Qual é o impacto da tecnologia no dia a dia do consumidor pós pandemia?

Conquistar e atrair a atenção dos clientes tem sido um desafio cada vez maior, especialmente com a pandemia que acabou acelerando muitas transformações que estavam apenas começando.

A prática do consumidor ir até uma loja, restaurante ou qualquer outro estabelecimento ficou mais difícil, por isso atrair clientes é mais complexo e exige ferramentas eficazes de vendas, entre elas o uso da tecnologia.

É importante lembrar que o mundo digital transformou a forma como nos deslocamos, como nos comunicamos, como fazemos operações financeiras e é claro, como adquirimos bens e serviços.

Comportamento do consumidor digital

Diante desse cenário, destaco aqui o cuidado com a experiência do consumidor no ambiente virtual.

Desenvolver um ambiente que seja agradável ao consumidor usando técnicas de marketing sensorial e experiência, aproxima o consumidor do produto e da marca.

Uma ferramenta muito eficiente é a criação de comunidades nas redes para valorizar a conexão e a identificação dos nichos entre si e com as marcas.

Dessa forma, o cliente pode compartilhar experiências, aprender, se comunicar diretamente e dar a sua opinião.

Oferecer ao cliente um ambiente de escuta, ainda mais nesse período pós pandêmico, é fundamental. Afinal, todos estamos por um momento de sentimentos e experiências coletivas.

Assim, a empatia e o colocar-se no lugar do outro são premissas na relação marca-cliente. Além disso, muito mais do que comunicar serviços e produtos, as marcas precisam comunicar valores.

Nossas relações com o consumo mudaram e as marcas também precisam promover e comunicar esta mudança.

É fundamental, também, que apesar do uso massivo da tecnologia, não se perca a humanidade.

Conclusão

Com o crescimento do uso da internet, gestores corporativos e gerentes de marketing

passaram a considerar fundamental que suas empresas estivessem presentes no mundo virtual.

Mais do que nunca precisamos estar conectados e não só virtualmente. É lembrar que apesar da máquina e do virtual, existem pessoas por trás, sejam clientes ou marcas.

A aceleração pela qual passamos nos últimos meses não deve suprimir o bom e velho bate papo. Marcas que tenham isso em mente saem na frente nas relações com seus clientes.

Esses gestos e ações serão lembrados muito tempo depois, eventualmente, e o novo normal finalmente será revelado a todos nós. Por enquanto, estamos no processo. Venha entender com a Wiplay como nossas ferramentas podem impactar na sua marca.

Elaine Leme

Jornalista com experiência de mais de 15 anos nas áreas de redação e comunicação corporativa.

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