Sistema Para Restaurante: Saiba Como Funciona E Qual O Melhor
Não importa qual seja o seu ramo de atuação, seguramente podemos dizer que conquistar, fidelizar novos clientes e aumentar o ticket médio são os maiores desafios de um negócio.
Neste artigo nós vamos te ajudar a entender como um sistema para restaurante contribui para vencer este desafio.
Nos dias de hoje não podemos mais acreditar que um simples cartaz na porta do seu restaurante vai atrair novos clientes é preciso muito mais.
Dentre as diversas facilidades que um sistema de sinalização digital oferece a você, podemos destacar a flexibilidade de exibir conteúdo em diversos formatos, alterar as informações em tempo real e alto poder de atração.
Essas características quando combinadas e bem aplicadas são o combustível que você precisa para impulsionar as suas vendas.
Por que é importante ter um sistema para restaurante?
A resposta para esta questão está em um ditado popular, “nós comemos com os olhos”. Particularmente não consigo encontrar uma melhor definição para um sistema de sinalização digital do que essa.
As telas instaladas ou uma única tela em seu restaurante vai literalmente fazer com que seu cliente coma com os olhos.
Quem resiste a uma bela fatia de torta de chocolate com chantilly?
Dana M. Small, pesquisadora em Neurologia e Fisiologia do Sabor na Universidade de Yale explica em O Sabor está no Cérebro.
Segundo ela, a imagem, os sons e os cheiros são percebidos antes de a comida ser introduzida na boca e podem alterar a percepção do alimento.
Podemos citar ainda Virginia Fernandez, professora de análise dos alimentos na Universidade Complutense de Madri.
Ea explica que comumente utilizadas como palavras sinônimas sabor e gosto são diferentes, gosto está relacionado às reações das papilas gustativas salgado, doce, amargo e ácido.
Enquanto o sabor é a experiência global, envolve, tato, temperatura, visão, som e até mesmo dor e irritabilidade.
O papel do sistema na gestão do restaurante
Um bom sistema de sinalização digital pode lhe ajudar no dia a dia melhorando a comunicação com seus clientes, não só com informações sobre seu cardápio, preços, formas de preparo.
Você pode utilizar o sistema para comunicar horário de funcionamento, meios de pagamento, fornecer informações sobre delivery, reservas para festas, cardápios especiais preparados em datas festivas.
Devido a facilidade de produção e publicação de conteúdo você também pode utilizar o sistema para impulsionar a venda de produtos que você tem maior estoque assim como retirar do cardápio produtos sem estoque.
Podemos citar um exemplo de como o sistema pode lhe ajudar com a gestão de estoque e venda.
Vamos imaginar que você trabalha com a venda de produtos que não mantém as características quando guardados de um dia para o outro.
Neste caso o sistema de sinalização digital pode lhe ajudar na venda de estoque de produto pronto, você pode criar uma promoção poucas horas antes do fechamento da sua loja e assim vender todo o seu estoque daquele produto.
Por permitir que você elabore a programação do conteúdo que deve ser exibido nas telas de acordo com o horário, você também pode utilizar as telas para se comunicar com seus colaboradores enquanto o seu restaurante está fechado para o público externo.
O que levar em conta na hora de escolher um sistema?
Uma vez instalado. O sistema de sinalização digital será o primeiro ponto de contato entre o seu restaurante e seu cliente, portanto esta é uma decisão que jamais deve ser tomada por impulso.
Considere se a solução que você está contratando é mais adequada para o seu estabelecimento, converse com o fornecedor, entenda seus processos de atendimento, capacitação técnica e expertise no mercado.
Listamos alguns pontos importantes que podem lhe ajudar na tomada de decisão.
Tecnologia, o software de gerenciamento de conteúdo que o fornecedor oferece atende as necessidades do seu negócio?
Oferece todos os recursos necessários para que você possa produzir sua grade de programação de acordo com seus objetivos?
Suporte e assistência, o fornecedor oferece a você recursos que facilitam o acionamento do suporte e assistência quando você precisa?
Quais são os níveis de suporte que o fornecedor lhe oferece?
Treinamento e capacitação, o fornecedor lhe oferece suporte para treinamento e capacitação de uso da ferramenta? Como este serviço é cobrado? Quando você pode utilizar e como deve acionar?
Usabilidade, conheça a interface do sistema que você está contratando, a interface é amigável? Quão complexa é a operação do sistema?
Expertise do fornecedor, o fornecedor com o qual você está orçando o serviço realmente tem bons conhecimentos da prestação do serviço? A quanto tempo ele está no mercado? A tecnologia que ele te oferece é própria ou de terceiros?
Relatórios e dados personalizados, como utilizá-los a seu favor?
Bons sistemas de sinalização digital oferecem recursos de emissão de relatórios de impressão do conteúdo nas telas.
Uma vez que você tenha em mãos estes relatórios que indicam quantas vezes um conteúdo foi exibido na tela em determinado período, você pode cruzar esta informação com seu mapa de vendas.
Dessa forma é possível elaborar um planejamento de produção e exibição de conteúdo de acordo com os seus objetivos aumentando assim as possibilidades de conversão de venda.
Em alguns casos podemos ir além. A Wiplay oferece uma solução de tecnologia que integra Sinalização digital e Gerenciamento de redes de Wi-Fi.
Estas soluções quando são aplicadas juntas tornam-se uma ferramenta completa de gerenciamento do ponto de venda.
O sistema monitora perfil de público, gênero, horários com maior movimento e com base nos parâmetros que você insere na ferramenta o sistema controla o conteúdo que está sendo exibido nas telas e nos smartfones dos seus clientes.
Através dos dados fornecidos pelos sistemas você elaborar seu planejamento de compra de ingredientes, horário de atendimento e equipe necessária, produção.
Evitando desperdício de produtos, falta de pessoal e muito outros problemas que poderiam ser evitados quando você trabalha com base em dados reais. Ouça o seu cliente.
Utilizando o sistema de Wi Fi é possível elaborar pesquisas e obter mais informações de como seu negócio é percebido por seu cliente, receber sugestões, elogios, reclamações e mais…
Como escolher o melhor sistema para restaurante?
O melhor sistema para seu restaurante é aquele que traz a resposta para o principal objetivo de qualquer negócio que tenha atendimento presencial. Como melhorar a experiência do meu cliente? No início deste citamos que comemos com os olhos.
Despertar o interesse do seu cliente para consumir um ou mais itens do seu cardápio vai muito além de publicar imagens e informações nas telas espalhadas no seu restaurante ou até mesmo no smartphone do seu cliente.
Através do conteúdo exibido nas telas, construímos a jornada do nosso cliente, oferecendo facilidades para elaborar um pedido, informações sobre os ingredientes, horário de atendimento, dentre outras informações.
Como vimos no item anterior através dos relatórios extraídos do sistema otimizamos processos, evitamos desperdícios, é possível melhorar a performance do negócio como um todo.
Cardápio digital
Impulsionado pela pandemia do Coronavírus vivemos um momento de mudanças. Esta experiência nos levou a observar alguns comportamentos com os quais nunca havíamos nos preocupado.
Passamos a evitar tocar tudo aquilo que é desnecessário. Longe de ser desnecessário, manipular o cardápio do restaurante está na lista de itens que muitos consumidores não desejam manipular.
Podemos utilizar a sinalização digital como solução para esta questão.
Com custo próximo a zero é possível disponibilizar QR code em nosso estabelecimento onde o cliente utilizando o seu smartphone pode baixar o cardápio digital e escolher o que vai consumir e até mesmo o idioma de leitura.
Quais os valores médios de um sistema para restaurante?
O investimento na implantação de um sistema de sinalização digital está dividido em quatro partes.
- Produção inicial do conteúdo, esta etapa merece um cuidado especial. Este é o conteúdo que será exibido nas suas telas e é responsável por despertar a vontade do seu cliente em consumir.
- Infraestrutura, são os equipamentos que compõem o seu sistema,
- Software é o sistema que vai gerenciar a programação do conteúdo das telas.
- Manutenção e gerenciamento do conteúdo.
Existem planos de gerenciamento de conteúdo para restaurantes com investimentos mensais a partir de R$99,00 mês.
Como o sistema ajuda no delivery e atendimento ao cliente
É preciso entender que o sistema de sinalização digital pode ser responsável pelo cross entre as formas como nosso cliente vai consumir os produtos que comercializamos.
Sabemos que é possível impulsionar a venda de produtos para consumo imediato ou take away, será que todos os nossos clientes sabem que ele também pode receber seus produtos em casa através do delivery?
Utilizando as telas podemos divulgar o atendimento por delivery, horários, cardápio.
Por exemplo, uma padaria pode ter um cardápio voltado para festas, com bolo, sanduíches, salgados e doces, más será que todos os clientes sabem desta comodidade?
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Como instalar o meu sistema para restaurante?
Uma vez que você tenha definido o fornecedor é hora de colocar o projeto para funcionar. Agende uma reunião de briefing com as equipes de conteúdo e área técnica do fornecedor.
O primeiro passo é definir quais os modelos de telas que serão utilizadas e locais de instalação.
Aqui são muitas as opções desde um painel de led na fachada até uma única tela no salão de atendimento, passando por soluções de vídeo wall.
Uma vez que as telas estejam definidas, vamos pensar na produção e estratégia de exibição de conteúdo que devem estar em alinhamento com nossos objetivos e necessidade do negócio.
Com as telas instaladas basta fazer a publicação do conteúdo e usufruir dos benefícios do sistema.
Como saber se o sistema operacional está funcionando
Os sistemas fornecidos pela Wiplay oferecem recursos de monitoramento em tempo real, relatórios gerenciais informam a disponibilidade do sistema, conexão com internet, status on/off.
Desde que o conteúdo agendado tenha sido baixado no player (gerenciador de conteúdo/monitor profissional) o sistema se mantém ativo independente de conexão à internet.
Conclusão
Você passou muito tempo planejando o seu cardápio, escolhendo fornecedores, verificando a qualidade dos ingredientes, processos de preparação e higiene.
Porém, quando você oferece a opção de delivery as embalagens e em alguns casos instruções de como seu cliente vai finalizar o prato para que ele tenha uma experiência completa do seu restaurante em casa.
Todo esse cuidado se reflete na qualidade dos pratos e produtos que você oferece.
Utilize as telas digitais para levar toda esta informação para os seus clientes,.
Ofereça conteúdo complementar como por exemplo receitas, história e origem dos seus pratos, assim como características especiais dos ingredientes utilizados na preparação.
A informação é um agente de transformação. Produza um bom conteúdo e utilize as telas digitais para divulgação. Os resultados são garantidos.