Como fazer um Jornal Interno Corporativo? Veja passo a passo!

jornal interno corporativo como elaborar

Dentre as ferramentas disponíveis para a comunicação interno, o jornal interno pode ser a chave para aumentar a eficiência de seu plano de comunicação.

Entre as atribuições do responsável pela comunicação interna de uma empresa, desenvolver os canais adequados é crucial. Com a tecnologia, a digitalização é cada vez mais comum, como o e-mail, intranet, TV Corporativa, etc. 

Mas isso não é motivo para abandonar completamente os meios tradicionais de comunicação, como o jornal interno.

Afinal, você já deve ter percebido que quanto mais diferente e inusitado for a sua forma de comunicação, mais ela será efetiva.

Por isso, hoje falaremos sobre os benefícios do jornal interno e como planejar um de forma eficiente.


Leia também: O que é Endomarketing e Como Usar na Estratégia de Gestão?


O que é e por que adotar um jornal interno?

O jornal interno, como o nome já insinua, é uma coletânea de notícias, artigos, informações e divulgação da empresa em que você trabalha. 

A sua estrutura funciona como um jornal de notícias normais, com diversas editorias e temas, que pode ser feito no formato físico ou digital.

O primeiro relato de um jornal interno de uma empresa na história, foi feito pelo economista alemão Friedrich List em 1834, que sugeriu a criação de um jornal para “instruir os trabalhadores sobre seus interesses” (REGO, 1987, p. 18). 

Com isso, podemos perceber que a necessidade de ter uma comunicação clara com os colaboradores de uma empresa está presente desde o século XIX.

E dentre as várias ferramentas de comunicação interna, hoje o jornal interno está sendo deixado de lado por conta do custo para se produzir. Mas vale dizer que esse é um diferencial.

Afinal, a comunicação é muito mais efetiva quando ela é feita de uma forma que o receptor não está esperando. 

Além disso, o jornal interno pode ser um compilado de notícias positivas, divulgações de projetos e muito mais sobre a sua empresa, que pode engajar o seu colaborador, e fazer com que ele trabalhe mais feliz, logo, mais produtivo.

o que é um jornal corporativo

Benefícios em implementar o jornal como estratégia de comunicação interna

Como citamos acima, entre os benefícios de implementar o jornal interno como estratégia na comunicação da sua empresa, está o fato de você conseguir compilar muito mais de um tema em apenas uma ferramenta.

O principal objetivo do jornal interno, é a de alinhar todos os colaboradores sobre o que está acontecendo na empresa, afinal, não é todo mundo que tem contato com todos os setores, e sabe sobre o que está indo bem ou mal. 

Isso também significa que pode ser uma ferramenta usada para evitar boatos e ruídos.

Outro ponto positivo do jornal interno, está na oportunidade que você tem de dar voz aos funcionários. Pois, como ele é separado por diversos temas, você pode convidar os colaboradores para escrever sobre algum assunto que ele goste.

Dessa forma, você poderá achar novos talentos, fazendo-o se achar importante por fazer parte de um projeto, além de dar mais diversidade à estrutura do próprio jornal.

Além disso, pelo jornal ser algo tangível, é comum que os colaboradores o guardem como lembrança, o que pode dar uma visão positiva da empresa para a família dele.

etapas para fazer jornal interno de sucesso

Como planejar o jornal interno da empresa?

Com tantos benefícios, é claro que você não vai querer fazer um jornal interno de qualquer forma, não é mesmo?

O jornal precisa ser planejado, ter todos os conteúdos que você queira e ter uma linguagem dinâmica, que possa ser transmitido para todos os colaboradores da empresa e também para os clientes que irão receber uma cópia.

Por isso, vamos te explicar passo a passo como planejar e organizar o jornal interno para a sua empresa.

1. Não poupe na criatividade

Para prender o público, é necessário que o jornal interno tenha ideias criativas e que sejam interessantes. Por isso, é importante abordar diversos assuntos, utilizar temas diferentes que ainda não tenham sido debatidos.

Ouse nas ideias, pense em um layout diferente e use cores chamativas (mas que façam parte da cultura da sua organização). Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção do seu público-alvo e fará com que eles se interessem pelo seu jornal.

2. Desenvolva e planeje o seu conteúdo

O conteúdo, como você já imagina, é parte essencial do jornal interno. Até porque, ele deve ser o principal motivo para o interesse do seu público, e é o que fará eles darem valor ao trabalho feito.

Por isso, escolha bem os assuntos abordados e tente diversificar o máximo possível, assim você conseguirá atingir mais pessoas.

Entre os assuntos que você pode abordar estão:

  • Colunas com temas segmentados com profissionais do setor
  • Entrevistas com diretores da empresa
  • Dicas de saúde e qualidade de vida
  • Indicações de livros, HQ’s, filmes e séries
  • E muito mais!

3. Convide os colaboradores para participar

Tenho certeza que existem muitas pessoas com talentos que você não conhecia na sua empresa. Por isso, faça uma pesquisa com a sua equipe, converse com as pessoas e os convide para falar sobre temas que os interessem no seu jornal interno.

Afinal, o texto fica com mais conteúdo e de forma fluida quando quem está escrevendo se interessa pelo assunto. Por exemplo, se a sua empresa faz parte do setor alimentício, com certeza há uma pessoa no escritório que gosta e cozinha muito bem.

Dessa forma, você pode convidar essa pessoa para escrever uma receita com o produto que você produz. Esse é apenas um exemplo, mas lembre-se da primeira dica de não poupar na criatividade.

4. Cuidado com a linguagem utilizada

A comunicação mais eficiente é aquela que o receptor entende a mensagem. Por isso, tente utilizar a linguagem mais simples possível, dessa forma todas as pessoas que forem ler o jornal, independentemente da classe social, hierárquica ou de escolaridade, conseguirão entender e desfrutar do conteúdo.

5. Publique periodicamente

Mesmo com todo o esforço usado para publicar uma edição, temos certeza que com as dicas listadas nesse artigo o seu público irá adorar o seu jornal interno e já estará esperando a próxima edição.

Por isso, tente manter uma frequência de produção e publicação, pois assim você pode fidelizar os colaboradores e clientes e transformar o jornal empresarial em um valor para a empresa.

Então deixe no seu planejamento, uma vez por mês, trimestre ou semestre, mas mantenha a periodicidade.

ideias de conteúdo para comunicado interno para funcionarios

Produza conteúdos com especialistas em comunicação interna

Claro que a produção de um jornal interno fica mais fácil quando você tem o apoio de outros profissionais de comunicação interna, e que tenham experiência nessa área.

Por isso, conte sempre com o apoio da WiPlay e do nosso serviço de Agência Digital. A Agência da Wiplay combina estratégia, criatividade e expertise, na busca por soluções inovadoras, envolvendo desde o planejamento e desenvolvimento dos projetos até a mensuração dos resultados.

E dentro da equipe, há o suporte de jornalistas com experiência em comunicação interna, que auxiliam no planejamento e produção de jornais e revistas empresariais.

Saiba como a WiPlay auxilia na elaboração de conteúdos para jornal interno!

Conclusão

Como você pôde ver, o jornal interno apesar de ser uma das ferramentas mais antigas na comunicação empresarial, é até hoje uma forma eficiente de se comunicar com o seu público.

Seja pela tradição ou por ser algo tangível, o jornal interno tem um charme ímpar que impacta quem lê. Mas para continuar relevante, é necessária uma reinvenção constante nos assuntos abordados, planejamento frequente e linguagem moderna.

Por isso, na próxima vez que você for fazer o planejamento de comunicação da sua empresa, considere todos esses fatores e inclua o jornal interno.


Leia também: Gestão à Vista: Como implementar corretamente na sua empresa!


Hermes Ferreira

Hermes é jornalista, e conta com experiência em Comunicação Interna, Marketing Digital e Redes Sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *