pode naturalmente gerar confusa sobre as metas e desafios do departamento, o que naturalmente poderá ser colocado em risco os resultados da empresa. Para isso, e fundamental de que todo o time esteja na mesma página, compreendendo o novo cenário e como serão traçados os objetivos de agora, sempre considerar que, qualquer mudança na meta traçada, a comunicação com o time deverá ser imediata, de modo que o time não foque e demande energia em projetos que não farão sentido.
2. Trabalho remoto planejado
E, à medida que esse período se estende mais, naturalmente o time precisará estar ciente sobre como serão os próximos passos da areia. Nesse sentido, reformular e adaptar os novos planos para o trabalho remoto será fundamental.
Quando fazemos a redefinição de estratégia, metas, prioridades e responsabilidades, através do bom planejamento a equipe naturalmente se sentirá mais confiante e seguro dos passos da CIA.
Conheça as etapas da evolução do Trabalho Remoto
3. Definindo a rotina da equipe
Será através de uma rotina de trabalho bem estabelecida que o time será bem liderado.
Nesse sentido, é comum alguns colaboradores demandarem um tempo mais para conciliar esse novo formato de trabalho, muito porque existem outras interferências trabalhando de casa.
Para isso, o gestor tem um papel fundamental de fazer essa leitura e apoiar o colaborador em seguir uma rotina que compreenda todas as suas entregas dentro do prazo. e a partir de uma rotina bem estabelecida que as entregas não ficam comprometidas, como também os fluxos mais organizados.
4. Utilize indicadores de desempenho
Se no cenário do trabalho presencial se fazia necessário a utilização de indicadores para garantir o desempenho, no trabalho remoto essas ferramentas se tornaram fundamentais.
Será como eles também, que você consegue entender como cada colaborador poderá agregar mais a cia de forma a ser mais produtivos e com alta capacidade de entrega.
5. Reúna a equipe com periodicidade para otimizar a gestão a distância
Esse é o momento de ressaltar a importância do time, bem como o seu comprometimento no atingimento dos objetivos da cia. Nesses encontros, recomenda-se apresentar os principais resultados alcançados, oportunidade de melhorias, bem como o melhor aproveitamento do time frente às demandas e rotinas empregadas.
As reuniões podem acontecer de forma individual, caso tenha uma necessidade mais específica com um colaborador.
6. Foco na comunicação
Não é de hoje que a comunicação e o caminho mais ajustados para o sucesso dos projetos que desenvolvemos e, posso garantir que com o trabalho remoto, a comunicação se tornou palavra chave para o sucesso. É importante alinhar a comunicação com a equipe, de forma que todo e qualquer ruído seja disseminado, e que trabalhos sejam feitos. Pode se tornar necessário ser mais detalhista neste novo cenário que estamos vivendo e sempre disponibilize um canal de comunicação para dúvidas pontuais, de forma a não demandarem mais tempo em reunião e ao mesmo tempo evitando o retrabalho.
7. Evite o micro gerenciamento
Embora essa atitude pode ser construída por melhores intenções, naturalmente podemos deixar o time com menos produtividade e insegurança em tomadas de decisões que faziam antes. Além disso, com essa postura tira-se a autonomia e liberdade de trabalho, limitando a sua atuação e demandando mais atenção do gestor. O importante aqui é confiar no time que você construir e ter a certeza de que, através do canal de comunicação que você deixou aberto, em caso de dúvidas e/ou incertezas, você será procurado.
Essas são algumas dicas para que possam te apoiar no gerenciamento do seu time e, claro, poderá encontrar algumas outras que também farão sentido. Assim como, o recomendado é você ter o conhecimento do time que formou, sabendo das potencialidades e pontos de desenvolvimento de cada um. Dessa forma você saberá como lidar com cada um, de forma a torná-los produtivos.
Quais outras ações você tem aplicado em seu dia a dia com o seu time?
Conforme os aplicativos fazem parte da nossa rotina , eles cada vez mais tem um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Você já pensou em participar dessa transformação usando um aplicativo para comunicar e fazer a gestão do seu time ?
O que é o Apptalk?
O AppTalk é um aplicativo mobile de comunicação interna que surgiu ao propósito de permitir que as empresas engajem o seu colaborador. Assim, compartilhando notícias, novidades, colhendo feedbacks e mensurando resultados. Saiba mais aqui.
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