Teletrabalho: o que mudou na jornada do colaborador

A adoção massiva do teletrabalho evidencia suas principais vantagens e desvantagens.

O teletrabalho bem estruturado traz algumas vantagens para o nosso dia a dia, como: flexibilidade, qualidade de vida, privacidade, escalas de trabalho mais flexíveis, otimização do trabalho, conforto e aumento da produtividade.

Para muitos, as desvantagens são a não adaptação, falta de comunicação, perda de vínculo com a empresa, problemas de saúde mental, infraestrutura e a falta de controle do teletrabalhador.

Para as empresas o teletrabalho reduziu custos com a diminuição dos espaços corporativos e ajudou a identificar os colaboradores que realmente estão comprometidos com a entrega do trabalho.

As empresas também se beneficiam de poder contratar profissionais antes inacessíveis, por questões geográficas.

Regulamentado em março de 2022, o teletrabalho é uma realidade e veio para ficar – Teletrabalho – TSTColuna: Regulamentação do Teletrabalho (jdv.com.br)

Não podemos nos esquecer de mencionar as questões ambientais, com menos deslocamentos de pessoas, temos menos veiculos nas ruas contribuindo assim para o meio ambiente (aquecimento global).

Futuro do Trabalho: quais são as tendências?

Segundo o relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial com o título “The Future of Jobs 2020” concluiu que COVID-19 fez com que o mercado de trabalho mudasse mais rápido do que o esperado.

Ainda segundo a pesquisa, a automação e uma nova divisão do trabalho entre humanos e máquinas impactarão em 85 milhões de empregos em todo o mundo, em empresas de médio e grande porte em 15 setores e 26 economias, em 2025.

Estima-se que os empregadores irão dividir igualmente o trabalho entre humanos e máquinas.

Mais de 80% dos executivos de negócios estão acelerando os planos para digitalizar processos de trabalho e implantar novas tecnologias; e 50% dos empregadores esperam acelerar a automação de algumas funções em suas empresas.

Principais prioridades do RH para 2023 com o Teletrabalho

Esta nova realidade de trabalho exige a implementação de novos e diferentes processos, para garantir o funcionamento da empresa e das equipes.

É, por isso, importante disponibilizar ferramentas que permitam que o colaborar acesse:

  1. Documentos e arquivos
  2. Consulte resultados e indicadores da empresa
  3. Vídeos institucionais
  4. Pesquisa de satisfação
  5. Pesquisas de avaliação de desempenho

Para uma estratégia bem-sucedida dentro das organizações, a comunicação objetiva e direta é fator fundamental.

Por isso, criamos o AppTalk, o aplicativo auxilia gestores na transmissão das mensagens, tornando-as mais humanizadas aos colaboradores.

Conclusão

E muito mais! Tudo alinhado atendendo as necessidades do colaborador e alinhado a Comunicação Interna da empresa.

A rede de interação é uma das soluções encontradas atualmente para aproximar as pessoas das empresas, conduzindo a gestão da cultura organizacional sobre o mesmo trilho.

Quer adotar a Comunicação Interna Digital em sua empresa e não sabe por onde começar? Venha conhecer nossa ferramenta e os cases de sucesso que estão sendo realizados com ela.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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