Vitrine Digital: saiba os benefícios dessa solução no varejo!
Em nosso texto anterior sobre merchandising no ponto de venda convidamos a todos a fazer um exercício de como adaptar nossa operação ao atual cenário econômico.
Medidas restritivas de circulação de pessoas, trabalho remoto, ocupação de lugares em bares, restaurantes e PDV alterou toda a rotina de trabalho e comportamento dos trabalhadores destes locais e os hábitos dos consumidores.
Bares, restaurantes, lojas e PDVs foram obrigados a se adaptar as mudanças e neste ponto surge o desafio de como comunicar seus trabalhadores e clientes sobre as novas regras de higiene, horário de funcionamento, ocupação de lugares, informar que seus pedidos estão prontos para retirada, dentre outras necessidades.
Nesse contexto, para negócios no varejo, a comunicação estratégica e efetiva com o seu público assume ainda mais relevância e destaque e, dentre as soluções, as vitrines digitais se mostram um caminho prático e eficaz para lojistas.
Continue a leitura e entenda o funcionamento, os benefícios e como implementar essa solução em seu ponto de venda!
O que é vitrine digital e como funciona?
Para suprir esta necessidade de forma rápida e eficiente com uma comunicação limpa e assertiva a sinalização digital é um grande aliado.
Através de uma tela instalada na entrada dos estabelecimentos é possível orientar e educar trabalhadores e clientes sobre os novos procedimentos.
A vitrine digital, permite a publicação de conteúdo em tempo real com altíssimo índice de atratividade e simplicidade na troca de conteúdo informativo.
Segundo a pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. A título de comparação, nos EUA esse índice é de 72%.
Benefícios da vitrine digital no PDV
Diante das frequentes alterações dos horários e regras de funcionamento, muitas vezes os consumidores não sabem se o seu estabelecimento está aberto para atendimento e como está operando.
Ano passado o tráfego as pessoas durante a Black Friday reduziram em 52% quando comparado a 2019. Adotar soluções e estratégias para chamar atenção e atrair pessoas no PDV é essencial para resultados de venda satisfatórios no varejo.
O uso da vitrine digital pode ajudar o seu ponto de venda de diversas maneiras, veja a seguir algumas das principais vantagens dessa solução para negócios no varejo.
Comunicação atraente e com maior engajamento
Através da Vitrine Digital podemos comunicar, por exemplo, os horários e como o atendimento é realizado.
Temos observado vários cartazes impressos, muitas vezes até manuscritos nas portas dos estabelecimentos. Este tipo de comunicação rapidamente se torna desgastada, apresenta baixo índice de atenção e pode transmitir uma sensação de desleixo.
Versatilidade de uso para comunicação com o seu cliente
Devido à versatilidade da Vitrine Digital podemos comunicar aos nossos clientes como estamos trabalhando para cuidar da saúde de nossos trabalhadores e clientes.
Divulgar a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social, higiene e demais cuidados. Esta comunicação contribui para transmitir aos nossos clientes segurança para consumir em nosso PDV.
Se você está seguindo nosso blog e implementando algumas de nossas sugestões, certamente você vem observando a mudança nos hábitos de consumo dos seus clientes e já fez alguns ajustes no seu mix de produtos.
Promoção de novos produtos e ofertas
Devido ao alto impacto que as vitrines digitais criam podemos sim, afirmar que despertamos o interesse dos consumidores para visitar o PDV e até mesmo estimular o consumo por impulso.
Além desses, o uso da vitrine digital no varejo, tem diversos outros benefícios que impactam positivamente o desempenho no ponto de venda, tais como:
- baixo custo de produção de conteúdo;
- logística de produção e envio de banners físicos;
- não demanda que um colaborador pare suas atividades para fazer as trocas dos banners;
- permite comunicar um volume maior de informação;
- manutenção remota do conteúdo;
- programação do conteúdo via web;
- uniformidade de exibição de campanhas quando instalada em lojas de rede;
- produção de conteúdo institucional reforçando a marca, dentre outras.
Como implementar a vitrine digital no varejo
Se você chegou até aqui, você já deve ter pensado em muitas outras formas de utilização da Vitrine Digital em seu estabelecimento e agora deve estar se perguntando, mas por onde eu começo?
Inicie pesquisando fornecedores, de preferência a empresas que podem te orientar em todo o processo desde a aquisição dos equipamentos, instalação, fornecimento da tecnologia de gerenciamento de conteúdo e produção do conteúdo.
Podemos dividir seu projeto em três etapas, são elas: equipamentos para exibição do conteúdo, tecnologia e conteúdo.
1. Equipamentos para exibir conteúdos
Quanto as soluções e equipamentos para exposição do seu conteúdo, existem várias opções no mercado, tais como: TVs, monitores profissionais, video wall, painel em led.
Para escolher o equipamento mais adequado ao seu estabelecimento, precisamos considerar o tamanho da sua vitrine, se existe grande incidência de luminosidade, para cada projeto há um equipamento diferente ideal.
2. Tecnologia
Dê preferência a empresas que oferecem tecnologia própria de gerenciamento e distribuição de conteúdo, certifique-se se a solução oferecida oferece recursos de atualização em tempo real via web e sobre a facilidade de manutenção do conteúdo.
Desse modo, seguimos para a terceira etapa, fundamental para que seu projeto seja um sucesso e potencialize as vendas de sua empresa.
3. Conteúdo
O conteúdo merece uma atenção toda especial, pois é ele o responsável por levar aos seus clientes toda a comunicação que você precisa.
Para definir e criar um conteúdo atraente e eficaz, pesquisar e analisar o contexto em que está inserido é fundamental.
Por isso, entenda o seu público e seus interesses, eleja os produtos com maior margem de lucro, planeje e faça promoções estrategicamente e divulgue novos produtos que sejam do interesse do seu público,.
Além disso, considere fatores como o horário de funcionamento, formatos de entrega e preze pela qualidade e capricho. Dessa maneira, você fará do seu conteúdo uma peça essencial para as vendas em sua loja.
Conclusão
Sabemos que este momento vai passar e com ele surgirá novas necessidades, novos hábitos serão incluídos na rotina das empresas e consumidores.
Com isto o investimento em soluções mais eficientes como a vitrine digital são perfeitamente justificáveis visto que diante deste cenário as empresas precisarão rapidamente se adaptar a estas mudanças.
Listamos acima alguns exemplos dos benefícios que a vitrina digital traz para as empresas que lançam mão deste recurso.
Modernidade, baixo custo, velocidade de produção de conteúdo e aumento do tráfego são benefícios perpétuos e serão sempre necessários como ferramenta de trabalho no PDV.