TV Indoor: o que é, como funciona e como montar um sistema
Como já discorremos em nossos posts anteriores, a Sinalização Digital ou Digital Signage é uma tecnologia extremamente versátil e dinâmica.
Podemos aplicar a Sinalização Digital em diversos ambientes, como: supermercados, lojas de departamento, farmácias, padarias, lojas de conveniência, lotéricas, empresas e até mesmo na cabine dos elevadores.
De acordo com a necessidade, objetivos e vocação do local onde a Sinalização Digital é aplicada, ela poderá receber uma denominação diferente: TV Corporativa, Mídia Digital Indoor ou Outdoor, In Store TV, TV Indoor.
Entender o comportamento do consumidor e aprender a melhor maneira de comunicar sua marca, por meio dos principais canais, é imprescindível. Nesse cenário, ela tem se mostrado muito eficaz para captar a atenção do público.
O que é TV indoor?
A TV Indoor é um canal de comunicação com nossos clientes, fornecedores e colaboradores, que utiliza a ferramenta de sinalização digital. Nela é possível divulgar promoções, anúncios, campanhas publicitárias e informar o público interno e externo.
Segundo pesquisas, 42% dos clientes de varejo, afirmam preferir comprar em lojas com sinalização digital.
Com este canal é possível transmitir conteúdo publicitário, informativo e de entretenimento em momentos de espera ou em pontos de venda. Em formato eletrônico, ela pode ser posicionada em vitrine de lojas, PDV, locais de espera forçada ou confinamento.
TV indoor: como funciona?
Essa mídia funciona como um ponto de mídia posicionada dentro de um ambiente fechado, ela tem o papel de entreter, informar e veicular campanhas e anúncios publicitários.
Para uma operação de publicidade, é necessário que esse canal de comunicação estabeleça qual será o foco de atuação.
Uma vez estabelecido qual será nosso mercado de atuação, é necessário iniciar a negociação com os proprietários dos estabelecimentos, definir onde a TV será instalada e como será o formato de remuneração.
Quando pensamos no formato de remuneração existem alguns caminhos possíveis, entre eles estão: participação nos resultados com a venda de anúncios, espaço na grade programação para veiculação de conteúdo do estabelecimento, locação do espaço.
Não podemos esquecer de estabelecer as regras de cada estabelecimento quanto ao conteúdo que poderá ser veiculado naquele ponto. Anúncios e campanhas de concorrentes, conflitos de negócio dentre outros.
É uma excelente estratégia de marcas B2C que desejam destaque no mercado. Ela funciona como um modelo de marketing para a sua empresa, com o objetivo de atingir, em um ambiente interno, o máximo de consumidores.
O sistema funciona online, então é necessário a utilização de conexão à internet, que pode ser uma conexão física ou 4G. Também serão necessários players e monitores para gerenciamento e exibição do conteúdo.
Benefícios e vantagens da TV indoor para a sua empresa
Comunicação rápida
Sabe aquela propaganda relâmpago, ou uma informação que deve acontecer em um horário específico? Isso pode ser feito através deste canal. Um exemplo é a mudança de cardápio de um restaurante, regras de check-in no aeroporto, promoção de produtos e serviços.
Entretenimento e Informação
Em ambientes de espera, você pode divulgar notícias da empresa, publicidade e curiosidades do seu negócio. Além de manter seu cliente informado, isso diminui a percepção de espera. Segundo estudos, a sinalização digital pode diminuir em até 35% a percepção de espera.
Sustentabilidade e economia
Além de fazer bem para a natureza, diminuindo a impressão de folhetos e informativos, a empresa centraliza e minimiza os custos com publicidade.
Storytelling
A criatividade do canal é a principal ferramenta para captar a atenção do público. Contar a história do produto e investir no dinamismo da mensagem, é uma ótima forma de utilização do canal.
Contar uma boa história, utilizando os recursos audiovisuais desta mídia, é um ótimo aliado para a fortificação da marca.
Como montar um sistema de TV indoor? Veja os equipamentos necessários
Definimos os objetivos de nosso negócio, os locais de instalação de nosso sistema de TV Indoor e parceiros. O próximo passo é definir como será nossa infraestrutura, que é dividida por software e hardware.
Em projetos de Sinalização Digital aplicada a esse canal de comunicação precisamos de um software para gerenciamento e distribuição de conteúdo.
Através deste software vamos via internet controlar todo o conteúdo que será exibido no nosso canal, período, horário e locais.
Não podemos esquecer que o software deverá permitir a emissão de relatórios de veiculação de conteúdo para que ao final de cada período de campanha você possa comprovar aos seus parceiros o número de impressões de cada anúncio ou campanhas nas telas.
O hardware necessário é composto por um player e exibidores de conteúdo.
O mercado oferece diversos formatos de players. Basicamente, a diferença entre cada um é o sistema operacional e a capacidade de processamento e o modelo adequado a cada operação é definido de acordo com a complexidade de cada projeto.
Exibidores de conteúdo é o equipamento que vamos utilizar para exibir nosso conteúdo, estes podem ser TVs, monitores profissionais, vídeo wall, painéis em led e assim como o player os exibidores de conteúdo devem ser definidos em alinhamento às necessidades de cada projeto.
Conheça a TV indoor da WiPlay
Ideal para melhorar a experiência dos colaboradores, aumentando o engajamento e produtividade. Esse tipo de mídia pode ser utilizado em diversos segmentos. Veja abaixo alguns exemplos de mídias e os melhores lugares de instalação.
Menu board, salão, espera e ou balcão para viagem.
Vitrines, área de vendas e caixa, ideal para promoções e dicas.
Corredores, caixas, balcão de atendimento.
Na recepção, dentro das salas de exercícios e nos vestiários.
Conclusão
Esse modelo de mídia pode ser utilizado em todos os segmentos de negócios e é uma ótima ferramenta para melhorar o potencial da sua marca e engajar seu público alvo. É a forma mais eficaz de proporcionar interação do consumidor com a mensagem publicitária.
A ferramenta pode ser utilizada por muitos empreendimentos para recuperar parte do prejuízo causado pela pandemia e crise, é conseguir vender uma porcentagem expressiva no fim do ano, mas para pôr isso em prática é crucial elaborar estratégias e investir em tecnologia.
A WiPlay possui quase duas décadas de experiência neste segmento de comunicação. Para conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.