Digital Signage: o que é, como funciona, tendências e modelos
O termo Digital Signage (em português Sinalização Digital), consiste em uma rede de displays digitais, distribuídos normalmente em espaços públicos, com o objetivo de transmitir informação segmentada, entretenimento e publicidade.
Na sinalização digital, os conteúdos podem variar desde o simples texto e imagens estáticas até vídeos de alta definição com ou sem áudio. Essa é uma solução muito procurada por empresas que querem modernizar processos de comunicação de maneira rápida e eficaz.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o artigo que preparamos para você.
O que é Digital Signage?
De acordo com o POPAI (Point of Purchase Advertising International), ela consiste em telas digitais instaladas em vários ambientes para comunicar, informar e educar.
Certamente você já foi impactado por ações de Digital Signage em vários momentos do seu dia. As telas estão presentes nas cabines dos elevadores, nas praças de alimentação dos shoppings centers, padarias, açougues, supermercados, hospitais e em muitos outros locais e ambientes.
Entre tantas características deste canal está a sua versatilidade, rapidez e poder de atração da atenção das pessoas.
Um estudo divulgado em 2019, o Digital Signage Future Trends Report, mostrou que mais de 60% das marcas, instituições e fornecedores estarão focados em criar melhores experiências e promover engajamento do cliente em sua jornada de compra nos próximos dois anos.
Neste cenário que os projetores ganham força e se inserem dentro deste setor principalmente com aplicações de experiências imersivas, mappings, grandes telas, techorating (decoração de ambientes feitas com o uso de projetores) e spotlightnin.
Como funciona o Digital Signage?
Ela funciona como um meio de comunicação interativo. As telas digitais são os exibidores de conteúdo e os gerenciadores são responsáveis pela exibição da informação. Existem diversos modelos no mercado, entre eles: mini pc, android, Windows e o software.
O sistema permite controlar os conteúdos que serão exibidos nas telas a distância (via internet). Através deste software é possível configurar a programação do que será exibida nas telas por faixa de horário, período e direcionar o conteúdo para os diversos perfis de público.
Qual é o melhor modelo de Digital Signage?
Devido a sua versatilidade ele pode ser configurado de acordo com a sua necessidade e vocação do local onde as telas serão instaladas.
Podemos utilizar uma tela na vitrine da loja para divulgar ofertas, promoções convidando assim os clientes para visitar o seu espaço.
Em um ambiente de espera, como uma recepção de um hospital ou consultório médico, ele pode amenizar a percepção de espera do paciente. Este mesmo efeito ocorre em uma fila para passagem pelo caixa. Em um supermercado contribui para uma melhor experiência de compra.
A Sinalização Digital também está presente em ambientes corporativos no formato de mural digital ou TV Corporativa e tem por objetivo levar informações da empresa para os seus colaboradores, visitantes e parceiros, de maneira rápida e eficiente.Como falado no artigo sobre video wall, recomendamos monitores da com bordas ultrafinas, a LG, para transmitir conteúdos digitais.
Qual é o melhor software para Digital Signage?
Um bom software permite que você controle o conteúdo de suas telas de qualquer local que você esteja. Ele deve ser acessado por dispositivos móveis, uma facilidade que acompanha o ritmo do nosso dia a dia.
O software permite a publicação de conteúdo nos mais diversos formatos de arquivos, bem como criar uma programação totalmente alinhada às suas necessidades de comunicação.
Algumas facilidades como integração com sistemas internos da empresa facilitam o dia a dia e agregam valor à solução. Podemos aqui citar dois bons exemplos.
Integrar o DS a balança digital de um supermercado, açougue ou padaria garante que os preços exibidos nas telas estejam sempre atualizados com os valores dos produtos sem a necessidade de atualizar dois sistemas, pois o software busca a informação na própria balança.
Um segundo exemplo é a integração da Sinalização Digital com sistemas internos da empresa para exibição de KPIs nas telas em tempo real. Esta ação é utilizada em projetos de TV Corporativa e leva o nome de “Gestão a Vista”.
3 tendências da indústria de Digital Signage
Com a redução dos custos dos equipamentos de infraestrutura, os projetos de DS têm se tornado cada vez mais presentes em todos os momentos de nossa vida. Observamos telas maiores, painéis em LED, vídeo wall como uma tendência nos projetos.
Reconhecimento facial
Sistemas integrados com reconhecimento facial tem se apresentado como uma importante tendência nesses projetos, pois permite a entrega de conteúdo de acordo com o perfil do público.
Personalizar e melhorar a experiência do cliente, identificar quais conteúdos trazem maior audiência para quais pontos das telas os clientes mais olham, dentre outras vantagens.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (AI) está presente em diversos segmentos que conversam com o consumidor. Com ela é possível criar enquetes e formulários de feedback, que mesmo sendo métodos antigos, são muito efetivos para entender o que motiva o cliente.
Essa é uma tendência que vem chegando nos últimos tempos e que as empresas estão adotando através da Sinalização Digital. Já observamos, em outras postagens, que esse sistema pode estar integrado a plataformas de IA com melhor interatividade.
Estas plataformas permitem que o usuário tenha uma experiência imersiva com os produtos. O conteúdo é entregue de acordo com o interesse e perfil de público que está no ambiente naquele momento.
Gestão de negócios
Não podemos nos esquecer de outras facilidades como medição de fluxo, áreas de maior interesse, conteúdos com maior índice de audiência.
O Digital Signage quando integrado com sistemas externos como os citados acima se torna uma ferramenta de gestão de negócio auxiliando na tomada de decisão, análise de ROI dentre outras possibilidades.
Conclusão
Concluímos que o Digital Signage é uma importante e popular ferramenta de comunicação, observamos que ele está presente nos mais diversos formatos em telas gigantes, conjuntos de telas e até mesmo em pequenas telas como nas testeiras de um expositor.
A integração com outros sistemas trouxe inteligência para a Sinalização Digital e permitiu criar experiências únicas de compra e interatividade para o público-alvo.
Segundo dados publicados em março de 2019, na revista AVI LATINOAMÉRICA, que traz relatório anual com as 50 principais empresas de gerenciamento de redes de sinalização digital em 2019, a WiPlay aparece na 2ª colocação do ranking.
Estas experiências resultam em engajamento com a marca, influenciam na tomada de decisão de compra e agregam valor à solução de comunicação digital.
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